Windows 7: Registos e conservatórias portuguesas ainda usam…

12 Comentários

O dia de 14 de janeiro de 2020 marca o fim de vida do Windows 7. O sistema deixou de receber atualizações de segurança e suporte, apesar do sistema se manter funcional (mas com vários riscos associados). Em Portugal, registos e conservatórias ainda usam o velhinho Windows 7.

Windows 7: Registos e conservatórias portuguesas ainda usam...


Computadores são antigos e usam o Windows 7! Impressoras são obsoletas…

O Sindicato dos Trabalhadores dos Registos e do Notariado (STRN) denunciou que os computadores das conservatórias têm mais de 15 anos e ainda funcionam com o Windows 7. Além dos computadores, também as impressoras são obsoletas.

“O Governo apregoa Ferraris, mas nas conservatórias continuamos a trabalhar com ferro-velho”. É assim que o STRN compara o que diz ser a “pura propaganda” de anúncios de “forte aposta tecnológica” com o parque informático “obsoleto que obriga a constantes paragens e reiniciação do sistema”.

Segundo o sindicato…

Todos desesperam com a modernização dos equipamentos, com a necessária interoperabilidade entre as diversas aplicações, com a utilização da Inteligência Artificial como uma ferramenta de suporte à qualificação dos diversos atos e procedimentos de registo, sustenta o STRN. Porém, adianta a estrutura sindical, lamentavelmente ainda se está longe dessa realidade que, por enquanto ainda é, meramente aparente e não deixa de ser pura propaganda

Como referido, este é um sistema operativo cujo suporte da Microsoft e atualizações já foi descontinuado há mais de três anos.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Ainda ha sítios que usam o Windows XP

    1. Avatar de JP
      JP

      E? para tarefas básicas, em redes isoladas, não serve?

      1. Avatar de Acarunubis
        Acarunubis

        Isoladas numa rede, é pra rir

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        Como assim redes isoladas? Quando falamos de Windows XP basta o facto de estar ligado a uma rede para já não estar seguro.

        1. Avatar de Indignado
          Indignado

          Sabes pouco do que falas, se tiveres um bom antivírus e uma boa firewall os problemas são mínimos.

          1. Avatar de Acarunubis
            Acarunubis

            Diz lá qual o antivírus que usas que dá suporte ao xp, também quero.

          2. Avatar de Joao Ptt
            Joao Ptt

            Panda Security, funciona perfeitamente no Windows XP SP3, com Antivirus e firewall em todas as versões mesmo na mais barata “Essential”.

  2. Avatar de Jbl
    Jbl

    O sistema esta a ser atualizado com equipamentos novos, embora a ritmo lento.
    Sei que as impressoras todas substituídas.

  3. Avatar de Luis Garcia
    Luis Garcia

    Ainda o Estado quer contratar técnicos de informática!!! Com esse parque tecnológico nem daqui a 100 anos conseguem atrair pessoal para trabalhar.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Algum aficionado por relíquias é capaz de gostar

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Trabalho no museu municipal, confirmo que usamos ainda o Windows XP para o sistema de vigilância

    1. Avatar de jorge
      jorge

      Nessas situações é normal, o sistema deve ser antigo e os controladores do sistema não devem funcionar em sistemas operativos mais recentes.
      Aqui na empresa onde trabalho temos um monte de maquinas a funcionar com Windows XP e algumas com 98 por isso mesmo equipamentos de milhões que não tiveram software atualizado para sistemas mais recentes.