Atrair informáticos para o Estado? Governo propõe mais 228 euros

47 Comentários

Trabalhar no publico tem as suas vantagens, assim como também as há no privado. Na área da informática, tem sido difícil ao Estado reter talento e também ser atrativo para novos funcionários. O Governo propõe agora mais 228 euros de salário para atrair informáticos para o Estado. Será que chega?

Atrair informáticos para o Estado? Governo propõe mais 228 euros


Governo pretende extinguir as carreiras de informática existentes…

A notícia foi avançada pelo Jornal Público que revela que os informáticos podem vir a ganhar mais 228 euros por mês na base da carreira e mais 340 euros no topo. O Governo pretende extinguir as carreiras de informática existentes na função pública, criando duas novas: a de especialista e a de técnico de sistemas e tecnologias de informação.

Atualmente um especialista de informática em início de carreira tem um salário bruto de 1.526 euros. Se conseguir chegar ao topo, o que é extremamente difícil, o valor sobe para 3.221 euros. Tendo em conta o aumento, quem entrar para a nova carreira pode começar logo com um ordenado base de 1.754 euros brutos. O nível de topo passará para 3.561 euros, ou seja, mais 340 euros do que o valor atual.

Atrair informáticos para o Estado? Governo propõe mais 228 euros
Creditos: Intel Corporation

O diploma está em consulta publico, mas os sindicatos criticam a oferta, considerando que continua a ser pouco face ao que paga o privado. Os cerca de 5.200 trabalhadores que agora estão integrados nas várias carreiras de informática transitam para as novas e são colocados numa posição remuneratória criada para o efeito, segundo refere o jornal.

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    Inicio de carreira esses valores eram bons sim 🙂

    1. Avatar de Rui
      Rui

      qual valor? os 3.221 brutos? Dá com subsidio de alimentação, 2077€ (solteiro sem dependentes). Já não era mau, mas nem eu mudava, nem por mais 500€ liquidos. AHAHAHAHAH

  2. Avatar de HV
    HV

    Não sei se foi propositado mas nesta noticia não vejo qualquer referencia aos técnicos de informática os quais não terão qualquer aumento e ainda perdem no topo da carreira (que é impossível de atingir pois demora mais de 100 anos).
    Na carreira de informática não há só especialistas…

  3. Avatar de Naodouonome
    Naodouonome

    Com esses valores podem continuar a tentar arranjar pessoas competentes.
    1500 brutos em início de carreira pode ser aceitável, 3500 brutos no topo é de rir, não conheço um único colega meu que aceitasse esses valores.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      É dificil o estado chegar aos valores de topo de carreira do privado o topo de carreira no privado é muito mais alto que o topo no estado é impossível equiparar

      1. Avatar de Fla
        Fla

        O problema é que o topo de carreira é só para enganar … ninguem lá chega a não ser uns amiguinhos.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Qual o interesse? 3500€ qualquer pessoa consegue no privado em IT sem sequer se esforçar, é quase padrão nos dias de hoje

  4. Avatar de Mig
    Mig

    A noticia não é muito correta.. a maioria mesmo os licenciados não entram na função publica como especialista de informática, mas sim pela base e os valores não são esses quanto ao chegar ao Topo é completamente impossível esses lugares a boa maneira Tuga é só para quem anda com bandeira dos partidos .

    1. Avatar de Tecnico Informatica
      Tecnico Informatica

      Mas agora, os licenciados, podem entrar para carreira de especialista

    2. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      Há mais de 10 anos atrás, entrei diretamente para a carreira de Especialista de Informática.. Não sei o que te “venderam” mas havendo lugar no quadro e tendo as habilitações académicas adequadas, não há qualuqer impedeimnto de entrar diretamente para Especialista.

      1. Avatar de Gabriel
        Gabriel

        KaPutnixZ, teve sorte. Tenho colegas com doutoramento que são técnicos de informática grau 1 nível 1. Os chefes não querem mexer no orçamento anual para aumentar um informático. Preferem aumentar as chefias.

  5. Avatar de Tobias
    Tobias

    Para melhorar os que ja la estao otimo.
    Agora para entrar nao entra ninguem, recorrem aos intermediarios outsourcing e recrutadoras.
    Assim sao despesas com fornecedores.
    Quando aparece alguma vaga, toca as 500 mil recrutadoras (ja se acotovelam para um mercado pequeno) todas a agatanhar-.se pelos Linkedins a procura de alguem.
    Depois, como intermediarios tendo de facturar com o negocio, pagam miserias.
    E engracado ver que quando aparece alguma coisa subitamente ha dezenas de recrutadoras a propor lugar para a mesma coisa.
    Envia la o cv, depois alteram com os logotipos deles, acrescentam uma lenga lenga e agora es “nosso” consultor.

    1. Avatar de naodigo
      naodigo

      verdade grande parte do trabalho é outsourcing, e quem la está pouco de informatica percebe acabam por subcontratar o trabalho que nao sabem fazer.
      Da se tambem o caso que muitos dos “informaticos” serem colegas que sabem o que é um Ping, levam com esse trabalho mas a área deles é outra.

  6. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    “Será que chega ?” … mas alguém, seja em que área profissional for, acha “que chega” ?

  7. Avatar de Tecnico Informatica
    Tecnico Informatica

    Para passarem para a nova carreira devem preencher um requerimento para mobilidade funcional

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Estes informáticos pensam que são a última bolacha do pacote. E digo isto por experiência própria. Trabalho numa multinacional, a maioria dos colegas fazem o mínimo dos mínimos, depois acham que são especiais.
    Na informática, deve ser bem recompensado, aqueles que trabalham.

    1. Avatar de naodigo
      naodigo

      a minha experiencia é outra, nao é minimo dos minimos é para o qual foram contratados ou para qual foi acordado que é o trabalho deles. e nao vejo mal nisso, não é o meu trabalho não tenho que fazer.

    2. Avatar de CENAS
      CENAS

      Tanta azia. Existe quem goste pouco de trabalhar em todas as profissões. Existe quem seja demasiado bem pago para o trabalho que faz em todas as profissões. Qual é, para si, o problema especial dos informáticos?

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    Esta proposta é uma anedota e estão a atirar areia para os olhos . Atualmente os especialistas de informática já auferem 1.754 euros brutos base porque iniciam logo no Grau 1 Nível 2. A única coisa que estão a aumentar é o valor do topo da carreira (no caso do especialista), mas que, com estas novas carreiras e respetivas progressões, nunca lá chegam. A carreira atual (técnico e especialista de informática), além de subir com os 10 pontos, ainda conseguia progredir através do nível e do grau, o que no máximo levaria 6 anos para progredir. Com esta proposta, pretendem manter os mesmos vencimentos mas acabar com as subidas de nível e grau e permitir que apenas hajam progressões com 10 pontos (o que levaria 10 anos para progredir).
    Com as carreiras atuais já muitos andam a fugir da função pública, e em vez de melhorarem ainda querem piorar. Well done!

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      Fugir da funcao publica?
      Tem proteccao, sindicatos, etc.
      Aproveitem mas é.
      La fora e muito pior.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tobias, estás completamente fora da realidade. Acredito que em algumas áreas de informática, como tarefas mais básicas, no privado seja mal remunerado. Mas áreas como desenvolvimento de software, redes e cibersegurança encontras trabalhos muito mais apelativos no privado (principalmente se forem clientes estrangeiros).

      2. Avatar de Miguel A.
        Miguel A.

        Informáticos que se querem manter na função pública, só os velhos. O resto não quer, é mal pago. Aliás, a função pública de um modo geral está cada vez pior.

    2. Avatar de Igor Teixeira
      Igor Teixeira

      Caro Pedro, os meus parabéns pelo conteúdo correto e assertivo da sua mensagem acerca da carreira atual e acerca da proposta de revisão.
      Depois, apesar do artigo não estar assinado com o nome do autor, facilmente se percebe que a partilharam a fonte com o jornal Público, pois o conteúdo falacioso é o mesmo.
      Num site como este em que muitas vezes publicam artigos bastante interessante sobre informática, não se compreende a falta de rigor desta publicação.
      Por isso mesmo, acabei de enviar um email à autora da notícia do Público e que partilho aqui alguns conteúdos:
      “…A notícia refere que o governo propõe mais 228€ para atrair informáticos para o estado.
      Pois, não é verdade.
      A proposta representa um aumento irrisório de 17,55€ no nível de entrada na carreira de especialista de informática.
      O erro da notícia prende-se com o total desconhecimento do conteúdo do DL 97/2001, de 26 de março e do modo como está estruturada atualmente a carreira.
      Ora, facilmente se explica a forma como chegaram a esses 228€, pois corresponde à diferença do atual grau 1 nível 1 para a 1ª posição remuneratória da proposta de revisão.
      No entanto, esta posição é para quem ingressa na carreira com curso superior que não confere o grau de licenciatura.
      Atualmente os licenciados não ingressam nessa posição, mas no grau 1 nível 2, que corresponde a 1736,86€, mas apenas após concluir com sucesso estágio de 6 meses, até lá são 1456,17€.
      Seria adequado corrigirem/retificarem a notícia, pois o seu conteúdo é falacioso.
      Além disso, importante seria investigarem e publicarem os ordenados praticados no privado comparando-os com o setor público, provando dessa forma que esta proposta de revisão só irá fazer aumentar a fuga para o privado por parte destes profissionais.”

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Igor, não sei se tem conhecimento mas existe no facebook um grupo onde o pessoal de informática contribui com propostas para negociar a revisão da carreira com o governo. É um grupo privado e carece de convite. Visto que parece pertencer à carreira de informática por ter conhecimentos sobre a matéria, teria todo o gosto em convidar caso ainda não pertença ao mesmo. Um braço.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          O facto do pessoal de IT do público usar Facebook diz tudo o que é preciso saber sobre esses profissionais e o quanto vale o trabalho deles.
          Se achassem que eram mal pagos pelo que fazem mudavam, o emprego na área é facílimo e os ordenado bem mais elevados, podendo chegar ao dobro, qual o motivo de se manterem no público se realmente tiverem competências?

        2. Avatar de Igor Teixeira
          Igor Teixeira

          Pela descrição não faço parte desse grupo. Envie convite…
          Em relação às propostas, já enviei diretamente para o email da consulta pública e dei conhecimento a um dos sindicatos, mas terei todo o gosto em contribuir.

      2. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Trabalhar no público é um lifestyle, não querem saber se iam ganhar mais no privado, querem não fazer nenhum

  10. Avatar de mikado
    mikado

    Como alguém disse: “A árvore está todo doente é preciso uma nova…”

  11. Avatar de none
    none

    LOOOOOOOOLL
    Paragam mais que 3000€ ???? entao que continuem a procura!!!!!!

  12. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Ainda não deram conta que este problema é secular neste Pais ?

    Só os administradores e gestores ( ceo’s, etc … ) é que os ordenados e as condições são como os de lá fora de resto é tudo pelo minimo …

    Talvez por isso o Pais seja ” o cartel ” contra o próprio Pais …

    Quando o próprio Estado fomenta o precário, apostando em empresas sedeadas em offshores e fundos em vez de dar condições decentes a todos que para ele trabalham …

    Mas como se fosse pouco esses administradores e gestores ( ceo’s, etc …) até se dão ao luxo de nem lei cumprir, aliás, como o próprio Estado …

    Basta olhar para os que já trabalharam uma vida e pensarem um pouco …

    Se tiverem tempo para isso claro … 😉

    Essa mais valia vai desaparecer como desapareceu com aqueles que virão os seus ordenados e reformas cortadas num passado muito recente …

  13. Avatar de Fusion
    Fusion

    “Atualmente um especialista de informática em início de carreira tem um salário bruto de 1.526”

    Era bom não era?

    1. Avatar de Igor Teixeira
      Igor Teixeira

      Por acaso até é mais se for licenciado.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Engraçado que tenho o mestrado e a 6 anos atrás comecei a trabalhar com 900€ brutos.

        Se a culpa é minha? Muito, mas na altura era uma “criança”, mas seja como for isso continua acontecer diariamente

        1. Avatar de Igor Teixeira
          Igor Teixeira

          Na função pública e na carreira de especialista de informática?
          Impossível!
          Se partilhar que licenciatura possui facilita.
          A atual carreira é muito clara, necessita de licenciatura na área da informática, por isso o mestrado não lhe serve de nada neste aspeto.
          Mas até neste “pormenor” a proposta de revisão, a meu ver, falha. Pois refere apenas licenciatura e depois remete para uma pequeníssima lista de conteúdos funcionais.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Estou a falar do privado.

            E o que falei foi o mesmo caso concreto, licenciatura de engenharia informática e mestrado tambem na area da informática.

            No publico não sei como funciona, mas no privado funciona assim diariamente

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            No privado hoje em dia qualquer Zé inicia carreira com 1500€ limpos

  14. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Onde me posso candidatar?

    1. Avatar de Tecnico Informatica
      Tecnico Informatica

      Faculdades, câmaras, juntas, etc etc…

  15. Avatar de Joaquim Afonso
    Joaquim Afonso

    Para quem não tem formação superior (Licenciatura, etc.), mas conta já com mais de 10 anos de experiência a administrar redes em PME’s, que aptidões/conhecimentos recomendam adquirir (certificações, cursos online, etc.), de forma a poder evoluir no mercado?

    Grato.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Recomendo sair do ambiente PME em primeiro lugar, as certificações são úteis e até podem potenciar a carreira mas se não tiveres num ambiente onde as possas por em prática de nada valem, trabalho com muito pessoal com certificações xpto que eu sem nunca ter estudado para o assunto dou 10-0, prática é tudo, empresas com menos de 1000 colaboradores não têm interesse em termos de complexidade e desafio, as maiores com acima de 50000 também não porque cada macaco tem uma função e isso atrasa a aprendizagem, posiciona-te

      1. Avatar de Joaquim Afonso
        Joaquim Afonso

        obrigado

    2. Avatar de itguy
      itguy

      Podes tirar o CCNA e juntar-te a comunidades, como o DevPT (tens reddit e discord)

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Qualquer pessoa tem CCNA anos dias de hoje, tirei CCNA e CCNP ainda estava na faculdade e nunca exerci nada relacionado com redes, sei fazer uns trunks e pouco mais, maior parte das empresas não quer saber do CCNA, só CCNP, CCIE ou CCSP, aí sim é útil a certificação, mais vale checkpoint

        1. Avatar de itguy
          itguy

          lá porque tu tiraste licenciatura, o outro colega não TIROU.
          Tanto que o “CCNA” da universidade vale o que vale, porque no final tiraste uma cadeira de redes baseada no CCNA, não fizeste nenhum exame nem tens o certificado (Pelo menos hoje em dia é assim).
          O OP não tem estudos superiores, quer se alavancar no mercado, e tu vens aqui dizer que certificações não valem nada?
          Neste caso sendo um senior, o CCNA vale o que vale pois é entry level, mas um CCIE ou um CCNP já pesa bem em quem está há 10 anos na mesma empresa sem qualquer formação demais.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Oi? Tirei o CCNA e CCNP com exame com tudo direito, caso não saibas muitas faculdades são academias cisco e por isso tens essa benesse, paguei pelo exame como qualquer pessoa e tenho a minha certificação guardada numa gaveta.
            Os estudos superiores valem o que valem, soubesse o que sei hoje nem tinha posto os pés na faculdade e tinha começado logo a trabalhar.
            Um CCNA não te trás nada e numa PME como é a realidade dele o CCNP ou CCIE nunca teriam aplicabilidade, o melhor é mudar de empresa e aprender a posicionar-se no mercado, 10 anos a lidar com PMEs é morrer na profissão.
            Já agora o caminho não é só redes, existem dezenas de sub áreas com dezenas de formações ou certificações para escolher, se fosse agora eu iria para segurança e começava com certificações checkpoint.

    3. Avatar de Joaquim Afonso
      Joaquim Afonso

      obrigado malta pelas vossas respostas 😉

  16. Avatar de PTO
    PTO

    1.754 euros brutos? Assim não vão longe, bem vão continuar a procurar candidatos.