5G: Portugal elogiado pela Comissão Europeia relativamente à Huawei

12 Comentários

O 5G representa a mais recente geração das redes móveis, melhorando a capacidade das mesmas em oferecer novos serviços. Portugal partiu atrasado por causa do leilão de frequências, mas há agora outra discussão… 5G e Huawei.


Em maio o conselho de segurança cibernética de Portugal, CSSC, emitiu uma resolução que pode proibir formalmente as operadoras de telecomunicações de usar equipamentos chinês nas suas redes móveis 5G de alta velocidade, bem como em plataformas 4G nas quais a nova tecnologia se baseia.

O CSSC é um órgão consultivo do primeiro-ministro e o documento, datado de 23 de maio, é mais um golpe nos esforços da gigante tecnológica chinesa Huawei para entrar no mercado 5G em Portugal, refere o canal de informação.

O Governo ainda não tomou uma posição e as operadoras dizem estar a analisar.  A vice-presidente executiva do executivo comunitário com a pasta do Digital, Margrethe Vestager, numa publicação rede social Twitter referiu que…

Louvo o Conselho [Superior] de Cibersegurança de Portugal pela sua decisão ponderada de implementar o conjunto de ferramentas de segurança 5G da UE

as ameaças não têm lugar e não dissuadirão a Europa de tomar medidas legítimas para proteger as suas infraestruturas críticas

Segundo o Financial Times, a União Europeia (UE) pondera proibir as telecom dos 27 Estados-membros de recorrerem a empresas consideradas como um risco à segurança das redes 5G e, citando fontes ligadas ao processo, o objetivo é excluir a Huawei das redes de quinta geração, revela o i.

Partilhar:
Tags:

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Moral da história… Fazemos o que nos mandam como bom cãozinho ou acabam-se os subsídios.
    Sem dinheiro não há vícios.

    Sítio mal amanhado e mal frequentado, que não merece nem se dá ao respeito.
    Morreram tantos milhares de portugueses em guerras ao longo dos séculos, para terminarmos desta maneira e já não saímos disto.
    Nação outrora poderosa e orgulhosa, onde andas?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Deus, Pátria, família

  2. Avatar de Lopes
    Lopes

    Obrigado por gostarem de nós – ficamos muito orgulhosos . Podem-nos dar mais umas moedinhas ?

  3. Avatar de Ifm
    Ifm

    Estão a ver como é bom ser a cauda da Europa???

    Ao menos não tomam decisões que podem ser contratadas pelos EUA.

    Somos o soldado raso que chega atrasado, nem faz bem nem faz mal…. Simplesmente não faz ou quanto faz é por imposição e está sempre certo.
    Já que não. Tomou decisão nenhum.

    Somos o que mesmo??

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Somos um país soberano!! É isso hahahahaha

      Como a Ucrânia

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Somos um estado federal, temos soberania dentro dos regulamentos da UE, este é um dos pontos sobre os quais temos autonomia e sobre o qual ainda nao foi tomada nenhuma decisão formal, isto porque toda a gente sabendo que o caminho certo a seguir é cortar com a Huawei o Costa tem medo de perder a galinha dos ovos de ouro que são os chineses. O próprio facto de o investimento chinês ser posto em causa em muitos países que não escolhem Huawei para o 5G é indicador suficiente para não se confiar na sua tecnologia, em cima disso para quem percebe do assunto existem dezenas de outros factores que não se podem ignorar.
        Por mim continuavam com os telemóveis e pouco mais, tudo o que fosse equipamentos empresariais deviam ser proibidas as vendas.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    É nestes momentos que deve ser difícil ser governo!
    Tivemos oportunidade de cortar o mal pela raiz antes do concurso. Deixaram andar…agora desenrasquem-se!

    1. Avatar de TiagoR
      TiagoR

      Desenrasquem-se quem ? As operadoras ! Porque o “guito” dos concursos já cá mora !

  5. Avatar de Ivo
    Ivo

    Perdemos a independência. Cabe-nos apenas para acatar as ordens dos americanos.

  6. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Vamos ser subitos dos chineses a China é uma ditadura sem escrúpulos…

    1. Avatar de kodiakshadows
      kodiakshadows

      Nós europeus estamos entregues a gente doida, que rasteja aos pés do amaricados

  7. Avatar de Jorge
    Jorge

    Excluído as opiniões de claque, só não vê o problema quem não quer. Acho muito bem que se bloqueie o uso de tecnologia controlada por um estado totalitário sem qualquer escrutínio.