Estado da bateria é o principal obstáculo à compra de elétricos usados

101 Comentários

Para muitas, comprar um carro só é possível, se for usado. Contudo, há também pessoas que preferem adquiri-lo em segunda mão, por uma série de razões. Com os elétricos ainda não é assim e uma das principais razões é o estado da bateria.

Bateria de carro elétrico

Carros usados são sinónimo de bom negócio, para quem os compra, mas também para quem os vende. Com a chegada e permanência, em massa, dos elétricos, esperava-se que esse corresse de vento em popa, pela menor exposição a más condições de manutenção mecânica a que os carros alimentados por eletricidade estão expostos, quando comparados com os carros com motor de combustão.

Contudo, o cenário não parece ser, ainda, esse. Um estudo realizado no Reino Unido concluiu que 61%, dos proprietários inquiridos comprariam um carro elétrico, mas mais de um quarto não comprariam, a menos que as suas principais preocupações fossem consideradas.

Baterias de elétricos

Com o estado da bateria a liderar o top, segue-se ainda a infraestrutura de carregamento e o preço associado (mesmo falando de carro usados). Os concessionários revelaram ter estatísticas semelhantes.

Sem o mercado de carros usados, a transição para veículos elétricos está fadada a estagnar.

Avisou Lauren Pamma, diretora de programas do Green Finance Institute.

O relatório do Green Finance Institute propõe algumas soluções para superar os entraves apontados pelos inquiridos: um sistema para certificação do estado da bateria, bem como garantias do seu valor; e um sistema de análise de baterias, que asseguraria um conhecimento preciso de vida útil dos componentes.

Comentários

101

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David
    David

    Normal! O valor do carro usado depende do estado da bateria, dado que quanto mais desgaste tiver… menos KM irá percorrer por carga!

  2. Avatar de czsz9h2s
    czsz9h2s

    Nem dinheiro há para a habitação, vai haver dinheiro para elétricos…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nem todos estão nesse aperto. Pela quantidade de Tesla novinhos pelas ruas das cidades, dá para ver que há bastante gente desafogada.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Não há assim tantos.

        1. Avatar de Miguel Magalhães
          Miguel Magalhães

          Segundo o autoinforma de Jan a Mai foram vendidos 3246 Teslas!! Se isto não são muitos para um país onde constantemente somos bombardeados com greves, pessoas sem casa para viver, e com cursos universitários a receber pouco mais que o ordenado minimo…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            De acordo com a Pordata em 2021 havia 1.359.035 empresas em PT.
            Ainda têm muito que vender eheh

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Portugal tem 10,4 milhões de habitantes. Os 1% de cima são 104 mil mânfios. E sabe-se que nas sociedades capitalistas os 1% de cima acumulam mais que os 50% de baixo. E Portugal é logo uma das mais desiguais, a mais desigual da Europa ocidental. Pelas ruas das cidades não andam 104 mil teslas, andam muitíssimo menos. E mesmo que fosse o caso, não era sinal de que os que os mais de 90% estão a viver bem. Porque na realidade sempre foram e são miseravelmente pagos.

        1. Avatar de Jota
          Jota

          Então porque tu estás mal os outros que não estão são todos mânfios? Boa conclusão

      3. Avatar de Vida
        Vida

        A maior parte são de empresas, recuperam o IVA e deixam de entregar 21% do lucro ao estado … Para as empresas comprarem um carro abaixo dos 62500 fica bem mais barato do que para uma pessoa comum …

        1. Avatar de Zé tuga
          Zé tuga

          Vai vendendo essa ideia que a maioria dos teslas vendidos são para empresas… um dia vais perceber que estás errado… Há muita gente com dinheiro para teslas, e aproveita para te dizer que o tesla model y mais básico de todos dificilmente encontra competição no mercado. Adeusssss

          1. Avatar de Dono da verdade
            Dono da verdade

            O único problema do model y é ser feio

          2. Avatar de JL
            JL

            A degradação não é igual em todos os veículos: depende da utilização de cada um.

      4. Avatar de Realista
        Realista

        Quando descobres que um Tesla model 3 a uma empresa fica por €32.500 mas um BMW 320 a gasóleo fica por €55.000 já começas a entender a razão…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A razão sao os subsídios à mobilidade poluidora.

          1. Avatar de JL
            JL

            Exacto, segundo o FMI é uma das maiores no mundo, que atinge valores pornograficos.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O FMI quer é graveto.

          3. Avatar de JL
            JL

            Ou o contrário…

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Não é subsídio mas sim benefício fiscal…

            Aliás para quem considera um BEV como um eletrodoméstico ou um brinquedo a pilhas, agora quer trata-lo como um veículo?

            Decida-se…

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Dá no mesmo!

          6. Avatar de Realista
            Realista

            Não.

            Subsídio o estado DÁ dinheiro, benefício o estado DEIXA de receber esse dinheiro.

            Se tiveres na carteira €10 e deres €5 ao teu filho tu gastas-te €5 e tens €5 na carteira.
            Se tiveres na carteira €10 e não aceitares receber €5 tu continuas na mesma com €10 na carteira.

            Coisas diferentes.

    2. Avatar de Gomas
      Gomas

      Trabalha e ja tens dinheiro. Não fazes nenhum e queres caído do céu? Qualquer pessoa que trabalhe tem um eletrico novo se quiser , esforcem se

      1. Avatar de RC
        RC

        Ganhas pouco ganhas.. completamente desligado da realidade.

        1. Avatar de JL
          JL

          A realidade é essa e sempre foi, quem estuda, trabalha e se empenha, tem…

          Se não tem e faz o mesmo, provavelmente não fez boas escolhas.

      2. Avatar de tretas
        tretas

        Disto isto por um pé rapado… ahahaha

      3. Avatar de João Cartaxo
        João Cartaxo

        Que comédia.. Trabalhar para o estado? Por vezes dá é vontade de deixar de trabalhar, quando se vê pessoas que não fazem Nada c melhor vida que quem trabalha de segunda a sábado.

        1. Avatar de JL
          JL

          A trabalhar para o estado consegue-se algum ?

          Trabalhar por conta própria sim, já que ou trabalha ou nao ganha.

          Sou contra contratos e toda essa trapalhada que só desincentiva as pessoas e baixa a produtividade.

  3. Avatar de tretas
    tretas

    Normalíssimo, se vou comprar um carro usado quero ele em pleno como quando novo, tal e qual como os ICE, logo, a bateria é o maior problema dos elétricos usados, arranjem maneira das trocar a preços mais acessíveis, mas todos sabemos que isso não vai acontecer num futuro próximo…

    1. Avatar de JL
      JL

      Compra um ice usado como novo ?

      Ah já percebi, diz no anúncio como novo. Looool

    2. Avatar de Traveller
      Traveller

      como novo??? ahahaha com turbo nas lonas +ou-6.000€ com motor com 100mil KM que na verdade são 300mil mais +ou-6.000€, etc

  4. Avatar de Vida
    Vida

    Eu tenho um Zoe com 127 mil km de 2014 …. Para meu dia a dia faz mais de 130 km … Mas eu só preciso de 50 km diários para ir e vir do trabalho, carrego todos os dias e espero que dure muitos anos … Mas para viagens longas é para esquecer, mas cada pessoa é cada pessoa, a minha esposa faz mais kms por o zoe dela faz 200km … Comprei os dois usados e estou contente …

    1. Avatar de Zé tuga
      Zé tuga

      Conheço que ande nos Ubers desta vida com um Zoe com 250 Mil Kms…até agora nada a apontar… e fazem mais de 130 kms por carga.

      1. Avatar de Vida
        Vida

        Mas o meu perdeu 30 km de autonomia …

        1. Avatar de Dono da verdade
          Dono da verdade

          Se fosse um zoe dos ubers nao perdia autonomia. Devem ser especiais lol

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Se calhar têm mais a ver com o teu estilo de condução do que a bateria.
          O meu carro se eu tiver um estilo de condução mais brusco, na próxima carga recalcula o tipo de condução e dá-me menos autonomia…

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Já se pode testar e verificar o estado das baterias.
    https ://www.dekra.pt/pt/teste-bateria-para-veiculos-eletrificados-1/

    1. Avatar de JL
      JL

      Não os culpo, mas com o surgimento de mais métodos e cada vez mais empresas a disponibilizar formas de testar a bateria, acredito que dentro de poucos anos a confiança aumente e até passe a ser um negócio muito mais claro e honesto, já que nos a combustão é sempre aquela roleta….

  6. Avatar de São Pedro
    São Pedro

    Quando os elétricos começaram a aparecer e ainda não estava definido como seriam feitos os carregamentos das baterias uma das sugestões era a troca de bateria. Hoje vê-se que o caminho foi outro e substituir uma bateria não é tarefa fácil. Se os construtores arranjarem forma de tornar esse procedimento mais fácil e sendo este um ponto determinante para a longevidade de um veículo elétrico penso que é necessário reverem isso, além de que futuramente poderão existir baterias mais baratas com mais autonomia e que ocupem o mesmo espaço.

    1. Avatar de JL
      JL

      Havia as 2 opções, tal como sempre houve e ainda há, mas poucos fabricantes apostam nisso porque sabem que é praticamente impossível haver um “standart” nessa situação, que iria atrasar o desenvolvimento, no entanto há marcas a apostar nessa parte e estão a criar os seus postos de troca.

    2. Avatar de Zé tuga
      Zé tuga

      é uma falsa questão… Tens baterias da tesla que ao fim de 10 Anos perderam 12% de capacidade… ninguem vai trocar uma bateria de milhares de euros porque perdeu 12% de capacidade, tal como ninguem troca motores de carros ICE com 100 Mil kms só porque estao gastos. Além disso, quem é que hoje em dia conduz carros com mais de 20 anos? Não é a grande maioria, talvez algumas franjas da sociedade, mas a maioria anda com carros com menos de 20 anos.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        O meu golf tem 25 anos, e pelo que vejo a andar na estrada não sou o único, muito pelo contrário.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A média de idade dos carros em PT no ano de 2021 eram 15 anos, significa que uns milhares consideráveis já rolavam com 20 anos ou mais.
        A tendência é para envelhecer a cada ano. Por ex, em 2022 comprámos mais de 100,000 carros usados importados, motivados pelo facto do gov.pt estar proibido pela UE de levar os 100% de ISV sobre matrículas de carros usados. Quase tantos como os novos. Entretanto os 6 milhões já em circulação continuam a esticar a corda.
        Era giro a ACEA fazer um novo inventário para 2023, só naquela.
        Cá para mim já passámos a Estónia e a Grécia que eram os piores com média de 17 anos!

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, era de 13.6 anos, mas pronto pouco importa.

          Portanto da próxima vez que vier com a cena das emissões não se esqueça desse número, já que vem sempre com números dos novos.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            15 anos em 2021:
            https://www.escapelivre.com/2023/01/a-idade-media-do-parque-automovel-europeu-e-nacional-todos-os-numeros/

            13,6 já foram tlv em 2019 ou 2020.
            A tendência.
            Em finais de 2021 o Estado de PT foi finalmente obrigado a rever o ISV destes carros em baixa e portanto agora é sempre a aviar e a envelhecer a cada ano que passa.

            Não preciso de ter em atenção este facto que não retira nada ao que digo. Tenho sp o cuidado de referir que são relativos a motores modernos.
            Eles tb estão lá todos no site das finanças para quem quiser saber as emissões de cada um.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E se estão velhos é pq o governo prefere gastar o dinheiro com BEV’s poluidores do que promover o abate em troca de um automóvel mais recente e menos poluidor (não precisava ser 0 kms)

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas eles não são mais poluidores, são muito menos poluidores.

            Já promoveram esse abate durante anos. Agora não justifica, até porque é para acabar com as lâmpadas incandescentes.

          4. Avatar de JL
            JL

            Falso, em 2021 era de 13.5, o que era de 15 anos são os de ligeiros de mercadorias.

            https ://observador.pt/2022/05/31/idade-media-dos-veiculos-ligeiros-de-passageiros-aumentou-para-135-anos/amp/

            Em 2022 de 13.4 %

            https ://observador.pt/2022/05/31/idade-media-dos-veiculos-ligeiros-de-passageiros-aumentou-para-135-anos/amp/

            Pois, mas parece que não liga, além disso os consumos médios são mais altos que aqueles que usa, portanto retira sim.

            Finanças ? Aqueles números são os declarados, diz la que os BEV têm zero emissões, não entendo então porque se preocupa.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Diz zero pq é o que interessa ao poder intituido.
            Raio do Timmermans nunca mais fals, loooloolool

          6. Avatar de JL
            JL

            Então se interessa porque não metem os valores reais nos a combustão ?

            O melhor é desejar que não fale, senão esses valores vão subir, e muito.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ansiosamente à espera desde 2020 que a UE se DIGNE dar a possibilidade de desenvolver uma metodologia para avaliar e relatar as emissões de CO2 do ciclo de vida de TODOS os veículos.
            “Finally, in order to better understand life cycle issues in future, the co-legislators have asked the Commission to evaluate, no later than 2023 pursuant to Regulations (EU) 2019/631 and 2019/1242 on CO2 standards for light and heavy duty vehicles, the possibility of developing an EU methodology for assessing and reporting life-cycle CO2 emissions of all vehicles.”
            https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html

          8. Avatar de JL
            JL

            Nem mais, nessa altura os ice vão levar uma talhada ainda maior.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que levem à vontade desde que os BEV’s paguem o justo valor.
            Sempre quero ver
            E não esquecer de por na balança os crimes ambientais que estão a ser feitos em nome dos elektros. Levando tudo a eito. Desde destruir florestas milenares, parques eólicos , desalojando pessoas de pequenos povoados etc em busca de carvão na Alemanha, até à destruição de matas centenárias e pedaços do Barrocal para plantar espelhos entre outras, os terríveis efeitos da exploração do cobre, do cobalto do lítio por esse mundo fora resultando em autênticos crimes contra populações inteiras e respectivas crianças. Há muito que por na balança. Estamos cá para ver!

          10. Avatar de JL
            JL

            Sendo assim metemos tudo na balança, concordo consigo, todos pagarem os reais danos que provocaram, a começar do início do século passado, depois vamos ver quem paga mais. Não de esqueça que o litio , cobre e outros já se extraem há décadas.

            Vão pagar também em casa, já que no seu caso tem 70% de energia vinda de fontes fósseis.

            A minha é toda renovável, ainda assim estou muito preocupado com isso, já que a factura do mes passado é de 5.9 euros.

            Eólicas ? Solares ?

            Então sem isso vai pagar muito mais, já que a alternativa é produzir com carvão e gás?

            A sério ? Então lá se vão os sintéticos e hidrogénios que pensam que caiem do céu e vêm do universo. Lol

  7. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Vamos deixar-nos de “eletriquices”… porque o futuro está no hidrogénio!
    Vamos descer à Terra e deixar o lítio para “inglês ver…” e bem enterrado, no fundo da crosta terrestre, que é donde nunca deveria ter saído!
    Será que ainda ninguém se deu conta de que o “elétrico” é tão somente mais um “modismo”?
    Epá… isto de andar sempre a reboque de interesses comerciais é deveras preocupante!
    Dantes, foi a “máquina a vapor”, depois “a máquina a gasolina ou a gasóleo”, pelo meio “máquinas a biocombustível” e “máquinas a GPL”, agora a “máquinas elétricas de lítio”… que mais virá antes que, alguém com “eles” no sítio, de um urro na mesa e diga BASTA?

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas a hidrogénio são eléctricos na mesma, conhece algum que não seja ?

      E também precisam de litio ? qual a diferença ?

      Se não tivesse saido como tinha motores a combustão ?

      Então e a hidrogénio não é modismo porquê ?

      Ah então o hidrogénio você não vai com interesses ? produz-o em casa ? como em faço com a eléctricidade ?

      Não, por acaso não são máquinas elétricas de litio, porque não consome litio, isso é invenção dos seus macaquinhos, o mesmo que lá meteu em novo, sai em velho, nada muda.

      Segundo você queria que viessem máquinas elétricas a platina, cobalto, litio, cobre, iridio, entre outras coisas mais.

      1. Avatar de NunoManuelAlves
        NunoManuelAlves

        Pergunta lhe se sabe como e que se produz o Hidrogênio???
        Eu dou te a resposta .: Piu não sabe dps tens estes atentados em forma de parágrafos.
        Nunca mas nunca irá acontecer carros a H2 poderá haver um ou outro mas o BEV e sempre mais eficiente e simples… Provém me o contrário. H2 só.para fertelizar campos, se calhar uma boa ideia para barcos de grande porte quando produzido no sítio e injectado directamente no depósito e acompanhado de amoníaco ou então como geradores de hidrogênio que a ideia tem algum nexo, ajudar a carregar EVs nos Super chargers de resto não e eficaz

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, nem mais, a malta que defende hidrogénio pensa que é para fazer mover pistons, quando essa até é a forma menos eficiente de ter um motor a combustão.

          Em veículos ligeiros mesmo com pilhas de combustível é pouco viável, só com carros grandes e pesados e depois nem lhes conseguem meter motores que puxem todo aquele peso, o que os deixa ainda menos eficientes. Dou um exemplo, um toyota mirai a uma velocidade constante de 90kmh, faz 0.8 kilos por 100 kms, quando essa velocidade aumenta para 120 km/h, esse consumo dispara para 1.4 kilos/100 kms, ou seja, um aumento brutal que não se verifica em mais nenhum veículo.

          1. Avatar de Nuno Manuel Alves
            Nuno Manuel Alves

            nem vamos falar nos custos de uma revisão num carro a hidrogênio
            cada 20 Mil são logo 600 euros para membranas novas, apos 5 anos o carro tem que ser desmontado por causa dos depositos, imaginem bem este espalhafato. Nunca na vida, tb acho piada aos que querem colocar caldeiras a hidrogênio em casa muaahahahahahahahahah vais ter que deitar abaixo metade do barraco para colocar tubagem nova e rezar para não haver fugas, a sério a malta não faz ideia e manda uns dispares para a parede para ver se cola a serio:):):):):):):):)
            e ainda vai haver malta a querer colocar H2 em aviões :):):)::) tb tens esta que e altamente, muito boa, principalmente agora que a CATL no fim do ano começa a produzir as primeiras baterias de avião com 500W por kilo (mínimo são 400w Kilo) quem e que vai colocar H2 em algum veiculo ???? Tirando a Toyota que se esta a desfazer e a cair aos pedaços e a ver o titanic a afundar e esta tudo bem,,, viva aos carros mágicos, maravilha…..so que afinal NAO:/ tssssss

          2. Avatar de JL
            JL

            600 custa o filtro ionico, agora são mais o tempo de técnicos especializada em alta tensão e ao mesmo tempo em sistemas de hidrogénio.

            Nao esquecer também que o carro usa 3 líquidos de refrigeração separados, e são bem caros.

            A desmontagem dos 3 tanques acontece a cada 5 anos, caso os testes indiquem fissuras ou trincas devem ser todos trocados, a toyota nunca divulgou o preço deles. Em caso de acidente estes ficam bloqueados e tem de ser todos trocados. Caso não se detete nenhum dos casos anteriores a troca efectiva é aos 15 anos.

            Quem quiser o manual de serviço dos Mirai’s para confirmar o que disse é pedir que eu forneço.

            No Hyundai Nexo, a coisa é um pouco pior, usa um filtro de ar tipo HEPA que é trocado a cada 2 anos 40 mil kms, também custa há volta dos 500 euros. No que toca aos tanques eles colocaram um contador do número de enchimentos e do ambiente em que trabalham, pode despoletar a sua troca entre os 1000 e os 1500 abastecimentos, o que lhe dá uma vida mais longa que no mirai, mas também necessitam de inspeções periódicas.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          @NunoManuelAlves
          Num futuro próximo, a cada 100 kms 1 posto de bastecimento de H2 nas principais estradas da UE;
          “MEPs also suggest setting up hydrogen refuelling stations along main EU roads every 100 kilometres by 2028. In 2021, there were just 136 hydrogen refuelling points in the EU.”
          https://www.europarl.europa.eu/news/en/headlines/economy/20221013STO43019/how-to-increase-the-use-of-alternative-fuels-for-cars

          1. Avatar de JL
            JL

            Sugestão !!

            Um posto a cada 100 kms chega para quê?

            Muito mais que isso têm os Californianos, e com apenas 14 mil carros nas estradas passam horas para abastecer.

            Está lá um a abastecer, chega você e vai esperar entre 13 a 20 minutos que o posto faça a pressurizacao dos tanques intermédios até você poder abastecer, depois leva os tais 5 minutos.
            Agora imagine isso com meia dúzia de carros, diferente da mobilidade eléctrica, onde 95% deles abastecem em casa e nas empresas.

    2. Avatar de Zé tuga
      Zé tuga

      Pelo comentário depreendo que você deve ter mais de 40 anos…já a passar para a casa dos 50 a 60… Só alguém velho para dizer uma baboseira dessas, os eletricos são melhores em tudo, Conforto na conduçao, binario sempre disponivel, redução de emissoes a longo prazo… o único problema é que são caros… Normal em qualquer tecnologia “relativamente” nova. Se me desse a escolher entre fazer uma viagem de 1000 Kms num eletrico Bom, ou num ICE BOM, eu iria sempre escolher o eletrico pq sei que no fim dessses mil kms estou fresco “quando comparado aos mesmos MIL kms num ICE”.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vá lá explicar isso aos nossos governantes. Realmente eles estão a ficar velhos mas não me parecem ainda caquéticos ao ponto de mudarem para BEV.
        Se calhar têm receio de não chegarem a horas da novela…

        Ve o estoiro que estes rapazes levaram para fazer 1000 kms com um BEV
        https://youtu.be/Y9kdy-3MJiE
        Chegaram de rastos, mas se calhar cansaram-se muito nas filmagens e a comer.

        Posso-lhe garantir que recorrentemente faço quase isso para Almeria a sair às 18 do escritório e quando chego ainda vou para a night, fresquinho que nem uma alface looloool

        1. Avatar de JL
          JL

          Pois levaram, porque foram trolls, eles próprios admitiram no vídeo, tal como o custo aburdo que pagaram por estarem no café sentados na conversa.

          Pois pode garantir mas não faz, até porque em Espanha não se atreve a passar dos limites.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Em Espanha vou sp com os 150 cravados velocímetro, tal como cá. Cá já me tentaram picar 2x a ver se eu me chateava e disparava, em Espanha nem isso.

          2. Avatar de JL
            JL

            Sim sim, até parece verdade.

          3. Avatar de Traveller
            Traveller

            Yamahia és o meu heroi, atravesso Espanha completa pelo menos uma vez por ano e por incrivel que seja vou no limite da velocidade a 120 Km/h nas autopistas e autovias e nunca sou ultrapassado.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Xor @Traveller de certeza que anda na estrada? Vai com 120 cravados e ng o passa? Deixa-me rir.

            Sabe o que é o erro do conta kms e sabe que em ES dão tolerancia de 7% ? Tudo somado pode ir a 135 q não há azar.
            Se for a 150 cravados no quadrante vai na realidade entre 140 a 145 kms h.
            Ng o vai multqr por essa diferença marginal. Nao paga o trabalho.
            Experiência própria. Pode confiar.
            Agora não diga que de um extremo qo outro ng o passa o mesmo é dizer, ng passa os 120 de quadrante, tá bem tá, conte-me historias.

          5. Avatar de JL
            JL

            Ah pronto, já entendi, o erro do seu é muito superior, por isso é que não é multado e por isso fazer aqueles consumos de ir à igreja.

            Ok, explicado.

          6. Avatar de Nuno Manuel Alves
            Nuno Manuel Alves

            o Sonho do nosso querido amigo Yamahia é conduzir alguma coisa com Hidrogênio é o que ele gosta:) ninguém o para exceto na pseudo bomba de hidrogênio que nunca vai existir:):):):):):) a pagar 30 paus o kilo e o ilusionista Costa e fazer lhe Tumbs Up como BFF :):):):)::):):)

          7. Avatar de JL
            JL

            Pode ter esse sonho, mas como são eléctricos e não existem postos de abastecimento e os que existem ou não funcionam ou levam mais tempo que abastecer um carro convencional, ele não sabe bem o que fazer, fica com os sentimentos divididos, portanto ataca aqueles que realmente existe e a malta gosta.

            LOL

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, só se o GPS tb estiver marado.
            O erro de conta kms é 120 para 117, certinho como 2+2 serem 4. Se a velocidade aumenta a margem aumenta na mesma proporção.
            Qq carro tem erro de velocímetro para cima.
            Tolerâncias de radar é 10% em PT e 7% em ES.
            Portanto andar a 120 de velocímetro não faz sentido a não ser que se queira para poupar nos kWh lool
            Agora virem-me dizer que atravessam Espanha com 120 cravados no velocímetro e que ng ultrapassa… poupem-me que anedotas prefiro aquelas do “porque hoje é 6ª”

            @Nuno Manuel Alves, conforme está acima…
            “MEPs also suggest setting up hydrogen refuelling stations along main EU roads every 100 kilometres by 2028. In 2021, there were just 136 hydrogen refuelling points in the EU.”
            https://www.europarl.europa.eu/news/en/headlines/economy/20221013STO43019/how-to-increase-the-use-of-alternative-fuels-for-cars
            Deve ser para enfeitar as estradas eheh

          9. Avatar de JL
            JL

            Só acabou confirmar minha teoria, já que está a tentar desviar os números, o erro obrigatório é 6% a 100 kmh. Portanto não invente.

            Sobre hidrogénio, como disse, é mesmo para efetuar, porque com essa quantidade nem para 1000 carros vendidos chegam.

            Em países que têm mais de 5 mil carros FCEV já andam todos aos papéis, quando têm pouco mais de 1000 carros que é o casos da Alemanha para 92 postos, ainda funciona, quando esse número aumentar para 10000 começa a vê los todos nos sites de vendas em segunda mão, tal como Acontece nos EUA onde a toyota até já deixou de os vender, só aluga.

          10. Avatar de JL
            JL

            Ah, é o erro é sempre 6 %, a 100 km/h deve indicar 106, a 200 deve indicar 212.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está-me a ajudar com essa cena do velocímetro.
            6% seria melhor ainda, música para os meu ouvidos eheh
            No meu caso são 120 no quadrante e 117 no GPS, só dá 2,5%
            Não quer dizer que o GPS dê leituras religiosamente certas, mas sp é mais certo que um velocímetro que vem sempre calibrado para cima!
            Já agora fica a norma:
            https://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31975L0443:PT:HTML
            “4.4. A velocidade indicada não deve ser nunca inferior à velocidade real. Nos valores de ensaio especificados no ponto 4.3.5. e entre valores, deve existir entre a velocidade V1 lida no mostrador do indicador de velocidade, e a velocidade real V2 a seguinte relação:
            0 & le; V1 – V2 & le; + 4 km/h.”

            Isto associado à tolerância do radar (10%PT, 7% ES) dá para manter os tais 150 de velocímetro. Eles nunca vão chatear por 5 a 7 kms acima do limite. A não ser que estejam mesmo para embirrar. Até hoje tem sido tranquilo!

          12. Avatar de JL
            JL

            Não invente, nem arranje desculpas.

            O seu velocímetro está completamente matado, não devia ter apenas essa diferença, e depois aumenta brutalmente. Loool

            Mas vai continuar a insistir na invenção?

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tá nada. Ou confia ou não confia.
            Os meus limites são estes:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-wGedcrHu7V-1e-qg?e=ZglMcu
            E as maiores armadilhas estão nas EN que passam de 90 para 50 ou menos com o sinal de trânsito tapado pela vegetação a 1 km e o radar logo a seguir a uns 800 m da vila.
            O meu inseparável WP trata logo de deitar por terra as pretensões dos caçadores ao desatar a apitar por todos os lados eheh

          14. Avatar de JL
            JL

            Pois, essa porra deve ir calada o tempo todo. LOOL

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Com 150 no velocimetro vai calada, se ultrapassar os 150 de GPS é q dispara. Duhh

            Já nas nacionais é um fartote. Graças a isso é q ainda n fui apanhado na curva. loool

          16. Avatar de JL
            JL

            Pois claro que vai, nunca falou na vida. LOL

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qq dia faço-lhe um filme looloooloool

          18. Avatar de JL
            JL

            Mais ainda ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Se bem entendi…Claro que “falou”(apitou), mas depois cala-se se não lhe ligar nenhuma.

  8. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Mas está tudo maluco?
    Quando falei em automóveis a hidrogénio é mesmo motores de combustão a hidrogénio e não elétricos!
    E, velhos são os trapos!
    Já os há, mas ainda são bastante caros, tal como tudo quando começa! Tal como os primeiros elétricos!
    O lítio e outros metais afins têm fim, tal como terá o petróleo, o carvão, etc.!
    Agora o hidrogénio.. só acabará com as baboseiras aqui escritas!
    Vejam se têm juízo! Vamos pensar nos nossos filhos, nos netos e por ai a diante!
    E digam-me que é abrindo buracos e estragando o Planeta com explorações desenfreadas que nos preocupamos com o seu futuro! Tenham mas é tino!

    1. Avatar de JL
      JL

      Você é que tá doido, então para que quer um carro a combustão de hidrogénio ? A gasolina não está cara o suficiente ? Os eléctricos têm autonomia a mais ?

      Como produz hidrogénio sem lítio ? Sem platina e sem cobalto ?

      Fora o facto de que vai gastar 8 a 10 x mais electricidade, onde tem de a produzir.

      Mas deixe lá, só defende essas soluções quem não pesca nada do assunto, até aposto que não sabe quanto custa um kilo de hidrogénio que num carro com motor a combustão dificilmente lhe faz 40 kms.

      1. Avatar de Nuno Manuel Alves
        Nuno Manuel Alves

        Estás a ver como não sabem nada sobre Hidrogênio e fazem estes discursos, tas a ver.
        e são estes que vão colocar as tais caldeiras a Hidrogênio em casa e comprar o tal carro magico que ninguém quer e que ninguém vai comprar, e dps vão entregar 30 euros o kilo ao Costa ilusionista. realmente Épico.
        JL não te esqueças de informar estes senhores que no reino unido e nos EUA as poucas bombas de Hidrogênio estão a ser desmanteladas e na Noruega estão proibidas, aposto que eles nem fazem ideia.
        Tb podias explicar que um carro a hidrogênio quando abastece tem ter umas determinadas condições .: bomba não pode abastecer durante 15 a 20 minutos para ganhar pressão novamente, carro que chega de viagem para abastecer está quente e para abastecer tem que estar frio, caso contrario vai la ficar 15 minutos ou mais…. que maravilha parece magia da Toyota e os carros mágicos que não precisam de cabos so que afinal NAO :/

        Ja agora o Toyota Magico a H2 de combustão pegou fogo há mês e meio não restou nada virou cinzas, afinal ja não tinha a magia de proteção :):):):):):):) Combustão de H2 e a maior falácia de todos os tempos juntamente com os combustíveis sintéticos E-Fuel Mágicos ::):):):):):):):) ja tenho lagrimas de tanto me rir não consigo escrever mais :):):):):)

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Ó @Nuno Manuel Alves, mas os homens não desistem. E em 2026 até vão entrar para ganhar em LeMans com um carro a combustão a H2. Vai algum elektro?

          1. Avatar de JL
            JL

            Para fazer a mesma figura que fizeram em Fuji ? onde das 24 horas apenas percorrer 1634 kms, e estar parado nas boxes durante mais de 12 horas ? com 35 abastecimentos ?

            Realmente quero ver isso para me rir mais um pouco.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah, já agora, só desistem quando o governo pagar de os financiar para essas brincadeiras. Porque por eles já tinham parado.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Existem regulamentos aprovados para a utilização de 100% elétricos no Les Mans… ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL é so destilar ódio loool
            @ Realista é só inscreverem-se, se acharem q sao capazes . Daqui até 2026 ainda dá tempo loolooloool

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu ódio ? Nada disso, se tivesse noção das gargalhadas que dou por aqui. Lol

            Só falei em factos, está na página da toyota, que até já deixei por aí, é confirmar.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Rspere pela pancada. Esta a deitar foguetes antes da festa
            Já agr., qts elektros entraram nessa prova?

          7. Avatar de JL
            JL

            Entraram tantos como a hidrogénio, mas para 2024 vai haver pelo menos 1,

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sério? Nas 24 horas LeMans…Qual é??? Já estou a esfregar as mãos loolooloool.
            Não vale ser como aquelas coisas do DaKar RS Q e-tron da Audi que quem faz o trabalho todo acaba por ser o competentíssimo 2.0TFSI que ganhou o DTM loooloooloool

          9. Avatar de JL
            JL

            Procure um pouco, vai encontrar. E não era a primeira vez.

  9. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    A ver vamos… Iremos ver quem é que não percebe nada disto…
    Fiquem bem “oxigenados a lítio”…
    Se perguntassem há 100 anos atrás se era possível um carro de combustão interna (gasolina ou gasóleo) fazer o que hoje fazem… também lhe chamariam de malucos!
    O tempo o dirá! Mas aqui só há “iluminatti”… enfim…

    1. Avatar de JL
      JL

      Você não percebe de certeza, como demonstrou.

      E há 100 anos acreditavam que a eficiência dos motores ia subir até 100 %, já que é aquilo que você está à espera que aconteça ao apoiar essa solução.

      Meu caro, motores a combustão, como você diz, já existem há 100 anos, houve sim muita evolução, mais nos últimos anos DEVIDO ás normas anti-poluição que muitos de vocês contestam, porque senão ainda estávamos nos anos 80-90 com motores a consumir 12 litros para fazer 100 kms e a terem 45 cv de potência,

      O que você está a sugerir é que os motores a combustão usando hidrogénio evoluam ao ponto de comparativamente consumam menos de 1 litro por cada 100 kms. Senão é impraticável ter motores a combustão movidos por hidrogénio.

      Vá ver no site da toyota os resultados ridículos que eles tiveram com esse motor, que não diferem dos apresentados pela BMW há 15 anos e mais atrás pela Mazda.

      Fica o link:

      https://toyotatimes.jp/en/report/hpe_challenge_2021/150.html

      Espero que saiba fazer contas, o carro teve uma autonomia média de 45 kms por abastecimento, foram gastos cerca de 15.5 kilos de hidrogénio por cada 100 kms, que ao preço atual fica em cerca de 350 a 464 euros por cada 100 kms (a diferença depende em que zona do globo o compra, o mais caro é nos EUA, rede mais antiga do mundo com 19 anos e onde não é bonificado). A média de tempo de abastecimento foi de 7 minutos, tendo em conta os 4 camiões carregados de tanques e equipamento para o abastecer numa zona isolada da pista rodeada de altas medidas de segurança, onde nas fotos até aparecem técnicos com mangueiras de sucção para eventuais fugas.

    2. Avatar de JL
      JL

      Já agora, esta tecnologia também usa lítio, tanto nos motores a combustão, como nos equipamentos que produzem hidrogénio, portanto não se ria porque está a defender uma tecnologia que usa lítio, cobalto, iridio, platina, cobre, entre muitos outros, alguns deles bem raros como a platina.

      1. Avatar de Nuno Manuel Alves
        Nuno Manuel Alves

        Prepara te JL proximo round são os E-fuels mágicos, aqueles que são baratos não poluem e tiram o ar cincundante para produzir MAGIA :):):):):):):):):):):)
        So que afinal NAO:):):):):):):):)

        1. Avatar de JL
          JL

          Se eles precisarem até lhes arranjo uns litrinhos.