Dados móveis: Portugal é o 4º país onde se paga mais…

33 Comentários

O preço dos dados móveis pode variar consideravelmente de um país para outro. Fatores como a concorrência no mercado das telecomunicações, a regulamentação, o nível de desenvolvimento económico e as infraestruturas existentes são os principais influenciadores deste preço.  Portugal é o 4º país da onde se paga mais na União Europeia.

Dados móveis: Portugal é o 4º país onde se paga mais...


Portugal ocupa 53.º lugar no mundo com o preço mais alto por GB de dados móveis (3,66 euros). Em 2022, os portugueses pagaram mais por dados móveis do que outros 23 países da União Europeia. Com um preço médio de 4,04 euros por GB, a África é o continente mais caro para os dados móveis.

Dados móveis: Portugal é o 4º país onde se paga mais...

Portugal ocupa o 180.º com o GB mais barato…

Ao analisar o preço de um gigabyte de dados móveis em todo o mundo vemos que alguns países oferecem tarifas bem vantajosas. Israel (0,04 euros), Itália (0,12 euros) e Fiji (0,15 euros) são os países mais baratos do mundo para um GB de dados móveis em 2022.

A França também está entre os dez países mais baratos, com um preço de 0,23 euros por GB, ocupando o sexto lugar. Portugal, por outro lado, ficou numa posição muito menos desfavorável, ocupando o 180º lugar no mundo, entre os 233 países e territórios analisados, segundo revela o estudo.

Dados móveis: Portugal é o 4º país onde se paga mais...

Ao contrário, este estudo também destaca os países e territórios onde as tarifas são consideravelmente mais elevadas em 2022. É o caso de Santa Helena, um território britânico, onde o custo médio de um 1 GB de dados móveis é de 41,05 €, seguido pelas Ilhas Malvinas (38,44 €) e por São Tomé e Príncipe (29,48 €).

Portugueses pagam 58,4% mais por dados móveis…

Para chegar ao preço médio pago pelos dados móveis em Portugal, foram analisados 16 planos. O valor médio pago em 2022 foi de 3,66 euros. Este valor coloca Portugal no 4º lugar da União Europeia com o preço mais caro por 1GB.

Atrás apenas da Finlândia, Chipre e Grécia, a situação em Portugal é oposta à dos vizinhos França e Espanha, que hoje pagam por gigabyte cerca de 0,23€ e 0,60€, respetivamente. Se compararmos com o preço médio da Europa, que está em 2,31 euros, os portugueses pagam 58,4% a mais por um gigabyte.

Mesmo que o preço do gigabyte em Portugal esteja bem acima de outros países do mundo e, principalmente, da União Europeia, o cenário tem sido positivo desde 2019. Em três anos, o país teve uma redução de 73,8%, passando de 13,98 euros em 2019 para a média atual de 3,66 euros. O país é um dos que tiveram a maior redução de preços durante o período na Europa.

Estudos –  Dados Móveis

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sandro
    Sandro

    Normal a NOS, Vodafone e MEO têm um acordo para praticar os mesmos preços.

    Enquanto isso não for punido severamente nunca mais muda. Aliado ao IVA de 23% estamos a espera do quê? Não ajuda em nada.

    Aumentem o IVA do álcool e tabaco para 27% e reduzam dos ISPs para 19%.

    O cartel prática os preços que bem lhes apetece. E mais as operadoras deviam de ser obrigadas a deixar de fornecer telemovel fixo quando não se quer… Não uso e sou obrigado a pagar por aquilo.

    Customização de pacotes?

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Qual o mecanismo utilizado para chegar ao valor de retalho?

  3. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    Um país com dois canais de TV privada dois partidos … Democracia…

  4. Avatar de MF
    MF

    No momento que as contas normais cá são tão ou mais caras que na Suiça, nada te pode surpreender mais

  5. Avatar de Repara
    Repara

    “A cable.co.uk, é um prestador de serviços de comparações tarifárias estabelecido no Reino Unido e uma das sete entidades acreditadas pela OFCOM (regulador britânico para o setor das comunicações) para a prestação de serviços de comparações de preços”. No segundo gráfico do post está como fonte, será também o primeiro.
    O gráfico original da cable.co.uk está em USD ($) e passaram o mesmo número para euros. Como os dados são de abril e maio de 2022 talvez nessa altura fosse 1€ = 1$ (agora está 1€ = 1,07$ mas também não faz diferença com pequenos valores – por isso usei € nos valores seguintes.
    Se quiserem ir ao gráfico original, situando-se num país vêm como os valores foram obtidos, em 5/5/2022:
    Em Portugal, em 5/5/2022, foram examinados 16 planos, o preço médio do GB foi de 3,67€, com o mais baixo de 1,0€ e o mais alto de 60,07€.
    Em Espanha foram examinados 58 planos, o preço médio foi de 0,6€, com o mais baixo de 0,11€ e o mais alto de 49,06€
    O preço médio dos planos não corresponde ao valor efetivamente pago pelos consumidores – não creio que houvesse ninguém a pagar 60,07€/GB, mas este valor entrou para a média dos planos. Mas dá uma boa ideia das diferenças no preço dos dados móveis por país.
    https://www.cable.co.uk/mobiles/worldwide-data-pricing/

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Já agora, convém notar que o preço que se paga são os GB contratados e não dos utilizados, p. ex.:
      – tenho um contrato com os dados móveis de 10€ e 10GB – o preço contratado é 1€/GB
      – utilizo 2 GB – o preço efetivo que pago é 5€/GB (10€/2GB).
      As operadoras sabem disso, não se importam nada de oferecer um plano com muitos GB a quem não os usa.

    2. Avatar de Ze Carlos N
      Ze Carlos N

      Obrigado pelo esclarecimento!

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Essas contas não estão bem.
    Se assim fosse, só pelos telemóveis eu pagaria ~370€ e não é isso que se verifica!

    1. Avatar de XTP
      XTP

      preço por GB, na WTF 500mb tínhamos 15+500mb ~ .63€/GB, chegou a ANACOM e perdemos 5.5GB e com o aumento provocado pela inflação agora fica a 10,56€ por 10GB, 1,056€/GB.

  7. Avatar de l0avsxhd
    l0avsxhd

    Carteira de pobre, mas despesas de rico.

    1. Avatar de Jesusita
      Jesusita

      Os tugas sao o lixo europeu logo deviam estar agradecidos pela Europa os aceitar

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Será que dá para mandar vir cartões de Internet móvel de Espanha ou França e usar em roaming em Portugal?

    1. Avatar de xxx
      xxx

      Dar dá, mas tens limites de trafego.
      Estive na Lituania e eles tÊm uns cartões de 200GB para utilizar por 2.49€, mas fora do país, só te dão 15GB.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        15GB por 2,49€ é bom. Se tiveres 2 slots para cartões no telemóvel, é impecável. Se não usares muito as chamadas, podes colocar um cartão uzo sem carregamentos obrigatórios, para manter o teu número e meter um desses para dados.

      2. Avatar de Repara
        Repara

        Cartão mensal (independente do que se use efetivamente) ou até gastar os 200 GB?
        No último caso o preço é de 0,01€/GB.

      3. Avatar de Vítor
        Vítor

        Olá. Será que pode mandar o link dos cartões da Lituânia para mandar vir para o Portugal

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Duvido que possam activar o cartao directamente em roaming.
          Alem disso, após x tempo em roaming as operadoras podem começar a cobrar (ou limitar o acesso)

  9. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Num mercado comum europeu, os preços em Portugal não se justificam, e muito mais tendo em conta o poder de compra em Portugal comparando proporcionalmente com os salários auferidos nos outros Estados membros da União Europeia.

  10. Avatar de Hugo Pombo
    Hugo Pombo

    Quando o governo esmifra as operadores nos leilões 5g, nas passagens de cabos, nos impostos, e quando entregou à PT as infraestruturas de postes, condutas, centrais, etc, impossibilitando a minina partilha de rede, já sabemos que aí o povo é que paga.
    Isto é a mesma história dos combustiveis, apontamos o dedo as gasolineiras, mas a galp vende mais barato em Espanha que em Portugal. O mesmo se aplica à Vodafone.

  11. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Os serviços de Telecomunicações e Internet não podem ser prestados e fornecidos por empresas privadas, pois colocam em causa a Soberania e a Segurança do País, assim como a segurança e privacidade dos Portugueses, para além de dar azo a situações como esta.

    É ao Estado que compete a função de administrar e fornecer o Serviço de Telecomunicações e Internet.

  12. Avatar de MLopes
    MLopes

    também somos os quartos mais ricos e com maior poder de compra 😉 porque haveria de ser diferente(?)

  13. Avatar de Jesusita
    Jesusita

    23 gb por mes na meompor 7.50 euros por mes. Satiafeito mas concordo que com 5g devia ser ilimitado

    1. Avatar de XTP
      XTP

      que tarifario é esse?

  14. Avatar de Kush
    Kush

    Uma coisa que está mal e a ANACOM devia impor, e que, se este mês não gasto os dados todos, deviam passar para o outro mês, visto que paguei pelos dados. Isso era muito bom que viesse a ser implantado

    1. Avatar de KeyboardWarrior
      KeyboardWarrior

      Espera sentado. As OPERADORAS é que impõem à ANACOM o que esta lhes deve impor.

  15. Avatar de Nuno
    Nuno

    É uma vegonha Portugal so ladroes esas empresas, Franca 200 GB 20 euros, italia o mesmo, 99% dos paises ja tem ofertas cima de 100 GB a preços muito em conta so nos mesmo é que ainda andamos con estes numeros ridiculos de 5GBs ou 10GBs a preços de ouro.
    Governantes de merda que temos.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      França: 200 GB 20 euros. Os 200 GB e os 20 euros são mensais?
      Se assim for, quem é que gasta 200 GB num mês?
      Eu, habitualmente no dia é casa (com rede wi-fi) e trabalho (com rede wi-fi) estou muito longe disso. Não há aí um truque de ilusionismo – oferecer o que não se vai gastar?
      E os 200 GB não estão associados a uma cláusula do tipo “uso responsável” que permita o “trafic shaping”?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Mais expecificamente 210 GBs por 19,99 e 25 GBs em roming, è o que utilizo neste momento, so ir na pagina da ww.mobile.free.fr que tem la

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Eu pessoalmente ate gasto muito mais que isso, e so utilizar a internet para ver TV que la se vai os 200 Gbs em 2 semanas em streaming se gasta muito.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            e por ultimo sao 19,99 porque nao sou assinante ja que nao fivo em Franca so ca estou de vez em quando a trabalho que se nao era so 9,99 euros por mes. infelizmente o nosso pais no nosso pais as empresas a politica è rouba tudo o que poderes ao Tuga.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Em PT tens tarifários ilimitados por 25€ + IVA e com 1 gbps de velocidade. Não sei de que se queixam

  16. Avatar de HMMMM
    HMMMM

    Normal… o nosso país também é dos mais ricos da europa …

  17. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    venha a Digi!!!