Google lança aplicação nativa do Gmail para iOS…

32 Comentários

…que é retirada poucas horas depois, devido a bugs.

A Google lançou ontem uma aplicação oficial do Gmail para os dispositivos móveis da Apple a correr o iOS: iPhone, iPod Touch e iPad.

Tinham surgido nos últimos dias alguns rumores que apontavam para este lançamento, rumores esses que se confirmaram com o anúncio oficial por parte da Google desta aplicação para iOS. No entanto, depois de vários relatos de erros por parte dos utilizadores, a Google decidiu retirar a aplicação da App Store poucas horas depois de esta ter sido disponibilizada, de forma a proceder à sua correcção.


A Google tem, nos últimos dias, procedido a várias actualizações no seu cliente de email, o Gmail. Depois da actualização da aplicação Google+ para Android (ver aqui) e da alteração da imagem do Gmail (ver aqui), a Google disponibilizou também uma nova aplicação nativa do Gmail para os clientes a utilizar o iOS, presente nos dispositivos móveis da Apple, o iPhone, iPod Touch e iPad.

Apesar de até ao momento estes utilizadores não terem uma aplicação oficial da Google para o Gmail, existiam,obviamente, outras opções que possibilitavam o uso do Gmail nestes dispositivos, entre elas a configuração na aplicação de email nativa do iOS, a utilização de aplicações alternativas, de terceiros, disponíveis na App Store, ou mesmo através do safari, com a webapp do Gmail.

No entanto, nem tudo correu bem neste lançamento. Em poucas horas houveram diversos relatos de problemas com a aplicação Gmail, principalmente relacionados com as notificações, que levaram a Google a decidir retirar a aplicação da App Store para proceder à correcção dos bugs existentes.

Apesar de ter estado pouco tempo “no ar”, conseguimos instalar e experimentar a aplicação da Google. Veja a seguir alguns screenshots.

Gmail no iPad:


anterior próxima

 

Gmail no iPhone / iPod Touch:


anterior próxima

 

A aplicação Gmail para iOS tem/terá as seguintes funções principais:

  • Push notifications para novas mensagens;
  • Agrupamento de mensagens em conversas;
  • Abertura e envio de anexos;
  • Pesquisa rápida por mensagens;
  • Visão simultânea de mensagens e caixa de entrada no iPad;
  • Permite ver a caixa de entrada prioritária e filtrar as mensagens por marcadores e estrelas;
  • Acesso rápido aos marcadores com um simples swipe da esquerda para a direita.

 

Espera-se para breve o relançamento da aplicação do Gmail na App Store, com os bugs das notificações devidamente corrigidos e pronta para servir os utilizadores de Gmail e iOS.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: iOS 4.0+
Download: Gmail 1.0.1 [3.2 MB]
Homepage: Gmail

 

Artigos Relacionados:

 

 

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fran
    fran

    isto ja foi ontem…

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Fran

      o post começa mesmo por dizer isso…

      “A Google lançou ontem uma aplicação oficial do Gmail para os dispositivos móveis da Apple a correr o iOS: iPhone, iPod Touch e iPad.”

      Cumprimentos e continuação do bom trabalho

  2. Avatar de Joao Reis
    Joao Reis

    Ok ja fazia falta!
    A aplicação nativa de mail do iOS terá de melhorar. OU então sugiro alteração do iOS.

    – Começar a usar sistema de logins no iPad, se puser 1 codigo é um utilizador, se usar outro codigo é de outro, com outros contactos, com o seu email, cmo os seus favoritos e com as suas apps.

    Isto no iPad faz tdo o sentido, iphone claro q ja nao.

    Melhor compra tecnologica da ultima decada, iPad2 sem duvida, a minha familia adora, e faz me um jeitaço em tantas vezes.
    Aconselho a quem viva com familiares, e esses usem email e browsing, jornais online e youtube e mais apps de cartas ou de sudoku etc…é o ideal por completo, foi uma surpresa até porque nao comprei para eles.

    So falta esta caractristica no iOS do iPad pelo menos. Diferentes logins, para obter diferentes fontes de contacto, apps e organização propria

    1. Avatar de Ricardo Nunes
      Ricardo Nunes

      No Cydia tens uma aplicação que te permite fazer tudo isso, incluindo contas separadas da appstore 😉

      1. Avatar de Joao Reis
        Joao Reis

        Diz-me a app do cydia, epa diz logo tudo de uma vez :p
        Lá vou eu adiar o updgrade para o iOS5
        Abraço

      2. Avatar de David Gonçalves
        David Gonçalves

        Ricardo Nunes e que app é essa do cydia?

      3. Avatar de Ricardo Nunes
        Ricardo Nunes

        Desculpem so reponder agora -_- na altura nao me lembrava… é o iUsers. Usava ainda no iOS 4, não sei em que fase está agora.

        http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Tq8sjcOdAsc

      4. Avatar de Ricardo Nunes
        Ricardo Nunes

        Enquanto o outro comment com link para o youtube aguarda aprovação, fica este.. iUsers é o nome da app

      5. Avatar de Ricardo Nunes
        Ricardo Nunes

        Onde está o editar post? lolol 😛

        Esqueci-me da source para o cydia: http://cydia.iblogeek.com/

        Site da app:

        http://pedrofranceschi.com/

        1. Avatar de Joao Reis
          Joao Reis

          És o maior, obrigado!!!

    2. Avatar de Tiago Dias

      Por acaso é uma questão que já tinha pensado.

      Faz todo o sentido num dispositivo como o iPad, sim. Mesmo que não se levasse ao limite de aplicar essa solução a todo o sistema, pelo menos em aplicações chave como o email e contactos seria bastante útil!

      Quanto ao iPad em família, é como tu dizes, excelente! E perfeitamente usável por qualquer pessoa, mesmo que não tenha nunca tocado num computador ou smartphone! Ainda hoje deixei um iPad de manhã a uma pessoa que nunca na vida usou um computador, para ser usado durante todo o dia! Daqui a pouco vou ver o resultado.. 😀

      1. Avatar de Samuel Gomes
        Samuel Gomes

        Quando lá chegares o iPad foi usado como tábua de cortar pão, para deixar o peixinho do almoço a tomar sal, enfim, um infindável número de aplicabilidades que o iPad permite a uma pessoa que nunca usou um computador 😀

        jk 😉

  3. Avatar de jedi
    jedi

    nao percebo para quê colocar o link download, com0 diz no artigo, foi retirado pelo google apos um bug de notificações. lol

    1. Avatar de Tiago Dias

      Comecei o artigo mal a aplicação ficou disponível. Depois, quando estava quase pronto para publicar, surge a notícia de que a aplicação foi retirada. Toca a alterar o artigo..

      O link já estava colocado, e decidi deixar ficar. Provavelmente poderá ser usado quando a aplicação estiver novamente no ar.

      1. Avatar de jedi
        jedi

        ok, mas isso dá para outro artigo quando já estivesse outra vez disponivel. Para mim nao faz diferença porque tenho android. 😉

  4. Avatar de Ivo Fernandes
    Ivo Fernandes

    Pelo que já li e pelos sreenshots, parece que nada mais é do que um “navegador” para o interface HTML que a Google já desenvolveu para o iPhone, ou é mesmo uma app integrada?

    1. Avatar de Francisco Cirne
      Francisco Cirne

      é mesmo uma app! mas pelo que li não trás nada de novo em relação à versão html!

    2. Avatar de Tiago Dias

      Referes-te ao acesso via Safari? É um interface bastante diferente, é mesmo uma app integrada que dá uma experiência diferente da versão mobile do browser, com melhor acesso a diversas funções (como marcadores, mensagens com estrela, etc).

      Permite também, por exemplo, aceder aos email offline (obviamente apenas aos emails previamente descarregados), e tem as notificações (que não pude verificar pois existe o bug).

      A google já tinha uma aplicação, que essa sim apenas continha links para os seus serviços (gmail, calendar, etc), que direccionavam para o Safari para abrir a versão mobile do serviço no browser.

      Não sei se era esta a tua dúvida 😉

      1. Avatar de Ivo Fernandes
        Ivo Fernandes

        Sim, mas se estiveres offline, podes, por exemplo, escrever um e-mail para ser enviado posteriormente? Ou seja, o “formulário” para escrever o e-mail está mesmo na app ou abre como conteúdo externo? Não sei se me faço entender….

        Permite associar várias contas e integrar e ver as diferentes inbox’s numa caixa unificada?

        1. Avatar de Tiago Dias

          Sim, permite escrever o email offline e enviar posteriormente.

          Quanto às múltiplas contas é que, pelo menos para já, não permite…

          1. Avatar de Ivo Fernandes
            Ivo Fernandes

            Assim sendo, para mim, perde todo o interesse.

    3. Avatar de a friend®

      Não é totalmente App Nativa. Tem partes que usa o “webview” como se fosse no browser.
      Básicamente está o mesmo lixo que fizeram com o Google+

  5. Avatar de André

    Situação caricata esta, não parece nada da Google.

  6. Avatar de konteudos.info

    eu consegui instalar hoje de manhã num iphone

    1. Avatar de Tiago Dias

      Estranho… Isso foi na store portuguesa?

      Ontem à tarde já não dava para instalar.. Eu tinha a app apenas no iPad, e para instalar no iPod já não consegui na app store… tive que sincronizar com o iTunes e, como é uma app universal, instalar no iPod a partir do iTunes.

  7. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Nesta app nativa do Gmail será q é possivel seleccionar múltiplos contactos p o envio de 1 email sem a obrigatoriedade de ter-mos q ir à lista para marcar cada um deles, colmatando um falha existente na app de email do iOS?

    No fundo, abrir a lista de contactos e fazer check em vários contactos de seguida?

  8. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Tenho uma dúvida!
    Entre o Iphone 4 e o Samsung Galaxy S2 Qual seria o escolhido? e porque?
    Tenho essa dúvida e tenho ambas as possibilidades, mas nao sei qual deles deveria escolher!

    Iphone 4 ou Samsung Galaxy S2

    1. Avatar de RCS
      RCS

      Com qualquer um deles ficas bem servido, mas a tua escolha deveria recair entre o 4S e o SGSII.

      Qualquer um deles te chega e sobra, por isso escolhe aquele que os teus amigos mais tiverem, para te poderem dar dicas (isto se não fores já um utilizador de ios ou android).

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Tendo em consideração a semelhança das características entre ambos (SSGII e iP4S, acho que a escolha recai mais sobre iOS ou Android.

      O meu conselho é se tiveres a oportunidade de usar os 2 SO’s antes de comprar seria o mais sensato para poderes ter uma opinião mais bem formada.

  9. Avatar de David Gonçalves
    David Gonçalves

    Boas Pessoal,
    Conheço um pouco de cada mas nao o suficiente para decidir qual dos dois seria melhor!
    Nao sei se o android seria ou nao melhor que o iOS ou vice versa!

    Sinceramente continuo indeciso entre ambos! 😉

  10. Avatar de Joao Teixeira
    Joao Teixeira

    E para quando um Google Talk para Iphone?