China vs EUA: Quem chegará primeiro ao solo da Lua?

29 Comentários

Sim, foi no dia 16 de julho de 1969, que a nave Apollo 11 levou os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins até à Lua. Contudo, depois de meio século, a humanidade tem novos e ambiciosos planos para o nosso satélite natural. Se a missão Artemis prevê colocar 4 astronautas até 2025, a China prepara-se para pôr três astronautas na Lua antes de 2030.

Ilustração dos astronautas da China que vão pisar a Lua


China já prepara pouso na Lua

Depois dos EUA partilharem vários aspetos da missão Artemis, a China, que também tem ambições para alunar, anunciou que iniciou a “fase de pouso tripulado na Lua” do seu programa de exploração do nosso satélite. Esta meta deverá ser alcançada antes de 2030.

O vice-diretor da Agência Espacial Tripulada da China, Lin Xiqiang, explicou, em conferência de imprensa, que o Escritório de Engenharia Espacial Tripulada da China “iniciou os trabalhos de desenvolvimento” em projetos que incluem “novos veículos de exploração, fatos de astronauta, uma nova geração de naves espaciais e novos foguetões”.

O trabalho visa possibilitar no futuro uma “curta estadia na Lua”, uma “exploração conjunta homem-máquina” e as tarefas de “pouso na lua, movimentos na superfície, recolha de minerais, pesquisa científica e retorno à Terra”.

Explicou Lin.

Além desta informação sobre o pouso na Lua, Lin anunciou ainda o lançamento do Shenzhou-16, que vai transportar três astronautas para a estação espacial de Tiangong, na terça-feira. Segundo o vice-diretor da Agência Espacial Tripulada da China, os astronautas Jing Haipeng, Zhu Yangzhu e Gui Haichao, vão partir para Tiangong, a partir da base de lançamento de Jiuquan, situada numa área desértica no norte do país.

Para Jing, o comandante da missão tripulada, esta é quarta missão em que participa, o que o tornará no ‘taikonauta’ – como são chamados os astronautas chineses – com mais missões.

Para Zhu e Gui esta é a primeira missão no espaço. Jing e Zhu vão ficar encarregados de manobrar e gerir a nave e realizar experiências.

 

Tiangong poderá ser a única estação espacial em funcionamento com o fim da ISS

A construção da estação espacial foi concluída no final de 2022. É provável que a Tiangong se torne na única estação espacial do mundo até 2024, se a Estação Espacial Internacional, uma iniciativa liderada pelos Estados Unidos à qual a China está impedida de aceder devido aos laços militares do seu programa espacial, for desativada naquele ano, conforme está planeado.

A China já conseguiu pousar a sonda Chang’e 4 no lado da Lua não visível a partir da Terra em 2019, tornando-se o primeiro país a fazê-lo.

O país asiático anunciou também recentemente a quarta fase do seu programa de exploração lunar, que inclui a construção na próxima década de uma base de exploração científica no polo sul do satélite natural da Terra.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Eu continuo a dizer que o planeta Terra não é redondo!

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Eu acho que é oblongo, já começo a ver esta coisa toda com olhos em bico!

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Claro que vai ser a Spacex e de que maneira . O que é que fizeram os chineses além de copiarem a tecnologia dos russos ?Pois é até aqui bastava copiar mas agora tem que se inovar .Por outro lado a Spacex não brinca em serviço e já manda o falcon9 para o espaço como o autacarro das 7 , todos as dias e sem falhas , Fiquei espantado com os comentários ,ñ sabia que havia tantos terraplanistas em Portugal.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      E tens razão, não é redonda é um geóide!

    3. Avatar de merc dei
      merc dei

      e tens razao …nao é uma esfera perfeita … é ligeiramete achatado nos “polos” devido a sua rotacao.

    4. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Para alguns é quadrado.

    5. Avatar de Pintor
      Pintor

      Tens toda a razão.É triangular.

  2. Avatar de Jose
    Jose

    O quê? Conseguiram roubar mais dados da NASA?

  3. Avatar de Jota
    Jota

    China, claro!

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Em 1969 dizem ter pousado na Lua! Em 59 anos esqueceram tudo? Hum…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      De certeza que ainda vão trazer a bandeira dos EUA aos farrapos!

    2. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Que ganda filme.

    3. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Não esqueceram. Nem esqueceram os 25 mil milhões de dólares gastos (165 mil milhões ajustados com inflação atualmente) com o programa Apollo, cujo principal objetivo era chegar lá primeiro.
      Já agora, as rochas lunares que foram doadas pela NASA para quase todos os países vieram da Lua como? De autocarro?

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        E com uma tecnologia que hoje teria que valor monetário?

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Logo a doação era uma necessidade que se impunha e porque razão? Há tantas rochas que desconhecemos, nomeadamente de meteoritos e de criação artificial! Eu apenas questionei, mas quando argumentar valide com factos convincentes…

        1. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          Nenhum geólogo no mundo colocou a origem das rochas em questão.
          Mas pesquise por fotos tiradas aos locais das missões Apollo (algumas das quais pela agência espacial chinesa)

  5. Avatar de Supersilva
    Supersilva

    Quem vai ser de verdade dessa vez?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Nem os russos contestam e vem o Sr. Silva com a verdade…

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Pois é… Estamos a entrar numa era onde a burrice parece ser moda. É o final dos tempos

  6. Avatar de Edilson Miguel
    Edilson Miguel

    A mais de 53 que lá foram nunca mais voltam!!! Isto é uma tanga do tamanho da lua

    1. Avatar de Edilson Miguel
      Edilson Miguel

      53 anos

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    Só acredita nisto quem não pensa muito.
    É como os Ets, que só aparecem nos EUA.
    Então vejamos, há 53 anos atrás (tudo bem que tiveram um grande investimento) conseguiram chegar à lua.
    Agora, 2023 com toda a tecnologia que temos, AI, novas formas de energia e motores, não conseguem chegar. LOL.
    É tão verdade a ida à lua como os ETs.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Chegaram pois, vi numa imagem um chinelo do Armstrong. Vais a ver se eles não trazem o chinelo.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Unidos seriam sempre mais fortes …

    Depois da torre de babel …

    Terá que vir uma outra desgraça mundial para todos se unirem e acabarem com os imperialismos de m3rda …

    Bem, vamos ver o que nos aguarda … ou não …

  9. Avatar de Paulo Santos
    Paulo Santos

    Para alguns o planeta ainda é plano, está visto. Mas desconfio que estejam razões políticas por trás das suas convicções.

  10. Avatar de José Bonifácio Boni.
    José Bonifácio Boni.

    Será que com esses trajes vestidos
    Teriam coragem de ficar por apenas 10 minutinhos
    Pisando em cima de um REACTOR TERMONUCLEAR
    Todo explodido?

    1. Avatar de José Bonifácio Boni
      José Bonifácio Boni

      Onde consta em cima: gentileza considerar encima.

  11. Avatar de Grunho
    Grunho

    Quem tiver o melhor estúdio de TV no meio do deserto é o primeiro a chegar à lua. E a respeito de armstrongs, estamos conversados: Neil A., Lance A., e por aí fora. O único que se aproveitou foi o Louis A., what a wonderfull world!

  12. Avatar de Jesusita
    Jesusita

    Se tivessem mesmo ido a lua hoje em dia a tecnologia para chegar a lua custaria cerca de 20 euros e disponivel a cada cidadao. Nunca la foram, a lua jem existe e so uma projeccao do sol em 2d