Certificados de aforro: Regras podem mudar em breve

54 Comentários

Os Certificados de Aforro são títulos de dívida pública emitido pelo Estado Português, unicamente para pessoas singulares. Esta tem sido uma das formas preferidas pelos portugueses no que diz respeito a poupanças, mas as regras podem estar para mudar.


Certificados de aforro: taxa de juro bruta de 3,5%

Face a tudo o que está a acontecer, os certificados de aforro têm sido a forma escolhida pelos portugueses para rentabilizar as suas poupanças. As taxas são melhores do que as que são disponibilizadas nos bancos e por isso tem crescido o número de portugueses com este tipo de títulos.

Segundo revela a SIC, no primeiro trimestre de 2023, as famílias portuguesas aplicaram mais de 9 mil milhões de euros em certificados de aforro. Por outro lado, os bancos perderam 3 mil milhões de euros devido à aposta em certificados de aforro.

Atualmente, os aforradores beneficiam de uma taxa de juro bruta de 3,5%, o teto máximo permitido por lei, revela o canal.

António Ribeiro, especialista em produtos de poupança e analista financeiro referiu num artigo da Proteste Investe que as regras dos certificados de aforro que podem mudar brevemente.

Cada subscrição vence juros com uma periodicidade trimestral, sendo estes juros capitalizados. Há ainda a somar um prémio de permanência de 0,5% do início do segundo ano ao final do quinto, e de 1% a partir do sexto ano até ao final de 10 anos, explica o Proteste Investe.

Num cenário de mudança, António Ribeiro considera que o Governo poderá fazer o seguinte: avançar com alterações no que respeita a “taxa de rentabilidade de futuras subscrições dos certificados de aforro”; ou avançar mesmo com a emissão de uma nova série, com outras condições e uma remuneração mais baixa.

 

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Atento
    Atento

    Excelente estratégia de marketing! Agora sim, vai ser grande a procura de algo que vão “escassear”. Parabéns ao estratega.

    1. Avatar de Jacs
      Jacs

      nem digas nada mas não anda longe o que escreves

  2. Avatar de GM
    GM

    Nota-se a estratégia do Governo. Em vez de se financiar internamente e fomentar a poupança, prefere pagar nos mercados internacionais.

    1. Avatar de JP
      JP

      Estamos no poço e continuamos a cavar.

      Será que quem elegeu a figura que (des) governa o nosso país vai continuar a bater na mesma tecla?

    2. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      É essa a proposta da direita: Certificados de aforro com 0,5% de base e prémio de 0,25% ao cabo de 6 anos. Certificados do tesouro com 0,55% e 0,20% ao cabo de 5 anos.
      Assim a banca pode ganhar 20000 milhões, por ano e passar a cobrar 90000 milhões, só em comissões anualmente.

  3. Avatar de GM
    GM

    https ://www.dinheirovivo.pt/economia/taxa-de-juro-da-nova-divida-sobe-para-o-valor-mais-alto-desde-o-fim-do-programa-da-troika-15914058.html

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estão a ceder às influências dos bancos (dos amigos), para não lhes darem muita concorrência e prejuízo nas rentabilidades.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nem por isso. Os grandes bancos estão bem capitalizados, alguns deles nem querem mais depósitos. Quem lê as notícias, acha que os cofres dos bancos estão quase vazios e é uma sangria desatada a ir para os CA. Há muitos milhões e milhões de euros parados nos grandes bancos nacionais, pessoas que simplesmente não se preocupam em rentabilizar o seu capital, outras têm receio de o fazer.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Será? Com o dinheiro de quem?

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        O valor aplicado em CAs dá uma média de 3.000€ por Português. Achas mesmo que os bancos estão a nadar em dinheiro?

  5. Avatar de Alvaro Silva
    Alvaro Silva

    o lobby dos bancos é muito forte……. governo rendido á banca.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Quem está a anunciar isto é um “especialista” da DECO que recebe 100% do ordenado a partir de serviços à banca privada.

  6. Avatar de Domingos
    Domingos

    É vergonhoso que o governo ceda a pressões dos bancos. Mais uma vez, o sistema financeiro tem mais que os nossos governantes.

  7. Avatar de nuno neves
    nuno neves

    Sempre foi assim, seja qual for o governo, quem manda no pais são as grandes empresas, sempre foi assim em todo o mundo.
    Nada de novo.

    1. Avatar de Pois
      Pois

      Não foi sempre assim, não. Tem sido sempre assim desde os anos 70.

  8. Avatar de Camane
    Camane

    Pois lancem a dica para o governo ir atrás, parecem programadas estas notícias.

  9. Avatar de Repara
    Repara

    Enquanto aforrador, prefiro que o Estado pague juros o mais alto possível. Enquanto contribuinte, prefiro que o Estado pague os juros mais baixos possível.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      A situação que melhor ilustra a frase “Preso por ter cão, preso por não ter”.

  10. Avatar de Horacio
    Horacio

    Inflação a mais de 7%. Certificados de aforro a metade ou seja a 3,5%. Destes 3,5% o estado tira 28%? Fica um lucro fabuloso (um lucro altamente negativo). O senhor da Proteste ou não tem nada que dizer ou foi comprado para lançar o boato e o governo ter base de apoio. POBRES AFORRADORES. Eram perseguidos os condutores de veiculos e os senhorios, agora passam a ser também os AFORRDORES. Bonito…..

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      O tipo está a proteger a banca que paga… 0,61% ao mesmo tempo que cobra 0,73% em comissões. Neste momento, quem deixar o dinheiro nos bancos perde 0,12% ao final de 12 meses. E sem calcular contra a inflação.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Anda a ver os bancos errados. Há bancos a dar perto de 3% TANB, é tudo questão de procurar.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não. Não há. E a prova e que não consegues dizer qual.

    2. Avatar de -

      Filho, pelos números que cita, ele tira 28% dos 3.5%… Nunca é um juro negativo…

      1. Avatar de Horacio
        Horacio

        Com inflação superior a 7% ? O juro, depois de retirado o imposto, devia ser ao mesmo valor da inflação, para não ser negativo (para não perder dinheiro).

        1. Avatar de Mário
          Mário

          @Horacio, arranje-me pf uma aplicação que pague 8% líquidos com 100% garantia de capital… pois é isso que os certificados têm.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Para não perder dinheiro, o valor do juro líquido teria de ser pelo menos igual ao da inflação. Se o juro bruto é 3.5%, é fácil de perceber que até sem imposto estaria a perder dinheiro…
          Se quer aplicações com taxa de juro acima da inflação, tem no mercado obrigações, com o respetivo risco. A taxa é garantida, agora o capital não. Bem se viu no caso do BES. Não há almoços grátis. O rentabilidade é proporcional ao risco. Muita rentabilidade, sem risco não há.

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Onde é que metes o dinheiro a render 7% líquidos com garantia do capital e dos juros?

  11. Avatar de l0avsxhd
    l0avsxhd

    Já se esperava… o ze povinho não pode poupar uns trocos que eles alteram logo as regras. Até parece que 3,5% é uma fortuna de juros.

  12. Avatar de António
    António

    Portugueses, gastem o vosso dinheiro e tenham uma vida boa em vez de o darem aos bancos.

    1. Avatar de GM
      GM

      “Vida Boa” – esse é o novo lema do Bloco de Esquerda.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Qual dinheiro? Há quem não o tenha para gastar, quanto mais para dar aos bancos.

  13. Avatar de Domingos
    Domingos

    Parecem estar todos de acordo, os bancos pagarem misérias pelo nosso dinheiro, mas quando se pedem um empréstimo à banca, cobram 12 vezes mais de juros.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nem todos pagam uma miséria. Se procurar, há bancos com taxas a rondar os 3% TANB.

      1. Avatar de Nuno
  14. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Começa na U.E. e talvez por isso não tenham outro remédio …

    Mas se estão contra tenham atitude correcta e deixem de ter conta nos bancos …

    😉

  15. Avatar de Jose morais
    Jose morais

    Infelizmente caros cidadaos é o País que temos por nossa ignorancia porque somos uns tansos e mansos admitimos tudo desta corja e escoria desta classe politica infelizmente esta banca portuguesa tentam sugar os clientes com ilegalidade de comissoes e juros com taxas exorbitantes e com dividendos de outro mundo como é possivel a culpa só é do povo burro que somos.

    1. Avatar de Manuel da Rocha
      Manuel da Rocha

      Esse “povo burro”, é o mesmo que impediu a direita de dar 20000 milhões, em lucro líquidos, à banca.
      Infelizmente, o “povo burro”, gasta 160% do seu rendimento disponível, daí pagar 63000 milhões, só em comissões, à banca. O governo corta 793 milhões (a partir de 16 de Julho), eis que aparecem 5400000 especialistas, em tudo quando é notícia a anunciar que o governo vai cortar 90% das remunerações dos certificados de aforro…
      Curioso é que acredito muito mais que em Julho, lancem uma nova emissão de certificados do tesouro, com remunerações de 1,75% e bónus até 1.25%, para depois de 5 anos de permanência (provavelmente sem pagamento de IRS). Pois os do tesouro pagam o mesmo que a banca paga para depósitos a prazo… que é o valor máximo que a direita quer que seja permitido para os CA.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Qual banca? Anda a ver a banca errada… Há banca a pagar depósitos a rondar os 3% é só procurar.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Será possível dar um exemplo para não ser apenas mentiroso?

        2. Avatar de Marco
          Marco

          3%? Onde ? Logo no primeiro ano? Ele há com cada um…

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            É aquela malta que mete Portugal no último lugar da literacia financeira e que lê até* 3% e assume que a taxa é essa… Enfim, é o que temos…

  16. Avatar de Manuel da Rocha
    Manuel da Rocha

    O “especialista” lança informação que só vale para a banca comercial, como se fosse ministro das finanças. Para o governo até está a dar lucro pagar os 3,5%. Nas emissões para o mercado, o valor está em 3,94%. Para emitir a 10 anos, pode passar os 4,4%. Por isso, dá mais rentabilidade receber aforro do que emitir 18000 milhões, para os mercados.
    Só que isso têm um peso gigante para a banca comercial e de investimento: sem o governo emitir dívida (principalmente de médio prazo, 2 a 5 anos), vai lixar a rendibilidade dos produtos vendidos aos clientes, o que aumenta o que as financeiras pagam pelos seguros, o que exige que invistam mais dinheiro em operações de bolsa. É aqui que a banca anda fula. O governo recebe dinheiro nos CA, não emite dívida profissional e a banca está cheia de liquidez. O equilíbrio é daí que aparece. Menos dinheiro emprestado, menos produtos financeiros (principalmente complexos, compostos e derivados) é a forma de travar a inflação e regulamentar as operações de crédito, que tem sido uma rebaldaria.
    A banca está fula com o governo mandar acabar com comissões “vazias” que rendiam 793 milhões, anualmente. De onde acham que aparecem estes milhões de especialistas a falar como se fossem do governo?

  17. Avatar de Santos
    Santos

    Façam como eu fiz, abri conta aqui https://wise.com/invite/ath/anterod13
    E cambiei o euro em dólar, assim passei a receber 3,80% bruto e é pago todos os meses para o saldo á ordem e não tenho que subscrever qualquer produto e/ou ficar preso com o dinheiro nem um dia, pois eles pagam esse juros nos depósitos á ordem, portanto sempre que necessitamos do dinheiro podemos usar e ainda temos direito a cartão de débito sem anuidade e conta sem quaisquer comicoes.
    NOTA: cambiei para dólar porque é a moeda que pagam melhor juros, em euro pagam 1,80%, é esse o motivo para cambiar em dólar, de referir que a taxa que pagam é variável.
    Depois também como em qualquer banco levam o lucro deles, eu em 50000 dólares no último mês recebi 110,83€ limpos, agora é só multiplicar por 12 e vemos se não é melhor juro que qualquer produto financeiro que temos por cá.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E depois não tem de pagar mais valias em sede de IRS se quiser usufruir desse capital?

      1. Avatar de Santos
        Santos

        Não porque fica logo retido na fonte como acontece nos bancos normais, o funcionamento é o mesmo, neste caso ainda melhor porque soma logo ao saldo existente e no próximo mês já recebe juros desse juro que recebeu do mês anterior.

        1. Avatar de Vidal
          Vidal

          Pois a retenção na wise é de 30%, o que eles dão ao cliente já é depois da retenção.
          Exemplo para o cliente receber 100 eles já retiraram antes 42,87 aproximadamente.

          1. Avatar de Palas
            Palas

            Pelas minhas contas, na prática o que chega ao bolso do cliente é por volta dos 2,52% após a retenção.
            Ou seja é tudo a mamar, em qualquer lado oferecem/anunciam sempre boas percentagens nos juros para cativar clientes, mas não explicam o real valor de percentagem que o cliente recebe, quando o cliente vai fazer bem as contas percebe que quase metade do que eles anunciam fica logo retido !

  18. Avatar de luisa
    luisa

    A malta andou toda a vender a ideia de que os certificados de aforro eram a melhor coisa do mundo e que todos deviam investir e que era extremamente seguro visto que só perdiam dinheiro se o pais fosse á falência. Ahahahahaha agora devem se estar a roer todos com isto! Acreditar num governo corrupto não é uma boa forma de apostar dinheiro.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Qual é o problema? A qualquer momento após os 3 meses iniciais da subscrição, pode resgatar e aplicar o capital noutra aplicação mais vantajosa. Tal como tem havido migração para os CA, amanhã pode ser para outro produto financeiro.

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Devem estar-se a roer com isso? Ou com o dinheiro a cair na conta a todos os trimestres enquanto alguns medricas que não sabem do que falam ficam mais pobres e mais burros…

  19. Avatar de sergio
    sergio

    Este governo de merda não quer ter prejuízo $.
    Reparem, antes eles ofereciam apoio de 4000€ para quem comprasse carro elétrico. A procura foi tanta, as vendas de carros elétricos foi tanta, que o governo acabou com esse apoio.
    Agora quanto aos certificados de aforro a procura é tanta, que eles já querem pagar menos de 3,5% .?
    Governo nojento.

    Ah e há uma coisa que a porcaria de programas de telejornais “contas poupança” esquecem de dizer.
    Você empresta dinheiro ao estado e depois recebe os juros, mas o ESTADO retira logo 28% de IRS.

    Nas simulações que eles mostram na TV, você investe 5000€ e ganha 175€ em juros, muito “bonito”.
    Mas quando cai na sua conta os juros o governo já retirou 28% para IRS, portanto você só fica com 126€.
    Portanto quem colocar dinheiro em certificados de aforro, na verdade ganha 3,5% mas depois perde 28% do valor dos juros para efeitos de IRS.
    Mas nos telejornais ninguém diz isso.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso sucede também com depósitos a prazo. E no caso de fundos de investimento, é depois na declaração de IRS anual.

    2. Avatar de Mario
      Mario

      @Sergio, acordou agora?
      Isso SEMPRE foi assim, desde que me lembro de gerir o meu dinheiro que sempre houve taxa liberatória, primeiro a 22% (acho eu) e depois a troika “exigiu” passar para 28%
      O apoio nos carros elétricos? Quem os compra e usufrui do apoio gasta 4000€ num almoço sem grandes problemas, e são os mesmos que vão votar IL

  20. Avatar de Santos
    Santos

    Correção, 110,83usd e não 110,83€.