Portugal: Governo proíbe chineses nas redes de comunicação 5G

33 Comentários

O conselho de segurança cibernética de Portugal, CSSC, emitiu uma resolução que pode proibir formalmente as operadoras de telecomunicações de usar equipamentos chinês nas suas redes móveis 5G de alta velocidade, bem como em plataformas 4G nas quais a nova tecnologia se baseia.


5G: empresas sediadas fora da UE, dos EUA e de outros países da OCDE deverão ser excluídas

Refere a Reuters, que o Conselho Superior de Segurança decidiu que as empresas sediadas fora da UE, dos EUA e de outros países da OCDE deverão ser excluídas.

O CSSC é um órgão consultivo do primeiro-ministro e o documento, datado de 23 de maio, é mais um golpe nos esforços da gigante tecnológica chinesa Huawei para entrar no mercado 5G em Portugal, refere o canal de informação.

As principais operadoras do país, Altice, NOS e Vodafone já disseram que não usarão equipamentos da Huawei em redes core 5G, no sentido de não comprometer a segurança.  De relembrar que em 2020, os Estados Unidos “ameaçaram” Portugal, se a Huawei entrasse na rede 5G.

Portugal: Governo proíbe equipamento chinês nas redes 5G

A Huawei já veio referir em comunicado que “não teve conhecimento prévio e não foi consultada sobre este assunto” e que ainda está a recolher informação “sobre a natureza da avaliação” e espera continuar a servir os clientes portugueses.

O 5G representa a mais recente geração das redes móveis, melhorando a capacidade das mesmas em oferecer novos serviços. Ao contrário das tecnologias anteriores, muito centradas nos serviços ao consumidor, o 5G foi desenvolvido de forma a facilitar o desenvolvimento de serviços a empresas e à sociedade em geral.

Embora o 5G almeje velocidades de comunicação de dados na ordem dos 10 Gbps, em 2021 as velocidades médias efetivas estão a ser medidas no utilizador final com valores entre 400 a 600 Mbps. Estas velocidades significam que o 5G pode ser já um concorrente aos serviços de banda larga doméstica, oferecendo uma versão bastante melhorada dos Acessos Fixos Sem-fios disponíveis com o 4G – saiba mais aqui.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Repara
    Repara

    O CSSC excluiu equipamentos de telecomunicações da China?
    Não, alertou para raro grave risco para a segurança de fornecedores que estão sediados num país :
    – “onde o governo exerce controle, interferência ou pressão sobre suas atividades em países terceiros”
    -“não tem acordos sobre proteção de dados, segurança cibernética ou proteção de propriedade intelectual com Portugal ou a União Europeia ou quando não é membro da UE, NATO ou OCDE”.
    Calhou ser a China.

  2. Avatar de Pijama
    Pijama

    Para mim não interessa se é chines ou doutro sitio, qualquer interessa-me é velocidade e estabilidade

    1. Avatar de Bernardo duro
      Bernardo duro

      A mim interessa que não seja uma ditadura a fornecer dispositivos que põem em causa a segurança nacional ..!

      1. Avatar de Marko
        Marko

        Ah ok, como se dos outros paises fossem diferentes… Deves ser daqueles que não compra nada que é chinês, mas tem um Iphone que é feito com a escravatura/ditadura chinesa para a Apple encher os bolsos… Está certo!

        1. Avatar de Eu
          Eu

          É montado na China, o que tu não sabes destinguir

          1. Avatar de Marko
            Marko

            Ah ok se são montados lá já não são chineses? Não são fabricados na china? Tipo chegam lá peças e saem de lá equipamentos? Os ditos Made in China?
            Pois tens razão, tu fazes uma distinção perfeita 😀 😀 😀

          2. Avatar de Repara
            Repara

            Os iPhones são montados (“assemblados”) na China e uma parte na Índia, em fábricas das empresas sediadas em Taiwan Foxconn e Pegatron.
            Apenas duas componentes são de empresas chinesas: bateria e módulo de Wi-Fi,

      2. Avatar de Tó

        Curiosamente, é uma ditadura quem te fornece a electricidade que alimenta os dispositivos que garantem a segurança nacional.

        1. Avatar de Repara
          Repara

          Vem por cabo submarino?

          1. Avatar de jorge
            jorge

            Não, mas os chineses têm 25% da Ren e 20% da EDP e já agora o Omã tem 15% da Ren

          2. Avatar de Repara
            Repara

            E daí? Enquanto acionistas podem dizer se os seus dividendos são reinvestidos ou vão para China. Em Assembleia Geral votam para a escolha dos órgãos diretivos que são quem dirige a empresa, nos termos de contratos de concessão. Quando foi a privatização o Estado ficou com uma “golden share” que lhe permitia condicionar as opções estratégicas (a UE queria acabar com as golden share, não sei como ficou), Em todo o caso, dizer que a a eletricidade em Portugal é fornecida pela China não é verdade.

        2. Avatar de Jota
          Jota

          Sim, são os chineses que fazem a energia lá e mandam pela cloud

      3. Avatar de ECG
        ECG

        E o grosso do oil crude e gas, vem de onde? de paises democraticos? Opep e arabia saudita a mistura…antes tb a russia e mm os states ja foram mais democraticos, pelo menos tentativas de anti-democraticas ja tiveram e pelos vistos, terao cada vez mais, infelizmente, como outros. Turquia ainda este weekend.

  3. Avatar de k
    k

    Não é 5G mas o MEO instala switchs para centrais digitais telefónicas nos clientes da Huawei, ainda a semana passada meteram mais um num cliente nosso. As comunicações do cliente ficam a passar pelos switchs deles e, muitas vezes, comunicações da rede interna também.
    Devem ser uma porrada deles pelo país fora. Porque é que é um risco para o 5G e não é um risco ter os equipamentos inteiros e os seus telefones, de empresas inteiras, ligados a equipamentos produzidos por uma empresa, afinal, considerada perigosa?

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Porque o 5G foi considerada uma tecnologia estratégica. E a Huawei dominava completamente nos equipamentos 5G para redes de comunicações.
      Não é de excluir que as operadoras venham também a excluir equipamentos da Huawei 4G em torres/rede de comunicação (Falta saber quanto vão pedir de apoio do Estado para isso. Em França já pediram).
      Quanto a redes domésticas e mesmo de empresas o risco não é estratégico.
      O que é estratégico em guerras/conflitos envolvendo superpotências é ter: “redes de comunicação seguras e redundantes” (não fui eu que inventei). Num caso de um conflito alargado com a China não é seguro que a China não utilize os equipamentos da Huawei para impedir/dificultar as comunicações, nos países do “ocidente alargado”. E o 5G é considerado tecnologia estratégica para redes de comunicação.

    2. Avatar de RPG
      RPG

      Qualquer pessoa minimamente dentro do assunto, sabe que qualquer switch para falar com outro equipamento precisa de um IP atribuído (o mesmo acontece com qualquer equipamento ligado numa rede). Ora, se esse switch for configurado com um IP “interno”, o qual não tem acesso à internet, mesmo que a Huawei quisesse enviar dados para Pequim, não tem tecnicamente forma de o fazer. Nenhuma empresa minimamente competente, configura um IP público na interface de gestão de um switch, ou de qualquer equipamento de rede, e que seja acedido pelo mundo, ou que consiga comunicar com o mundo. Estes acessos são sempre feitos por parte da equipa técnica via VPN com acesso à rede interna, ou outra via semelhante. Basicamente, é impossível a huawei obter dados seja de quem for e enviá-los via internet para a China. Mas vamos supor que era possível, o mesmo seria facilmente detetado através de um tcpdump, e já haveria hoje inúmeras provas em como o fazem, o que não é de todo o caso LOL. Isto é pura e simplesmente uma guerra comercial, em que vale praticamente tudo, e que a malta anda a comer gelados com a testa, porque não percebem patavina do assunto. Foi alegado a questão da segurança, porque a única forma dos EUA conseguirem impedir as suas próprias empresas de comprarem coisas à china, e de conseguirem estancar o crescimento de uma empresa chinesa, seja ela qual for que venha a causar moça (tiktok é outra neste momento), será via a ameaça da segurança nacional.

      1. Avatar de Repara
        Repara

        Não é guerra comercial. É “pré guerra-guerra”. Agora escreve outra vez outra vez, de modo a garantir “redes de comunicações seguras e redundantes” – um dos seis requisitos estratégicos num eventual conflito de grandes dimensões envolvendo uma superpotência.

      2. Avatar de PJA
        PJA

        E disse tudo.

  4. Avatar de Diogo F.
    Diogo F.

    Já deveria ter sido feito há mais tempo, como corretamente os EUA alertaram Portugal, não é de todo seguro nomeadamente empresas sediadas em país não membro da UE, NATO ou OCDE. A guerra na Ucrânia deveria ter ensinado às democracias que não podem lidar democraticamente com autocracias.

    1. Avatar de ECG
      ECG

      A n ser as que nos dizem amen e ainda metem mto guito. Para isso, ou cortamos com todas as autocracias, ou +e missa cantada em latin, pa o povao n perceber!

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É bom porque assim vamos ajudar a tecnologia europeia como a da Nokia e Ericsson.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Deixa-me adivinhar. O link diz que, em caso de um conflito militar de grandes dimensões entre os “EUA/ocidente alargado” e a China:
      – o exército chinês, dono da Huawei, manda a Huawei atualizar o firmware dos equipamentos de comunicações do ocidente tornado-os inoperacionais
      – e em resposta, os EUA ordenam às empresas americanas que forneceram equipamentos para as redes de comunicações chinesas para que façam o mesmo. Há lá disso na China?

      1. Avatar de Repara
        Repara

        Afinal não. O link é sobre a proibição de exportação de software de empresas americanas usado para espiar. Governos e empresas que queiram esse tipo de software vai ter que o comprar a empresas israelitas.

  6. Avatar de Artur
    Artur

    Alertam alertam, mas ainda não vi provas nenhumas que os equipamentos enviam dados para a China.

  7. Avatar de Raul Dias
    Raul Dias

    Portanto… O (des)Governo PS a baixar as calças e a meter-se de 4 para satisfazer os Americanos e os pseudo-donos do Mundo (G7)com a sua “New Liberal World Order”, que é como quem diz… Faz o que mando, por que nós é que mandamos.
    Bom é ser espiado e controlado pelos equipamentos da CISCO, HP, NOKIA… A hipocrisia e estupidez na UE não tem limite.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      O pessoal pró-Xi Jiping & Putin fica pior que estragado com estas coisas 😉

      1. Avatar de Raul Dias
        Raul Dias

        O pessoal que tem meio neurónio fica pior que estragado quando alguém expõe a verdade 😉

    2. Avatar de Jota
      Jota

      Sim, como se os BRICS não quissessem também a Nova Ordem Mundial para eles. Mal por mal prefiro ficar com os meus

  8. Avatar de Azeite
    Azeite

    O estado chinês controla o nosso sistema electrico e estão preocupados com isso ?

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Controla enquanto acionista. Diz se os lucros ficam cá ou vão para a China. Não manda cortar a eletricidade aqui ou ali.
      É preocupante, mas quando na altura da troika a UE mandou vender empresas publicas, para reduzir o défice e a dívida, as empresas das UE não apareceram para comprar a EDP e a REN, que tiveram de ser vendidas aos chineses. Creio que agora isso já não acontecia. A China ter uma série de políticos europeus no bolso ajudou (ver o vídeo “O mundo segundo Xi Jiping”, que passou na RTP. mais do que uma vez)..

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Bem, o que dizer do outro , conhecido como cherne ou do outro ainda …

    coitadinhos !

  10. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Afinal …

    HAHAHAHA !!!

    O que foi e é o caso do Snowden ou o do Assange ? …

    Isto de ter um peso e duas medidas só mostra o que é …

    É claro que fanáticos, são fanáticos …