Reciclagem a acontecer: baterias dos BMW i3 estão a alimentar os concertos dos Coldplay

19 Comentários

Os Coldplay despediram-se, há dois dias, de Coimbra e estão, agora, prontos para dar música aos espanhóis, em Barcelona. A alimentar todo o espetáculo pirotécnico com que têm presenteado o público, estão baterias recicladas… fornecidas pela BMW!

BMW i3

Em 2013, a BMW lançou o seu primeiro veículo de série com zero emissões. Depois de muitos quilómetros, a fabricante alemã decidiu pôr termo à produção do i3, no verão do ano passado.

Apesar de terem saído da estrada, a BMW não descartou as suas baterias e os restantes componentes. As primeiras, por exemplo, estão a ser utilizadas, ainda que para um fim completamente diferente daquele que era (talvez) esperado.

BMW i3 bateria

 

A BMW associou-se aos Coldplay e à sua tour “Music of Spheres”, que, só em Portugal, esgotou quatro concertos e levou mais de 200.000 pessoas a Coimbra.

Estamos orgulhosos da parceria com a BMW para criar o primeiro concerto ao vivo com baterias portáteis e recarregáveis. Esta inovação vai permitir-nos alimentar os nossos concertos com energia limpa e renovável.

Explicou o vocalista dos Coldplay, Chris Martin.

Durante quatro dias, os Coldplay deram vida ao maior espetáculo que a cidade dos estudantes já recebeu, e têm visto os seus concertos serem alimentados pelas mais de 40 baterias recicladas dos BMW i3, sem processamento adicional.

A energia é utilizada para alimentar o áudio, o vídeo, os efeitos especiais, o apoio técnico e, nas datas de Portugal e Espanha, a iluminação.

Coldplay, em Coimbra

Ora, assim como aconteceu por cá, nos concertos dos Coldplay, em Barcelona – com o primeiro a acontecer já hoje -, 100% da energia necessária será fornecida por fontes sustentáveis.

Afinal, as mais de 40 baterias recicladas dos BMW i3, com uma capacidade máxima de 1.680 kWh, serão recarregadas entre os concertos com energia renovável proveniente de painéis solares fotovoltaicos, geradores alimentados por biocombustíveis e energia gerada pelo público.

Assim como aconteceu, em Portugal, o piso do Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona, está preparado para aproveitar o movimento dos milhares de fãs, e as bicicletas elétricas estão prontas a serem pedaladas.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sdfgh
    sdfgh

    isso nao e reciclar baterias… e reutilizar… quer dizer que eles venderam baterias novas a quem nao precisava delas

    1. Avatar de joao
      joao

      Exatamento o que ia escrever. Reuso não é reciclagem. E a maioria das pessoas parece que não entende a diferença

  2. Avatar de Gomas
    Gomas

    E ainda dizem alguns iluminados que o futuro não e eletrico. Deixem vir as baterias nucleares equipar os carros e vao ver. Uma bateria nuclear e o ideal e basta usar o mesmo uranio e plutonio das centrais eletricas e ate do exercito. Sai tudo a ganhar

    1. Avatar de joao
      joao

      Só pode estar de brincadeira em sugerir uma quantidade por menor que seja de combustivel nuclar em carros. Meu Deus do céu.

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Tonto heheh

      Os carros tÊm acidentes graves que se partem todos, nesses casos como é? Daqui algumas gerações as crianças nasciam com braços nas costas, é isso que queres?

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Era preciso que não saísse tudo a ganhar leucemias.

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já vão actuar em Barcelona ?? Esses ganham milhões.

    1. Avatar de Ricardo Gáz
      Ricardo Gáz

      Nem ganham muito tens de ver a criatividade e a genialidade não tem preço.

  4. Avatar de Zé

    Genteeeeee, deixem de responder a estes comentários absurdos !!!!!

    Vcs estão a ser trolados e nem pensam , nos ultimos dias isso tem acontecido sistemáticamente e pela quantidades de respostas parece que não percebem que pelo absurdo das afirmações que quem Trola , ninguem se dá conta !!!! Enfim

    1. Avatar de Ricardo Gáz
      Ricardo Gáz

      Não posso discordar

  5. Avatar de Ricardo Gáz
    Ricardo Gáz

    O que era de nós sem o Chris Martin, o homem é um génio e a genialidade em pessoa a sua criatividade nunca foi visto algo igual.
    Chris Martin, Steve Jobs e Elon Musk imaginem o que os três poderiam fazer juntos, certamente um mundo melhor e mais justo.

    1. Avatar de Ricardo Lé
      Ricardo Lé

      O que os tres poderiam fazer junto?
      Um carro eléctrico que só carregasse com uma entrada proprietária e que teriamos de pagar balurdios à parte, pois não vinha incluído, e na rádio só passava musica dos Coldplay que obviamente seria plágio

      1. Avatar de Ricardo Gáz
        Ricardo Gáz

        Não entendo o vosso ódio ao Chris Martins é mesmo comportamento Tuga só mal de inveja.
        O homem é genial faz tudo naquela banda e tem ideias que podem salvar o mundo.

        1. Avatar de Ricardo Lé
          Ricardo Lé

          Tais como?
          Pulseirinhas a piscar nos concertos?
          Foguetinhos com poluição sonora nos concertos?
          Musica alta nos concertos?
          Ao menos a roupa dele parece ser toda reciclada e à base de aloe vera..

          1. Avatar de Ricardo Gáz
            Ricardo Gáz

            Pulseirinhas a piscar nos concertos? – Sabes que são devolvidas no final?? As pulseiras podem durar os concertos todos e não é preciso fabricar mais e as baterias das pulseiras foram feitas pela BMW
            Foguetinhos com poluição sonora nos concertos? – Depois de uma pandemia sem festas os fogueteiros tiveram muitas dificuldades economicas eles estão a contribuir para o trabalho dessa gente que tem colaboradores a cargo.
            Musica alta nos concertos? – Coldplay é para ouvir alto e para todos ouvirem
            Ao menos a roupa dele parece ser toda reciclada e à base de aloe vera.. – Ele é fantástico

  6. Avatar de Tomás Espera
    Tomás Espera

    Não percebo o porque de tanto fascínio com as pulseiras nos concertos do Coldplay.
    Já vi há muitos anos no Eros Porto, senhoras com butt plugs com leds coloridas e não vi qualquer reportagem na comunicação social.

    1. Avatar de Ricardo Gáz
      Ricardo Gáz

      Também fui a esse Eros, 2008, foi espetacular e muito colorido e com a canção Viva La Vida dos Coldplay

    2. Avatar de Ricardo Lé
      Ricardo Lé

      E se forem feitos de aloe vera melhor ainda. Uma vez experimentei no meu namorado e, se não fosse a francesinha do Vilhas, a coisa tinha corrido mt bem

      1. Avatar de Ricardo Gáz
        Ricardo Gáz

        O Vilhas do que te foste lembrar, as noites temáticas ao som dos Coldplay. Como o Malato diz ja fui muito feliz aí.