Deixou o carro mal estacionado? Saiba quais as sanções e valores…

10 Comentários

Estacionar um veículo num local inapropriado pode dar origem a uma multa. As proibições de estacionamento estão plasmadas nos artigos 48.º a 52.º e 70.º e 71.º  do código da estrada e há coimas associadas. Se foi multado por mau estacionamento, saiba quanto lhe pode custar na carteira.

Deixou o carro mal estacionado? Saiba quais as sanções e valores...


O Automóvel Clube de Portugal disponibiliza aqui um resumo dos tipos de multa de estacionamento e os valores associados. Estacionar mal um veículo tem também sanções acessórias como a perda de pontos na sua carta de condução.

Tipos de multa de estacionamento e respetivas sanções

  • Multa de estacionamento numa passadeira
    Coima: 60€ a 300€.
    Perda de 2 pontos e sanção acessória de inibição de conduzir de 1 a 12 meses.
    Não é permitido estacionar ou parar a menos de 5 metros antes de uma passagem assinalada para a travessia de peões.
  • Multa de estacionamento no passeio, impedindo passagem de peões Coima: 60€ a 300€.
    Sem perda de pontos.
  • Multa de estacionamento que condicione acessos
    Coima: 60€ a 300€.
    Sem perda de pontos.
    É proibido estacionar em locais por onde se faça o acesso de pessoas ou veículo a propriedades, a parques, garagens ou a lugares de estacionamento.
  • Multa de estacionamento fora das localidades
    Coima 60€ a 300€.
    Sem perda de pontos.
    É proibido parar ou estacionar na faixa de rodagem (exceto em condições previstas) assim como parar ou estacionar o seu veículo a menos de 50 metros para um e outro lado de cruzamentos, curvas, rotundas, entroncamentos, ou lombas de visibilidade reduzida. A multa a pagar pode ser superior, entre os 250€ a 1250€, quando se tratar de um estacionamento noturno numa faixa de rodagem.

  • Multa de estacionamento em lugares reservados a deficientes
    Coima 60€ a 300€.
    Perda de 2 pontos e sanção acessória de inibição de conduzir de 1 a 12 meses.
    É proibido estacionar em locais identificados como estacionamento reservado a pessoas com deficiência condicionadora da mobilidade. Caso seja portador de deficiência, poderá requerer o seu cartão de estacionamento no IMT. Obtenha mais detalhes
  • Multa de estacionamento em lugares reservados a determinado tipo de veículos
    Coima 60€ a 300€.
    Sem perda de pontos.
    É proibido o estacionamento nos locais reservados a determinados tipos de veículos, mediante sinalização.
  • Outras multas de estacionamento
    Coima 30€ a 150€.
    Sem perda de pontos.
    O Código da Estrada identifica outros locais onde o estacionamento é proibido.

Veículo mal estacionado: Use esta app para denunciar à polícia

Quantos de nós já não tivemos a vontade de denunciar um estacionamento indevido? No entanto, nem sempre se avança porque o processo é “chato”… é necessário ligar para a polícia, se calhar esperar, etc. Mas sabia que há uma app para denunciar estas situações? Saiba mais aqui.

Leia também…

Código da Estrada: Onde se pode parar e onde se pode estacionar?

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Nunca em tempo algum. A respeitar sempre as regras e os outros. Não sei o que são multas.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Isto é muito bonito, mas se fosse parra se cumprir a risca onde se deixava o carro.

      Exemplo: aldeia, não existe lugar de estacionamento para carros, por norma a estrada é larga, e ficam parados na via a porta de casa.

      Ex2: rua sem saída, também estacionamento é a beira da estrada, na via.

      Como é que naqueles sítios onde não há absolutamente parque para carros num raio de 2km as pessoas param o carro??
      Ninguém tem uma cápsula do DragonBall parra guarda objectos ou a bolsa do Doraemon

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Há cada gajo, também nunca levai com nenhuma multa de estacionamento.
      Não é por isso que cumprir estritamente o que está no código da estrada.
      Porque é inviável.

      De moto, estaciono onde cabe, as vezes em cima do passeio.
      E tenho todo o direito de ocupar um lugar inteiro de um carro.

      Agora imagina passares numa rua e 7 motos ocuparem um lugar de um carro! Era lindo… Estavam na legalidade, não é preciso estar 3 ou 4 motos a ocupar só um lugar, legalmente podem ocupar um por cada lugar!!!

      Mas acho que também tem de haver bom senso!
      Deixa de haver no dia que levar a 1 multa de estacionamento de moto.

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Infelizmente já paguei tanto no tempo do escudo como do euro.E não foram poucas.

  3. Avatar de Ken
    Ken

    Unpopular opinion:
    Tirando estacionamentos em cima de passadeiras e lugares para deficientes o resto é só a tarifa de estacionamento que é variável de 0 a X€ conforme a situação e se são apanhados ou não.

    1. Avatar de Patinhas The Third
      Patinhas The Third

      Faltam as da EMEL, podes estar bem estacionado, mas sem moeda multam, bloqueiam e rebocam. Tudo a bem dos objetivos.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    “Não é permitido estacionar ou parar a menos de 5 metros antes de uma passagem assinalada para a travessia de peões.”

    A menos que seja um espaço marcado pela EMEL.

  5. Avatar de NelsonR
    NelsonR

    Quero ver se começarem a chuver notificações de carros oficiais do estado mal estacionados, o que o próprio estado fará a esta aplicação.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    E quando é a policia a estacionar em cima de passeios ,e,a ocupar passajens para deficientes motores,também pagam multa,e perdem pontos?.

  7. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    é tudo muito bonito mas está previsto no código as situações dentro das localidades (por ex. aldeias) em que é praticamente impossível até não ocupar as 2 vias para se abrir um portão de garagem manual, etc.
    Só quem não andas pelas localidades pequenas é que não sabe que é assim!