Prontos para o euro digital? Prenda dos 25 anos do BCE vai ser especial

77 Comentários

O Banco Central Europeu (BCE) está a preparar uma surpresa, em resposta à pressão exercida pela evolução tecnológica. Prontos para o euro digital?

Ilustração do euro digital

Atualmente, motivado pelo avanço tecnológico e pelo surgimento de alternativas mais práticas, o numerário já não é o método preferido. Aliás, apesar de ser debatível, é possível que estejamos mesmo a caminhar para um mundo sem numerário.

De facto, uma vez que os cidadãos têm mostrado maior interesse nos pagamentos eletrónicos, os bancos centrais estão, global e cautelosamente, a estudar as moedas digitais. Economias mais pequenas, como a Nigéria, Bahamas e Jamaica, já as introduziram.

Banco Central Europeu (BCE)

No caso europeu, segundo a presidente do BCE, Christine Lagarde, o euro digital pode representar uma forma de as pessoas comprarem coisas sem dependerem de prestadores de serviços de pagamento controlados por empresas externas, como Mastercard, Visa, Apple e Google Pay.

Por lhe reconhecer vantagens, a Comissão Executiva da União Europeia (UE) deverá apresentar uma proposta de legislação sobre a ideia, durante as próximas semanas. Por sua vez, em outubro, o BCE deverá publicar uma proposta detalhada para a sua conceção.

Christine Lagarde, presidente do BCE
Christine Lagarde, presidente do BCE

A presidente do BCE revelou ainda que o objetivo da criação de um euro digital passa por assegurar a autonomia e a resiliência da Europa no que concerne aos sistemas que movimentam o dinheiro dos consumidores para os comerciantes através dos bancos e dos prestadores de serviços de pagamento. Além disso, pode ajudar as pessoas que não têm contas bancárias, assegurando-lhes a alternativa de guardar dinheiro nos telemóveis.

Afinal, uma moeda digital apoiada por um banco central será um meio de pagamento mais seguro e estável do que, por exemplo, as criptomoedas, que são altamente voláteis.

Ilustração do euro digital

Caso esteja a pensar que o euro digital não é para si, nada tema. O membro da Comissão Executiva do BCE e responsável pelo grupo de trabalho para o euro digital, Fabio Panetta, assegurou que a moeda não substituirá o numerário e que as pessoas tê-la-ão como opção, não como obrigação.

Em que medida um euro digital melhoraria a vida dos cidadãos?

A questão foi feita pela Associated Press e respondida por Philipp Sandner, diretor do Blockchain Center da Frankfurt School of Finance & Management.

Ninguém é capaz de responder a esta pergunta, nem mesmo o BCE.

Ainda assim, acredita que “é preciso ser pelo menos tão bom quanto o Apple Pay e o Mastercard”, pois, caso contrário, “as pessoas não o utilizarão”.

Depois de uma proposta apresentada, serão necessários três anos de testes. A introdução efetiva de um euro digital só acontecerá sob aprovação da UE.

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Big Brother
    Big Brother

    “Antes de abraçarmos a ideia de uma sociedade sem numerário (notas e moedas), temos de pensar que todo o dinheiro digital é um passo para um objectivo maior – um objectivo que tem em vista a destruição da liberdade humana. Esperem até que os grandes bancos e as agências de espionagem tenham o poder de cancelar a nossa capacidade de fazer transacções (eliminando o dinheiro físico e implementando um sistema monetário digital) ou aceder aos nossos fundos se por acaso eles não gostarem de algo que pensámos ou dissemos esta manhã na “privacidade” do nosso lar. A guerra ao dinheiro é uma guerra contra a humanidade – não deixem que tal aconteça.”

    Daniel Estulin

    1. Avatar de Tracker
      Tracker

      Há sempre uma teoria catastrofista, velho do restelo, resistência à mudança.
      A sociedade deve evoluir de forma calma e sem medo, com segurança, obviamente que as pessoas não vão usar se der problemas. O papel-moeda (que usamos) também foi inventado um dia e seguir-se-ão outros métodos. A verdade é que o numerário facilita a evasão fiscal e para os que não podem fugir aos impostos é uma ótima ideia massificar pagamentos digitais.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Talvez o medo ou receio venha de um histórico que em toda a sua vida nunca mostrou resultados práticos ou aceitáveis no que diz respeito a abusos por parte de qualquer governo ou estado.
        Quando me mostrarem o contrario, e desafia-a a mostrar essa informação, então aí pensaria o contrario.

      2. Avatar de Paulo oliveira
        Paulo oliveira

        Certo, tens razão. Mas vai dizer isso aos habitantes de Hong kong…

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          É isso que quer para si? Um sistema de créditos, que lhe dite o seu futuro.. o ser constantemente politicamente correcto, o favorecimento do pensamento colectivo? E que tal a lobotomizacao colectiva? XD

      3. Avatar de ECG
        ECG

        O nucleo gigantesco de evasao fiscal, n eh efetuado em numerario, mas sim por via eletronica atraves de engenharias economico/fiscais, algumas bem complexas. Dp, “quem n tem conta bancaria (ou afins) pode ter dinheiro no telefone”, isto é alucinante em termos de segurança (sim os bancos tb vao a falencia, mas isso é outra coisa). Entao em ambiente android! Ou como ja li algures, n é segurança, sao evicçoes criminosas!!!
        Futuro tendencial sera o digital em tudo, mas com cautela, dando os passos certos e o mais seguro possivel, nao embarcando em ilusoes especulativas e milagrosas.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Pena os factos não suportarem essa teoria. Por exemplo, todos os casos de corrupção, incluindo os mais recentes, pagamentos são sempre em numerário obviamente, visto ser o único que não deixa rasto. Aliás, quem é contra os pagamentos digitais com moedas digitais, um dos principais argumentos é a falta de privacidade, visto ser possível rastrear facilmente o dinheiro, e identificar a origem e destino LOL. Em que ficamos?

      4. Avatar de Sergio
        Sergio

        Tocaste no ponto certo, haverá sempre outros modos de a praticar mas não com esta facilidade.

      5. Avatar de Oh
        Oh

        +1
        A pensar assim ainda andavamos a mandar cartas. Existem duas coisas incontornáveis na vida.. Evolução e a Morte.

      6. Avatar de Hugo
        Hugo

        Não viu o que aconteceu aos camionistas no Canadá? Foram lhes congeladas as contas bancárias e até as doações através de criptomoedas , pelo filho do Fidel Castro , um tal de turdeau! Só porque os camionistas eram contra a obrigação vacinal… dinheiro digital sim é o futuro. Mas não pode ser controlado pelos governos. Além do mais como resolvem a situação se não houver electricidade ou se os servidores forem abaixo? Este controlo a população já começa a ser um tanto excessivo.

      7. Avatar de Patinhas The Third
        Patinhas The Third

        Não compares descentralizado com centralizado. Tipo 1 hipermercado ou 30 mercearias. Percebes?

      8. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Exatamente, isso combate fortemente a economia paralela, que como sabemos está presente em quase todos os países do mundo, uns mais do que outros. Mas há países com pagamentos digitais com evasão fiscal. Enquanto que em Portugal não é possível ter um terminal de pagamento Multibanco associado a uma conta pessoal, no Brasil paga-se em cartão em todo o lado e o dinheiro vai para a conta da pessoa, e nada é declarado.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Bem, mas hoje em dia dificilmente alguém tem todo o seu capital em papel-moeda, tudo quanto está no banco pode ser bloqueado com ordem judicial. Por isso a diferença não é muita.

    3. Avatar de Kastumoto
      Kastumoto

      O Big Brother disse tudo aquilo que não gostamos de encarar, mas sem sombra de duvidas é a mais pura das verdades, assim seremos com toda a certreza “ratos de laboratório” em que tudo o que fazemos estará pré aprovado ou não! Infelizmente a grande maioria da polulação está demasidamente apresionada nos ecrans de bolso que são outra cela virtual para os mais descuidados.

  2. Avatar de ue seja ilegal o casino continua !
    ue seja ilegal o casino continua !

    e perder privacidade! um dia que o governos numa manisfestacao bloqueo os teus fundos e nos controle!!! pois ele tem o controle do dinheiro! isto é muito perigoso mas o ppl vai ignorar!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      newsflash, já têm o controlo do dinheiro há algumas décadas.

      1. Avatar de Rrrrrrr
        Rrrrrrr

        Não de forma tão direta e descarada.

        1. Avatar de H R
          H R

          ser direta é mesmo essa a questão? tem o controlo!

      2. Avatar de Jota
        Jota

        Não se eu usar quase exclusivamente numerário

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Sim, se tiveres o dinheiro todo debaixo do colchão, não controlam.

  3. Avatar de Enfim
    Enfim

    As moedas digitais estão a ser preparadas há muito tempo, mas as pessoas esquecem-se que com elas serão escravas de quem controla o sistema financeiro. Não adianta falar nestas questões porque as pessoas são como as ovelhas. Pensar dá muito trabalho.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Aprofundar essa teoria, e demonstrar com exemplos práticos em como isso pode ser uma realidade, também parece dar imenso trabalho.

  4. Avatar de Raul Dias
    Raul Dias

    Prefiro dinheiro fisico…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Até parece que recebes o ordenado em dinheiro físico…

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Há muita gente que só assim o recebe.

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Deve ser é pouca. É mais malta da construção civil e pessoal que trabalha sem contrato.

    2. Avatar de Koala
      Koala

      Com que personagem de Escobar te identificas mais?

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Basta que no Digital nada é seguro e noticias a confirmar isso não faltam também…

    Coitados dos mais idosos …

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E como farão as pessoas que vendem nas feiras e ou praças…

      1. Avatar de Sateliko
        Sateliko

        Como fazem na China à décadas, têm um QRCODE na bancada e pagas pelo telemóvel como é obvio. As CBDC sendo controladas por uma entidade é espectacular para manipular e controlar toda a população, vai ser mais controlo dos “Empoderados” sob todos os outros

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Deve ser nessa altura que vem com a solucao do chip. Devagarinho devagarinho.

          1. Avatar de Fuiapanhadonomeiodascouves
            Fuiapanhadonomeiodascouves

            Mesmo, mas não para mim, não me convenceram com a vacina do mijo de dinossauro também não me irão convencer com orifícios com entrada USB ou cartãozinho XCHD!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      E no físico é? Tens o dinheiro no apartamento, há uma inundação, um incêndio, um assalto, e puff lá se vai tudo.

  6. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Só velhos do Restelo…. e o problema é que nem perto dos 40 anos estão e já “tão Velhos”.

    1. Avatar de Batatas Fritas
      Batatas Fritas

      In 2021, crypto criminals directly stole a record US$3.2 billion (A$4.48 billion) worth of cryptocurrency, according to Chainalysis. That’s a fivefold increase from 2020. But schemes continue to overshadow outright theft, enabling scammers to lure US$7.8 billion (A$10.95 billion) worth of cryptocurrency from unsuspecting victims.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Até parece que o problema é da tecnologia e não faz pessoas. Conheces algum diferente?

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Alguns com 30 anos até se comportam como velhos de 80.

  7. Avatar de Alterou
    Alterou

    Vai ser bonito dinheiro digital se houver um cataclismo nos data center por um qualquer espolsao solar lá se vai o dinheiro de todos

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Tens problemas muito maiores para te preocupares nessa altura.

    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      A sério? E pensas que sem moeda digital isso não acontece na mesma.
      Se por ventura ficassemos todoa quem internet ou rrde electrica nem dinheiro levantas quanto mais….e para não falar que faz logo tudo ser caro de um momento para o outro.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Mas quem, nos dias de hoje é que ainda guarda dinheiro no banco.? Ainda para mais quando os próprios bancos não cativam ao depósito e em vez disso ainda nos espoliam o máximo que podem.? Eu guardo todo o meu dinheiro em numerário, deixando apenas o que necessito para pagar contas, e algum invisto em bens ” palpáveis!
        Porque convenhamos o “fiat” também tem muito pouco valor…

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Quem é que guarda? A maioria das pessoas… Eu tenho o meu no banco e não pago 1 cêntimo por isso. Ao contrário da maioria das pessoas que acham que não há opção de não pagar por ter o dinheiro no banco, eu mexi-me.
          O dinheiro no banco está muito mais seguro do que em casa. Tal como guardar ficheiros numa cloud de qualidade estão muito mais seguros do que guardar numa pen em casa.
          Em casa fica-se à mercê da sorte, há um incêndio, uma inundação, um assalto, e lá se vai o dinheiro todo. O banco tem seguro, se for assaltado, houver um incêndio, etc, o dinheiro dos depositantes está seguro. E se o banco falir, os depósitos estão assegurados até 100k por titular (conta com 2 titulares pode ter 200k assegurados).

    3. Avatar de Mike
      Mike

      Já aconteceu isso há 10 anos atrás e tb não era dinheiro digital. Basta pensar num certo banco que os milhões “evaporaram-se” e nunca mais ninguém os viu…

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Falas do BES? É que no BES nenhum depositante perdeu 1 cêntimo… Os tais “leasados do BES” é malta que decidiu investir em produtos com risco associado, neste caso obrigações do próprio BES, em que no caso da falência do obrigacionista ficas a ver navios. O mesmo pode suceder a quem anda a investir em obrigações de SADs de clubes de futebol.

  8. Avatar de Alterou
    1. Avatar de Eu
      Eu

      Chapéus de alumínio resolvem isso.

  9. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    O dinheiro já é digital. Os bancos mudarem o “nome” vai dar ao mesmo.
    Prefiro muito mais dinheiro digital vindo de bancos a sério do que “bitcoins” e “etheriuns”

    1. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      O problema da criptomoeda é que não acho tão seguro e estar a mudar o valor dela e para valpres absurdos… não é qualquer pessoa que co segue ter 1 bitcoin….

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Ninguém no seu perfeito juízo compra 1 bitcoin, a não ser que tenha um bom padrão de vida. Podes comprar decimas ou centésimas disso.

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Isso sucede porque não é regulado, o valor é altamente especulativo.

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Felizes os contemplados por terem a opção e liberdade de escolherem ser burros.

  10. Avatar de luisa
    luisa

    O futuro é a descentralização! Ninguém ter o poder de controlar o valor de uma moeda!! O facto de alguem controlar uma moeda torna-nos escravos desse sistema!

  11. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Eu pelo menos já tento não usar numerário, por vários motivos, dificuldades de visão, moedas quando são muitas chateia e pesa, trocos é uma desgraça em certas ocasiões e sitios.
    Pelo menos onde posso pago com telemóvel, google pay, também usk MBWay, mas reparei que o google pay é mais rápido no lagamento e menos sugetivel de erros.
    Ainda só uso numerário porque ainda há muito sitio que não tem pagamento por multibanco…

  12. Avatar de Luís Rosa
    Luís Rosa

    “Ninguém é capaz de responder a esta pergunta, nem mesmo o BCE”.
    Eu também estou a inventar uma máquina e não sei para que serve 🙂

  13. Avatar de JR
    JR

    Primeiro gozam, depois odeiam e por fim copiam…

  14. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Portugal só pode adoptar a Moeda Digital quando sair da moeda euro e passar a cunhar novamente o seu próprio dinheiro, caso contrário, a soberania do País, as suas finanças, a liberdade e o bem-comum dos Portugueses, estarão em causa.

    Na realidade o dinheiro já é praticamente todo digital, são poucas as pessoas que recebem, por exemplo, o salário em numerário, e a maioria das compras é efectuada com cartão multibanco ou de crédito.

    O chamado «euro digital» não tem interesse e deve ser combatido, mas isso não quer dizer que uma Moeda Digital emitida por cada País deva ser rechaçada, muito pelo contrário, pois vai permitir o fim da lavagem de dinheiro proveniente do tráfico/consumo de droga e outras actividades criminosas, vai impedir que os criminosos do comércio, restauração, e serviços, fujam às suas obrigações fiscais ou vigarizem os clientes nos preços, etc..

    Em países soberanos como a Federação da Rússia (FR), a República Popular da China (RPC), ou a República Bolivariana da Venezuela (RBV), já desenvolvem as suas Moedas Digitais apoiadas pelo Ouro (é o caso do Rublo e Yuan digitais) ou pelo Petróleo (que é o caso do «Petro» na Venezuela).

    O euro digital do Banco Central Europeu (BCE) é uma fraude e uma armadilha para subjugar e escravizar os Países da união europeia (ue) e os Europeus.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Um dos problemas que já ouvi falar sobre as “cbdc” é se o próximo passo será meter um prazo de validade por assim dizer nas ditas… ou seja , se nos é dado um limite de dias para gastar o dinheiro digital, caso contrário ele seria ilimitado e reposto a quando o recebimento do vencimento seguinte… o problema não é o governo dizer nos as coisas o problema é o que ele faz e não nos diz…

      1. Avatar de Eu
        Eu

        O problema é e sempre será o governo, seja ele qual for.
        Enquanto formos governados por humanos e com uma fasquia de descontentamento bastante grande ao ponto de se incidir na abstenção, pior ainda.

  15. Avatar de Jose Robalo
    Jose Robalo

    Coitados dos cigadãos como se vão safar sem ter o dinheiro no banco

    1. Avatar de zeze
      zeze

      Bitcoin resolve isso.

  16. Avatar de Vitor
    Vitor

    Não sei em que planeta Vive esta Gente??!!!

  17. Avatar de JC
    JC

    Se acabam com as notinhas… lá se vai a economia paralela.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Ao fim deste tempo todo ainda não percebeste, pois não?
      Acaba-se a economia paralela para o pobre que luta pela vida sem ser consumido por impostos quando ao mesmo tempo há uma manipulação na criação do dinheiro do nada.
      Para os GRANDES essa economia paralela continua a existir e com as CBDCs vai incidir com cada vez mais força.
      Porque sendo um modelo centralizado, ninguém poderá conseguir “seguir o dinheiro” sem que eles digam ou o permitam. Os “amigos do Rei” serão sempre protegidos. A manipulação da base de dados se não estiver acesso ao publico em geral, vai continuar a poder ser manipulada.
      Aprende que eu não duro sempre. Por isso é que eu continuo a apostar no Bitcoin.
      É por isto (valor) e não pelo quanto eu posso ganhar (preço).

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Em Portugal talvez, mas há países em que a economia paralela convive com pagamentos digitais. Sei que no Brasil há imensos negócios com terminal de pagamento, em que o dinheiro vai para a conta pessoal do negociante e não é declarado.

  18. Avatar de Atento
    Atento

    Artigo sobre cripto e eles aparecem logo. Muitos argumentos, muito texto… Apenas uma demonstração de desespero. Tentativa óbvia de ganhar mais uns que vão na cantiga, para pagarem os prejuízos. Verdadeira pirâmide!

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Já não tens salvação. LOL
      Viveste muito tempo dentro de uma caverna fora da realidade.
      Tenho pena de ti.
      Os teus mais proximos que te perdoem.

      1. Avatar de Tu
        Tu

        Mais um que vive numa realidade paralela. Cheiras a desespero.

      2. Avatar de Lav@ a boca
        Lav@ a boca

        Mais uma acéf@lo. Este deve ter a mania que é superior. Pena de ti não tenho nenhuma, que fiquem sem nada é o que te desejo mesmo. Anorm@l.

  19. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Isso da economia paralela tem muito que se diga e como se sabe o digital não garante que a mesma não continue e é factual …

    1. Avatar de Jota
      Jota

      Vai ser giro quando meterem um prazo de limite para gastares o teu dinheiro, depois não te digas que ninguém te avisou

  20. Avatar de Profeta
    Profeta

    Relembrando os mais distraidos ,se aceitarem esta bosta depois nao se podem queixar e dizer epa vamos voltar para a moeda fisica. E aguentar a buxa. Mas que isto tras outros perigos ja toda a gente sabe. Agora serei eu o velho do restelo ou voces ? Que nem com evidencias do passado conseguem perceber que os DDT querem escravizar cada vez mais as pessoas e com tecnicas mais refinadas ? Isto so serve de desculpa, nao ha garantias de nada que imaginando um mundo com moeda digital os politicos possam ir presos. Mas eles para nos convencerem vao dizer que sim. Isto se existisse dialogo com essa gente. Eles falam apenas sozinhos so para eles e as decisoes deles e que mandam. Nos nao podemos sugerir nada. Mas havera sempre aqui uns cromos que acham que nao se vai passar nada, ate ao dia de se passar, depois e tarde. Alguem comentou ai varios cenarios possiveis e outros imaginarios que tambem podem acontecer. Nunca digam nunca. Se eles nao querem saber de nos como e que de repente querem vir com esta solucao para tomar conta de nos ? Uma vez mais me engana que eu gosto.

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Vão ver como estão esses países Nigéria, Bahamas e Jamaica e depois digam se compensa. Sim compensa para os bancos centrais

  22. Avatar de David
    David

    Na Nigeria também diziam que era opcional… Até deixar de ser… É foi em espaço de meses…

  23. Avatar de Carlos
    Carlos

    Venham buscar as minhas Bitcoin

  24. Avatar de Stanley
    Stanley

    Bitcoin em sua infância deu uma agitada no mercado.

  25. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Não é o primeiro monte de cryptos que é roubado e não será o único …. até já falsificar hardware carteira das crypto se fasificam …

  26. Avatar de derminosete
    derminosete

    LOL os hackers teriam aqui um rico MANJAR .