Países europeus formalmente unidos contra o limite de emissões imposto pela UE

65 Comentários

A União Europeia (UE) avisou e os preparativos começaram. A par deles, surgiram o descontentamento e a insatisfação. Agora, sabe-se que há oito países europeus formalmente contra a norma Euro 7, que prevê novos limites de emissões para 2035.

Tubo de escape de um carro com motor de combustão interna

As achas já estão a ser deitadas na fogueira, há algum tempo, pela UE. Em prol dos elétricos e de outras soluções, à partida, menos poluentes, o bloco tem avisado que, a partir de 2035, os limites de emissões serão mais apertados.

Esta significativa alteração já deu muito pano para mangas e, depois de irem partilhando o seu descontentamento, oito países europeus juntaram-se e estão, formalmente, a exigir a abolição total da norma Euro 7.

União Europeia (UE)

O documento foi assinado pela França, Itália, República Checa, Bulgária, Hungria, Polónia, Roménia e Eslováquia.

Opomo-nos a qualquer nova norma de emissões (incluindo novos requisitos ou novos limites) para automóveis e veículos comerciais.

Os oito países consideram a norma Euro 7 irrealista e potencialmente prejudicial para a indústria europeia, uma vez que obrigará as fabricantes a desviar uma parte dos seus investimentos para a modernização dos seus motores de combustão interna. Isto, porque, considerando que a venda de novos carros será proibida, em 2035, as empresas procurarão alargar a vida útil desses modelos.

Martin Jahn, chefe de vendas da Škoda
Martin Jahn, chefe de vendas da Škoda

De facto, no final do mês de março, a Škoda, fabricante da República Checa, avisou que a aprovação da norma Euro 7 poderia resultar no encerramento de uma das suas fábricas europeias, pois impediria a continuidade dos três modelos baseados na plataforma MQB A0 (o Fabia, Kamiq e Scala). Na altura, o chefe de vendas da fabricante, Martin Jahn, referiu que seriam afetados, pelo menos, 3.000 postos de trabalho.

 

Leia também:

Vendas globais de elétricos deixam mensagem à Europa: “Põe-te a pau!”

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Óbvio… estão a levar tareia dos VE Chineses.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    É no que dá o fundamentalismo!
    Neste caso o fundamentalismo ecológico, com trágicas consequências económicas para os mais pobres!!!!!!

    A ecologia é muito bonita…… mas é muito cara! Salta à vista a ausência nesse grupo, da Alemanha (Mercedes, BMW, Porsche……..) por oposição de marcas mais modestas como a Fiat (Itália), Skoda (República CHeca), Citroen e Peugeot + Renault (França) porque vêem a sua subsistência em risco!

    A Alemanha, ecologicamente fundamentalista, também decidiu acabar com todas as centrais nucleares ….. e agora com o conflito na Ucrãnia, está a aumentar a produção de energia através das centrais a carvão!!!!!!

    A ecologia é muito bonita de se impingir, mas alguém tem de pagar a factura e os mais pobres estão sempre lixados!!!!!!

    1. Avatar de EDPRR
      EDPRR

      O aquecimento está a transformar o Alentejo num deserto e Portugal está e estará em seca profunda durante anos e anos. Isso não vai ter impacto nenhum na economia ? É preferível não fazer nada e quem vier a seguir que se lixe ?

      1. Avatar de Luis Borges
      2. Avatar de Rui
        Rui

        Consegue dizer-me algum ano que o Alentejo não tenha falta de água?

        Meu caro, temos dinheiro para andarmos todos de carros eléctricos? E depois se me responder que sim (veja a idade média do parque automóvel que já deve rondar os 15 anos e eu acredito que os portugueses não mudam de carro porque não querem, é mesmo porque não podem), eu volto a colocar uma questão, temos energia para sustentar tudo?

        Temos dinheiro para esta mudança radical? É que se não temos, então aconselho ganhar juízo e fazermos pequenos passos à medida do nosso bolso!

        1. Avatar de JL
          JL

          Mudança radical ? desde quando, andamos há mais de 30 anos com estas medidas só para ser chique ?

          E sim, temos energia para alimentar tudo, desde que seja uma mudança com tempo, que é o que está a ser feito.

          Curiosamente anda por ai a inventar outras alternativas que gastam muito mais energia.

      3. Avatar de Fusion
        Fusion

        Sim porque acabar com os carros a combustão vai resolver os problemas não é? Ajuda?Bastante, mas não é abolição que vai resolver os problemas de seca em Portugal e no mundo.

        De que adianta sermos todos limpos e verdes se mandamos todo o lixo e industria poluente para a China e India?

        As poluições lá tambem afetam o resto do mundo.

        Carros novos a combustão poluem muito pouco, já não estamos nos anos 60/70

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Exactamente!
          Mas é isso que estas cabecinhas não compreendem!

          Eu só tenho carros a combustão, mas se algum fã do Fórum, defensor da Madre Greta do Clima, quiser oferecer-me um Tesla para deixar de poluír o ambiente eu aceito! 🙂

      4. Avatar de Rui
        Rui

        https://www.escapelivre.com/2023/01/a-idade-media-do-parque-automovel-europeu-e-nacional-todos-os-numeros/

        Ora aí está. Parque automóvel com média de 15 anos……. em Portugal. Somos péssimos ambientalistas e andamos com carros velhos porque gostamos de poluír, certo?

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Além disso, os portugueses, na sua grande maioria, não tem dinheiro para comprarem um eletrico novo, é impensável. Além disso, alguém que me explique como é que nos centros das cidades, irão existir carregadores para quem vive em prédios que não tem garagem…..

          1. Avatar de JL
            JL

            Instalam onde existem lugares de estacionamento, qual a dificuldade disso ?

          2. Avatar de yamahia
            yamahia

            E qq dia não há lugares de estacionamento. É que já é muito fácil estacionar nas grandes cidades… por isso força. Loolooloolool

          3. Avatar de JL
            JL

            Entao os carregadores tiram lugares de estacionamento ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Obviamente que tiram!

          5. Avatar de JL
            JL

            Então porque ? Se são lugares de estacionamento.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            70% das 24 horas de um dia esses lugares estão vazios. Pq os ICE não podem estacionar ali e os BEV só podem enquanto estão a carregar.
            É o típico “nao f…nem sai de cima” tão tradicioal da cultura portuguesa.
            Entre estes e os faixas do meio ou os rolhas na faixa da esquerda… venha o diabo e escolha.

          7. Avatar de JL
            JL

            Ena, até já tem uma estatística e tudo, deve ser igual aos números que inventa para a poluição. LOL

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Basta consultar a sua tão querida MIIO e constactar. Não é preciso muito mais loolooloool

          9. Avatar de JL
            JL

            Ah sério que a miio também é gestora de parques de estacionamento ? LOL

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não mas da para ve onque esta ocupado, o que mao está e há quentontemponnao está. Duhhh loolooloool

          11. Avatar de JL
            JL

            Se está a pagar estacionamento, nao tem direito a ele porquê?

          12. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não amigo. Se não estiver a carregar salta fora. Não há ticket de estacionamento que o salve. Ehehe

          13. Avatar de JL
            JL

            Mas ele está a pagar enquanto tiver ligado ao carregador.

            Se não estiver, pode ser multado.

            E se lá estiver um a combustão não só é multado como removido.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exacto. O problema é que na maioria do tempo não está lá ng.

          15. Avatar de JL
            JL

            Tenha calma, eles vão aparecer.

            Pior está você; com um carro que não usa sempre a ocupar um lugar.

          16. Avatar de yamahia
            yamahia

            Esses carregadores são é tipo a lei de Murphy. Sempre vazios qd não são precisos, mas qd são precisos estão sp ocupados loolooloolool

            Qd aos lugares q ocupo qd não ando com os carros, esteja descansado q são meus. Não preciso tirar o lugar a ninguém.

          17. Avatar de JL
            JL

            A sério ? qual foi a ultima vez que precisou deles ?

            Ah, afinal tem onde carregar um bólide. LOOOL

      5. Avatar de AlexS
        AlexS

        “O aquecimento está a transformar o Alentejo num deserto”

        Haha e a culpa é nossa. Só universitários têm a arrogância de acreditar que todo o saber sobre o mundo está na universidade.

      6. Avatar de ECG
        ECG

        pergunta aos israelitas, que ja tem a soluçao magica ha decadas!

      7. Avatar de Atento
        Atento

        Amigo, o problema é não haver uma estratégia para retenção de água. Dá trabalho, por isso que nada é feito. Por exemplo, os espanhóis ficam com a água, porque dizem que os portugueses, a deixam “correr” livremente para o mar.
        Os carros não são a culpa de tudo.

      8. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        Já há muito tempo que Portugal deveria ter investido em centrais de dessalinização.
        O que não falta em território português é água do mar!!!

        A única que existe em Portugal é na ilha de Porto Santo.

  3. Avatar de Repara
    Repara

    Convém não confundir:
    – as regras sobre a emissão de CO2, até 2035
    – as regras sobre outros poluentes que não o CO2, como monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio e também outras regras que visam combater as partículas de travões e pneus.
    O que os oito estados estão contra não é sobre as regras referentes à emissão de CO2, que já estão aprovadas, é quanto às regulamentação sobre os outros poluentes que deve entrar em vigor em 2025.

    1. Avatar de Xixas
      Xixas

      Ora aí está. Eles querem continuar a mandar areia para os olhos que os electricos não poluem. Poluem e em algumas areas mais que os otros.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Ninguém diz que os eléctricos não poluem mas já está mais que provado que durante o tempo de vida dos veículos os eléctricos menos que os de combustão.
        Agora os eléctricos trazem vários desafios, por exemplo:
        – preço acessíveis
        – rede de carregamento a nível nacional
        – mecânicos disponiveis para reparações
        – reaprovamento das baterias

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          os eléctricos poluem menos* que os de combustão

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O tanas. Tb acreditas no pai natal. Está visto.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Já conheço o teu argumento que de as baterias estão a ser carregadas com electricidade feita através da queima de carvão em Marrocos

          3. Avatar de JL
            JL

            No entanto nao consegue provar quanta vem de lá, nem quanta vai para lá; sim, também exportamos para Marrocos.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Mr Y
            O meu argumento sao os nrs da EDP.
            A electricidade de Marrocos que entra sem ser declarada, sao outros 500.

          5. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Eu dou como exemplo, vão para Lisboa de mota e experimentem a ficar parados atrás de um autocarro da carris e ficarem parados atrás de um elétrica também da carris, e logo veem em qual vão gostar mais de estar parados, quando se fala que os VE poluem menos, ninguém diz que não poluem, é este tipo de exemplo que é referido, basta ir a uma grande cidade ao fim de semana e veem a diferença.

          6. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Yamahia
            Dando de barato venha do carvão, a gasolina e o gasóleo nascem nos postos de combustível?
            Irra que tu és chato! Até parece que a rede petrolífera é um mar de rosas.
            Já para não falar na queda da poluição nos grandes centros urbanos.

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            @Mr. Y é evidente que a combustão não é um mar de rosas. Mas os elektros são piores

          8. Avatar de JL
            JL

            Sim, sao piores para alguns…..

      2. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        Sim? Quais são as tais áreas que todos vocês, defensores dos combustão, sabem de cor e salteado, mas que aqui ninguém teve a amabilidade de nos elucidar?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Quais áreas @Antonio?

          1. Avatar de António Vasco
            António Vasco

            O XIXA disse atrás que os EV , em algumas areas, poluem mais que os combustão. É um argumento que já vi muitas vezes aqui expressado, gostava de saber em que áreas os EVs poluem mais

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Esses assuntos já foram devidamente abordados e escalpelizados. Resumidamente e vou-me esquecer de algumas. são:
            1. Fabrico da bateria.
            Uma bateria de 100kWh antes de chegar ao carro já foi responsável pela emissões de CO2 equivalentes a um carro a combustão durante ~240.000 kms. Significa que à média nacional (9000 kms/ano), um carro a combustão pode circular até 26 anos com menor impacto para o ambiente comparativamente a um BEV!
            Este nr. multiplica por 2 ou por 3 consoante o nr. de x’s que o BEV troque de bateria no mesmo periodo!

            2-Electricidade
            A electricidade não é limpa ou 0% carbono. Mesmo em países reconhecidos como “verdes”, como é o caso de Portugal, 71% da electricidade consumida ainda vem do fóssil. Fora a electricidade a carvão proveniente de Marrocos e que não entra nestas contas. (Espanha faz o mesmo)
            Países como a Polónia e naquilo que se está a transformar a Alemanha é menos prejudicial andar a gasóleo que a electricidade, sendo que as emissões de CO2, particulado, NOx e SOx são bastantes superiores numa central termoeléctrica que queime, carvão (ou gasóleo ou óleo diesel) e se queimar gás há uma melhoria residual no CO2 (pq o metano não está a entrar nas contas) mas tb não deixa de emitir maior quantidade de particulado, NOx e SOx em comparação com um motor moderno a diesel.

            3-Peso
            O carro eléctrico é mais pesado logo gasta mais pneus e desgasta mais o alcatrão, logo é também responsável por um maior nr de emissões de particulado proveniente deste uso!

            4-Incêndios
            O carro eléctrico tem um propensão muito grande para se auto-inflamar. Pelo que cada vez que isso ocorre é um desastre para o ambiente pois não há forma de extinguir um incêndio num BEV e impedir que os componentes altamente tóxicos da bateria invadam a atmosfera. O que os bombeiros procuram numa situação destas é sobretudo conter os danos em redor. De resto é deixar arder!

            5-Acidentes
            Cada vez mais os construtores vedam o acesso à bateria. Significa que um pequeno toque, se afectar o compartimento da bateria, vai implicar a troca da mesma, com os enormes custos ambientais daí advindos descritos no ponto 1. Carros novos estão a ser enviados para sucatas por causa desta situação.

          3. Avatar de JL
            JL

            É como já vimos, esses dados estão todos errados.

            A Volvo até já diz que o ex30 é o carro produzido por eles com a mais baixa pegada de carbono de sempre, portanto até mais baixa que os a combustão.

            Mas continue a vomitar argumentos falsos que chega a algum lado.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Volvo diz o que q acha melhor para o seu negócio.
            O que eu acabai de dizer é a mais puras das realidades . Nao me considero nem sou desonesto.

          5. Avatar de JL
            JL

            Ah, primeiro os relatórios dos 70% a mais de emissões no fabrico eram verdade, agora que baixou já não são. LOOOOOOOOOOOOOOL

            Enfim, o costume.

            É verdade é, nota-se, com cada disparate que nem vale a pena comentar, é como aquele ponto do propagar fogo. LLOOOOOOOOOL Quando já se provou que incendeiam 200x menos.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc está bem?
            Não precisa descompensar dessa maneira. Acalme-se home.

          7. Avatar de JL
            JL

            Eu estou calmo, dando umas altas gargalhadas. 😀

  4. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Hipocrisia total a governar não só a Europa mas todo o planeta e Humanidade em todas as frentes com claro apoio dos ” fazedores de dinheiro “, ” manipuladores ” e controladores absolutos de arbítrios alheios ( direitos, liberdades e garantias …) , patrocinadores de terrorismo vário desde que esses saíam a ganhar trilhões dando miseráveis migalhas enquanto saqueiam tudo e todos sem olhar a meios … dizem uma coisa mas todos sabem que fazem outra … não cumprem lei e princípios que aplicam sobre os outros … e quem não quer ver manda os outros para as cavernas …
    O próprio ” Digital ” não é sustentável… e contra factos …

  5. Avatar de Traveller
    Traveller

    A mudança já está em curso andaram anos a assobiar para o lado e agora vão a correr a trás da Tesla que já vende mais que qualquer marca europeia. Podem continuar a não querer mas daqui a pouco tempo já vão haver carros eléctricos mais baratos que carros a combustão, com muito menos manutenção e consumos muitos mais baratos vão mesmo mudar para eletrico não porque é muito mais ecológico mas porque fica muito mais barato.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vende mais? Só se for elektros essa desgraça ambiental eheheh

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Estes múmias da UEquerem tudo e não pescam nada. Acabem com esse parlamento de mentecaptos já! Tristeza de gente. Nem resposta a uma questao muito pertinente colocada já vai para 4anos.
    Não merecem o lugar e muito menos o que custam.
    Só fazem shit!!!

    1. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Pois claro, é por lá o Ventura,esse sim, sabe o que é governar, não é verdade oh Yamahia?

  7. Avatar de Raul Dias
    Raul Dias

    A UE é dirigida de fora por os EUA, operada por fascistas e imbecis não eleitos para os cargos que ocupam…

    1. Avatar de mamba
      mamba

      É isso camarada! abaixo à classe capitalista! viva o proletariado! Viva a USSR!!

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Ao que parece …

    ( http ://torrentfreak.com/european-commission-calls-for-pirate-site-blocking-around-the-globe-230524/ )

    É o que parece …

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    E ainda

    ( http ://arstechnica.com/information-technology/2023/05/app-with-50000-google-play-installs-sent-attackers-mic-recordings-every-15-minutes/ )

    ( http ://www.wired.com/story/europe-break-encryption-leaked-document-csa-law/ )

    ( http ://www.nitrokey.com/news/2023/smartphones-popular-qualcomm-chip-secretly-share-private-information-us-chip-maker )

    ( http ://arstechnica.com/gadgets/2023/02/app-founder-quits-google-says-company-doesnt-serve-users-anymore/ )

    ( http ://arstechnica.com/information-technology/2023/05/potentially-millions-of-android-tvs-and-phones-come-with-malware-preinstalled/ )

    ….

    O que se poderá pensar desta U.E. ?

    Nem quero imaginar …

  10. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Claro que estão contra… combater as emissões poluentes é muito mais fácil e eficaz criando mais taxas para os consumidores pagarem…

    – comentário irónico –