Quase 70% receiam que a Inteligência Artificial acabe com muitos postos de trabalho

19 Comentários

O tema da Inteligência Artificial tem marcado as notícias tecnológicas do dia a dia. Muitos olham com entusiasmo para a evolução desta tecnologia, enquanto que outros têm muitas reservas sobre o seu impacto em várias áreas dominadas pelo ser humano. Assim, na nossa última questão quisemos saber se os nossos leitores receiam que a IA acabe com muitos postos de trabalho. E a grande maioria dos participantes responderam que sim. Vamos conhecer todos os resultados.

IA a produzir música


Receia que a Inteligência Artificial acabe com muitos postos de trabalho?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 1.196 respostas obtidas.

Os resultados mostram que a grande maioria, com 69% dos votos, responderam afirmativamente a esta questão, ou seja, têm receio do que a IA possa causar muitos despedimentos na medida em que deverá substituir vários postos de trabalho (827 votos). Por sua vez, os restantes 31% responderam que não têm esse medo (369 votos).

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados desta questão.

Pode ler as várias opiniões dos leitores através dos comentários deixados ao artigo onde a questão foi colocada. E apesar da preocupação de muitas pessoas sobre o perigo que a tecnologia de IA possa espoletar, há também quem defenda que a evolução traz como consequência a extinção de vários postos de trabalho ao mesmo tempo que cria novas oportunidades.

Mas se não respondeu à nossa questão, diga-nos então agora se receia que a Inteligência Artificial acabe com muitos postos de trabalho


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Concorda com as provas de aferição do 2º ano em formato digital?

  • Não. (82%)
  • Sim. (18%)

Total Votos: 1.708

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

 

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Teixeira
    Francisco Teixeira

    É inevitável que isso venha a acontecer, mas não é propriamente uma novidade porque muitos postos de trabalho já têm vindo a ser extintos à medida que os grandes sistemas de informação têm vindo a alterar a forma como se adquire conhecimento.
    Se estamos a falar do OpenAI eu espero para ver o que vai acontecer, mas alguma coisa vai acontecer.

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    Todas estas crises provocadas pelos DDT levam sempre alguns ao desemprego. No caso da IA tambem acredito que levara, mas ira abranger certos grupos mais ligados a tecnologia. A nao ser que comecem a substituir as pessoas por robots. Mas tambem ja nao digo nada, tudo pode acontecer da noite para o dia. Isso tudo aliado (nao esquecer) a quantidade de pessoas que levou a vacina covid e que nao sabe o que lhe ira acontecer daqui por uns anos. Estes tipo de coisas ja estao calculadas a imenso tempo. Eles sabem bem o que andam a fazer, conhecem a nossa psicologia e como reagimos. Nao acredito que seja assim tao radical a extincao de alguns postos de trabalho mas que ira acontecer ira. Principalmente para patroes sem escrupulos que so vem o lucro selvagem. E ha tantos assim por esse mundo fora.

    1. Avatar de Francisco Teixeira
      Francisco Teixeira

      Já estão a ser substituídas muitas pessoas por Robots, mas os ditos Robots são virtuais e ninguém os vê.
      Sistemas de atendimento, helpdesk, transcrições, traduções, comercio online, etc., são tudo áreas em que os Robots já estão a trabalhar em larga escala sem que ninguém os veja.

  3. Avatar de Luis R
    Luis R

    -Meter as maquinas a trabalhar para nos;
    -Adotar medidas para Reduzir População Humana para metade;
    -Reduzir Consumo;
    -Ser sustentável
    Todos ganhariam

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Adotar medidas para Reduzir População Humana para metade;

      E como fazes tu isso?
      Moeda ao ar para ver que pode ou não ter filhos?

      Defines um filho por casal? Se houver “acidentes” como se resolve?

      Eu percebo o teu ponto e concordo, mas ter filhos é a liberdade individual de cada um, simplesmente não se pode proibir as pessoas de terem filhos.

      Quanto ao resto concordo em absoluto contigo

      1. Avatar de Luis R
        Luis R

        Sim, Fusion é muito dificil, teriamos todos de ganhar consciencia para tal, o trabalho é demorado e demora muios anos, seculos talvez, mas devia haver consciencia e responsabilidade para isso. Nós, especie humana, claramente somos os Deuses na Terra. Temos o poder de construir/destruir, de ver o futuro, de construir o futuro, de planear, de agir. Não podemos continuar a desculpar o indesculpavel, somos nos que temos de agir, os caezinhos, os gatinhos, as zebras, os leoes, os tubaroes, etc etc nao vao fazer nada, somos nos que temos esse dever

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Pelo contrário, o que os capitalistas querem é meter em Portugal mais migrantes, a pretexto da diminuição da natalidade e da “emigração dos jovens qualificados”. A supremacia dos capitalistas em relação ao trabalho assenta no chamado “exército industrial de reserva”, que é um largo excedente de “gado humano disponível” (como eles dizem…) em relação ao gado utilizado. É esse excedente que lhes permite arrasar com a frase “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar?” e fixar eles próprios o preço da força de trabalho, sempre no nível mínimo de sobrevivência ou muito perto. A penúria de mão de obra é a melhor de todas as notícias para quem vive do trabalho, mas os capitalistas não vão consentir nisso e já estão a mover influências para repovoar o exército industrial de reserva.

    3. Avatar de LA
      LA

      Cuidado em relação ao “Meter as maquinas a trabalhar para nos”, porque se a coisa não for bem feita e com regras, podemos passar a ser nós a trabalharmos para as máquinas, ou até chegarmos ao ponto, delas já não precisarem de nós, ou nos verem, como uma ameaça.
      Em relação à redução da população mundial, cuidado, porque o que dai vier, pode ser perigoso.

  4. Avatar de Rafa
    Rafa

    Se bem me recordo existiu em tempos um posto de trabalho que consistia em acender e desligar os candeeiros de rua 1 a 1. Penso que esta profissão se designava por lumieiro. Ora com a eletricidade a tomar conta das cidades esta profissão foi extinta, assim como tantas outras com o desenvolvimento da humanidade. Se isto coloca receio? sim, claro que sim, mas podemos olhar para a história e prepararmos-nos para a previsivel evolução não fazendo desta um bicho de 7 cabeças.

    Claro que vão haver profissões que se vão extinguir com a evolução da IA, isso também nos vai levar mais longe como civilização. A questão é que para lá chegarmos precisamos “dos novos substitutos de lumieiros” que podem ser os próprios lumieiros com sede de mais.

    “Ah e tal, mas há muito boa gente perto da reforma que já não consegue ou não faz sentido ir aprender novas tecnologias” – sim é verdade, acontece que aí o que falha não é da evolução, mas da mesma instituição que faz os novos profissionais que já possuem esse conhecimento irem procurar noutros países – o Estado.

    1. Avatar de Francisco Teixeira
      Francisco Teixeira

      Com a eletricidade apareceram os eletricistas
      Com os carros apareceram os motoristas
      Com as rede sociais apareceram os influêncers
      Com os Reality Shows apareceram os parasit*****:):)

      1. Avatar de Rafa
        Rafa

        Essa ultima seria a profissão que se fosse extinta (quase) ninguém se importava xD

  5. Avatar de Grunho
    Grunho

    Os capitalistas até podem ter dinheiro para comprar inteligência artificial. Mas não têm QI para a produzir, programar e manter os sistemas informáticos de maneira a utilizá-la e tirar sempre proveito dela. Portanto, para isso tudo vão sempre depender de outros que sabem, coisa que eles detestam. O recurso dos capitalistas (e logo dos portugueses…) à AI vai ser muito inferior ao que se imagina.

  6. Avatar de Inteligencia Profetizada
    Inteligencia Profetizada

    A inteligencia artificial principalmente dos governos dos USA, China e Russia vão colaborar entre si para controlar ou eliminar a grande ameaça… inteligencia que se prese vai concluir o obvio, será que você tem inteligencia suficiente para adivinhar qual é essa ameaça? Colossus: The Forbin Project (1970)

  7. Avatar de João
    João

    Fui na sexta a uma balcão das finanças. Estava vazio mas mandaram-me embora porque ainda só atendem por marcação. Estamos em maio de 2023, alguém saberá explicar o porquê? Por esse caminho podem ser os primeiros a ser substituídos.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Não podem, já estão a ser, o que é bem diferente…

    Mas foram eles que mandaram ?

    Talvez não…mas e o povo ?

    Concordou, ou deixou, ou não contrariou …

    E não é ou foi só nas finanças …

    Hoje eles mas amanhã …

    Fácil de se ver …

  9. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Já agora para quem não sabe e quiser saber …

    ( https://archive.org/details/colossus-the-forbin-project-1970 )

    ….

    😉