Espanha: criança de 13 anos internada devido a desafio do TikTok que a deixou inconsciente

32 Comentários

O Tiktok é uma rede social que dispensa apresentações. Mas se por um lado a plataforma chinesa é utilizada por muitos utilizadores de várias faixas etárias em todo o mundo, por outro também acaba por ser uma constante fonte de preocupação, sobretudo para pais e educadores. Desta forma, as informações recentes mostram que, em Espanha, uma criança de 13 anos foi internada por causa de um desafio na rede social TikTok que a deixou inconsciente.

TikTok

Desafio do TikTok deixa criança de 13 anos inconsciente

Infelizmente não são novidade as notícias sobre incidentes que acontecem devido a ‘brincadeiras’ nas redes sociais. E a mais recente aconteceu na nossa vizinha Espanha, onde um menino de 13 anos foi internado devido a um desafio na popular rede social TikTok que o deixou inconsciente.

A situação aconteceu em Cartagena, na região espanhola de Múrcia, com um aluno do Instituto Santa Lucía. Os relatos avançados pelo jornal El Mundo indicam que tudo aconteceu devido ao antigo jogo KO, que parece ter voltado a ser moda na plataforma chinesa, onde os jovens se estrangulam uns aos outros até desmaiarem. A vítima entrou então neste desafio que a levou a perder a consciência e, por conseguinte, teve que ser levada para o hospital.

Créditos: Jose Cuéllar (via El Mundo)

De acordo com o que as fontes do Ministério da Educação de Múrcia adiantaram à agência de notícias EFE, o incidente aconteceu na manhã da passada quarta-feira (10) quando os alunos se preparavam para realizar uma excursão da escola. É referido que o jovem de 13 anos permitiu que outro apertasse o seu pescoço no âmbito do desafio do TikTok. Consequentemente a criança desmaiou e bateu com a cabeça no chão, tendo perdido a sua consciência.

Na zona encontravam-se vários professores que correram ao local e de imediato chamaram o 112 e ainda o pai do aluno. Pouco tempo depois a ambulância chegou ao local levando a criança ao hospital de Santa Lucía onde ficou internada.

É referido que as autoridades estão a investigar a situação e que vão tomar as devidas providências.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Blockd
    Blockd

    Há alturas em que é preferível educar e prevenir… Outras em que a solução é proibir… Se não há possibilidade de monitorização e controlo sobre os que os jovens consomem e que lhes podem ser prejudiciais, então que haja proibição. Não é proibida a venda de álcool ou tabaco a menores (claro que arranjam sempre alguma manobra,mas é difícil)? Fala-se o mesmo nestes casos. Tudo me é lícito (dentro do que é legal), mas nem tudo me convém…

    1. Avatar de Blockd
      Blockd

      *Faça-se

    2. Avatar de Antônio sardinha
      Antônio sardinha

      Bem dito

  2. Avatar de CA
    CA

    Criança de 13 anos, qualquer dia aos 20 ainda é uma criança, tristeza estas classificações.

      1. Avatar de Bruno Mota
        Bruno Mota

        Adolescente é o termo mais correcto.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não acho que seja grave. Acho mais triste pessoas maiores de idade, suponho eu, ficarem indignadas com este tipo de coisas.

    2. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Se for um rapaz, ainda deverá ser de facto uma criança até aí algures aos 15 anos, altura em que o espírito dele passa a ser totalmente responsável pelo corpo e deixa então de ser uma criança, e passa a jovem adulto.
      Se for uma rapariga a idade em que passa a ser jovem adulta deverá ser por volta dos 12 anos.

      As idades anteriormente indicadas não são absolutas, mas apenas a tendência geral.

      Os psicólogos, e leis até podem dizer algo de diferente, mas o que interessa realmente é do ponto de vista espiritual, e desse ponto de vista a pessoa deixa de ser criança quando o espírito passa a apoderar-se totalmente do corpo e passa a ser totalmente responsável pelas acções feitas através do corpo.

  3. Avatar de Paulo Sérgio
    Paulo Sérgio

    Há quem responsabilize a falta de atenção dos pais nestes desafios do Tiktok, mas na minha perspectiva a maior responsável é a própria empresa. Estes casos sucedem-se há anos e mantêm-se. Julgo que se quisessem, conseguiam eliminar estes desafios do tik tok. Não faz sentido a existência destes desafios. É banir a rede social, multas elevadas e eventualmente criminalizar a empresa.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É isso. Depois se os miúdos começarem a fazer desafios no recreio é só proibir o contacto entre eles e acabam os problemas.

      1. Avatar de Paulo Sérgio
        Paulo Sérgio

        Só para esclarecer, não sou contra as redes sociais, também tenho perfeita noção que os pais têm uma função importantíssima na educação dos filhos para estes terem consciência dos actos que fazem, para não cometerem erros como estas crianças/adolescentes fazem. Sim também sei que não é possível controlar tudo. Mas, neste caso específico, julgo que é a única rede social que tem este género de desafios e que aparentemente se mantêm após anos. Não é dever desta empresa controlar o conteúdo que lá existe?

        1. Avatar de Pedro Coelho Silva
          Pedro Coelho Silva

          Claro que é, tem toda a razão.

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    E uma mãe mandou um filho de 13 ir à padaria para comprar pão, sabendo que o rapazinho atravessaria uma rua. O menino calculou a travessia e foi abalroado por um automóvel e, tendo perdido a consciência. está internado num hospital. As autoridades deverão fazer algo com alguém. Teria sido a padaria porque exigiu que o pão o levasse em casa da família? Ou o motorista não teria falhado pelos absurdos 40 km/h?

    1. Avatar de Blockd
      Blockd

      Comparar um acidente com uma estupidez de desafio é simplesmente ridículo…. justifica-se tudo,mesmo com parvoíces… Enfim

  5. Avatar de Francisco Ramos
    Francisco Ramos

    Mais uma rede social que não devia existir.

  6. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    O problema não está na rede social. O problema está na infantilidade e falta de discernimento dos adolescentes actualmente.

    A rede social é apenas o meio de difusão das ideias, mas a “culpa” é inteiramente dos miúdos actuais que não têm dois dedos de testa.

    Quando eu era miúdo, também havia desafios, mas nunca vi ou ouvi falar em tamanha estupidez como estrangular, comer detergente, regar com álcool e colocar fogo, etc pois tínhamos discernimento suficiente para entender as evidentes consequências de tais actos. Actualmente os miúdos parecem viver alheios do mundo real e as possíveis consequências dos seus actos.

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      E não estou a defender a rede social, até porque não utilizo, e nem os meus filhos. Mas sejamos honestos, os miúdos actualmente parecem não terem dois dedos de testa.

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Não têm porque passaram por algo chamado pandemia covid-19, que os obrigou literalmente a usarem outros meios de virem “cá para fora” sem poderem ir á rua…
        Óbvio que isso se tornou vício…
        No nosso tempo tínhamos os carrinhos de rolamentos, o tetris, revista Gina, agora têm tudo sem sair do sofá.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Com 13 anos leva, pelo menos, 10 de vida sem pandemia. Isso não é desculpa.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Os tempos mudaram. Claramente não tens filhos caso contrário já tinhas concluído que mandá-los pra rua brincar é uma utopia nos dias que correm. É possível fazê-lo, sem dúvida, mas não à escala que o fazíamos há uns anos.

    2. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Plenamente de acordo…

  7. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Quando a cabeça não tem juízo, as apps é que pagam as favas…

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Adoro ver os comentários que responsabilizam as apps em vez dos miúdos, é um passatempo muito bom para rir então ver aqueles comentários (que (in)felizmente não se vê ainda aqui) de pessoas todas nervosas é ainda mais divertido. Agora a falar a sério os miúdos são burros gostam de ir ao limite e gostam de “viver” a vida na adrenalina e muitos deles são miúdos abandonados pelos pais ou que se sentem excluídos pela sociedade e refugiam-se nestes desafios estúpidos, criados por pessoas igualmente estúpidas e criminosas, porque estas pessoas sabem a influência que têm sobre as crianças. As apps não devem ser banidas, porque senão tudo que faz mal na sociedade era para banir e isso não faz sentido temos de ter um equilíbrio, os pais destas crianças é que devem estar atentas e educar os filhos DELES e não os governos.

    1. Avatar de Poio
      Poio

      Sempre houve seleção natural

  9. Avatar de Infinity
    Infinity

    Se tivessem um nokia 3310 na probabilidade de acontecer seria menor

  10. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    Esta app promove a visualização destes “desafios”através da trends, de modo a que chegue a mais público. No país de origem, os vídeos que estão sempre no top das trendes são bons resultados na escola, no xadrez, desporto…

    1. Avatar de Repara
      Repara

      No TikTok, além das “trends” há “recomendações para si”, personalizadas. São as recomendações, de vídeos personalizados segundo a leitura que é feita, usando inteligÊncia artificial, de cada utilizador, e que os “agarra” durante horas,
      Na China o TikTok tem uma app irmã, mas por certo não segue o mesmo algoritmo de recomendações (ou não tem recomendações).

  11. Avatar de T800
    T800

    Quando andava na escolas já fazíamos isso e a única rede social que existia era o MIRC!

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Fazíamos? Não fazíamos. Completamente diferente

  12. Avatar de Repara
    Repara

    Diz quem estudou o assunto que:
    O “uso problemático dos media sociais” (PSMU, em inglês), envolve sintomas semelhantes aos do vício, como perda de controle sobre o uso das media (redes) sociais, sofrimento psicológico em caso não se poder aceder às redes sociais, desejo de uso e mais uso, apesar da consequente perturbação na vida diária.
    Quer isto dizer que, dependendo das pessoas, que não são todas iguais, há um uso digamos normal das redes sociais e uso problemático, seja do Facebook, do TikTok ou outra.
    No TikTok, a maior parte das pessoas divertem-se a ver pequenos vídeos de cãezinhos ou de carros que estacionam sozinhos, mas alguns, sobretudo adolescentes, acabam a tomar comprimidos para ter convulsões ou a apertar o pescoço uns aos outros.
    Então por que é que o TikTok é mais suscetível de uso problemático? Pela personalização dos vídeos selecionados para cada utilizador e pelas horas – sim, horas – a que cada utilizador é sujeito, a vídeos com a mesma natureza.
    Agora imaginem o efeito em quem é fraco/frágil da “bola” e influenciável, em particular pré-adolescentes e adolescentes. No TikTok isto tem dado algumas mortes e casos em que esteve perto.
    Só para que se perceba – a TikTok diz que tem feito tudo o que lhe é possível para eliminar os vídeos que podem levar à morte e mutilação. Mas há cerca de um milhão de novos vídeos todos todos os dias e que são recomendados aos utilizadores – de acordo com as suas preferências – o que significa que quem está a dar um uso problemático ao TikTok encontra sempre mais para o alimentar.
    Pesquisem por PSMU TikTok.

  13. Avatar de Profeta
    Profeta

    O que mas nesta altura ainda se andam a colocar culpas em aplicacoes ou redes sociais ? Entao e a responsabilidade dos pais das criancas ? Se nao tem confianca nos filhos que tem entao restringam o uso dessas aplicacoes. As facas tambem cortam e se estiverem ao alcance de qualquer um pode ser fatal. Sera que devemos deixar de usar facas para nao haver tantas mortes ? Sinceramente nao vejo onde esta a polemica disto. Se nao transmitirem aos filhos certos valores morais e do que esta certo ou errado, vai haver sempre este tipo de casos, e a culpa passa a ser da aplicacao e nao dos miudos.

  14. Avatar de Zé

    Por muito que ache que as crianças educam-se e essas coisas todas acho que também há falhas graves da parte do tik tok (e não só, mas fiquemos por aqui).
    Tento sempre transmitir bons valores e boas ideias, guiar e, quando necessário, proibir. O meu filho não tem tik tok e enquanto for eu a aprovar as aplicações to telemóvel não terá. É daquelas coisas que nada acrescenta.

    Temos visto também muito alheamento por parte de pais. Se bem me lembro, o tik tok é “recomendado” a maiores de 13 anos. Tenho visto notícias de miúdos com 7 e 8 anos e o tik tok. Começa mal por aqui.
    Mas também há uma enorme falha por parte das ditas plataformas. Há legislação clara sobre conteúdo potencialmente nocivo, sobre publicidade e anúncios direcionados a crianças e também sobre a validação da idade dos utilizadores e sobre o conteúdo que podem ver. Nunca sequer vi o tik tok, mas duvido que cumpra a legislação na integra. Nem de perto, nem de longe. Mas quem não cumpre, paga multa e se reincidir, deixa de operar. Pelo menos deveria ser assim. Se calhar até é, mas tem-se medo de mexer.