Microsoft quer que o Firefox passe a usar o Bing como o seu motor de pesquisa padrão

24 Comentários

O domínio da Google na pesquisa leva a que seja a opção mais usada nos browsers. Esta é uma posição paga, mas que rende à empresa muito dinheiro. Isso pode mudar em breve, pelo menos no Firefox, com a Microsoft a querer ocupar este lugar com o seu Bing.

Microsoft Firefox Bing Mozilla browser

Microsoft quer conquistar o Firefox com o Bing

São bem conhecidos os contratos da Google com os sistemas operativos e com os browsers que usamos na Internet. São muitos milhões pagos e que atraem para este motor de pesquisa os utilizadores, que assim podem depois ver publicidade apresentada e outras formas de rendimento.

A Mozilla, com o Firefox, é uma das empresas que está nesta posição, mas que em breve poderá mudar para a concorrência. Segundo o que está a ser avançado, a Microsoft estará a tentar ocupar o lugar da Google como o motor de pesquisa padrão deste browser, tentando colocar ali o Bing.

Fontes próximas deste tema revelaram que altos quadros da Microsoft estão interessados que surja um acordo com a Mozilla. A ideia é que o Bing passe a ser o motor de pesquisa padrão. Com o fim do contrato que a Google tem para o Firefox a terminar no final deste ano, existe espaço para esta mudança.

Microsoft Firefox Bing Mozilla browser

Mozilla pode mudar a pesquisa no seu browser

Esta mudança não será completamente estranha no Firefox, até porque já esteve a ser testada no passado recente. A Mozilla teve em 2021 uma experiência a decorrer, onde o motor de pesquisa do browser foi alterado para ser usado o Bing da Microsoft.

Com todo o interesse que se gerou em torno da IA e do Bing, é natural o possível interessa da Microsoft em conquistar ainda mais espaço. Ao mesmo tempo, e com esta posição nobre, a Mozilla poderá ter uma palavra a dizer neste negócio. Este é um valor importante para a empresa e para o seu financiamento, em especial para os desenvolvimentos do Firefox.

Será interessante ver como este (suposto) negócio evoluirá e como a Microsoft irá lidar com este investimento. Ainda que não seja o browser mais usado na Internet, estando longe do topo, o Firefox tem uma legião de utilizadores fieis e que acreditam neste browser.

Adeus Google? Mozilla testa o Bing como o novo motor de pesquisa no Firefox

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    No dia que isso acontecer a Firefox desaparece e fica para as memórias como um bom browser , vai acontecer o mesmo que aconteceu ao “Netscape Navigator”, para mim o melhor browser na época.

    1. Avatar de Paulo Sérgio
      Paulo Sérgio

      Muito usei o Netscape Navigator e com muita pena desapareceu. Tive inclusivé uma conta de e-mail netscape.net. Atualmente o meu browser de eleição é o Firefox e motor de busca duckduckgo. A eventual mudança julgo que não afetará. Cada um pode escolher o motor de busca por defeito.

    2. Avatar de André
      André

      Como é que o firefox desaparece? Vão ficar com mais uns valentes milhões no bolso, o google (e os outros) continuarão na lista de motores de busca que podes escolher. Simplesmente quando instalas o browser com uma instalação limpa e quando ele te pergunta que motor de busca queres usar, o bing é que está pré-seleccionado na caixinha.

      Não percebo qual é o problema.

      A mozilla precisa de dinheiro urgentemente senão podem não chegar a 2025/2030. Os seus resultados de contas públicos revelam prejuízo atrás de prejuízo. Uma empresa só se consegue aguentar um determinado tempo até não dar mais. Por isso os $$$ são bem vindos.
      É normal que acabem por firmar um acordo novo. E com o “hype” à volta da IA, o bing é o que está no topo da lista para atrair “clientes” para o seu browser.

    3. Avatar de SérgioM
      SérgioM

      Quem usa o Firefox também sabe mudar o moto de pesquisar predefinido.

    4. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      O teu comentário não faz sentido.
      Se a Mozilla conseguir um acordo que lhes dê mais dinheiro que o que a Google paga, porque não?
      Os utilizadores sabem como mudar o motor de pesquisa ou usar outro à sua escolha.

      1. Avatar de aintgotnobrain
        aintgotnobrain

        ora nem mais.

    5. Avatar de Pintor
      Pintor

      Tens a opção dentro do Firefox de escolher o motor de busca que quiseres.E assim vai a continuar.

  2. Avatar de Sepo Esperto
    Sepo Esperto

    A microsoft já parece o António Costa, quer muita coisa mas nunca concretiza.

    1. Avatar de CA
      CA

      E mais, querem mandar no que não é deles, assim fica mais parecido com o Costa.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Mandar? Isso não é mandar, são negócios ou acordos. Bem vindo ao mundo capitalista!

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sinceramente espero que aconteça se para isso vier consideravelmente mais dinheiro para a mozzila do que aquele que a Google dá. É super facil de mudar e acho que o pessoal que usa o Firefox é pessoal que o sabe fazer.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Parece-me bem se ajudar a Mozilla a ser rentável e a manter o seu software.
    De lembrar que é só para ser a opção de origem, eles permitem a pessoa mudar.

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Pois mas sabemos la nos se atras do motor de busca escolhido tem mais alguma coisa para prejudicar as pessoas. Ate parece que nao conhecem a Microsoft, sempre a inovar pelo pior caminho. Microsoft onde toca so sai bosta. Toda a gente sabe disso ou nao ? Virou santa assim de repente ? E tambem sabemos que estas escolhas por defeito para a maioria das pessoas escolhe o que aparece primeiro e siga. Nao houvesse venda casada com Hardware e software e a empresa ja nao teria lucros brutais. Ja para nao falar da treta do secure boot que so dificulta as pessoas para instalar outro sistema operativo.

    1. Avatar de Paulo Sérgio
      Paulo Sérgio

      Muitas vez escrevem Micro$oft, e a origem de todos os males. Eu não consigo ver isso dessa forma. Eu colocaria os $$$ também na Apple, Google, etc. Visam todos o mesmo e não sabemos exatamente o alcance de cada atitude de cada uma delas. Atualmente utilizo principalmente SO em Linux, mas passei por quase todos produtos da Microsoft desde o MSDOS 5.0. Não me faz diferença nenhuma que o Bing passe a ser o motor de busca por defeito na instalação do Firefox. Como já disseram, se melhorar as condições financeiras da Mozilla, porque não?

    2. Avatar de jorge
      jorge

      O Firefox é open source, se tiver, vai-se descobrir. E tendo em conta a grade maioria dos utilizadores do Firefox, são pessoas que se preocupam com isso e utilizadores de Linux não acredito que eles fação esse tipo de coisas.

  6. Avatar de Pedro Antunes
    Pedro Antunes

    Só uso o Firefox! Já experimentei muitos outros, mas gosto mais do Firefox. Há coisas bem boas no Firefox: estabilidade, boa gestão de senhas, segurança, rapidez e personalização.

  7. Avatar de Vilna
    Vilna

    Firefox + starpage. Uma maravilha

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Startpage é privado …

    Quem conhce mesmo o Firefox sabe que lá bem no meio também têm ” aquelas linhas à google ” ( daí o tal negocio … ) e talvez passe a ter mais ” umas linhas à Microsoft ” … ( depende do negocio ).

    Penso eu de que …

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Uma coisa é certa,então a Microsoft vai ter que pagar mais que a Google paga por ano à Mozilla para o Google Search ser o mecanismo de pesquisa no seu browser/navegador.Ao que sei são valores estratosféricos que envolvem milhões e milhões de euros.Para o Bing passar a ser o mecanismo de pesquisa padrão no Firefox muito mais dinheiro vai ter que pagar a Microsoft do que actualmente paga a Google à Mozilla.E tudo por causa de um mecanismo de pesquisa… Nem dá para acreditar.Tanto,mas tanto dinheiro envolvido. 😐

    1. Avatar de jedi
      jedi

      Nao te preocupes, a MS tem dinheiro para cobrir. Mas terá que cobrir bem. Caso consiga, de certeza que a moz agradece e quem ganhara com isto é o desenvolvimento do FF e dará estabilidade á Moz.

  10. Avatar de Zé

    Quando dois lixos se juntam fazem uma lixeira.