Quantos quilómetros de estrada consegue percorrer com um carro elétrico por 50€?

197 Comentários

Com a emergência dos carros elétricos, surgem dúvidas em relação às diferenças entre estes e os modelos com motor de combustão, nomeadamente, em termos do preço das viagens. Afinal, para quantos quilómetros de estrada dão 50€, a bordo de um elétrico?

Carregamento doméstico de carro elétrico

Um dos aspetos a ter em conta aquando da compra de um automóvel, seja ele de combustão interna ou elétrico a bateria, é o consumo. Se, por um lado, o primeiro depende das diferenças entre a variedade de combustíveis e, ainda que residualmente, da diversidade da oferta das estações para o efeito, o segundo depende de uma lista maior de parâmetros.

Um deles é o custo da recarga. Hoje, vamos calcular quantos quilómetros conseguimos percorrer, em média, num carro elétrico, com 50€.

Nissan LEAF, versão E+

Dependendo da potência do carregamento, o preço da recarga pode sair muito baixo ou muito alto. Normalmente, se os elétricos forem carregados em tomadas convencionais e domésticas, a recarga será lenta, mas barata. No entanto, caso sejam recarregados em estações para o efeito, o processo será rápido, mas mais caro.

Ora, a maneira mais económica será o carregamento doméstico. Contudo, a resposta não deverá ser linear, pois mesmo esse vai depender de variáveis como o contrato com o fornecedor de energia e o horário em que o elétrico vai ser recarregado. Por isso, tenha em consideração que vamos calcular uma média.

Sendo o preço da eletricidade variável, vamos usar o preço médio do mercado, 0,13€/kWh, conseguido a partir dos valores base de eletricidade praticados pelos principais fornecedores, em Portugal: EDP, Endesa, Gold Energy, Iberdrola e Galp.

À conta, vamos juntar uma nova variável: o consumo dos carros elétricos que, claro está, é diferente, dependendo da sua eficiência, por exemplo.

Imagem tesla Model 3

Consideremos que o Nissan LEAF, na sua versão E+, tem um consumo de 18,5 kWh/100 km. Por sua vez, o BMW iX1 aponta entre 16,8 e 18,1 kWh/100 km. Depois, o Porsche Taycan anuncia entre 19,6 e 23,9 kWh/100 km, e o Tesla Model 3 Standard consome cerca de 14,4 kWh/100 km.

 

Em Portugal, para quantos quilómetros dão 50€, num carro elétrico?

Tendo em conta a média de 18 kWh por 100 km, a operação consiste em dividir os 50€ pelo preço da eletricidade e, depois, dividir esse resultado pelo consumo do carro elétrico. O valor final corresponderá ao número de quilómetros que podem ser percorridos com o valor estabelecido.

Pegando nas médias que estamos a considerar, 50€ darão para cerca de 385 kWh de energia – portanto, cerca de 2.265 quilómetros.

 

Conforme sublinhado, estes números não são estanques e dependem de vários fatores, como o momento e o local onde o carregamento é efetuado (para o exemplo, consideramos o carregamento doméstico, pelo que os valores serão diferentes, se calcular para a rede pública). Ainda assim, as estimativas podem ser uma grande ajuda na hora de analisar o valor operacional de um carro elétrico.

Comentários

197

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jeton90
    jeton90

    Sim a conta estava bem feira se não liga-se ou AC, se for sempre naquela velocidade média, se e ainda mais uns se.

    Mas sim da para fazer muito km , mas não há varias condicionantes e sim tenho um Peuguot 2008 eléctrico.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tal como um carro a combustão.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      O meu carro consome 1 KWh/100 km a mais quando tenho o AC ligado. Acaba por ser insignificante.
      Além disso, estes valores estão bem acima da média. Eu em autoestrada faço 18KWh/100 Km quando tenho pressa, mas no dia a dia a minha média é de 16KWh/100km. Finalmente, o preço de 0,13 €/KWh é um esagero. e teria que se fazer a distinção para quem carrega em casa e quem na rua. Para quem carrega em casa neste momento os preços são muitos mais baixos. Eu pessoalemnte em vazio carregando a noite pago 0,03€/kwh (o que da 1667 kWh o que da para mais de 9000 km)

      1. Avatar de Zé nabo
        Zé nabo

        0,03€ por KwH?.. hás de me dizer onde… 3 Cêntimos por KwH ?… Chuta ai, estou curioso…só se tiveres Taxa Social..e mesmo assim tenho as minhas duvidas.

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          No mercado indexado abaixo disso…
          Amanhã, 13 de Maio vai estar a cerca de 2 cêntimos negativos!
          A média do ano não chega a 3 cêntimos o KWh…

          1. Avatar de Jose pereira
            Jose pereira

            Sim mas quando acabar a tar negativa, BCE quer cortar os apoios em julho voltas para preços antigos, uma excepção não é a regra…ainda conheço pessoas que estão no mercado regulado, portanto também é um exemplo… Atenção, também estou no indexado desde de janeiro…

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            A TAR negativa é uma parcela comum a todos os operadores. Sejam eles do indexado, regulado ou livre.
            Quando a TAR aumentar para uns, aumenta para todos!
            O regulado na eletricidade não é propriamente uma boa escolha em termos de preço…

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Acorda meu ..no regulado os valores chegam a ser negativos…

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Cuidado que isso não podia estar mais longe da verdade…
            Estas a confundir o regulado com o indexado o que é muito perigoso de tão diferentes que são!

          2. Avatar de Pedro
            Pedro

            Queria dizer indexado

    3. Avatar de JL
      JL

      Num carro a combustão até tem de adicionar mais, já que chegam a gastar mais 20% para manter o AC, enquanto num electrico anda pelos 5%.

      1. Avatar de João
        João

        Isso deve ser para um carro dos anos 90. No meu carro nem moto diferença entre usar AC e não usar : é o pé direito que tem mais influência !

        1. Avatar de JL
          JL

          Se nao nota num a combustão, muito menos vai notar num eléctrico.

        2. Avatar de AiOGajo
          AiOGajo

          Eu tinha um Honda Civic de 2007 (1.4 Gasolina) e bastava ligar o AC para notar quebra de rendimento do motor.

          Aliás, ligava o AC e as rotações sobiam.

          1. Avatar de AiOGajo
            AiOGajo

            *subiam

          2. Avatar de JL
            JL

            Esse e todos, não há almoços grátis.

        3. Avatar de Nuno
          Nuno

          No meio carro atual, VW Arteon Shooting Break, o AC consome 0,15 L/h quando vou na AE a 140KM/h com o cruise control e faço uma média de 5,6L/100Km…

          1. Avatar de JL
            JL

            Não é tão linear, depende da temperatura exterior e do setpoint, pode variar entre o que disse e até um pouco mais até 1 litro por cada 100 kms.

            Híbridos com bomba de calor já chegam a esses níveis.

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            1L por 100Kms???
            Só com alguma fuga num tubo!
            Achas mesmo que um motor consegue fazer 2 toneladas mover-se a 140Km/h durante 1 hora com 5,6L de combustível e depois ia gastar 1L para ligar o AC?

            Estás a falar de um carro de 1990? Eu estou a falar de um de 2021…

          3. Avatar de JL
            JL

            Como disse, se não tiver bomba de calor é igual aos outros.

            Sim, porque para consumir 5.6 litros quer dizer que a potência média dele andará pelos 50 a 56cv, um compressor de ac chega a consumir 6kw, ou seja 10cv, isto em full power, agora é fazer as contas.

            Eu não inventei o número, basta meter essa pergunta no Google e aparecem muitos artigos a falar num consumo de 0.2 a 1 litro.

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Portanto, comparas o consumo de um carro a 1/3 da potência com um AC em full power… Um Boa!
            Mas se o carro gasta 5,6L para fazer 100Km então estás a dizer o quê? Que se desligar o AC gasta só 4,6L, é isso?

            E já agora, digamos que é fantástico que um AC para uma divisão de 25m² com um COP de 3 consuma menos de 1,2cv mas o de um carro consome quase 10x mais!
            Um bem haja aos engenheiros que melhoraram os AC nas últimas décadas e um boo aos fabricantes automóvel por meterem ACs de 1980 nos carros do século 21!

          5. Avatar de JL
            JL

            Quem comparou potência máxima ?

            Eu falei em potência média debitada, ou pensa que o seu carro a consumir 5,6 debita a potência máxima ?

            E também não disse que consumia sempre 1 litro, o compressor não vai sempre ao máximo, em situações extremas, e como disse, ele ao máximo consome isso.

            Claro que consome mais, desde quando o isolamento de uma casa tem alguma coisa a ver com um carro sempre exposto ao sol, já viu algum compressor de ac doméstico para uma sala de 25 m2 com 6 kw de potência ?

            Não é preciso ser engenheiro para saber estas coisas, leia com mais atenção, é física.

            Se os ac dos carros consumissem tanto como as casas, ninguém se importava com o consumo deles nos ve’s e nos ice.

          6. Avatar de Nuno
            Nuno

            Leia com atenção o fanatismo do que escreve porque não fui eu a dizer que os carros a combustão chegam a gastar mais de 20% para manter o AC.
            Os dados que referi foram os 9btidos.num dia de 28⁰C com o AC a 17⁰C e o consumo foi de 0,15L por h, ou seja, bem menos de 5% do consumo total médio…

          7. Avatar de JL
            JL

            Nem eu, são dados que existem pela internet, e disse até, não disse que gastava.

            Como mediu esse consumo ?

          8. Avatar de Nuno
            Nuno

            “chegam a gastar mais 20% para manter o AC”…
            Nenhum carro gasta 20% para manter o AC… Só se estiver parado… Mas se vamos por aí, um EV parado com o AC ligado gasta 100% de energia só para o AC ..

            Quanto ao consumo, para o calcular tirei 2 cursos superiores, fiz várias pós-graduações, e depois descobri que bastava dividir os litros que a bomba marca pelos kms que fiz desde o último abastecimento e multiplicar por 100…
            Felizmente tenho todos os registos no drivvo que faz a conta por mim…
            Ou será que é preciso trabalhar para a nasa para o meu consumo ser reconhecido?

          9. Avatar de JL
            JL

            Como disse, esses dados não são meus, quer que deixe aqui páginas a falar disso ?

            E volto a repetir, até ou “chegar” não diz que gasta sempre.

            Parados andam todos os dias na cidade, ou nessa altura

            Pois , então fez mal a média, devia ter feito na mesma altura, é que em estações diferentes. sai uma média errada, com temperaturas mais baixas o carro gasta mais para se mover, com temperaturas mais altas, gasta menos, logo uma coisa compensa a outra, já que um a combustão não gasta para fazer calor.

            É preciso determinar o consumo real e não o anunciado pelo carro, e para isso é preciso alguns passos sim, também não é preciso ser formado para se saber o que disse antes.

          10. Avatar de JL
            JL

            E sim, eletricos com bomba de calor gasta bem menos, eu tenho uma média menor agora com temperaturas mais altas e com AC, do que tinha no Inicio do ano, a razão é simples, tem a ver com o que falei antes, também não é preciso tirar curso, é física básica.

          11. Avatar de Nuno
            Nuno

            Estás a assumir que o teu EV gasta mais agora por causa do AC mas não te esqueças que o teu carro tem uma bateria que sofre com o calor enquanto um a combustão até gasta menos no verão…
            De qualquer forma, o meu carro nunca gasta mais de 0,5L por hora e é preciso ligar os desembaciadores traseiros, frontal e dos espelhos retrovisores além do AC no máximo…

          12. Avatar de JL
            JL

            Não, por acaso estou a assumir o contrário, que agora gasta menos.

            Não me preocupa, ele tem refrigeração por algum motivo, e também aquecimento, e isso também conta no inverno.

            Já o seu tem refrigeração todo o ano, e também gasta um bom bocado.

            O meu também não, essa parte é bem mais eficiente que um a combustão, já que não tem um alternador a tirar mais 10% de potência ao motor.

          13. Avatar de Nuno
            Nuno

            10%?

            Portanto, o AC de um carro com 50cv gasta 5cv, o AC de um carro de 200cv gasta 20cv e o AC de um carro de 600cv gasta mais cv que o carro de 50cv tem…
            É bom aprender estas coisas. E se dizes que o meu carro a 140kmh vai a usar 50cv, e mais de 15cv são para o AC, se eu desligar o AC ando com consumos na ordem dos 2L/100Km…

          14. Avatar de JL
            JL

            Mas quem falou em AC ?

            Mas não sabe distinguir potência máxima de potência média ?

            Quando gasta um veículo sempre a potência máxima ? 50 ? 100 litros ?

            Pois parece que não sabe.

          15. Avatar de Nuno
            Nuno

            A conversa era sobre o consumo do AC.
            Tu dizes à boca cheia que num ICE tem de se acrescentar mais ao valor médio porque gastam até 20% enquanto num EV anda pelos 5%.
            Esta tua resposta é diretamente a alguém que tem um EV e gasta quase 10% em média segundo diz mas tu ignoras e reduzes para 5%… Já no caso dos ICE, apesar de te ter dado valores concretos, continuas na tua dos 20% porque está no google…
            Adoro a malta que tem tanta razão que até precisa de mentir para justificar o que diz…
            Ai José que vou ter de te deixar a falar sozinho…

          16. Avatar de JL
            JL

            Você continua a inventar coisas que eu não digo, em lado nenhum disse que tinha de adicionar 10 ou 20 % ao consumo, já que nem tem como fazer, pois faz parte do mesmo.

            Em lado algum disse que 10% era o ac, referi alternador e este valor pode ser menor ou maior consoante a situação.

            É por fim mais uma invenção, a quem eu me dirigi não consome 10% no AC, 1kwh em 18 kWh são 5.5%, como vê dentro dos valores que referi é que tambem observo. Serão maiores em carros com baterias mais pequenas como é óbvio, agora carros com baterias a partir de 40 a 50 kWh, esse é um valor dentro da média.

            Porque não pesquisa sobre esse assunto ? Há inúmeras páginas a falar sobre isso.

            Por alguma razão os fabricantes andam a desenvolver alternativas a esses dispositivos para diminuir o consumo dos a combustão, umas das grandes diferenças nos híbridos está nesses pontos, eliminam o alternador, é o compressor passa a ser eléctrico por ser mais eficiente e passam usar sistemas de bomba de calor, também eles mais eficientes.

            Como disse, é física básica, não é preciso inventar.

  2. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Seria bom dizer a segunda opção, o carregamento fora de casa; em média, o custo será 3x superior , pelo que dará para cerca de 740 km, em AE.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Se assim for então o meu carro a GPL ainda fica em conta. 50€ dar-me-á para cerca de 700km.
      A segunda opção é a principal opção para quem não tem garagem, que será o caso da esmagadora maioria do pessoal que não aderiu aos BEV.

    2. Avatar de Traveller
      Traveller

      dah, assim como em casa será 3x mais barato tendo em conta carregar á noite a 0.04€ ou mesmo de borla de dia com os paineis solares.
      Conforme foi dito é uma media.

  3. Avatar de ICE
    ICE

    Interessante, mas por curiosidade…quanto tempo demorava a fazer esses 2.265 quilómetros, tendo em conta o carregamento das baterias? Sim, esse é o grande problema dos elétricos.

    1. Avatar de Jakim Zé
      Jakim Zé

      Assim na loucura, e vamos partir do principio “médio” (que o autor do artigo usa), se por carga completa der para 500Km, então vamos apontar para uns 2 dias e meio, se for carregar e andar, ou, 5 dias (se houver vida para além de carregar o carro lentamente).

    2. Avatar de Pedro Coelho Silva
      Pedro Coelho Silva

      Vamos imaginar assim na loucura que faz 100 km por dia para ir trabalhar e afins, chega a casa deixa o carro a carregar durante a noite, 0 impacto no tempo que dispõe. 50€ da para 22 dias de trabalho, bem melhor que gasolina.

      Este cenário não é o unico cenario de uso de automovel, mas é o cenario mais comum para a esmagadora maioria.

      1. Avatar de Jakim Zé
        Jakim Zé

        Pois, as a tua loucura para mim não chega a nada. Por dia da semana são 200Km pelo menos. E ao fim de semana pelo menos 500Km.

        Cada um fala da sua experiencia. Até porque se eu morasse numa grande cidade, e não necessita-se de sair dela, andaria de transportes públicos, subsidiados por todos os portugueses, para os que moram nas cidades cosmopolitas…

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Pode dar para uns e não para outros. Nem todos fazem esses 6. 000km por mês. Há quem faça mais, há quem faça menos.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          200km dia assumindo os 18kwh do artigo demora 10 horas a carregar a 16A, os 500km no fim de semana se for dividido entre os 2 dias é igualmente fazivel mas acredito que tenha de ir uns 15 minutos ao um carregador rápido. Mas não é difícil ter um carro 12 horas por dia na garagem se formos realistas.
          Até 200km dia é fácil de carregar em casa sem grandes investimentos a nível de capacidade energética, acima disso já implica ter carregador mais capaz ou em alternativa ir ocasionalmente às compras e deixar a carregar uns minutos…

          1. Avatar de António Vasco
            António Vasco

            Aumentei meu disjuntor para 45A, carrego a 28A , normalmente carrego em 4-5 h. Somos 6 em casa e nunca tive problemas de falta de potência de electricidade

        3. Avatar de Traveller
          Traveller

          faço igual e nem necessito alterar a instalação para carregar isso, 200kms por dia carrego das 22h-8h em bi-horário se quiser carregar 500kms basta comprar wallbox de 7Kwh

  4. Avatar de Sepo Esperto
    Sepo Esperto

    1300 km.

  5. Avatar de luis
    luis

    O meu andaria com o consumo neste momento que tem, 4273km. Dacia spring

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      @Luis, Bom dia
      Qual a sua opinião do Dacia Spring, estou ainda em faze de construção de casa e vou deixar a garagem toda preparada para poder carregar um elétrico, e estou a pensar no Dacia Spring, para a utilização que vou fazer, e como sou forreta na compra de carros acho que relação preço qualidade pode ser uma boa opção
      Obrigado

      1. Avatar de Kush SL
        Kush SL

        Boas, o Twingo era uma boa opção em relação ao springs, e o Renault 5, segundo eles, vai vir com um preço de 25k, mas a bateria faz parte do chassis do carro, por isso seguro contra todos, e que um ligeiro toque mandas o carro para a sucata
        SL

      2. Avatar de Luis
        Luis

        Faz claramente o que deve. O meu dorme na rua e no inverno a bateria da para 200km citadinos com algumas ic e no verão da para 300km. Tem algumas falhas que eu não entendo o porquê, nomeadamente os vidros traseiros só abrem e fecham no botão das portas traseiras. Falta um botão de volume no volante e a falta de luz no porta bagagens…. a luz interior deveria ser a meio e Led. De resto é carregar e andar. Neste momento por exemplo estou com 18% e ainda dá para 50km.

      3. Avatar de João
        João

        Cuidado com esse carro: não é um Dacia/Renault mas um carro chinês muito low cost. As barras estruturais do chassis por exemplo , dobram à mão , e um pequeno acidente neste carro, sem disparar airbags, tem preços de reparação que podem chegar aos 18.000€. Veja o vídeo que está no carwow Espanhol: é arrepiante !! Eu simpatizava com este carro mas depois de ter visto e vídeo, risquei-o completamente do mapa …

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tb já vi.
          Que susto!

  6. Avatar de Espalha Brasas
    Espalha Brasas

    Há que completar um pouco mais o artigo, e dizer-se toda a verdade sobre isto, nao é só chegar aqui e dizer este aconsume isto e aquele aquilo por isso faziamos X km. Nenhum carro vai fazer os 2000Km porque não há, ainda, baterias que aguentem…
    E já agora outra questão, que carro vão levar as familias este verão para o Algarve? Vão de eléctrico, para parar ali no “fresquinho” em Santarém ou no Alentejo para carregar a bateria?

    1. Avatar de JC
      JC

      Para o Algarve!? fácil! Vão de madrugada como nos anos 80, para não se apanhar o calor…. e chegar pela fresca…

      1. Avatar de António Vasco
        António Vasco

        Está enganado, vou sempre com AC ligado, e bem fresco, o Tesla tem bomba fe calor , só gasta cerca de 3 a 5% numa viagem portanto perco cerca de 15km , mas como paro sempre para tomar café ou comer qualquer coisa, nem se dá por ela disso

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não há baterias que aguentem? Queres dizer com uma carga? Então o mesmo se pode dizer de um depósito.
      O ponto do artigo não é esse mas sim o quanto de pode andar com 50€, com valores aproximados de consumo e custo de carregamento, como é indicado no próprio texto.

  7. Avatar de Vida
    Vida

    Tenho um Zoe, como fazem as contas?
    Contam com a regeneração?

    Consumo total tenho 409 kwh
    Consumo poupado 93 kWh
    Km percorreu 2646 km

    Eletricidade devem andar nesse valores dos 0,13

  8. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Eu na minha mota fiz uma viagem à poucos dias de 2500 km, gastei 157€.
    É muito relativo dizer os kl que se faz com X €€, foi a subir, foi em reta o carro ia carregado, mas é certamente mais barato fazer em VE

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Uma diferença de 3x e comparando com uma mota!

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Só digo que no mês de abril eu paguei pelo kWh, em minha casa: 0.009€. Agora é fazer as contas, como disse o Sr. Primeiro Ministro, noutros tempos. Tudo muito variável.

  10. Avatar de A
    A

    o valor kWh já tem IVA?

    1. Avatar de Ana Sofia Neto

      Olá! O valor kWh não inclui IVA. Não obstante, é importante considerar que os impostos nos serviços públicos essenciais, como é o caso da energia elétrica, não se limitam ao IVA. Na fatura de eletricidade, além do valor dos consumos de energia e do IVA, são cobrados o Imposto Especial de Consumo de Eletricidade (IEC), a Taxa de Exploração da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e a Contribuição Audiovisual (CAV).

  11. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Tendo eu um plano indexado de momento o kWh em vazio está negativo por isso faço km’s infinitos e os 50€ ainda aumentam! 😀

  12. Avatar de António Vasco
    António Vasco

    Luis, quanto marca de consumo medio o seu Dacia Spring?
    O consumo de 18 kw é medio, por acaso o meu Tesla, agora com 27.000k marca exactamente isso, 18kw,
    Isto inclui 30% cidade 70% AE a cerca de 130 km/hmedia

  13. Avatar de merc dei
    merc dei

    com os avanços das baterias e os preços a ficarem mais reduzidos, qq dia vamos andar de carro grátis. O que é uma má noticia para os senhores do petroleo que ja se estao a chegar a frente no hidrogenio.

  14. Avatar de Paulo
    Paulo

    A grande maioria dos Portugueses não tem como carregar em casa, embora admita que a maioria que investe numa viatura eléctrica, tenha condições de o fazer, morando por ex. em moradia com garagem. Embora sejam viaturas de emissões zero, a sua pegada ambiental é muito forte. limpa-se por um lado e polui-se por outro. Sei que estão a ser desenvolvidas alternativas de combustíveis não fósseis e que podem ser aplicadas àos motores actuais de explosão….interessa-me mais essa vertente….

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Excelente comentário.

    2. Avatar de JL
      JL

      Esses combustiveis também têm pegada, é a mesma situação, limpam de um lado poluem por outro.

      Um EV na nossa rede acaba por compensar as emissões que tem a mais no fabrico em algumas dezenas de milhares de kms, entre 44 a 70 mil kms, a partir dai acaba por ter muito menos emissões.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Só na bateria de 100 kWh já poluiu o equivalente a 200.000 kms num carro a combustáo.
        Fora o problema que a cada dia que passa a electricidade da UE é cada vez menos verde.

        Quero ver como o Timmermans vai descalçar a bota:
        https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html
        Daqui nada já lá vão 4 anos!

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu não tenho nenhum volvo fabricado na fábrica poluidora de charutos convertida para fabrico de elecricos onde usaram dados de 2007 a 2011 para calcular isso.

          Quando o timmermans aparecer com os novos dados até os efuels ficam pelo caminho

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Só se vier inventar. Como as coisas estão, não tem saída:
            https://app.electricitymaps.com/zone/CA-MB
            Ele para demorar tanto tempo a dar uma resposta (vai para 4 anos) estava decerto à espera que este cenário melhorasse.
            Se estivesse seguro, já tinha dado a resposta, mas isto está cd vez difícil. É a Alemanha a deitar eólicas abaixo para explorar cada vez mais carvão, é os Iberos a importar electricidade a carvão cada vez mais de Marrocos sem pagar taxa de carbono nem a ser declarada do maps, com França a comer da mesma gamela etc.

            Uma mentira pegada esta cena!

            Quero ver como descalça a bota. Só se for à conta da lei do quero, posso e mando!

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os dados de 2018/9 foram precisamente pressionados pelo Timmermans. Já lhe disse!
            Eles tinham acabado de publicar o estudo e foram “convidados” a alterá-lo precisamente porque tinha chegado ao parlamento uma pergunta incómoda!
            Até parece que não sabe como se faz política!

            Felizmente as contas são fáceis de fazer. Até para o comum dos mortais!

          3. Avatar de JL
            JL

            Não precisa de inventar, como diz no link que você postou, a coisa diminuiu.

            Deitaram eólicas abaixo ? Onde ?

            Ah sim, então quanto importa Portugal de Marrocos ?

            Ao que parece as mentiras pegadas são aquelas que você tenta divulgar sem qualquer prova.

          4. Avatar de JL
            JL

            Foram convidados a altera-lo ? só porque você diz ?

            Claro que sim, está mesmo na cara, o mundo só evolui para a malta da combustão, os outros não evoluem nada.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Link melhorou pq é fim de semana. O monitoramento é ao dia.
            Vá lá 2ª Feira e já vai ver a Polónia nos 900

            Quanto ao abate de eólicas em prol do Carváo, eu já o tinha informado. Mas ou vc gosta de andar desinformado ou é muito esquecido. Hoje (ontem que já passa das 24) já foram várias que vc sabia mas náo quiz saberff.
            Tome lá, novamente:
            https://www.theguardian.com/world/2022/oct/26/german-windfarm-coalmine-keyenberg-turbines-climate

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            P.S.Deve haver TABU com o link PT pq o paragrafo não entra eheh
            ( vou seccioná-lo, a ver)
            PORTUGAL
            Quer subscrever?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            https://www.4 coff shore.com/transmi ssion/interco nnector-portugal-moroc co-power- link-icid700.html?gad=1& gclid=CjwKCAjw6vyiBh B_EiwAQJRoph rd5s0xtIAwp0A9l5rLeeC9nuuj-rWt0L1X6VsuxOVssgcLFEVPSRoChoAQAvD_BwE

          8. Avatar de JL
            JL

            O melhor é ler todo o texto, onde até encontra que isso estava previsto: “ Rebuilding the turbines to make way for the expanding mine was part of the original agreement that allowed the windfarm to be constructed in 2001, he added, and not a result of a recent change of German energy policy.”

            Mas agora fiquei curioso, então andam a deitar abaixo as eólicas, logo agora um país que fez birra para ter efuels ? É que agora vão precisar de 20 x mais eólicas que aquelas que tinham, não faz o mínimo de sentido, para o parque automóvel alemão, nem umas 100 000 eólicas chegam para alimentar aquilo tudo com efuels, isto só para eles….

            É o que disse, a Alemanha caiu na ratoeira da UE, fez birra devido aos efuels, o Timmermans fez as contas, “humm, é uma boa solução, não vão conseguir produzir estes combustíveis em quantidade, logo ficam parados, portanto zero poluição.”

            Ahahahahhahahahaah

            Enfim, chegamos ao topo da ridículo que é esse assunto.

          9. Avatar de JL
            JL

            Polónia, mais um país a juntar a Alemanha que não faz o mínimo sentido ter soluções como: efuels e hidrogénio. Looool

            O corretor por vezes até sugere: hidrogénios…. Ahahaha

            Já agora, de onde importa a Polónia o carvão ?

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E não é só eólicas. São tb florestas milenares e pessoas desalojadas à força em pequenas aldeias ao redor. Tudo em busca do carvão loolool

            Mas os e-fuels muito provavelmente não vão ser produzidos lá.
            Há já uma 1ª fábrica a estar construida até 2025 nos EUA com capacidade de produção para 750 milhões de litros anuais (salvo erro)
            É só o começo!

          11. Avatar de JL
            JL

            Só lhe falta o canudo, porque ativismo já você faz de borla. Lool

          12. Avatar de JL
            JL

            Não, vão ser produzidos em Júpiter, que tem ventos muito fortes, depois são transportados para cá, por naves e navios do costume, que nada poluem.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            1ª fábrica confirmada, Texas-EUA, a 1ª de muitas! Quais Júpiter quais carapuça!

          14. Avatar de JL
            JL

            Sim, secalhar é melhor ler, e confirme as perdas que vão por ai.

            Não há renovável para BEV’s não é ? mas para esses já haver aos montes, é apenas magia. LOOOOOOOL

            “Energy losses mean that for every 100kWh of renewable energy used to make green hydrogen and both power direct-air capture and the aforementioned catalyst reactions, only 13kWh would be available on the road. That compares to 30kWh for fuel-cell vehicles and 77kWh for battery electric cars”

            https://www.hydrogeninsight.com/innovation/hif-global-gets-green-light-to-build-worlds-largest-e-fuels-facility-in-texas-with-1-8gw-of-green-hydrogen-production/2-1-1440684

            https://www.hydrogeninsight.com/transport/first-e-fuel-made-from-green-hydrogen-and-co2-is-100-times-more-expensive-than-petrol-but-costs-should-plummet/2-1-1423373

            Custa 50 doláres, mas com jeitinho vai custar 2. LOOOOOOOOL

            Mas calma, com aquele aparato todo já conseguiram produzir 2600 litros….

            “The first batch of synthetic fuel produced at Haru Oni — 2,600 litres — was shipped to Porsche in Germany last December.”

            A pergunta que fica é, será que não se gastou mais combustível a transportar este ? Ok, ok, é apenas uma experiência….

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quanto aos combustíveis esses os e.fluels são neutros em carbono. Os BEB e suas naterias estão muito longe de o ser e duvudo que algum dia venham a ser.
        Presentemente são piores para o ambiente que um Diesel sem filtro de partículas, sem catalizador , sem adBlue e sem biocombustíveis incorporados.
        Ou seja poluem mais do que um 190D de mil nove e troca o passo!

        1. Avatar de JL
          JL

          Pois mas não são, por isso é que não é ambientalista, deve ter chumbado no curso. Loool

          É isso, efuels produzidos por gás e carvão é que é bom.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É preciso curso para ser ambientalista? lool
            Ser ambientalista é apanhar avião, barco a motor, carro , autocarro etc para ir protestar a centenas ou milhares de kms e ter sempre o último grito de telemóvel para publicar rápido nas redes sociais!

          2. Avatar de JL
            JL

            Claro, ou também é médico sem ter curso ?

            Por acaso a quem se você refere, não é ambientalista.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Diga-me um que vá para os protestos de barco a remos ou à vela, de asa delta, a nado, a pé ou de bicicleta a pedais que eu começo a tentar prestar atenção.
            Mas tem que enviar as mensagens na pata de um pombo correio!

          4. Avatar de JL
            JL

            Comece por dar o exemplo, também vem sempre para os protestos com electricidade a carvão e diesel. Loool

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não sendo eu ambientalista acho que cumpro bem o meu papel.
            Ando mais de bicicleta e a pé do que de carro.
            Não uso carro para pequenas distâncias a não ser semanal ou quinzenalmente para as grandes compras ou em muito raras situações de emergência.
            Portanto, neste capitulo estou de consciência absolutamente tranquila perto da maioria dos ambientalistas!

        2. Avatar de JL
          JL

          Os efuels até podem ser neutros em carbono de forem produzidos pelo Espírito Santo, o problema é que não são neutros em NOx nem partículas, além de que em Portugal para termos efuels para todos tínhamos de aumentar 17x a produção atual de renováveis, o que parece impossível. Já para ve’s só precisamos de aumentar para pouco mais do dobro.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não se preocupe que nem e-fuels nem H2 irão buscar energia suja à rede. Já carregar um VE não vai ser possível a não ser pela rede!

          2. Avatar de JL
            JL

            Então quer dizer que quando não houver renováveis de sobra, andam a pé.

            Boa, agora é que tudo faz sentido, ai está a solução para diminuição da poluição, é não andarem.

            Por isso os postos de abastecimento H2 da Califórnia passam o tempo sem gás…. entendi.

            Para isso a eólica para si já deve toda verdinha, já não usam pás feitas de madeira da Amazónia nem nada, e passam até a ser recicláveis. loooool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E porque não há-se haver? Não será é injectada na rede para usufruto de BEV poluidores!

          4. Avatar de JL
            JL

            Não, só porque você não quer. Loool

          5. Avatar de JL
            JL

            Portanto perto de cada eólica vai ter uma fábrica como a do Chile, só assim vão conseguir ter combustíveis baratinhos.

            Enfim , ainda gostava de saber quem é que instala painéis e eólicas para depois gastar em lâmpadas incandescentes e aquecedores de resistência.

            Isto deve ser a viagem ao passado. Lool

          6. Avatar de JL
            JL

            Ena já deve chegar para 700 mil carros, então e quanta energia necessita para tudo isso ? 50% de toda a renovável produzida nos eua ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Estas fábricas são auto-suficientes, leia!
            Até 2035 vão nascer que nem cogumelos!

          8. Avatar de JL
            JL

            São se tiverem energia suficiente, já viu quanto necessitam ? a HIF publicou isso.

            Sim vão, com dinheiros públicos.

  15. Avatar de Miguel rc
    Miguel rc

    Muito bem continuem a enaltecer. Mas esquecem de fazer contas a sério. Por ex. 200mil klm para bao avbusar muito. Quanto custa um carro elétrico 40 mil? Um carro a gasolina 17mil. Mesmo que gaste 20 mil euros em gasolina para fazer 200 mil klm sao 37mil euros por 200 mil klm. Um elétrico custa 40 mil euros mais 6 oub7 mil euros em eletricidade para fazer os mm klms. Na realidade é mais caro um elétrico.

    1. Avatar de Jg
      Jg

      Será que já entrou num eléctrico de 40.000€? Não tem como comparar com os acabamentos, com as prestações, tecnologia, etc de um carro de 17.000€. Com esse pensamento está a enganar-se a si próprio.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Zoe a 34.000€… depois falamos em acabamentos…

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os VE a nível de requinte são muito fraquinhos!

        1. Avatar de JL
          JL

          São ? curioso que o meu tem o mesmo requinte e até mais equipamento que o mesmo segmento da mesma marca.

          Mas claro que tinham de ser piores, até soltava uns foguetes….

      3. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Salvo honrosas excepções made in Germany

    2. Avatar de Traveller
      Traveller

      Quando verificares que metade dos carros sao de empresas e para empresas um tesla fica mais barato que um clio, vais ficar surpreendido.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Yá, para empresas é fixe

  16. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Pegando nas médias que estamos a considerar, 50€ darão para cerca de 385 kWh de energia – portanto, cerca de 2.265 quilómetros.” Caramba,isto é muito bom. 🙂

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A esse valor há que adicionar os até 30% de kWh´s perdidos por dissipação e/ou resistência nos carregamentos e claro que só faz esses kms com esse valor(+30%) se tiver garagem e autorização de carregamento na mesma e se andar à volta do quarteirão de onde reside!
      Mesmo que tudo corra bem e não for para longe…:
      O problema são os 20.000€ a mais comparativamente ao equivalente a combustão,
      20000€ dá para 300.000 kms num Diesel. Com metade dessa quilometragem já a maioria das baterias está nas couves!

  17. Avatar de JS
    JS

    Fala-se aqui destes preços de energia tão barata na minha fatura mensal pago 56.47€ de energia por 269KWH fora as taxas mais IVA no total no mes anterior foi de 70.44€
    Leio aqui pessoas a pagar 0.009
    Fui fazer simulações á ERS e os meus preços não estão longe dos preços oferecidos por varios fornecedores
    Sera que vive-se no mesmo Pais?

    1. Avatar de Jg
      Jg

      Muitos não sabem do que falam, os que dizem que pagam 0,009 € por kWh não fazem ideia do que estão a dizer, nem têm a mínima noção do custo da energia. Os valores que paga são os normais para toda a gente, sem tarifas bi ou tri horária.

      1. Avatar de Traveller
        Traveller

        deves ser um deles, que falas sem saber. sim este mês há valores de 0.009€ por Kwh a certas horas depende do operador que estás.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Se tiveres o valor indexado ao mercado ibérico e fidelizado. É um risco (muito) maior que a Euribor!

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            E porque se vai meter num fidelizado? Qual o objetivo de criar cenários ridículos?
            Indexado sem fidelização é o mais barato que há! Até mais barato que os com fidelização!

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não foi isso que constatei na última simulação que fiz em:
            https://www.erse.pt/simuladores/
            Os mais apelativos eram indexados e tinham fidelização, para além da obrigatoriedade de subscrição de outros serviços!

          3. Avatar de Nuno
            Nuno

            Vê o da Luzboa e diz-me onde é que é mau e depois continuamos a conversa…
            PS: Hoje o KWh na Luzboa está a -0,0253€/KWh preço final ao consumidor. E sim, aquele tracinho é mesmo o sinal de negativo!

          4. Avatar de Nuno
            Nuno

            Simulei agora no link que meteste e o tarifário Luzboa Spot dá um custo anual de 450€ para uma família com 2 filhos…
            A EDP custa, nas mesmas condições, 1005€ ao ano… Mais de 600€ a saltar fora do bolso…
            Além disso consideram um valor médio do preço KWh que é o dobro do que tem estado desde o início de 2023…
            Façam as contas e depois falamos…
            Por 355KWh de eletricidade consumida paguei 0,34€! Quando é que isto custava na EDP?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Nuno eu compreendo o seu entusiasmo, mas imagine que está no regulado, sai para poupar uns trocos por mês e quando isto der a volta, provavelmente vai querer regressar ao regulado e já não pode. Pode acontecer.
            Lembro que com isto não se brinca. O mercado já andou nos 550,00€ o MWh( https://observador.pt/2022/03/11/eletricidade-supera-pela-primeira-vez-os-500-euros-mwh-no-mercado-iberico/?cache_bust=1684024195342)
            Neste momento as empresas do sector eléctrico beneficiam de um valor de 3.5 milhões para subsidiar a electricidade,
            A madame Lagarde ainda recentemente veio alertar os países que esses subsídios têm que parar de imediato, sob pena de não se conseguir conter as taxas de inflação por mais que se aumentem as taxas de juro!
            É ver o que isto vai dar.

          6. Avatar de JL
            JL

            A Madame Lagarde anda há anos a pedir o fim dos subsídios aos combustíveis, pelos vistos sem situações excepcionais como foi esta.

            https://www.imf.org/en/Topics/climate-change/energy-subsidies

            Não é verdade que não pode voltar ao regulado, pode saltar e sair quando quiser até 2025:

            https://www.consumidor.gov.pt/consumidores-de-eletricidade-vao-poder-regressar-ao-preco-da-tarifa-regulada.aspx

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        JG, és um bom exemplo de quem fala sem saber o que diz… Informa-te primeiro que no indexado tens valores abaixo de 0,03€/KWh em média desde o início do ano…

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      No indexado a última fatura foram 8€ para 335kWh e 6.9kVa de potência…

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      Tarifa simples no tarifário spot da Luzboa e paguei 12,90€ na fatura por 355KWh…
      Valor final! De eletricidade não chegou a 0,50€…
      No site da luzboa tens toda a informação do cálculo do preço final..se precisares de ajuda pede. Caso contrário é continuar a pagar 70€ em vez de 12€…

  18. Avatar de António Vasco
    António Vasco

    Ei, eu não tenho esse tarifario indexado, porque pensei que era uma coisa momentânea, mas tenho um amigo que tem, e tem noites a pagar 0,009 , já vi.
    Eu pago em bi horário 0,10 e 0,05 , há mais do que uma companhia a oferecer isso

  19. Avatar de Regabof
    Regabof

    Até pode ser muito económico, mas quando é que vai compensar tendo em conta o que paguei a mais pelo carro por ser elétrico?
    Se calhar nunca..

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Depende, cada caso é um caso. Futuramente, haverão eléctricos ao preço de um veículo a combustão usado, o que fará aumentar a oferta de veículos eléctricos e aí já deverá compensar…

      1. Avatar de Regabof
        Regabof

        Sim, nessa altura acredito que faça sentido.
        De momento provavelmente só quem faz muitos km é que deve fazer sentido esse investimento.

  20. Avatar de Gonçalo Gonçalves
    Gonçalo Gonçalves

    Tenho um Renault Zoe e faço média de 13kw por 100km.
    Preço por kW 0,1013. +IVA 22% (Madeira)
    Logo consigo fazer com 50€ 3312km.
    Fácil e barato.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      E andas com 50% da energia produzida por gasóleo e a quase restante por gás. Grande eco-friendly que me saíste!

      1. Avatar de JL
        JL

        Ena, onde é que o gasóleo é tão barato ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Aquele que é usado para gerar eletricidade tb deve ter subsídios do mesmo calibre que o gás que é usado para o mesmo fim. É a única explicação.
          Revoltantes estas políticas!

          1. Avatar de JL
            JL

            Cá não se usa gasóleo para produzir electricidade, só se for na sua casa, já que diz que os veículos a combustão produzem energia sem consumir nada. Ora bolas.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Meu caro, o homem é da Madeira, Duh

          3. Avatar de JL
            JL

            Então e depois ? Sabe la a energia que ele consome ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sei pois e já tinha deixado a informação acima neste mesmo artigo e ao seu cuidado num outro artigo:
            https://jornaleconomico.pt/noticias/oe2022-producao-de-eletricidade-a-partir-de-gasoleo-e-fueloleo-nos-acores-e-madeira-sofre-novo-agravamento-fiscal-794650/
            Começo a ficar seriamente preocupando consigo. É melhor tomar qq coisa para a memória

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu volto a perguntar, mas sabe a energia que ele consome ? Pode ter produção própria e até de algum outro fornecedor que não tenha essa tipo de produção.

            Também começo a ficar preocupado consigo, quando depois vem defender soluções que necessitam de 10x mais energia que não existe.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não tem produção própria pq paga à rede ~10 cents o kWh. Foi o que ele escreveu!
            Vc deve pensar que é muito rentável investir num eléctrico ~20k+caro e depois mais uns 20k em painéis e depois mais outros 20k em baterias de armazenamento. Para depois vir dizer que anda à borla?! looloolool
            Todo esse investimento representa 1 milhão de kms num gasóleo. Nunca vai conseguir o “break even point”

          7. Avatar de JL
            JL

            Eu também tenho produção própria e uso muitas vezes o custo que pago à rede para demonstração de resultados, já que sei que muitos não têm.

            Claro que é rentável, e cada vez mais, e os painéis não custam 20 mil euros nem 1/4 disso.

            Mesmo que represente 100 ou 200 mil kms, é dinheiro investido, recuperável e com ganhos no futuro, coisa que você nunca vai ter ao gastar em gasóleo.

            Se todos pensassem como você, ainda nem tínhamos inventado a roda, já que aquilo que havia na altura chegava.

            Deixe vir os hidrogénios e depois falamos sobre investimento e quem o vai pagar, não se esqueça que neste momento os projetos aprovados nessa vertente são só ganhos, são comparticipados a 100%, aproveite. Numa empresa onde faço serviço até vieram perguntar por ideias “epá, qualquer coisa, eles pagam a 100%” LOOOL

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que está aqui em causa é fazer contas à vida. Não é condenar esta ou aquela invenção, afinal elas já existem e estão no mercado. Só compra quem realmente acredita que vai beneficiar.
            Eu já tive a minha dose e sinceramente não acredito na rentabilidade dos painéis.
            Só em reparações, levei com mais prejuízos que ganhos e ficou na mesma!
            Já agora, aquilo vinha de origem. Por mim nunca teria comprado,

          9. Avatar de JL
            JL

            Quem está aqui a condenar uma solução é você, inventando até valores que não fazem sentido.

            Claro que sim, só compra quem quer.

            Claro que não rentabiliza, a usar esses valores não rentabiliza, looooooooool.

            Você não teve paineis fotovoltaicos, teve aqs, que provavelmente foram mal instalados e deu problema. Agora vai condenar todos porque o seu não funcionou ?

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Na compra estás a gastar mais do que quem compra um clio gasta para fazer 150.000km…

  21. Avatar de JL
    JL

    No meu ando a fazer média de 15.4 kwh na tomada (já inclui as perdas) como tenho o kwh a 9 centimos(já com iva) com 50 euros faço:

    50 / .09 / 15.4 * 100 = 3607 kms.

    Isto se só usa-se energia da rede, 90 % dela vem dos meus painéis, onde ainda tenho de contar com mais 2 anos para a rentabilização total, portanto daqui a 2 anos com 50 euros faço mais de 30 000 kms.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Já os painéis estão a fazer lixo tóxico!

      1. Avatar de JL
        JL

        Então porquê? Porque não lhe convém ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Vc sabe que os painéis vão perdendo eficiência com o tempo e que a reciclagem nem regulamentada esta num espaço dito tão “ECO” como a UE ou mesmo nos EUA!

          1. Avatar de JL
            JL

            Sei, são iguais aos motores a combustão, neste caso ao fim de 25 anos podem ter 80% de eficiência, ou seja, não produz 20 kWh num dia, produz 16 kWh, uauuuuu que perda.

          2. Avatar de JL
            JL

            Fica a faltar o argumento de lixo tóxico, quando já são reciclados.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os painéis solares são feitos de uma combinação de diversos materiais, como vidro, alumínio, plástico, cobre, prata, chumbo, cádmio, selénio e silício. O problema é semelhante à massa negra das baterias e está na separação dos materiais misturados, que dificulta o processo de reciclagem e acaba por inviabilizá-lo. Neste momento e tal como sucede na baterias, retira principalmente o alumínio e acrecenta o vidro e eventualmente silício.
            Materiais extremamente tóxicos como chumbo, cádmio e selénio não conseguem separar, bem como a prata e o cobre!
            De momento , dizem eles pa botar figura pá foto, estão a ser armazenados em locais semelhantes aos que armazenam os resíduos nucleares.

          4. Avatar de JL
            JL

            Foi buscar esses dados onde ? Aos painéis fabricados no século passado ?

            Claro, tinha de ser semelhante a algo que você tanto diaboliza.

            https://pt.euronews.com/next/2023/01/10/como-se-faz-a-reciclagem-dos-materiais-usados-nos-paineis-fotovoltaicos

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Óptimo, o homem garante que pode extrair a prata que vale bom dinheiro mais as outras que eu tinha falado.
            Mas não diz o que acontece à matéria toxica (chumbo, cádmio e selénio) que é o cerne do meu comentário,
            Estamos na mesma!

          6. Avatar de JL
            JL

            Não se esqueça do silício, que apesar de ser a coisa mais abundante do planeta, este já está pró-tratado.

  22. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Estes aqui para fazerem meros 1000 kms gastaram 165,34€ . Mas são uns tipos de não devem perceber nada de automóveis:
    https://youtu.be/Y9kdy-3MJiE

    1. Avatar de JL
      JL

      Pois não, pelo menos destes, fizeram tudo para dar errado, e no fim ainda admitem que erraram descaradamente.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Eu não faria melhor. Não ia andar a escolher postos em viagens deste calibre (nem com uma reserva de 200 kms o faço qt mais). Não ia estar à espera que vagasse o carregador mais barato e adequado para para dar certo enquanto jantava. Não iria por um alarme para interromper o jantar para ir desligar a carga aos 80%. Não me ia levantar a meio da noite, ainda por cima sob chuva e frio, para ir desligar a carga no carregador lento do hotel.
        Isso seria ser escravo do carro e o carro é para servir o homem, não o contrário!

        E eles foram no melhor cenário.
        Quero ver-los a fazer o mesmo em pleno verão em direção a Sevilha! É melhor levarem a tenda!

        1. Avatar de JL
          JL

          Nem precisa de nada disso, porque quem é inteligente sabe fazer contas, e até o carro escolhe os postos , não é preciso você escolher.

          Sempre a tentar vender gasóleo.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E depois chega lá e o posto está ocupado ou com problemas de comunicação.
            Estou farto de ver essas cenas. Não tenho eleKtro mas sei das surpresas que podem acontecer!
            Nada agradáveis, diga-se!

          2. Avatar de JL
            JL

            Certo, mas você generaliza, não viu as filas de hoje nas bombas ? então se eu vier para aqui dizer que vai haver filas todo o ano, que me diz ?

            E não, não está farto, acontece isso uma ou outra vez por ano com responsabilidade da nossa lei castradora.

            Lá está você a inventar, todos os carros tesla recebem atualizações ao minuto sobre a situação dos postos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Residual, assim como podias acrescentar uma taxa de regeneração mais elevada. O cálculo centra-se nos valores médios estanques. No final haverá quem faça melhor e pior.

    2. Avatar de JL
      JL

      Taxa de descarga parado também o a combustão tem, já que referem a bateria de 12 volts, e quem a carrega não é o Espírito Santo.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ah, e já estão nas contas, média de consumo é média de consumo, inclui tudo, até as luzes e todas as perdas por carga.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Sem tempo para perdas significativas enquanto estacionados, temos BEV’s de segmento C a fazerem 34kWh a velocidades ridículas.
          A média geral mais razoável seria 20kWh por cada 100 km.

          1. Avatar de JL
            JL

            São as mesmas, usam o mesmo tipo de bateria.

            Pois temos, tal como os a combustão fazem grandes médias nas mesmas condições, gostava de ver um combustão semelhante fazer 3 litros no mesmo local e nas mesmas condições. Era de rir.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Já lhe disse, para fazer médias de 108 kms/h não passo dos 5l/100.

          3. Avatar de JL
            JL

            Já consome 2 litros a mais que esse volvo, então mas agora não usa um volvo na a4 como exemplo ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qual A4?
            O homem foi de Viseu pelo IP3 e A1 até ao Algarve!

            Ainda não consegui perceber qual o problema da A4. Se tem subidas tb terá que ter descidas. Baralhando e dando…vai dar ao mesmo!
            Não sei pq é temível essa A4.

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu também não sei porque usa sempre o maior consumo obtido para dizer que os ves consomem muito, porque não usa o consumo de um Bugatti a 60 kmh para falar dos a gasolina ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        quem carrega a 12V é o alternador qd o térmico está a trabalhar. Vc sai-se com cada uma, Não para!

        1. Avatar de JL
          JL

          Sim, usando potência do motor que consome combustível, ou será combustível fornecido pelo Espírito Santo ?

          Se não consome nada meta um inversor ao carro e alimente a casa de borla. Loool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não senhor. Um alternador carrega-lhe a bateria incluindo desacelerações , descidas por inercia com rotação etc. Situações onde o consumo é zero.
            Vc não nota nenhuma alteração no ralenti quer a bateria esteja meia carga ou cheia, tanto dá.
            Tb é daqueles que qd usava combustão não ligava as luzes para poupar combustível?? loolooolool
            É só mitos carago. No outro dia era os vapores , agora é a bateria ahahah

          2. Avatar de JL
            JL

            Pode-me mostrar um carro que faça realmente isso ?

            Ena, já descobriram regenerativa nos a combustão. Então na AE acaba por ficar sem bateria, certo ?

            Então agora vai dizer que os ve’s não fazem bem melhor com a regenerativa ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Os vapores mantêm-se, qualquer tosco sabe qual é o subproduto dessa reação, até se aprende na 4º Classe

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc dizia que os vapores eram desperdiçada na atmosfera (vc e não só que já vi isso escrito nos média). Deixe de ser falacioso.
            Esses vapores são conduzidos à admissão e têm a mesma importância que a gasolina. Se houver muitos a Centralina corta na injecção, se houver poucos ou não houver de todo, a centralina aumenta os débitos. OK?

            Qt à bateria de 12V só não carrega se o alternador estiver nas couves, ou se a bateria estiver mamada!
            Vc não imagina quantas x’s levanto o pé em AE, ou quantas descidas se fazem sem acelerar. Será que vc sequer algum dia conduziu um carro como deve ser?

          5. Avatar de JL
            JL

            Se tiver parado consumo os vapores como?

            A sério que levanta o pé para ele regenerar.

            Oh Santa paciência.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc é mesmo esquecido ao faz-se.
            São conduzidos para um pequeno depósito inserido na tubagem que que fica antes da admissão e depois do tanque, Já tínhamos falado nisso também, inclusive com esquema e vídio, Não estou a acreditar, tantas no mesmo dia…loolol. Vc é mesmo o @JL ,o antigo @RC?? Ou é mais um clone eheheh

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Levantar o pé não é para regenerar. É para reduzir a velocidade. Duh eheh Raramente travo em AE.

          8. Avatar de JL
            JL

            Depósito ? Mas qual depósito ? Looool inventa com cada uma, então e no gasóleo também tem um depósito ?

            Mas prove me lá que o carro só carrega a bateria quando você vai descer ou desacelerado ?

            Isto deve ser o maior disparate que ouvi no último mês, portanto de tiver no pé da Serra da Estrela e subir, quando chegar lá a cima e parar para ver as vistas, já só pega de empurrão.

            Não sabe que a energia não se cria? Só se transforma ? Se fosse assim metia uma bateria na bicicleta, não para descarregar, mas sim para carregar enquanto andava, depois chegava a casa e tinha “luz de borla.”

            Uma das razões para sistemas híbridos e até mild hybrids é essa, arrancar o alternador ineficiente que são a 12v e meter sistemas de maior tensão que são mais eficientes, a larga maioria dos híbridos vai buscar uma boa parte da redução de consumo porque não tem alternador, em vez dele tem um conversor DC-DC que converte a tensão da bateria de tração, que trabalha a uma tensão muito mais elevada, para 12v da bateria de arranque.

            https://www.autoweek.com/news/technology/a1849001/48-volt-systems-are-bringing-more-power-and-better-fuel-economy/

            https://www.consumerreports.org/automotive-technology/why-your-next-car-might-use-48-volt-technology/

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem aí um esquema novamente.
            Não me vou alongar mais porque tenho que sair lool
            https://th.bing.com/th/id/OIP.0jG46gZEZ_duqwzGgJjqvAHaE2?pid=ImgDet&rs=1
            Até logo

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt ao alternador e à bateria de 12 vols, pense assim:-as bicicletas a pedais conseguem energia para muita coisa à custa da rotação da roda ligada a um dinamo ( um alternador básico) e como sabe não gastam gasolina!

          11. Avatar de JL
            JL

            LOOOOOOOOOOOOOOL

            A suas leis da fisica, então porque não faz o que disse ?

            Aliás, o mundo deve andar todo enganado, afinal não é preciso energia para produzir energia.

            Não, não gasta gasolina, só não entendo porque está ligado ao motor, é apenas para criar um laço de amizade.

          12. Avatar de JL
            JL

            Nem vale a pena alongar, acha mesmo que os vapores vão ficar ai quietinhos há espera que você ligue o motor.

            Foi buscar essa ideia ao outro inventor ?

            Deve ser como a ideia dos geradores free-energy.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E vc deve pensar que eu gasto da bateria de 12 V para chegar ao cume da Serra da Estrela. e portanto chega lá descarregada-
            E só artistas estes gajos da ME, devem pensar que isto é como os BEV’s looloolooolool

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt aos vapores, como já lhe disse nc me cheirou a gasolina em box fechada por x´s por semanas. Portanto ficam. Qd não ficam vc sente o cheiro, mesmo ao ar livre e no interior do carro e portanto é pq há fuga e algo está mal e por conseguinte tem que mandar reparar. Duhh

          15. Avatar de JL
            JL

            Não gasta bateria de 12v porque tem o alternador a trabalhar com a força do motor a consumir combustível. Duhhh.

            Só na sua cabeça é que se cria energia sem gastar nada, não na minha.

            Quanto aos vapores, é simples, feche o carro dentro de uma garagem bem vedada e passe lá uns dias depois e veja se não cheira. Dai ser aconselhado a ter garagens ventiladas, tanto para segurança dos poluentes largados, como por acumulação de vapores de combustível.

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não cheira!
            Isso é o que lhe acabei de dizer! Piso -4, hermeticamente fechada e só tenho ventilação 2x dia!

            Qt à 12 V, no limite e se estiver completamente nas couves (descarregada) uma de 50Ah precisa ~0,6 kWh para voltar a encher. E se isso acontecer é melhor trocar pq a bateria está mamada.
            Ela carrega com a rotação do motor, quer o motor esteja em carga quer esteja em descompressão. Não vai gastar mais ou menos combustível por causa disso! Se quiser carregar mais rápido vc é sempre livre de aumentar as rotações, quer seja ao ralenti quer seja a puxar mudanças até ao redline. Aí gasta, mas não é por causa da bateria, é pq vc se quer despachar e não quer investir numa nova!

          17. Avatar de JL
            JL

            Cheira, até parece que nunca teve um.

            Claro que gasta, não sabe disso ? qualquer problema electrico leva a consumir mais, o que não faltam são artigos sobre isso, é um dos segredos dos híbridos para consumir menos, já viu algum hibrido com alternador de 12 v ?

            Precisa de 0.6 kwh para voltar a encher e para alimentar os sistemas do carro, ou pensa que isso também é de borla ?

            Sabe porque metem embraiagens nos alternadores ? Não ? então pesquise.

            Mas a sério que continua a insistir em algo tão obvio e faz parte da física ?

            Pode fazer um teste simples, vá ao seu carro e ligue-o, espere que ele carregue a bateria, depois veja o consumo instantâneo, ligue as luzes todas, e veja quanto aumentou.

            Só lhe digo uma coisa, custa 10 x menos a eletricidade que os eléctricos consomem nessa parte, do que aquilo que você gasta em combustível.

          18. Avatar de JL
            JL

            E por acaso não viu que em Dezembro se vendeu quase tanto como durante o ano todo ?

            Você diz que está a baixar, eles dizem que não, e até está a aumentar.

  23. Avatar de Art
    Art

    Os vossos 0,13€ KWh não pagam impostos? Os meus pagam. Para comparar honestamente retirem os impostos da gasolina e do gasóleo. E acrescentem a diferença do custo médio de ter uma casa com garagem na cidade ou ter apartamento.

    1. Avatar de Art
      Art

      Apartamento – entenda-se apartamento em zona velha sem garagem

    2. Avatar de Vítor M.

      E quem está a comparar? Se o fizerem, então metam tudo na mesma balança, e mesmo assim o preço da energia é substancialmente mais barata. Mas neste caso apenas se estudou os quilómetros percorridos com 50 euros.

  24. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Claramente uma ótima opção. Será parte do futuro, não tenho dúvidas.

  25. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    Prefiro ser feliz e conduzir um carro com motor CI.

    1. Avatar de JL
      JL

      Em que carro ev foi infeliz a conduzir ?

    2. Avatar de António Vasco
      António Vasco

      Prefiro ser feliz e poupar a minha família e aos outros o ter que respirar a poluição do meu carro

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ahahah a produção de electricidade não polui nada, a produção de baterias nada polui e a mineração das terras raras não mata ninguém!!
        Nada de novo, é a mensagem do “ZERO EMISSÕES” a fazer efeito, as pessoas acreditam mesmo!!!