GNU/Linux – Teste a 8 Browsers

50 Comentários

Por Navyseal para o PPLWARE.COM
Seguindo as mesmas normas do teste anterior, voltamos a fazer um teste a navegadores mas desta vez em GNU/Linux, mais propriamente em Ubuntu 11.10. Mais uma vez os resultados mostraram-se interessantes.


Depois de termos abordado o assunto na perspectiva da plataforma Windows e seguindo as sugestões dos nossos visitantes, deixamos alguns dados interessantes sobre o desempenho dos principais browsers na plataforma Linux. Existem dados que ajudarão certamente alguns utilizadores a escolher o melhor browser para as suas navegações, tendo em conta as especificações e necessidades de cada utilizador.

Relembro que estes valores são meramente informativos e genéricos, havendo para cada utilizador uma individualidade face ao que acrescentam à experiência nativa, de cada um dos programas apresentados.

Navegadores testados:

Nota: Rekonq é reconhecido no Peacekeaper como safari vunknown

Máquina usada:
  • Processador: AMD Athlon II X2 245
  • Motherboard: Asus M4A78-AM
  • RAM: 4Gb
  • HD: 250 GB
  • Gráfica: Asus Radeon EAH4670 1Gb DDr3
  • Sistema Operativo: Ubuntu 11.10

Recursos usados:

Benchmarking

Acid 1
  • Chrome 15 – Passou
  • Epiphany 3.0.4 – Passou
  • Firefox 7.0.1 – Passou
  • Konqueror 4.7.2 – Passou
  • Midori 0.4 – Passou
  • Opera 11.52 – Passou
  • Rekonq 4.7.2 – Passou
  • SeaMonkey 2.4.1 – Passou
Acid2
  • Chrome 15 – Passou
  • Epiphany 3.0.4 – Passou
  • Firefox 7.0.1 – Passou
  • Konqueror 4.7.2 – Falhou
  • Midori 0.4 – Passou
  • Opera 11.52 – Passou
  • Rekonq 4.7.2 – Passou
  • SeaMonkey 2.4.1 – Passou
Acid3
  • Chrome 15 – 100/100
  • Epiphany 3.0.4 – 100/100
  • Firefox 7.0.1 – 100/100
  • Konqueror 4.7.2 – 92/100
  • Midori 0.4 – 100/100
  • Opera 11.52 – 100/100
  • Rekonq 4.7.2 – 100/100
  • SeaMonkey 2.4.1 – 100/100
HTML5
  • Chrome 15 – 327/450
  • Epiphany 3.0.4 – 293/450
  • Firefox 7.0.1 – 313/450
  • Konqueror 4.7.2 – 93/450
  • Midori 0.4 – 288/450
  • Opera 11.52 – 286/450
  • Rekonq 4.7.2 – 293/450
  • SeaMonkey 2.4.1 – 313/450
Conclusão

Os testes apesar de não incluirem os consumos de memória demonstram mais uma vez a superioridade do Chrome face aos restantes rivais. A Google tem apostado forte no desenvolvimento do seu navegador bem como no cumprimento dos standards internacionais. Peca pela performance do seu navegador para GNU/Linux ser inferior à versão Windows.

O Opera não fica muito atrás, tal como se passa na sua versão para Windows, é sem dúvida alguma o maior rival do Chrome, podem não ter as inúmeras extensões que o Firefox dispõe, mas estão a evoluir no bom sentido.

No que respeita ao Firefox, creio que há um problema de orientação na equipa e estão a perder cada vez mais terreno face à concorrência, neste caso até o seu irmão SeaMonkey o conseguiu ultrapassar apesar de ser por pouco.

Quanto ao Konqueror é o navegador mais fraco, com muito trabalho pela frente e uma concorrência avassaladora, parece ter parado no tempo.

Partilhar:
Tags:

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lxxs
    Lxxs

    Destaco a superioridade do opera em relação ao firefox…. (just saying)

  2. Avatar de joao L
    joao L

    e o chromium? penso que fique com estatisticas iguais a do chrome mas podia ser testado

    1. Avatar de PapiMigas
      PapiMigas

      Viva
      De acordo com o que sei, o Chromium partilha da mesma base do Chrome. Não deixará de ser interessante ver se a nível de performance serão também iguais…

    2. Avatar de cmr
      cmr

      Fiz o mesmo teste, porém utilizando o chromium e kubuntu 11.04. O resultado foi praticamente o mesmo e o chromium ficou junto com o Midori.

  3. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,

    Não esperava quem em Linux o Firefox fica-se tão mal classificado , estava mesmo convencido que a diferença seria residual , fiquei surpreendido .

    Muito obrigado pelo teste

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  4. Avatar de serva
    serva

    Boa noite de novo ,

    Seria possível incorporares no teste mais um browser , chama-se Dooble , na minha maquina é rapidíssimo , bate aos pontos o chrome .

    Obrigado

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Na altura que testeis os navegadores houve vários que tiveram de ser colocados de lado porque algum motivo ou erro de instalação, o Dooble era um desses. Num próximo teste, será feita nova tentativa. 🙂

  5. Avatar de djx
    djx

    Porque não testaram o tempo de arranque?

  6. Avatar de Marco Martins
    Marco Martins

    Google Chrome é o que está a dar! 😀

  7. Avatar de a friend®

    Mesmo assim, que se tenha conhecimento, o Chrome é o unico browser que ao ser instalado nas máquinas, cria um ID unico e recolhe dados do que pesquisamos e vemos e envia constantemente para a Google.

    Há que ter atenção a essa “feature” na hora da escolha do browser.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Tendo em atenção que o browser só faz o que deixas fazer, e não vale a pena atirar pedras ao google chrome, porque são raros os programas que não fazem isso. Simplesmente tens de confiar na empresa que criou o programa.

      1. Avatar de Drakul
        Drakul

        As outras até podem fazer, mas a única que usa esses dados nas nossas pesquisas é o Chrome. Não deixa de ser perigoso.
        Ainda para mais quando em Portugal que se recusa chips nas matriculas, fotografias dos radares de frente e qualquer câmara de vigilância exige uma burocracia por tratamentos de dados, porque violam a privacidade,

      2. Avatar de a friend®

        Exacto, não confio na Google em tudo o que faço, apenas parte, aquela que eu consinto. E o Chrome faz coisas que nem sempre consentimos.

        Essa é a minha unica critica a este browser. Outra é que, deixou de longe de ser o browser mais leve. Ele era sim leve quando tinha poucas features, com o tempo foi adicionando features (nativas) que os outros tinham e ficou tão ou mais pesado que muitos browsers em termos de recursos necessários da ram.

        Na parte privacidade, fica um link interessante:
        http://lifehacker.com/5763452/what-data-does-chrome-send-to-google-about-me

        1. Avatar de RCS
          RCS

          Até pode estar a consumir cada vez mais ram, mas continua a ser dos mais leves em termos de tempo de resposta.

          1. Avatar de a friend®

            Sim isso concordo. Tempo de resposta é de longe dos melhores.

        2. Avatar de João Henriques
          João Henriques

          Não é infalível, mas vais andar bem mais à vontade. Tor + Chrome Incognito. Já podes andar nos submundos da internet com relativo à vontade.

    2. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Existem alternativas, uso o Iron que não faz nada disso mas de resto é exactamente igual ao Chrome.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    só um aparte, se é teste de browsers em linux, mas que raio faz o icon do IE na imagem? loooool

  9. Avatar de serva
    serva

    Boa noite , uma vez mais , no Kubuntu o Rekong é muito rápido , mais que o Chrome , não esquecer que este é o navegador nativo desta distro e que deverá estar perfeitamente optimizado para a mesma

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Sérgio Amaral
      Sérgio Amaral

      Não me parece, o IE também é nativo do Windows e no entanto não é, de longe, o melhor.

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        Pois…
        mas o chrome que é desenvolvido em linux, numa versão ubuntu da google…corre melhor que os outros.
        Não quer dizer que por ser nativo seja melhor, mas tinha essa obrigatoriedade.

        cmps

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Continuo a utilizar o firefox so por causa do firebug.
    O ie e uma bela bosta.
    Alguem conhece algum plug-in como o firebug para o chrome ou o opera ?

    1. Avatar de Sérgio Amaral
      Sérgio Amaral

      Não precisas de plugin, tens nativo o Drangonfly que na nova versão é de longe melhor que o Firebug.
      Basta fazer Ctrl+Shift+I, para aparecer, poder se quiseres colocar um botão para activar na interface.

      1. Avatar de Sérgio Amaral
        Sérgio Amaral

        No Opera claro, no Chrome existe também ferramentas nativas para isso, no entanto não tenho tanto conhecimento.

    2. Avatar de Hélder Ferreira
      Hélder Ferreira

      Se o FF nas próximas versões vier a ter o que “eu quero”, volto para ele sem olhar para trás…

      Estes testes para mim não me dizem grande coisa…
      Eu uso um browser, não olho só se ele é supersónico ou não a carregar flash ou HTML5. Para mim, um browser tem de ser mais dinâmico e mais automático (por exemplo menos cliques para se fazer algo).

      O Chrome tem muita coisa mesmo a melhorar, não conta só a velocidade de carregamento do browser e das páginas, uma coisa principal é as funcionalidades e a usabilidade das mesmas.
      Uma coisa que me irrita e muito no Chrome é eu não poder arrastar uma tab para uma pasta ou para a barra de favoritos, tenho de clicar na estrela no lado direito da barra e escolher uma pasta, se ela não estiver na combo, tenho de a ir buscar.

      Já o disse no outro teste realizado, só uso o Chrome só porque cada Tab é um processo, e se uma tab bloquear o browser e as restantes tabs ficam a funcionar.

      Se o FF vier a ter processo por tab e processo por extensão, volto a ele em grande.

      Não venham já criticar só porque a vossa opinião é diferente, esta é só a minha opinião.

      1. Avatar de Hélder Ferreira
        Hélder Ferreira

        Ups!!
        Isto não era para ser uma resposta ao comentário anterior, ao qual fiz responder…

      2. Avatar de Jorge Désirat
        Jorge Désirat

        o chrome é mais rapido a completar, a carregar a iniciar… é mais rapido em tudo… pelo menos eu dos 3 que uso diariamente(opera,ff e chrome) o chrome de longe mostra melhor desempenho apesar de gostar mais do opera q qq um dos outros, mas dou credito ao chrome. ff desde q apareceu o chrome deixou de ser o melhor e não mostra melhorias desde então.

      3. Avatar de RCS
        RCS

        No chrome não arrastas a tab, arrastas o icon do site! De resto é igual ao FF.

    3. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      @Nuno: O Google Chrome/Chromium tem disponível as “Ferramentas do programador” no submenu “Ferramentas” no menu de opções. Podes ainda utilizar a combinação de teclas shift+ctrl+I no teclado para ativar a ferramenta ou utilizar a opção “Inspecionar elemento” no menu de contexto que pode ser ativado sob a página.

      Estas ferramentas de programação do Chrome disponibilizam imensas ferramentas interessantes com qualidade igual ou superior às disponíves no firebug. Recomendo vivamente.

      O ie é de facto um browser problemático principalmente nas versões anteriores à 8. Neste momento tento não me preocupar muito com os utilizadores que utilizam versões antigas deste browser também para “obrigar” os utilizadores a migrar para uma versão mais recente.

    4. Avatar de Tom
      Tom

      O chrome tem essa funcionalidade nativamente. ctrl+shift+i abre essa janela.

  11. Avatar de Anonimo

    Já não existe duvidas de qual é o melhor.

    1. Avatar de Anibal Cavaco Silva
      Anibal Cavaco Silva

      lol

    2. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      Mas alguma vez houveram dúvidas?

  12. Avatar de SamC
    SamC

    Nas versões anteriores tinha muitos problemas com o Flash no Firefox e quase nenhumas no Chromium.
    Agora que instalei de raiz a versão 11.04 do Ubuntu, não tenho tido problemas com o Firefox e nem instalei ainda o Chromium.

    Quanto aos problemas de privacidade do Chrome, para já não estou muito preocupado. Até prefiro que os resultados da web se aproximem mais dos meus gostos pessoais, torna-se mais produtivo e considero isso mais uma oferta de um melhor serviço do que uma limitação na liberdade da apresentação de resultados

  13. Avatar de João Cardoso
    João Cardoso

    “Tento” usar bastante o konqueror por gostar da integração com o kde, pois para além de browser é tb um gestor de ficheiros como o explorer, e 1 visualizador de documentos. Também tem uma feature interessante que é a de permitir dividir o ecrã da maneira que quisermos. Mesmo assim, tenho que concordar que às vezes também me parece que parou no tempo. Flash não funciona bem, mas a implementação do html5 não avança. Outra coisa que pode ser considerada boa ou má, é que também não se esforça por “contornar” erros comuns em páginas html o que faz com a página seja mal rendida muitas vezes.

  14. Avatar de k.k.1000
    k.k.1000

    Já são tantos anos com o Firefox que estes resultados não me dizem nada. Continuo a preferir o Firefox. Da-me mais jeito.
    Agora por vezes uso o Crome mas não é a mesma coisa. Por enquanto mantenho me no Firefox. Sem esquecer que foi ele que quebrou com o domínio do IE.
    1º Firefox
    2º Crome
    IE não gosto, opera tem sempre incompatibilidades.

    1. Avatar de Anibal Cavaco Silva
      Anibal Cavaco Silva

      +1

  15. Avatar de  

    -PESSOAL CHEGA DE TESTE, CHROME E LÍDER.

    TENS DUVIDAS?

  16. Avatar de pl4za
    pl4za

    Gosto do chrome, no entanto voltei para o opera pois o scroll do chrome em sites com mais imagens (9gag por ex.) torna-se incrivelmente lento no meu atom..

    Ja agora, façam um artigo sobre o webgl. Corre incrivelmente bem no chrome. http://helloracer.com/webgl/

  17. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    Gostava de preguntar ao autor deste artigo se realizou os testes numa maquina nativa ou numa maquina virtual ?

    Não podemos generalizar os sistemas GNU/Linux tendo ubuntu como referência.
    Querem uma boa distro experimentem o Funtoo , mas aviso é um sistema GNU/linux muito puro , ou seja , a instalação é feita atra-vez da compilação de todos os programas, mas resultado final é surpreendente mas é claro temos saber configurar O sistema, fiz um teste windows 7 vs funtoo em termos gráficos e qual foi o meu espanto que o funtoo tinha a melhor performance gráfica que o windows 7.

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Máquina nativa, fresh install do Ubuntu 11.10.

      A escolha do Ubuntu é simples, é a distro mais usada, portanto a que faria mais sentido de usar para testar uma variedade de navegadores disponíveis tanto para utilizadores avançados como para os recém chegados ao mundo do GNU/Linux.

      Compreendo o que sugeres, mas para utilizadores mais básicos tal rigor não é necessário. Lembra-te que a maioria das pessoas irá usar aplicativos já compilados quase out-of-the-box.

      Cumps

  18. Avatar de Sílvio Horta

    Estou a usar o Opera no Ubuntu e estou extremante satisfeito! Corre ainda melhor que o FF em Linux.

  19. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    “Peca pela performance do seu navegador para GNU/Linux ser inferior à versão Windows”
    inferior em que questão ?
    Não compreendo pois acho que o código de fonte é mesmo , a compilação é que é diferente , alias muitos programas para windows são compilados em sistemas GNU/Linux , por ser mais fácil do que no windows por causa das dependências necessários a compilação do programa , faltou fazer o teste ao irmão do chrome que o chromium que e a versão OpenSource do chrome , e esta disponível nos repositórios do ubuntu

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      Compara o teste realizado no Windows ao teste realizado no Ubuntu, no peacekeaper encontra-se uma diferença embora não seja muito, ela existe.

  20. Avatar de wolfytuga

    E porque não o teste à versão mais recente do Epiphany 3.2.0, basta fazerem o seguinte para o instalar:

    sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/gnome3
    sudo apt-get update
    sudo apt-get install epiphany-browser

    Permite criar Web Apps no Ubuntu 11.10

    Cumps.

  21. Avatar de monux
    monux

    -Com a instabilidade que sofri nas ultimas versões do Firefox. -Escolhi o Chrome como navegador padrão, e não me arrependo.
    -Atualmente somente utilizo o FF para baixar arquivos,pelo gerenciador de downloads (Down Them All ).
    -Se alguém conhecer algum similar para o Chrome, favor postar!

  22. Avatar de Jonathan
    Jonathan

    Para quando um teste mas já com o Firefox 8?

  23. Avatar de Thiago
    Thiago

    Qual e mais leve para usar no linux ? pois o linux aq da umas travadinhas quando tem muita coisa aberta
    At

  24. Avatar de Paulo Guarnieri
    Paulo Guarnieri

    Mas como não testou quanto cada um consome de memória? Esse é um dado importante, pois não adianta o navegador ser rápido e encher a memória. Pra quem trabalha com computadores velhos, com pouca capacidade alguns megabytes de memória fazem uma grande diferença. Afinal existem até distros leves para computadores antigos.