Autodeclaração para baixas de curta duração? Atualize já a app SNS 24

5 Comentários

As baixas médicas de curta duração (até três dias) já podem ser pedidas através do serviço digitais do SNS 24. Para tal basta que solicite uma autodeclaração. Veja como usar esta nova funcionalidade.

Autodeclaração para baixas de curta duração? Atualize já a app SNS 24


De acordo com a agenda digna, os trabalhadores que pretendam justificar faltas até três dias, por doença ligeira, podem requerer uma autodeclaração através da plataforma online do SNS24, telefone ou app SNS 24.

A autodeclaração de doença (ADD) é um documento que comprova que o utente se encontra em situação de doença, declarada por si mesmo, sob compromisso de honra. Significa que passa a ser o próprio utente a assumir a responsabilidade de justificar que se ausentou do trabalho por ter estado doente. A autodeclaração de doença pode ser requerida num prazo máximo de 5 dias, contados a partir do primeiro dia de ausência por doença. Por exemplo: se o utente precisar comprovar uma situação de doença de segunda a quarta-feira, deve pedir a autodeclaração entre segunda e sexta-feira.

Autodeclaração para baixas de curta duração? Atualize já a app SNS 24

Este documento pode ser pedido por qualquer trabalhador com idade igual ou superior a 16 anos.

Novidades da app SNS 24

  • Disponibilização da Autodeclaração de Doença
  • Inclusão de detalhes da dispensa de medicamentos
  • Disponibilização da Guia de tratamentos  (receitas)
  • Disponibilização de Baixas Médicas
  • Possibilidade de descarregar o Boletim de Vacinas
  • Inclusão da Agenda de Saúde
  • Disponibilização de Resultados de Exames

A app está disponível para Android e iOS.

Cada autodeclaração justifica no máximo 3 dias consecutivos de ausência por doença. Cabe ao utente avaliar a necessidade de utilizar ou não a totalidade dos dias, consoante o seu estado de saúde.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PTO
    PTO

    Quer-me parecer que inicialmente muitos vão usar isto sem saberem que os 3 dias não são pagos pela Segurança Social. Vão ter uma desagradável surpresa no final do mês.

    1. Avatar de 652mga
      652mga

      Não, quem usa esse “artifício” na sua forma convencional, já sabe muito bem que os primeiros três não são pagos.

      Ficaram mais contentes uma vez que o “prejuízo financeiro” passa a ser menor, uma vez que não é preciso pagar a consulta.

    2. Avatar de Danyyel
      Danyyel

      Tendo em conta os salários praticados no país, acho que faz pouca diferença. E tendo em conta que se pode pedir 2x ano….

    3. Avatar de rui
      rui

      os primeiros 3 dias já não são pagos há anos… por isso não é por ai.

  2. Avatar de Lecas
    Lecas

    Com tipos de trabalho que temos em Portugal com patrões tóxicos e ordenados de … Acho que tirar os 3 dias 2x por ano como regra vale a pena. Nem que seja para desanuviar a mente.