Mais uma crítica à jogada da Tesla: redução de preços deve-se à falta de “frescura do produto”

22 Comentários

As manobras da Tesla não têm agradado às fabricantes e as críticas vão, aos poucos, surgindo. Desta vez, partiu do CEO da Ford, que acredita que a flutuação de preços se deve ao envelhecimento da oferta da fabricante de Elon Musk.

Tesla

A Tesla está a apimentar o ambiente da indústria automóvel com as recorrentes descidas de preços. Aliás, as reações têm surgido e os executivos das fabricantes têm dado o seu parecer, relativamente à estratégia.

Para o CEO da Ford, Jim Farley, a redução do preço dos veículos elétricos da Tesla deve-se à pressão exercida pelas fabricantes que, a passos largos, tentam penetrar o mercado. O executivo considera que o envelhecimento da oferta da fabricante de Elon Musk, bem como o aumento da concorrência no segmento, estão a obrigá-la a ajustar os preços, de modo a fazer frente às propostas mais recentes.

Acho que ele aprenderá que a frescura do produto é um fator importante.

Disse o CEO da Ford, referindo-se a Elon Musk.

James Farley, CEO da Ford
James Farley, CEO da Ford

Apesar da crítica, Jim Farley admitiu que a Tesla tem uma enorme vantagem, em relação às restantes fabricantes, em termos de redução de custos, e que as constantes atualizações dos seus veículos forçam as outras marcas a evoluir, de forma rápida, o desenvolvimento das suas propostas.

Mesmo depois de ter reduzido a sua margem de lucro em quase 10%, no primeiro trimestre de 2023, a verdade é que a Tesla continua a ter uma rentabilidade líder no setor de quase 20%, colocando-a à frente de marcas de luxo como a Porsche.

 

Leia também:

“Os carros da Tesla são maus e velhos”. Concorda com o CEO da NIO?

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Soberbo
    Soberbo

    Os clientes vão sempre atrás de bons preços, algo que os elétricos não conseguiram ainda alcançar.
    Como comparação, marcas como KIA e Renault estão neste momento mais caras, sem terem a rede Tesla à disposição.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A questão aqui é que neste momento os elétricos da tesla estão baratos, um model 3 por 40k é objectivamente barato em relação à concorrência, seja essa elétrica ou combustível, tanto quanto sei não tens mais nada no segmento D a esse preço e o model Y por 45k também deverá ser das melhores opções, apenas fica menos em conta se pretender a versão de 7 lugares pois obriga a ir para a versão mais cara…

      É vamos ser realistas e comparar carros novos com carros novos, alguém que anda à procura de um clio usado obviamente não é o público alvo para um elétrico de 40k, por muito barato que este seja em termos objectivos…

  2. Avatar de JL
    JL

    A tesla não é como as a outras fabricantes que lança o mesmo carro todos os anos, para manter o valor dos novos e assim desvalorizar os usados.

    1. Avatar de A fortuna
      A fortuna

      Isso é totalmente falso:

      – as marcas em geral lançam um modelo cada, por exemplo 6-8 anos em que a meio do ciclo de vida há um restyling (“mesmo” carro mas com alguns materiais e desenho actualizados. Às vezes pelas normas de contaminação ou más vendas, também actualizam a mecânica)

      – a Tesla necessita baixar custos de produção, para isso tem que produzir muito e igual. Se fazem o mesmo (restyling), teriam que parar a produção para actualizar e verificar os novos painéis. E isso é o que não querem, querem produção a todo o gás.

      Eu tenho um Tesla Model Y e a construção e pintura não são sequer do mesmo nível do meu Audi de 2015 (que foi muito mais barato), mas é claro que no tesla o software, updates, motores e potências também não são comparáveis…

      Tudo tem PROs e contras mas é óbvio que o habitual é a malta comparar maçãs com laranjas. Um Tesla 3 ou Y estão baratos para o que oferecem mas não são baratos.

  3. Avatar de jota
    jota

    A Tesla quer é “rebentar” com os outros todos! Entre um Tesla de €40mil e outro carro qualquer de €35mil eu prefiro de longe o Tesla!

    1. Avatar de Dono da verdade
      Dono da verdade

      Depende se for o model 3 ou o Y, é melhor qualquer outro carro nem que seja mais caro. É que o 3 e o Y são feios que se fartam. Só alguém que vê muito mal é que os compra.

      1. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        É melhor ir urgentemente ao oculista, pois todos gabam o meu Y , principalmente as mulheres, a minha foi uma delas depois de fazer um ensaio. A minha filha foi outra.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          A beleza para além de ser subjetiva não tem nada a ver com ver melhor ou pior.
          Em relação às mulheres gostarem parece-me uma horrível propaganda, sendo que as próprias aderem por exemplo a modas de roupas completamente sem sentido.
          A esmagadora maioria gostam de teslas pela mesma razão que gostam de iphones ou malas da gucci.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Não sendo os carros mais inspirados também não são feios, ficarias supriendido com a quantidade de pessoas que são objectivas a fazer compras e não vão só pela estética…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O problema é mesmo a falta de rigor na montagem e qualidade de certos componentes.

      3. Avatar de jota
        jota

        Precisamente o model 3 e o Y são os que eu mais gosto esteticamente!

    2. Avatar de Adriano
      Adriano

      não é que vá comprar agora um carro, mas +1

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Compra que o musquetas agradece.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Se o tesla não é produto fresco, então não sei como será o F-150. Completamente ressequido e pôdre, só pode. Mas os imperialistas continuam a comprar, o que diz tudo sobre o QI deles.

  5. Avatar de Frescos
    Frescos

    Então, quais são os “produtos frescos”?
    Mais uma opinião da “oposição”… Bla, Bla, Bla, enfim…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      São os q têm um prazo de validade aceitável.

  6. Avatar de AlexS
    AlexS

    Estão chateados com a baixa de preços que Tesla começou

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Se o Tesla custasse 60 ou 70k nao lhes fazia concorrência. Assim é claro que ficam chateados.

  8. Avatar de Hugo Sousa
    Hugo Sousa

    Engraçado…
    A empresa colocou o seu objectivo no site há mais de 14 anos … literalmente…
    A missão deles está bem visível… há anos … claro que ainda têm caminho pela frente …mas estão a cumprir …
    Quanto a atualização… a sério???
    Os Model S de 2012 têm o software e gps melhor que muitos novos …
    E depois grande ignorância… cada remessa de carros vem diferente … vejam o Munroe no YouTube… eles actualizam e melhoram os carros constantemente…
    Um dos melhores exemplos da super bottle para a octovalve … feitos de engenharia extraordinários …mas pertencem ao mesmo carro de alturas diferentes…

  9. Avatar de John117
    John117

    Chama-se competição e é muito saudável para o mercado. Numa altura em que os fabricantes e comerciantes automóveis perderam o bom senso, a baixa de preços da Tesla é muito bem vinda.

    Habituaram-se a ganhar fortunas na venda de carros sem esforço nenhum e agora não querem voltar à normalidade.

    Os valores comerciais já baixaram consideravelmente no ultimo ano, mas o valor para o cliente final não, porque? Se o stand/concessionário só ganha 500€/1000€(como se alguém ainda acreditasse nisso) em cada viatura era de esperar que já se vissem descidas razoáveis.

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Pois parece que querem um cartel de preços altos.

  10. Avatar de nel
    nel

    Tens que mudar de óculos