IVA 0% em 46 alimentos a partir de hoje! Lista final…

30 Comentários

O governo anunciou em abril uma lista de 46 produtos considerados essenciais para os quais o IVA vai passar a ser de 0%. Acredita que tal medida dará uma ajuda à desaceleração da inflação. Afinal, quais os produtos com IVA 0%?


A medida que visa isentar de IVA um cabaz de 46 alimentos considerados essenciais entra hoje em vigor.

Da lista fazem parte legumes, carne e peixe nos estados fresco, refrigerado e congelado, assim como arroz e massas, queijos, leite e iogurtes e frutas como maçãs, peras, laranjas, bananas e melão, três tipos de leguminosas, ou ainda, entre outros, bebidas e iogurtes de base vegetal. O Governo estima que terá um contributo de 0,2% na redução da taxa de inflação em 2023. A isenção aplica-se de 18 de abril a 31 de outubro de 2023.

Lista de produtos com IVA 0%

  • Cereais e derivados, tubérculos:
    • Pão;
    • Batata em estado natural, fresca ou refrigerada;
    • Massas alimentícias e pastas secas similares, excluindo massas recheadas;
    • Arroz (em película, branqueado, polido, glaciado, estufado, convertido em trincas).
  • Legumes e produtos hortícolas frescos ou refrigerados, secos, desidratados ou congelados, ainda que previamente cozidos:
    • Cebola;
    • Tomate;
    • Couve-flor;
    • Alface;
    • Brócolos;
    • Cenoura;
    • Courgette;
    • Alho francês;
    • Abóbora;
    • Grelos;
    • Couve portuguesa;
    • Espinafres;
    • Nabo;
    • Ervilhas.
  • Frutas no estado natural:
    • Maçã;
    • Banana;
    • Laranja;
    • Pêra;
    • Melão.
  • Leguminosas em estado seco:
    • Feijão vermelho;
    • Feijão frade;
    • Grão-de-bico.
  • Lacticínios:
    • Leite de vaca em natureza, esterilizado, pasteurizado, ultrapasteurizado, fermentado ou em pó;
    • Iogurtes ou leites fermentados;
    • Queijos.
  • Carne e miudezas comestíveis, frescas ou congeladas de:
    • Porco;
    • Frango;
    • Peru;
      Vaca.
  • Peixe fresco (vivo ou morto), refrigerado, congelado, seco, salgado ou em salmoura, com exclusão do peixe fumado ou em conserva:
    • Bacalhau;
    • Sardinha;
    • Pescada;
    • Carapau;
    • Dourada;
    • Cavala.
  • Atum em conserva
  • Ovos de galinha, frescos, secos ou conservados
  • Gorduras e óleos:
    • Azeite;
    • Óleos vegetais diretamente comestíveis e suas misturas (óleos alimentares);
    • Manteiga.
  • Bebidas e iogurtes de base vegetal, sem leite e lacticínios, produzidos à base de frutos secos, cereais ou preparados à base de cereais, frutas, legumes ou produtos hortícolas.
  • Produtos dietéticos destinados à nutrição entérica e produtos sem glúten para doentes celíacos.

Leia também…

IVA ZERO: Compras online de cabaz de produtos essenciais. Quanto se vai poupar?

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Dúvida: é só a manteiga ou também é a margarina?

    1. Avatar de ifm
      ifm

      Manteiga Light ou manteiga facil de barrar, é quase igual a margarina, quase todas essas são 80% vegetais. De manteiga so tem o nome.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        mais lixo.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      margarina é de origem vegetal, manteiga é de origem animal, quem usa margarina para alguma coisa que não seja untar formas não imagina o que está a introduzir no corpo.
      aprender a consumir, manteigas com 2 ingredientes, sal + leite.
      consumam margarinas e depois queixem-se de avcs

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        nota de rodape: flora e planta são margarinas e puro lixo, deixem-se do marketing que e aprendam sobre alimentos

      2. Avatar de zeze
        zeze

        o leite faz bem?

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          nim, o cálcio do leite faz bem, a lactose faz mal a todos os humanos, sejam ou não intolerantes, o humano não tem capacidade de digerir lactose, não somos bezerros para andar a beber leite de vaca, existem bebidas vegetais que fazem bem melhor e estão incluídas nos produtos sem iva, o problema é que por si tipicamente custam à volta de 2€ o litro.

          1. Avatar de zeze
            zeze

            você diz “aprender a consumir, manteigas com 2 ingredientes, sal + LEITE.”

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            sabes que quantidade de leite tem uma porção de manteiga diária?
            já agora queres deixar de comer queijo que faz tão bem ou beber iorgutes?
            uma coisa é leite, outra coisa são derivados, se me falasses em gelados.. com alguns até concordaria

  2. Avatar de Kush
    Kush

    Não se irá notar nada, mas daqui a 6 meses quando irão repor o IVA vamos sentir.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      ISTO! 🙁

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      6 meses? ainda este mês…

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    46 alimentos não, 46 categorias

  4. Avatar de Áquila Freitas
    Áquila Freitas

    Parabéns, felizmente uma medida que realmente beneficia o povo.

    1. Avatar de Oh
      Oh

      Que loucura!
      https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/iva-0-permite-poupar-9-euros-no-cabaz

      Acho que vou marcar umas férias com os 9€ que vou poupar.

  5. Avatar de nobody
    nobody

    Entra em vigor hoje mas irá se refletindo durante os próximos 15 dias

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Entra em vigor hoje sem período transitório, esteve previsto 15 dias mas na legislação final não ficou.
      https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/legislacao/instrucoes_administrativas/Documents/Oficio_Circulado_30257_2023.pdf

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Quando há procura para o preço X, é X que o capitalista cobra. E se o IVA for reduzido e suprimido, o capitalista vai fazê-lo acrescer à margem dele. A estas horas já estão a rir-se às gargalhadas daqueles que estão à espera de que o IVA zero chegue aos bolsos dos consumidores.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É tentar comprar diretamente aos produtores. Eles ganham mais e tu poupas mais. Win win. Sei que não é fácil mas pelo menos os produtos de maior consumo justifica sondar um pouco.

  7. Avatar de Gomas
    Gomas

    E o alcohol, o sushi continuam caros. As pessoas ja nem se divertir podem, tem de pagar o triplo e não e com salarios miseraveis de 2600 euros que vao melhorar a qualidade de vida em Portugal

  8. Avatar de Ricardo Marques
    Ricardo Marques

    Se deixassem o IVA quietinho, pegassem na receita dos 6% e redistrbuissem só por quem mais precisa, diria que era mais fácil e justo. Mas este (des) governo gosta de complicação e ama propaganda.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Seria bem jogado, mas não redistribuir apenas por quem mais precisa, que praticar políticas comunistas o resultado não tem sido o melhor ao longo da história. Quem consome mais, contribui mais nesses 6%, e tem tanto direito como os outros em que esse montante seja usado em algo que também o beneficie.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        será que tem?
        exemplo, hoje fui ao talho, vou a um dos melhores talhos de lisboa e compro apenas carnes nobres de produtores sustentáveis e até algumas maturadas, gastei acima de 200€ e paguei 0% de IVA em tudo o que comprei, teria sido igual ao litro que me tivessem cobrado esses 6% pois não me faz a minima diferença no meu orçamento familiar, e isto reflecte-se em dezenas de outro produtos, exemplo ovos, só compro ovos bio de galinhas criadas ao ar livre com o devido certificado são 3 vezes mais caros que ovos de marca branca e na mesma não pago 6% que é bem superior aos 6% do pessoal que compra produtos de marcas brancas e não biologicos, ou seja vou ter um beneficio muito maior que a maioria das familias e nem sequer me faz diferença esse beneficio no fim do mês.. é isso justo?

    2. Avatar de Fábio Guerreiro
      Fábio Guerreiro

      O pior é que o (des) governo já nem tem controlo sobre quem precisa mesmo de apoio, porque quem realmente usufrui dos apoios do estado já o faz por sistema ou premeditado e quem precisa, na verdade, não tem acesso.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Mesmo. E todos somos culpado por não denunciar essas situações infelizmente. Já é cultural.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      O problema da redistribuição é que tens custos com a medida, logo ao redistribuir 6% de um valor, quando deres por ela só estas a distribuir 2 ou 3% do valor inicial…

  9. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Pois mas, eu é mais bolos …

  10. Avatar de jorge
    jorge

    Então e o binho tinto não têm IVA a 0? é um bem essencial eheh.

  11. Avatar de Ze
    Ze

    Deixo aqui o link para um website onde podem consultar/pesquisar por produtos e ver a evolução do seu preço:

    https://prices-crawler.vercel.app/