Autoridades deixam alerta! Cuidado ao carregar o smartphone nas portas USB do aeroporto

10 Comentários

Pode parecer um ato inocente e muito útil, mas a verdade é que carregar um smartphone num aeroporto pode trazer muitos problemas. Sem que o utilizador saiba, pode estar a expor o seu smartphone a malware e a outros ataques. Esta é cada vez mais uma prática, segundo alertam as autoridades.

carregar smartphone USB aeroporto malware

Cuidado ao ligar o smartphone no aeroporto

Este não é um problema nova, mas segundo o FBI informou recentemente, está a ser cada vez mais usado pelos atacantes. Usam as portas USB dos carregadores que estão disponíveis nos aeroportos para conseguir infetar com malware os equipamentos que ali se ligam.

Para a maioria dos utilizadores, este não é identificado como um local de problemas e é usado como uma ajuda preciosa. Basta ligar o cabo USB a essas portas e depois ao smartphone. Dispensa qualquer carregador ou outro adaptador.

É nesse momento que os atacantes colocam malware e outro tipo de software malicioso nos equipamentos. Bastará ao utilizador concordar com os alertas apresentados para que o processo se inicie, muitas vezes sem se aperceberem da situação.

Porta USB pode trazer malware e outros ataques

A solução para se protegerem é simples, ainda que possa dar algum trabalho aos utilizadores. Passa por usar o seu carregador, equipamento que conhece e que não pode ser alterado ou infetado com qualquer malware ou outro problema de segurança.

As autoridades deixam também outros conselhos de segurança para estas situações, que devem ser seguidos. Falamos da utilização constante de uma VPN, o cuidado com as ligações às redes Wi-Fi e aos dados ali colocados, bem como a atualização de software e a utilização de palavras-passe fortes e complexas.

É com este tipo de medidas de proteção que os utilizadores se podem proteger, muitas vezes em situações menos óbvias. Basta um momento de distração, como o ligar a uma porta USB num aeroporto, para que toda a proteção caia e os utilizadores se vejam com problemas graves de segurança.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vasco
    Vasco

    Pode carregar desde que utilize um “USB condom”, ou seja, um cabo USB apenas com os pinos de carregamento ligados. Dados não passam. Pode é ser pouco prático andar com um na mochila, mas está aqui um exemplo muito simples de como fazer um https://www.instructables.com/USB-Condom/

    1. Avatar de Isto mesmo!
      Isto mesmo!

      +1000000

    2. Avatar de SergioA
      SergioA

      Ou fazer um cabo USB macho/femea em que a parte macho nao tem os pinos de dados ligados e na parte femea tem um shunt (ou resistencia ate 200ohm) entre os pinos de dados, para dizer ao telefone/dispositivo que existe um dispositivo carregador (pelo menos os 5V/2A).
      Ha casos em que ter apenas os 5V nao chega para carregar ja que o dispositivo nao sabe o que esta ligado.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Sim, exactamente, faz sentido.

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    E se carregarmos com o telemovel desligado ? Tambem pode ser alvo de ataques de malware ?

  3. Avatar de RicM
    RicM

    Se for uma tomada de eletricidade apenas com os componentes elétricos para baixar a voltagem para os 5V como é que é possível injetar o que seja num dispositivo? Onde estão os componentes lógicos para o fazer? Será que utilizam alguma manha tipo “Powerline” para o fazerem?
    Bom serviço público era darem pormenores técnicos sobre o assunto, mas não, o que interessa é o cabeçalho da notícia: “Autoridades(…)”, atépensei que fossem portuguesas.

    1. Avatar de Traveller
      Traveller

      mas consegues ver o que está por trás da tomada é que geralmente não são transparentes. facilmente meto um raspberry pi pico numa tomada.

  4. Avatar de Vitor
    Vitor

    Boa tarde,

    Este facto nao é novo e apesar de nao ser “badalado” já faz muito que se sabe deste perigo.
    Mas por exemplo em carros de aluguer, para usar o Android Auto ou Carplay é necessário conectar o Smartphone ao carro. Existe ou poderá existir também esta possibilidade de introdução de Malware? Aqui é necessário a transferência de dados entre o equipamento e o software do automóvel.

    Obrigado.

    Vitor

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      claro que sim, mas carplay funciona por BT se o carro tiver essa funcionalidade, não é muito rapido, chamadas facetime + gps e já foste.

      1. Avatar de Vítor M.

        Uso diariamente o CarPlay via BT e não noto essa desvantagem. O GPS, com o Mapas, funciona muito bem. O Apple Music idem aspas. Agora, depende sim do carro e do hardware do carro. Por exemplo, há carros que não trazem GPS na sua oferta de infoentretenimento. Nesses casos as marcas “trazem” CarPlay via BT. Contudo, há marcas, uma grande parte delas, que se o carro trouxer serviço de mapas, o CarPlay é via cabo. Quem controla isso não é a Apple, são os fabricantes.