Primeira chamada de telemóvel foi há precisamente 50 anos

8 Comentários

Ter atualmente um telemóvel e realizar uma chamada telefónica é algo banal. Mas nem sempre foi assim! Hoje, dia 3 de abril, comemora-se o 50.º aniversário da primeira chamada telefónica realizada através de um telemóvel.

Primeira chamada de telemóvel foi há precisamente 50 anos


Telemóvel usado pesava 1 kg e tinha autonomia de 30 minutos

Martin Cooper era engenheiro da Motorola e usou um protótipo de telefone móvel (telemóvel) designado de DynaTAC (Dynamic Adaptive Total Area Coverage), que pesava cerca de 1 kg e tinha dimensões de 23 x 13 x 4,5 cm. Cooper encontrava-se em Nova York. Resolveu ligar para o seu amigo Joel Engel, que se encontrava nos laboratórios Bell em Washington DC.

O telemóvel usado na comunicação demorava cerca de 10 horas a carregar e tinha apenas uma autonomia de meia hora. A chamada entre eles durou apenas 10 minutos.

Sabes de onde te estou a ligar?” Foram estas as primeiras palavras do cientista da Motorola, Martin Cooper, em conversa com Joel Engel. O Motorola DynaTac 8000X era um telemóvel de 9”, sem ecrã, com 30 circuitos.

Primeira chamada de telemóvel foi há precisamente 50 anos

Depois da chamada, Martin Cooper deu uma conferência de imprensa, no hotel Hilton, onde apresentou o Motorola Dyna Tac 8000X. Decorridos dez anos, este equipamento passou a estar à venda por 3.999 dólares (cerca de 10.000 dólares atualmente).

Em 1983 tornou-se o primeiro telefone celular portátil do mundo. A primeira chamada telefónica móvel continua a ser um marco na história das telecomunicações. É também considerado um momento marcante na era da tecnologia moderna. A forma como as pessoas comunicam mudou completamente a partir desse momento.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de irlm
    irlm

    Ainda se lembram do siemens p1, para carro, tive um num volvo 440 nos anos 80

    1. Avatar de LR
      LR

      Tive o esmo, modelo fixo no carr. Havia também a versão “portátil”, com correia para o ombro. Eram da rede analógica da PT, os números começavam por 0676, e o operador era Portugal Telemóvel. Mais tarde com a rede digital, apareceram os 0936.

      1. Avatar de LR
        LR

        *Tive o mesmo

  2. Avatar de Kush
    Kush

    A invenção do século!

  3. Avatar de Rui
    Rui

    Quando começar a trabalhar, vai conhecer um novo mundo!
    Como é que contacta com fornecedores? Whatsapp? Pois sim.
    E clientes?

    Quanto mais impessoal for o seu contacto, menos fidelização consegue com os clientes e fornecedores. Pelo que diz, podemos prescindir dos comerciais de uma empresa, certo? LOL

  4. Avatar de Ivo
    Ivo

    Estes telemóveis “tijolos” eram considerados “brinquedos dos ricos” no início da década 80.

  5. Avatar de Homar
    Homar

    Era bom amigo que assim fosse, quando começar a trabalhar vai perceber e bem que chamadas não são coisas de velhotes, continuam a ser a forma de comunicar mais utilizada, whatsapp e redes sociais são meros complementos…

  6. Avatar de Carved
    Carved

    E quando foram para experimentar já tinham 3 chamadas não atendidas do Chuck Noris xD