iPhone apenas com eSIM chegará a mais países este ano e a Europa está na mira

26 Comentários

Quando apresentou o iPhone 14, a Apple criou uma versão apenas com eSIM para o seu mercado caseiro. A marca eliminava assim o SIM físico e tornava mais simples mudar entre equipamentos. Agora, e do que é avançado, este iPhone apenas com eSIM vai ser alargado a mais países e a Europa deverá ser quem recebe este novo modelo.

iPhone SIM eSIM Apple Europa

Appel quer alargar a venda do iPhone só com eSIM

A utilidade do eSIM está mais que provada há vários anos. Ao eliminar o cartão SIM físico, fica mais simples aos utilizadores mudarem de operadora ou de smartphone. Este é totalmente virtual e simples de transferir, sem que haja uma dependência física para além do smartphone.

Com o iPhone 14, a Apple criou uma versão deste smartphone que abandona totalmente o cartão SIM, dependendo apenas do eSIM para ligação às redes dos operadores. Este ficou limitado na altura apenas ao mercado dos EUA, provavelmente num teste para verificar a sua aceitação.

Agora, e do que está a ser avançado, este modelo deverá se repetido com o iPhone 15, mas não se limitará aos EUA. A Apple quer alargar a sua presença a outros mercados, tendo escolhido os países da Europa para receber esta mudança importante no seu smartphone.

iPhone SIM eSIM Apple Europa

Europa deverá ser quem recebe este modelo sem SIM

Do que foi avançado, esta é uma certeza para o mercado francês, mas não se deverá limitar a este. Existem muitos mais países onde este modelo poderá ser colocado à venda e Portugal poderá ser um dos que está na lista da Apple para receber o iPhone apenas com eSIM.

Na verdade, os modelos de iPhone que estão à venda em Portugal já contam com a presença do eSIM, mas apenas como dual-SIM. Isto significa que o SIM principal continua a ser físico, sendo o segundo o virtual, o eSIM.

Caso se confirme esta mudança, não será complicada de aplicar na Europa e em Portugal, visto que a grande maioria das operadoras já tem propostas de eSIM para os seus utilizadores. Apenas vai obrigar todos os que ainda usam um cartão SIM a trocar por uma proposta eSIM quando trocarem para o iPhone 15.

Dica: Como configurar um eSIM no iPhone

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mamba
    mamba

    se as operadoras permitirem a troca de cartões físicos por virtuais sem qualquer custo, por mim todo bem.

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Pelo menos a NOS permite.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim. A troca por cartões e-sim, bem como a 2a via dos mesmos é totalmente gratuita em qualquer operador em Portugal

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Espero que em Portugal, isso não aconteça, já usei e-Sim e funcionava muito mal, perdia rede. O cartão SIM é que funciona bem. Enquanto houver SIM fisico, não mudarei.

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Se calhar era da operadora ou mesmo do equipamento. Uso um e-SIM da Vodafone e zero problemas.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      tenho 3 eSIMs entre nacionais e internacionais e zero problemas

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Qual é a vantagem de usar um e-sim?

    1. Avatar de Vítor M.

      Várias, uma delas é não terem como te retirar o cartão para o clonar. Outra é não poderem retirar o cartão, cortando o envio da localização do equipamento. Mesmo desligado, um iPhone comunica a sua localização. Havendo um iPhone só com eSIM, é menos uma porta para poder entrar água no equipamento. Portanto, há um conjunto importante de benefícios.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Nem tudo o que brilha é ouro. No caso do iPhone eSIM é mas não para o utilizador mas sim para a NSA, CIA, FSB e outras.

        1. Avatar de Vítor M.

          😀 estás a reinar, verdade? Por acaso essas agências, se quisessem, não controlavam na operadora, queres ver? Pensem antes de atirar com estes argumentos sem nexo. Nem parece teu este comment 😉

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Na verdade a Apple fá-lo não por segurança ou permitir maior proteção contra líquidos, mas sim por redução de custos. Menos um tray e um leitor de cartões em milhões de smartphones é dinheiro poupado. Valor esse que não é passado ao consumidor, pois os custos de produção baixam, mas o preço do iPhone aumenta.

  4. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    O problema é, temos eSim, o telefone avaria, queres mudar para o tijolo de recruso, já foste

    1. Avatar de Vítor M.

      Como assim? Vais à app do operador e ativas noutro. Mas dizes-me tu “mas no operador pode ter um custo”… certo, dois euros que custa mudar na Vodafone, salvo erro. No entanto, fazes isso de imediato.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        ele está certo quando estás em viagem, os operadores portugueses não permitem activação de eSIM em roaming, já tive esse problema com a vodafone, curiosamente aqui em PT até AT&T e Verizon consigo activar.

        1. Avatar de Vítor M.

          Eu em Espanha, Dinamarca, Polónia (assim das últimas viagens) nunca tive problemas com o eSIM.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Não falei em utilização mas sim em activação em roaming.

      2. Avatar de S
        S

        Olá. Como posso activar na app da Vodafone?

      3. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Mas o tijolo de recurso também suporta eSim, ou ativas num cartão físico? não entendi

        1. Avatar de Vítor M.

          Não percebi a tua dúvida. Podes detalhar sff?

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Usas eSim, o telefone avaria, e vais buscar à gaveta um smartphone antigo sem eSim, como procedes?

      4. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O que ele quis dizer é que se o smartphone avaria, não consegue utilizar um telefone suplente sem suporte e-SIM. Vai ser necessário ir à operadora e pedir um cartão físico.

  5. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Deviam deixar os iPhones como estão. No meu caso um eSim e um SIM fisico e uso 2 operadoras tal qual dual SIM.

    1. Avatar de cs
      cs

      Mas podes ter até 8 eSIMs instalados no telefone e escolher quaisquer dois para estarem activos num determinado momento

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        OK, mas não acho pratico quando em viagens e usando SIMS locais descartáveis.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          É igual

  6. Avatar de jhvs
    jhvs

    e com i-sim? vamos la evoluir esse processadores meninos da aple…