Tesla capta o momento em que se protege de um “acidente incrível” (vídeo)

70 Comentários

A câmara de um Tesla capta o momento em que um Kia Soul voa, literalmente, na autoestrada. O acidente, provocado por um pneu, teve rápida ação do elétrico, evitando males maiores.

Imagem Tesla a filmar voo de um Kia


Tesla filma voo cinematográfico de um Kia Soul

Há acidentes que se não fossem filmados, dificilmente alguém iria acreditar. Este que deixamos hoje, é um caso desses.

Os carros da Tesla trazem as câmaras (Dashcam) que monitorizam o que se passa à volta e dentro do veículo. São equipamentos importantes quer para o sistema de auxílio à condução, quer para a segurança do próprio condutor. A verdade é que este sistema já nos mostrou acidentes inacreditáveis.

Um que trazemos hoje, partilhado no Twitter pelo utilizador @Anoop_Khatra, mostra-nos a ação do elétrico de Elon Musk a controlar a situação e, em simultâneo, a filmar um Kia Soul a voar, como se fosse uma cena de ação de um qualquer Velocidade Furiosa.

Nas imagens podemos ver o Kia a ultrapassar o Tesla quando de repente se aproxima de uma pick-up que perde uma roda. Esta roda mete-se por baixo do Kia e… este voa, ficando a estrada cheia de detritos de um acidente aparatoso.

Vale a pena mencionar que o Tesla conseguiu parar a tempo e não se envolveu neste acidente. A mesma sorte não teve o condutor do Kia que viu o carro ficar todo destruído e o condutor apanhou um susto para a vida.

Nas imagens podemos ver o carro com os airbags acionados, danos em toda a extensão do veículo sul-coreano, detritos espalhados pela via e uma roda à solta, que, mesmo depois do carro ter aterrado “direito”, ainda o foi de novo atingir. Surpreendentemente, o condutor do Kia saiu ileso deste acidente.

Quanto ao Tesla, vinha com o piloto automático acionado, e conseguiu desviar-se atempadamente, para evitar a roda em fuga, segundo o tweet original, o que é bastante impressionante por si só.

A funcionalidade Tesla Dashcam do fabricante americano de VE já ajudou por várias vezes. Tem sido um importante auxiliar quer para os condutores Tesla como para outros utilizadores da estrada, fornecendo imagens de acidentes que de outra forma seriam difíceis de explicar aos investigadores.

É importante referir que todos os modelos Tesla feitos após março de 2018 têm a funcionalidade Dashcam como padrão, que utiliza as câmaras de vídeo do carro para captar imagens em movimento e permite ao condutor guardar os vídeos captados numa pen USB. Desde a atualização do software 2020.12.5, os vídeos também podem ser visualizados no ecrã principal do carro.

Comentários

70

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Realista
    Realista

    Como é que se perde uma jante assim?! O.o

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Já vi acontecer, provavelmente porcas mal apertadas.
      Ainda a dias vi um encostado na berma da autoestrada e a jante uns metros mais a frente.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        O.o
        Mas como é que se apertam mal as porcas, só se não apertar com o pé…

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Vou dar alguns exemplos, pausa para hora de almoço, não apertaste a roda e quando voltas ficou no esquecimento, atender uma chamada telefónica a meio do serviço, ir ao WC, e por ai fora, é mais fácil do que pensas.

          1. Avatar de MG
            MG

            Mais fácil? só se for para quem não tem amor à sua vida ou a dos outros. Mas bem, sabendo do TOC que tenho, quando troco pneus, oleo, etc… aperto tudo umas 4 vezes após já não dar mais… e volto a fazer isso APÓS entrar no carro, mais e mais vezes…

    2. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      As rodas eram demasiado largas para dar efeito parolo e pimba…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Neste caso, como escreveram deveu-se ao uso excessivo de espaçadores, para as rodas ficarem mais saídas.

    4. Avatar de TT
      TT

      Não foi a jante, foi a roda completa, e não tem nada a haver com o aperto da jante, foi claramente o rolamento da roda que foi à vida, provavelmente devido à modificação azeiteira que o dono fez às dimensões das jantes e pneus!

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        não é azeiteira, é normal sem SUVs nos USA.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Exato. Azeiteira.

  2. Avatar de alguem
    alguem

    O Kia não explodiu. Mas e se fosse eléctrico?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Também não explodiria. O que acho impressionante é que ninguém, mas ninguém, se opõe ao crime que é conduzir na faixa do meio. Mas nunca mais aprendem? Ainda hoje ia tendo um acidente por causa de um anormal que estava no meio. Porquê? Explicam-me? Pode ser que seja eu o insensato.

      1. Avatar de jamexcb
        jamexcb

        Nos EUA não existe regra da direita. Porque nas “auto estradas” existem saídas pela esquerda. Perfeitamente legal.

      2. Avatar de veerel
        veerel

        Pedro, eu vivo no México mais propriamente na fronteira com o Arizona e Califórnia. Todos os dias tenho que cruzar dita fronteira por ter os meus filhos a estudar nos Estados Unidos (Arizona). Viajo muito pelas autoestradas estado unidenses e posso confirmar que aqui não se aplica a lei de conduzir na faixa da direita. Quando cheguei (14 anos) fez-me um pouco de confusão e com o tempo fui aprendendo que se quiseres ultrapassar, eles não se desviam para te deixar passar, então a única alternativa é faze-lo pela direita e sem qualquer repercussão para o condutor que o faz. Leis diferentes e paises diferentes. Enfim, é uma questão de mudar hábitos. Abraço.

    2. Avatar de Outro alguém
      Outro alguém

      Um EV não iria acontecer nada também já que possuem mecanismos para evitar este tipo de problema…

  3. Avatar de Andre
    Andre

    Prova que os KIAS são seguros!

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Por aqui tb se pode filmar ou é só nos States?

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Com todas as regras do RGPD também sempre tive essa dúvida.

    2. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Não podes, e caso filmes não é aceite em tribunal.
      Nós temos privacidade em público eles não.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Podes filmar !
        Desde que não haja partilha publica e sejas tu o condutor.
        Se tiveres um acidente podes usar as imagens da dashcam.
        Não podes partilhar imagens como esta só porque “apetece” e e bonito… mas podes no seguro usar para tua protecção (por seres interveniente e te causou prejuízo).

      2. Avatar de Fautino
        Fautino

        As imagens das ‘DashCams’ podem não valer em tribunal, mas nas seguradoras, estas imagens são muito aceites. Já por duas vezes que me riscaram meu carro e meteram-se em fuga, e nunca paguei um tostão pelos reparos do meu carro!…

    3. Avatar de PeFerreira
      PeFerreira

      Não podes supostamente, mas um passarinho disse-me que em termos de seguro, atribuição de culpa e etc, pode ajudar. Tribunal é que não.
      E sempre é divertido ter uma coleção pessoal de ‘insólitos na estrada’.

    4. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Sinceramente nunca percebi bem mas o pessoal dos teslas safa-se bem com as seguradores mostram as imagens à seguradora se tiver a matricula do outro carro a seguradora trata do resto

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        A questão era mesmo se os donos dos Teslas não terão que desactivar essas camaras em PT Se eles podem usar então eu tb posso e mando a lei às malvas como eles.
        https://www.carlosnobre.pt/nao-e-permitido-camaras-de-video-em-carros/

    5. Avatar de JL
      JL

      Pode, o que não pode é usar essas imagens para seu proveito, quando conter pessoas que possam ser indentificadas, sem ter autorização das mesmas.

      Exemplo: gravou um vídeo num local público ou não, e eu apareço nessa foto, legalmente se quiser publicar aqui o vídeo, eu tenho de dar autorização.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Depende. Se a foto for a algo que esteja a fazer sim. Se estão um palhaço a fazer malabarismos e o senhor acontece estar a ver e o foco da foto é o palhaço ai já pode ser publicada sem problemas. Pois é uma mera casualidade o senhor estar lá, caso contrário seria impossível tirar qualquer tipo de foto em zonas públicas.

        1. Avatar de JL
          JL

          Por isso eu ter dito “usar para seu proveito”

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Fogo,isto parece tirado de um filme.A imagem é incrível. 😐

  6. Avatar de Gooden
    Gooden

    Ganda Back Flip o.0

  7. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Fiquei sem perceber se o Tesla notificou as autoridades do acidente que, pela lógica, teria todo a lógica de o fazer independentemente de filmar a cena. Pergunto-me se não fosse um Tesla a filmar se a notícia teria o mesmo impacto…

    1. Avatar de Vítor M.

      O impacto aqui está nas imagens e na ação do carro em “condução automatizada”.

      Se fosse outro, possivelmente nem imagens teríamos, porque a Tesla tem um sistema único de câmaras que possibilitam estas e outras imagens.

      Quanto ao notificar, possivelmente foram várias pessoas a fazer. Até o carro acidentado o terá feito automaticamente.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Sinceramente não vi nada de extraordinário, já vi vídeos de teslas a evitarem acidentes onde fiquei surpreso mas neste caso é algo complemente banal, maioria dos condutores teria tido o mesmo comportamento sem nenhum automatismo, já me aconteceu parecido com camiões e com menos distância de segurança e tudo se evitou, situações destas são muito frequentes em PT com camiões. Nos USA as autoestradas são uma selva, os camiões facilmente andam a 130 km e ultrapassam por onde entendem e nem sequer querem saber de carros pequenos.

      2. Avatar de _RJCA_
        _RJCA_

        Não me contas nada de novo @Vitor M.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim e de facto não é nada novo, existe há muitos anos. Mas, lá está, foi o que se evidenciou.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      What? que perseguição aos teslas ahah, o impacto aqui esta no acidente ate podia ser uma camara noutro carro qualquer ou uma camara da autoestrada mas claro com todos os teslas com camaras a volta do carro cada vez temos mais acesso a perulas destas

    3. Avatar de Realista
      Realista

      O Tesla ia em piloto automático e esquivou-se do acidente, daí a noticia também incidir sobre a Tesla…

      Quanto à notificação, os carros modernos possuem um sistema de comunicação aos serviços de emergência automaticamente, inclusivo em Portugal.

  8. Avatar de Fusion
    Fusion

    O Tesla para mim é o menos, incríveis imagens, nunca tinha visto uma acidente assim sem ser no GTA, na Velocidade Furiosa ou num filme do Michael Bay.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não seja assim, se não fosse um tesla nao as via.

      Lol

  9. Avatar de Céptico
    Céptico

    Não sei se não é fake… aquela da roda ir numa direcção e tão rapidamente “inverter” a marcha e ainda vir bater no Kia, sempre tão direitinha… não sei não

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Não és só “Céptico”, és mesmo “Enviezado”, a roda não inverteu a marcha, só perdeu velocidade em relação ao Kia…

    2. Avatar de Manekas
      Manekas

      Céptico
      Tens de ser nomeado juiz supremo de Portugal ou do mundo.

  10. Avatar de Céptico
    Céptico

    Enviesado és tu com certeza, a roda afasta-se do Kia, o Tesla desvia-se da roda e repente a roda aparece a rodar no sentido oposto ao inicial… ainda digo mais, também estranho que uma roda tão grande tenha “conseguido” “entrar” por debaixo do Kia que tem uma altura ao solo tão pequena quando comparada com a roda na posição vertical… tudo o que era probabilisticamente improvável acontece neste video

    1. Avatar de jotabê
      jotabê

      Vê melhor o video, a roda perde velocidade em relação aos outros carros, os carros têm travões e param, a roda continua a sua marcha. Quanto ao passar por baixo, tambem estranhei, mas se reparares, nesse momento ela está inclinada.

    2. Avatar de JL
      JL

      Simples, a roda a rolar na mesma direção acaba por “puxar” a parte do carro que toca nela para cima da mesma.

      Lembre -se que é uma roda bem pesada e está no mesmo sentido do carro.

      1. Avatar de Céptico
        Céptico

        Achas mesmo que uma roda que pesa menos de 10% do Kia e que “circula” ligeiramente mais devagar (o Kia ia a ultrapassar a pickup) consegue ainda assim “puxar” o Kia (ainda por cima inclinada como refere o jotabê)?

        1. Avatar de JL
          JL

          Acho, é pura física:

          Rotação da mesma + deslocamento do kia + aumento do atrito da roda ao chão quando o kia bate na roda, visto que o sentido de rotação irá fazer isso.

  11. Avatar de JL
    JL

    O mais importante, a seguir ao cuidado dos feridos, era saber que pick up é aquela e se não é electrica , como raio saiu a roda, ou isso só interessa quando é electrica ?

    LOL

  12. Avatar de Trolada
    Trolada

    Mas pessoal, quem é que nunca imaginou uma m… destas … eu já quando era mais novo e hoje presenciei ahahahahaha plock plock plcok weeeeeeeee cabummm

  13. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    “…mostra-nos a ação do elétrico de Elon Musk a controlar a situação…” … as coisas que se conseguem ver …

    1. Avatar de Vítor M.

      Basta perceberes e leres o testemunho. O carro vinha em piloto automático e manteve o controlo da situação após aquele voo 😉

      1. Avatar de MG
        MG

        Parabéns merece a KIA, se o condutor realmente saiu ileso – incrível sistema de segurança por 1/10 do preço do Tesla.

        1. Avatar de Vítor M.

          Verdade, por isso é importante referir o veículo.

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Vitor…qual controlo de situação ? Não percebo o que queres ver. O video não te diz nada. Querer ver o que não se vê é para mim dificil de entender.

        1. Avatar de Vítor M.

          Quando não se quer ver… ou ler 😉 mas está lá tudo.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Quando se quer inventar… O carro mal se mexeu, qualquer condutor faria o mesmo, mas pronto, há-que endeusar os papa-pilhas…

          2. Avatar de Vítor M.

            O carro vai em piloto automático, percebe o acidente, reage e para em segurança. Se isto é pouco para ti… está tudo bem. Nem se trata de endeusar a tecnologia, seja da Tesla ou de outra marca qualquer, trata-se de lhe dar o devido valor. Tu não gostas da marca? E por isso tens de ter uma atitude “bota-abaixo”? Acho que não é a atitude correta. Mas está tudo bem.

          3. Avatar de Pois, Pois
            Pois, Pois

            É sem dúvida de louvar o que o Tesla fez, eu próprio estou aqui eufórico, então não é que depois de estacionar e de sair do meu carro carreguei no botão do comando e as portas travaram e os vidros fecharam-se… estou que não posso, aquilo funciona mesmo como o fabricante diz.
            Estou como o Miguel, e outros, se o piloto automático existe e pode ser utilizado não vejo o porquê de se babarem todos por ele funcionar, parece que afinal há receio na fiabilidade do sistema e sempre que há uma notícia a mostrar que funcionou, toca a lançar foguetes.
            Já agora, vi esta notícia em muitos outros “sítios” e o foco na esmagadora maioria deles não era o que o Tesla fez…

          4. Avatar de Vítor M.

            Não podes ter esse hate todo a uma marca. Estamos a falar de tecnologia. Depois, é essa tecnologia que desperta em ti essa vontade de perseguir o que a marca faz. Isso é notório, e não está errado. Apenas não estás a lidar bem com o facto de te despertar interesse, mais do que qualquer outra.

            Depois, sem dúvida que o interesse aqui é o acidente em si, mas que só foi capaz de passar para a web como passou, graças ao sistema dashcam da Tesla. Repara, até este sistema é único no mercado. O carro traz de origem um conjunto de câmaras que permitem não só auxiliar o condutor nos momentos de condução, como de proteção do perímetro do carro, em questões de segurança. Quer em modo passivo, quer em modo ativo, como foi o caso.

            Por fim, o caso do condutor dizer que o carro vinha em modo de piloto automático e tomou as devidas precauções, para se proteger. Isso é outra característica deste sistema da Tesla, o facto de ter uma ação preventiva e não só reativa.

            Se viste nos outros sítios, não foram os que te deram mais informação. Fomos seguramente nós e por isso estás aqui, sempre aqui 😉 e gostamos de ti assim.

            Vulcan “salute”

          5. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Vitor, ver…o quê ? O que é que se vê que te permite afirmar o que afirmas ? Não vês nada Vitor. Vês o painel de instrumentos do carro ? Vês ao menos que carro é ? Eu fico pasmado com tamanha leviandade.

          6. Avatar de Vítor M.

            Antes de mais, as declarações do condutor do Tesla. Aliás, já se referiu isso várias vezes, deves estar com problemas de retenção de informação, já referi isso uma porrada de vezes. Depois, como também foi referido, a ação preventiva que o carro teve. Por último, o sistema que permitiu ver isto tudo, o sistema de câmaras do Tesla. Pasmas muito…

          7. Avatar de JL
            JL

            Are pela cor da imagem dá ver que vem de um tesla.

            Tem essa cor devido ao tratamento de imagem a que é submetido.

            Enfim, os haters não conseguem mais.

  14. Avatar de Pois, Pois
    Pois, Pois

    Não sou hater da marca, pelo contrário, mas fico-me por aqui… tinhas lançado os foguetes e agora também já apanhaste as canas…

  15. Avatar de Carla
    Carla

    A pergunta é: será este vídeo mais uma fake news ? Poderia ser apenas com o objetivo de promover a marca Tesla! Gostaria mesmo de ver isto esclarecido no programa da Sic

    1. Avatar de Vítor M.

      Um acidente destes para promover a Tesla?

      🙁

      1. Avatar de Carla
        Carla

        Falo do vídeo, ( o que foi filmado) não falo do acidente em si. É óbvio que o acidente não promove marca nenhuma.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Na realidade podia ser qq carro (ou mota) a fazer a filmagem, mas temos q acreditar na boa fé do condutor q afirma estar aos comandos de um Tesla e que não terá recebido nenhum incentivo para o dizer. Apesar do seu Twitter se resumir a esta história e a um comentário de agradecimento a um esclarecimento que recebeu em 2020 sobre a PlayStation.

      1. Avatar de JL
        JL

        Uauu, que pessoa tendenciosa essa.

        O que nao faltam são vídeos e até canais dedicados a isto no YouTube, de mostrar vídeos das câmaras dos teslas. Devem ganhar carregamentos grátis. Loooool

        1. Avatar de yamahia
          yamahia

          Ainda se o vídeo tivesse som…seria mais fácil não duvidar eheh