IVA ZERO: 46 produtos fazem parte da lista! Conheça alguns…

41 Comentários

O Governo em conjunto com a Confederação dos Agricultores de Portugal e a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição elaboraram uma lista com 46 produtos que deverão fazer parte do cabaz de produtos, considerados essenciais, com IVA ZERO. Conheça já a lista de alguns produtos que devem fazer parte da lista final.

IVA ZERO: 46 produtos fazem parte da lista! Conheça alguns...


IVA ZERO: Redução do Iva dos bens alimentares essenciais

De acordo com a publicação da Cidade Hoje, entre os alimentos incluídos na lista estão peixes como a cavala, a faneca, o bacalhau, o salmão e a pescada, diversas carnes como a de vaca, de porco e de peru, além de ovos de galinha e frutas como maçã, banana, laranja, pera e tangerina. Também estão contemplados alguns legumes, como brócolos, curgetes, cenouras, cebolas e tomates, bem como batata, massa, arroz, óleos vegetais, azeite, margarinas, leite de vaca, frango, pão, iogurte e queijo.

IVA ZERO: 46 produtos fazem parte da lista! Conheça alguns...

A medida visa beneficiar especialmente as famílias mais carenciadas, que terão agora acesso a alimentos essenciais a preços mais baixos. O IVA zero, em conjunto com medidas de apoio aos produtores, vai “permitir diminuir os preços ao longo da cadeia”, mas também “dar mais estabilidade à produção e distribuição” em Portugal – saber mais aqui.

A medida, que deverá ser oficializada ainda esta semana.

Partilhar:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder Pinto
    Helder Pinto

    Eu não percebo muito disto… mas só estou a ver é os preços a manterem-se e as margens de lucro dos comerciantes a aumentar com esta medida…
    Espero estar enganado…

  2. Avatar de João Silva
    João Silva

    Se dão é porque dão, se não dão é porque não dão. Apre!
    E a culpa da subida de preços é do governo.
    Garrafão de água 5lt numa grande superfície: 1.20€
    Mesmo garrafão no comércio tradicional: 0.80€ e a culpa é do governo.

    1. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Exatamente por a culpa não ser do governo é que não se deveria mexer no IVA 😉
      Mas felizmente já me estou a aperceber de uma maior atenção da população aos preços praticados no mercado tradicional, que mesmo sem promoções são uma boa parte das vezes mais baratos que as grandes superfícies com 20/25/30% de desconto

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A culpa das subidas dos preços não é do governo, acho que isso é simples de entender… A minha critica ao governo é sim nas soluções apresentadas… O combate á inflação não se combate dando mais dinheiro á população, mas sim regulando as margens de lucro… No brasil fazem, porque não se limita as margens de lucro ou tabela.se os preços dos produtos essenciais?

        Eu tenho uma loja, vendo um kg de laranjas por 1€, se em abril vão tirar o iva, posso perfeitamente meter a laranja a 1,30€ agora e quando chegar a Abril volta a 1€, feito…

        O mesmo exemplo serve para os 250€ que deram, “Ah se agora a população têm mais dinheiro posso aumentar o preço” e ninguém regula essas margens nem esses preços.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          “A culpa das subidas dos preços não é do governo, acho que isso é simples de entender”
          É do Governo sim.
          Foram os governos que imprimiram dinheiro à louca. Combateram a bolha que rebentou em 2008 com outra maior.
          São os governos com regulação “ambiental” que têm atacado a produção de alimentos.
          São os governos que têm atacado a produção de energia a partir dos chamados combustíveis fosséis para agora até pedirem a África para comprar carvão…quando há 2 anos recusavam a África qualquer financiamento para explorar energia.

          ” O combate á inflação não se combate dando mais dinheiro á população, mas sim regulando as margens de lucro”
          E temos a habitual inveja e o ódio ao crescimento. Quanto maior as margens de lucro melhor quer dizer que se descobriu uma actividade económica com futuro e se recompensa quem arriscou.
          Não admira que Portugal já não cresce há 30 anos e nunca crescerá mais.
          Nem percebem o básico que é a função informativa do preço/lucro.
          Querem o governo pai que os livra de pensar e criar. Não admira que o Salazar tenha durado 40 anos…querem ser todos empregados.

          1. Avatar de Liberal Modernaço
            Liberal Modernaço

            és cá dos meus! crescer de qualquer maneira só depois de os danos estarem feitos é que se pensa nas consequencias ambientais, sociais, economicas etc! Criar riqueza porcamente agora queimando o futuro das proximas gerações, o que interessa é liberdade e lucro e ai do governo que pense sequer intervir são logo comunistas!

          2. Avatar de Victor
            Victor

            Não podia estar mais de acordo, mas infelizmente por aqui é só cumunistada!

      2. Avatar de AlexS
        AlexS

        Desde quando um garrafão de água numa grande superfície é 1.20 vs 0.80 no tradicional? Acabei de comprar garrafão de água de 6L numa grande superfície a 0.84.

        A culpa é obviamente do governo, e dos governos foram os governos que atacaram os bancos centrais para imprimirem euros directamente, são os governos que forçaram os bancos centrais a colocar juros quase zero durante anos para criar dinheiro via crédito e são os governos via bancos centrais que combateram a bolha que rebentou em 2008 com uma bolha maior.,

        1. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          Olá “P(Alex)SD”…
          Apresenta provas desses argumentos…
          A culpa do aumento dos alimentos é sim das grandes superfícies, escondidas no fantasma da “inflação por causa da guerra”. Assim como foi e é com os combustíveis.
          Se fosse o Governo o culpado, tanto uns como outros não tinham apresentado recorde de lucros! Mas isso são detalhes, não é?…

        2. Avatar de VP
          VP

          Vi agora mesmo no site do auchan, garrafões de 6L só tens quatro à venda.
          Marca auchan a 0.84, vitalis a 1.38, fastio a 1.99, serra da estrela a 1.79.

          O comercio tradicional só vende de marca, pois não tem marca branca própria.
          Isto é outra coisa que se anda a passar as grandes superfícies andam a inflacionar os preços dos produtos das outras marcas para forçar as pessoas a comprar os seus próprios produtos.

        3. Avatar de João Silva
          João Silva

          Caro AlexS
          Posso lhe mandar provas.
          5 litros água Penacova no continente 1.20€
          Supermercados Coviran: 0.80€

        4. Avatar de deepturtle
          deepturtle

          Alex, a questão é que mesmo a 84c., estamos a falar de um aumento de praticamente 60% de há 2 anos e tal para cá. Um absurdo!
          Esse preço conheço eu bem!

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            Eu percebo que à primeira vista parece ridículo o preço, mas os custos de embalamento nalguns casos aumentaram 50%, nem sempre o problema esta no conteúdo

  3. Avatar de Convidado
    Convidado

    Tomate é fruto, não legume.
    Abraço

    1. Avatar de Convidado?
      Convidado?

      Quando como salada de fruta, peço sempre que venha com tomate.

      Na salada não gosto.

      1. Avatar de ZeLopes
        ZeLopes

        Conhecimento é saber que um tomate é um fruto, Inteligência é não o usar numa salada.

  4. Avatar de Lucas
    Lucas

    Esta medida poupa no máximo 2€ por mês a uma família.

    É agora que vou comprar lagosta á bruta….

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Essa família deve ser de uma só pessoa e que cozinha pouco e não muito saudável lol

  5. Avatar de KodiakShadows
    KodiakShadows

    Em um mês, os preços estão nivelados aos preços de hoje. Quem pensa que vai voltar a ter preços baratos como nos anos passados esqueça, nunca mais vai voltar a ser o mesmo.

    1. Avatar de jão
      jão

      diziam o mesmo da covid, que nunca ia acabar e que iamos usar mascaras para o resto da nossa vida… no entanto 🙂 , nada é para sempre meu caro

      1. Avatar de Helder Pinto
        Helder Pinto

        No entanto… o Covid continua cá a circular , só que agora ninguém usa máscaras!

        1. Avatar de aaa
          aaa

          a ideia nunca foi matar o covid.. com as vacinas ficamos protegidos dos sintomas graves.

          1. Avatar de deepturtle
            deepturtle

            fia-te nisso.
            até está provado cientificamente que o uso das máscaras foi um erro! mas ainda vês inergúmenos a andarem com elas, até sozinhos na rua!
            enfim… carneirada!!

      2. Avatar de KodiakShadows
        KodiakShadows

        Comparar o incomparável, smart man . Continua assim que um dia, vai ganhar o Nobel Prize meu caro.

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    A medida já devia ter sido tomada em outubro em vez do vale dos 125€

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Depende de onde e como cada pessoa gastou os 125€…porque todos sabemos que quando existe uma diminuição ou isenção do IVA em qualquer produto isso pouco se reflete na “carteira” do consumidor e a maior parte (se não a totalidade) vai para o bolso do comerciante/empresário! Ainda me lembro da descida do IVA na restauração…o preço da “bica” até aumentou em muitos locais e as refeições precisamente o mesmo!

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Assim como nos ginásios, baixaram o iva e eles aproveitaram para aumentar o preço com a justificação que nunca tinam aumentado o preço para não afastar os clientes.
        O que acho mais “graça”, é o pessoal todo contra a esquerda mas depois vêm pedir medidas típicas de esquerda

      2. Avatar de Sergio
        Sergio

        dois pontos..
        1- não é só uma questão de apoio ou ajudar, é uma questão de maior inteligência de controlares a inflação, porque o problema de fundo é esse.
        Ao dares dinheiro em mão estás a aumentar o poder de compra e consequentemente a inflação e não é esse o objetivo.

        2- ” em qualquer produto isso pouco se reflete na “carteira” do consumidor e a maior parte (se não a totalidade) vai para o bolso do comerciante/empresário! ”

        Isto é uma mentira que o povo no café faz de uma verdade absoluta.
        Dou-te o exemplo do atum e outro enlatados, teve uma redução de IVA, eu estou desde janeiro a gastar menos dinheiro em atum em relação ao ano passado.

        Eu não sei se mora sozinho ou não, mas quem tem um agregado familiar com duas ou mais pessoas ao final destes 6 meses vai buscar mais dinheiro com estes menos 6%, do que com um cheque de 125€.
        Eu e o meu agregado gastamos 400€ por mês nestes bens, carnes, legumes, frutas etc etc.. somos só 3.
        400€- 6% … 24€ de poupança mensal x 6 meses.. sao 144€.

        Eu já dei o exemplo do atum, se quiserem continuar com essas teorias de que vão aumentar tudo só porque sim continuem.. A ASAE tem andado no terreno e até agora só tem encontrado justificações para os aumentos.
        Quem paga o aumento do preço do vidro nos embalamentos?
        Quem paga o aumento dos ordenados minimos?
        Quem é que paga o aumento do gás, muito utilizado na produção?
        Quem é que paga o aumento das transportadores?

        O povo quer tudo de alcance fácil na prateleira do continente ao domingo de manhã, isso tem um preço, Vitor.
        Façam como eu e gastem um pouco do vosso tempo no comercio local e encontram melhores preços

        1. Avatar de Vitor Tavares
          Vitor Tavares

          “Isto é uma mentira que o povo no café faz de uma verdade absoluta….”! Pelo seu comentário vejo que em sua casa consomem atum a todas as refeições…o problema é que eu muita mais gente NÃO GOSTA DE ATUM!
          Depois escreve “…ao final destes 6 meses vai buscar mais dinheiro com estes menos 6%, do que com um cheque de 125€”.
          Isso seria verdade se as superfices comerciais quando o governo baixa ou isenta os produtos de IVA…baixassem diretamente o preço desses produtos na mesma proporção! Conhece algum local de venda onde isso acontece?!
          Não venha para aqui com “teorias do eu faço assim” porque nem todos os que aqui comentam são “burros” e certamente arranjam muitos exemplos a que a sua “teoria” não resiste…

  7. Avatar de Ze
    Ze

    Andam a brincar com o povo é o que é, somos tão mansinhos. No café é so herois, na realidade ninguem mexe o cu, ta tudo bem servido. Em frança é logo tudo na rua, aqui é sempre a rolar, so não sei é como é que não estamos pior, afinal aqui pode-se tudo.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      A solução é sair á rua e começar a incendiar carros e partir montras? Vandalizar património público? Coisas que são os próprios que vão pagar para reparar (dinheiro do estado)????
      É que se a solução é essa, pode vir já o apocalipse, que melhor isto não fica…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        A culpa é do governo que o pessoal passa os dias nos cafés e a bater charuto, compram telemóveis a credito, carros para os quais não têm rendimentos para os ter, casas que nunca deveriam ter tido empréstimo porque só foi possível com créditos e mais créditos, este é o retrato dos Portugueses, somos vaidosos, não temos onde cair mortos gostamos de exibições supérfluas, mas o mais estranho é que a história repete-se e repete-se e há pessoal que está sempre a cair na mesma.
        Para os tugas é sempre mas sempre culpa de alguém mas nunca a culpa é nossa.
        Sou completamente contra a manifestações violentas, aquilo que vemos em França é um crime, pegar fogo a carros e motas é assim que querem resolver alguma coisa?
        Assim que o tuga vê um microfone e uma câmara começa logo as lamentações.

        1. Avatar de ze
          ze

          voces sao tão anjinhos. Os governos pagam a “agentes” para criar conflitos nas manifestações para que possam descredibilizar as mesmas. obviamente que não conflito que defendo, mas o povo se nada fizer, nada será feito e a nossa vida será sempre viver para trabalhar.

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Ui, adoro uma boa teoria de conspiração, podes desenvolver?
            Obrigado

          2. Avatar de Migas
            Migas

            Barao Vermelho: Isto não é o chat GPT!

  8. Avatar de Jonas
    Jonas

    Mais uma propaganda confortável deste governo: cria-se então a medida. Se não resultar, ou seja os preços mantêm-se e culpa é da distribuição a absorver as margens mas o governo sai por cima porque “lava as mãos da culpa” ou então a redução resulta e o governo sai por cima. win win!

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Quando qualquer pessoa ou organismo toma uma determinada decisão existem duas hipóteses…ou a decisao teve efeitos positivos ou os efeitos foram negativos! Sabe quem nunca perde? Aqueles que por medo ou indecisão…não tomam qualquer decisão! Por isso sempre digo…criticar é muito fácil…o difícil é fazer!

  9. Avatar de Jonas
    Jonas

    Concordo.
    Mas a posição do governo desta e outras propagandas é bastante “cómoda”.

  10. Avatar de Eu
    Eu

    Anda toda a gente preocupada e com alguma razão. Tivessem criado a oportunidade de protegerem os ativos FIAT em bitcoin.
    Mas ainda vão a tempo, desde que deixem de acreditar no milagre da rosas ou das tulipas.

  11. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Caviar e camarão estão na lista dos 46?