Já olhou bem para a sua fatura de comunicações? Aumento de 4,8%

36 Comentários

Portugal teve o maior aumento de preços na fatura das telecomunicações da União Europeia. Em fevereiro de 2023, os preços das telecomunicações, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), aumentaram 4,8% face a janeiro. Já viu bem a sua fatura de comunicações?

Já olhou bem para a sua fatura de comunicações? Aumento de 4,8%


De acordo com a ANACOM, este é o maior aumento mensal verificado nos últimos 27 anos (desde janeiro de 1996). Face a fevereiro de 2022, os preços aumentaram 3,9%, a maior variação positiva desde dezembro de 2016.

Considerando apenas os aumentos ocorridos em 2023 (janeiro e fevereiro), Portugal registou o maior aumento de preços das telecomunicações da União Europeia (+5,1%).

Em média nos últimos doze meses os preços das telecomunicações em Portugal aumentaram 1,7%, enquanto na União Europeia aumentaram apenas 0,1%. Portugal registou a 10.ª variação de preços mais elevada entre os países da UE. O país onde ocorreu o maior aumento de preços foi a Polónia (+4,9%) enquanto a maior diminuição ocorreu nos Países Baixos (-3,9%), revela a Autoridade das Comunicações.

Já olhou bem para a sua fatura de comunicações? Aumento de 4,8%

Portugal, de acordo com vários benchmarks, é um dos países da União Europeia (UE) em que os preços das comunicações eletrónicas mais têm aumentado.

Já olhou bem para a sua fatura de comunicações? Aumento de 4,8%

Fatura: Internet no telemóvel em Portugal é a 2.ª mais cara da União Europeia

Portugal não é apenas um dos países da UE em que os preços mais têm aumentado. É também um dos países nos quais se paga mais pelos serviços. Segundo o estudo de comparações internacionais de preços publicado pela Rewheel, o «Digital Fuel Monitor», no início de 2023 o preço mediano por Gigabyte das ofertas de Internet no telemóvel em Portugal era o 2.º mais elevado a nível da UE e o 4.º mais elevado entre os 50 países analisados.

Em fevereiro, as mensalidades mínimas são oferecidas pela NOWO em oito casos de um leque de 13 serviços/ofertas, enquanto a MEO e a Vodafone apresentaram as mensalidades mais baixas para quatro e dois tipos de serviço/ofertas, respetivamente.

Em termos homólogos, verificaram-se 29 serviços/ofertas com aumentos de preços e oito com diminuição. Sobressaem as seguintes variações de preços:

  • A mensalidade mínima da TVS aumentou 7,6%, devido à descontinuação das ofertas de TVS single play da NOS. Em fevereiro de 2023 a mensalidade mínima da TVS correspondia a uma oferta single play da MEO.
  • A despesa mínima do STF aumentou 5,3% devido ao aumento do preço por minuto das chamadas para a rede fixa do Tarifário Voz Fixa da Vodafone, de 7 cêntimos para 7,38 cêntimos.
  • As mensalidades mínimas das ofertas 3P e 4P e de duas ofertas 2P diminuíram devido a um aumento do valor do desconto, durante os primeiros 6 meses, da oferta da NOWO.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de 7,83%
    7,83%

    https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

    A NOS tem um IPC diferente e foi esse o aumento efectuado. 7,83%

  2. Avatar de pedro osório
    pedro osório

    Acho muito bem, as pessoas têm de perceber que os serviços têm custos…

    1. Avatar de rapaz
      rapaz

      ai sim? eu pensava que era tudo de borla

    2. Avatar de Mais um
      Mais um

      O telefone que avarie, que eu dou-lhe os custos do serviço.

  3. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    olhem que não, é tudo mentiras e calunias.
    não tarda nada vem cá o ex ministro da lambreta, presidente da APRITEL dizer que isso é falso, que os preços têm baixado

    1. Avatar de Rit
      Rit

      Gostava de perceber como é que esse senhor que saiu de um governo que foi uma catástrofe foi para presidente da APRITEL, ainda por cima aparece sempre a dizer coisas absolutamente duvidosas.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        O desastre foi antes, com o Sócrates…

        1. Avatar de Vitor Tavares
          Vitor Tavares

          Realmente foi o Sócrates que o nomeou Presidente da Apritel…não há “pachorra”!

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        O governo que nos livrou da Troika foi uma catástrofe?…realmente o povo tem o que merece…Carrega com impostos Costa!

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Um país de cordeirinhos.

  5. Avatar de Rui
    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Podes explicar em que sentido a Starlink tem alguma vantagem para quem vive no meio urbano?!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Menos complicações, deixas de dar dinheiro a chulos e quanto mais aderentes tiver mais perigoso fica para as operadoras, se o starlink fosse 30€ ja toda a gente tinha mandado a nos e a meo dar uma volta ficavam a xuxar no dedo quanto mais pessoal aderir ao starlink vai ficar mais barato mais depressa

  6. Avatar de Sergio
    Sergio

    A tabela de preços da vodafone está horrível, antigamente o serviço ainda de destacava agora nem isso têm para justificar preços tão elevados.
    Mal chegue a junho e salto para a NOS

    1. Avatar de wait
      wait

      espera pela DIGI.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      NOS Credo !!

  7. Avatar de Não refidelizem!
    Não refidelizem!

    Atenção! Não refidelizem! Esperem pela DIGI! Não se entalem!
    Os operadores estão a aproveitar os aumentos da inflação para depois renegociar para os mesmos valores que estavam antes da inflação mas ficam agarrados mais 2 anos!
    Estas práticas… eu prefiro mais uns meses pagar mais 2 euros e pouco no pacote e ficar livre para poder passar logo para a DIGI! Sejam espertos! Vejam os preços da DIGI em espanha! E vejam quantos milhares de clientes os operadores tradicionais estão a perder por dia!

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Verdade, recebi um telefonema da vodafone para tal.

    2. Avatar de qkisj
      qkisj

      Realmente os preços são completamente diferentes, cá são todos em conjunto(governo e operadores) a dizer que o preço que cá se paga é que é justo, impensável…

    3. Avatar de Silva
      Silva

      Atenção, é que os pacotes em Espanha não incluem televisão 🙁

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        “Silva”—>”De momento esta operadora não tem pacotes de televisão em Espanha e também não está prevista esta oferta para Portugal.” E atenção,nem site tem para se poder ter mais informação.A mim não me convence a DIGI.

        1. Avatar de qkisj
          qkisj

          Eu pelo menos não sou contra que tu fiques a pagar mais pelo serviço de telecomunicações.

        2. Avatar de Vai ter TV
          Vai ter TV

          O site que está em construção já esteve aberto umas horas e já escapou esta informação.
          “DIGI aims to deliver excellent telecom services to all customers in Portugal. This means gigabit Internet, high-quality digital cable TV and a customer experience worthy of recommending us to friends & family. ”
          Estejam atentos. o zwame tem um forum especifico sobre a DIGI

        3. Avatar de Haja Fé!
          Haja Fé!

          e como podem ver aqui
          https://umap.openstreetmap.fr/pt-br/map/caca-as-antenas-digi_841165#7/39.457/-7.015
          a expansão está a ser brutal em todo o portugal litoral e cidades médias, tudo ao mesmo tempo. Relembro que entrou no mercado teve que rebentar com a TMN e a Telecel com os famosos preços de 5 escudos por minuto quando os restantes cobravam 5 e 6 vezes mais aos clientes. A % de pessoas com telemovel era baixa. Mesmo assima optimus teve que entrar a matar para ganhar clientes. Nunca mais os preços por minuto em cada chamada foram iguais desde que a optimus entrou. Lembre-se bem do que era a chulice da TMN e Telecel antes da Optimus. Foi com a entrada da Optimus que as familias puderem começar a conversar de forma mais sistemática usando um telemovel, começando a largar os telefones fixos, até lá usar um telemóvel era só para SOS. Mais baratos eram os pagers.
          A DIGI vai entrar num mercado mais saturado. Com mais operadores. Em que pouca gente tem telemovel ou serviços de tv. Vai ter que roubar clientes aos outros. O mercado não tem mais por onde crescer em termos de clientes. Portanto vai ter que entrar para rebentar. Vejam bem o mapa. Ninguém faz investimentos desses em larga escala se não for para os rentabilizar e se for para ficarem às moscas. Desde a optimus tivemos operadores com redes locais, como a cabovisão e outros. Mas à escala nacional a DIGI é a primeira.
          Vai ter que entrar a matar para captar clientes. É certo que os primeiros meses certamente existirão muitos problemas para os pioneiros da DIGI, à semelhança dos pioneiros da OPTIMUS. Mas é ter fé e aguentar. Que os tradiocionais bem merecem levar uma abada pelo cartel que têm mantido.

          1. Avatar de Haja Fé!
            Haja Fé!

            * Relembro que a OPTIMUS entrou no mercado

          2. Avatar de Haja Fé!
            Haja Fé!

            *Em que pouca gente NÂO tem telemovel ou serviços de tv.
            (isto hoje tá mau, desculpem)

      2. Avatar de Vai ter TV
        Vai ter TV

        Em portugal vai ter, tal e qual noutros países onde eles trabalham. Já escapou essa informação…

  8. Avatar de deepturple
  9. Avatar de Antonio Ferreira
    Antonio Ferreira

    No meu caso, a fatura da Vodafone aumentou de 23,78€ para 24,70€.

  10. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    Bom, parem lá de culpar as operadoras e comecem a culpar o estado. Viram o leilão do 5g que o estado esticou até aos 600 milhoes de euros, em vez dos 400 milhões que é o valor do mercado. Esse dinheiro para fazer umas estradas que não entraram no PRR. Obviamente que essa despesa extra (imposto via telecoms), terá de ser paga pelo cliente.

    Por outro lado anda tudo com o pito aos saltos com a DIGI… Eles podem fazer preço de combate para alavancar o negócio, depois afinam pelo cartel, basta ver a Vodafone que de inicio era uma pechincha.

  11. Avatar de Turiaco
    Turiaco

    Neste momento é a fatura mais cara que ando a pagar :))

  12. Avatar de Moimeme
    Moimeme

    O meu pacote desceu 10€ mês, não sei que contas são essas.

    1. Avatar de cuidado
      cuidado

      o mais provável é que tenham feito uma refidelização sem saberes. Já me aconteceu na NOS.

  13. Avatar de Jacinto
    Jacinto

    A minha fatura da nos está igual como sempre esteve, 15.99€ com dados e chamadas ilimitadas

  14. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Deixem de ter e vão ver que tudo muda … até o stress será menor e a probabilidade de burlas também como o de levar com multas … e no fim do ano já podem comer num bom restaurante …. por exemplo…
    mas se estão bem , paguem o que eles querem e façam o que eles querem !
    E no final queixem-se de vocês mesmos.

  15. Avatar de Carlos
    Carlos

    Meo… 7,8%