Como evoluíram os sistemas operativos ao longo dos anos? Este vídeo mostra-lhe tudo

14 Comentários

Falar de tecnologia e de computadores sem referir os sistemas operativos é impossível. Estes são o centro destas máquinas e a interface entre o utilizador e todo o hardware presente. Evoluíram de forma muito diferente ao longo dos anos e agora é possível saber como isso aconteceu. Veja tudo no vídeo que partilhamos.

Sistemas operativos Microsoft Apple Windows história

A história dos sistemas operativos fica simples de ver

O cenário que temos hoje nos sistemas operativos é o resultado de muitos anos de crescimento e evolução ao longo dos anos. As ofertas iniciais estão muito longe do que usamos atualmente, com um destaque único para as interfaces e para as apps que acompanham.

Algo inegável é que a Microsoft tem uma posição dominante, mas isso é algo que a empresa foi criando desde muito cedo, com ideas bem fixas para o que o Windows deverá oferecer. A Apple tem acompanhado este crescimento, mas com altos e baixos muito significativos.

Mais simples que descrever todos os cenários do passado é ver o que a história tem acumulado. Assim, surge o vídeo que mostramos abaixo, criado por James Eagle, que recolhe dados obtidos da Ars Technica, Statcounter, NetMarketShare, ZDNET e CNET. Mostra de forma clara como os sistemas operativos cresceram no mercado.

Microsoft domina com o Windows e a Apple segue com o macOS

Claro que temos posições únicas, como muitas das versões do Windows conseguiram atingir em momentos chave. Estas já chegaram a estar em 98% dos computadores, um feito que dificilmente será repetido nos próximos anos. Claro que os fracassos estão também presentes.

É também curioso ver como a Apple e outras empresas tentam acompanhar este mercado ao longo dos anos. Temos no início do vídeo, em 1978, muitas propostas que acabaram por morrer ao fim de alguns anos, e mais tarde exemplos como a Apple, que oscila em números que crescem a um ritmo estável, ainda que decaiam periodicamente.

Para muitos dos nossos leitores alguns destes sistemas são uma novidade ou pouco mais do que uma fase da história. Ainda assim, e dependendo do que conseguiram, são um marco que lhes garantem uma posição na memória dos muitos utilizadores que conseguiram ao longo dos anos.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JD
    JD

    Os sistemas baseados em Linux não aparecem porque são de distribuição livre. Este gráfico representa número de vendas, não de utilizadores.

    1. Avatar de Castro
      Castro

      ??? Nos gráficos aparece o Linux. E não é vendas, é percentagem de utilização! Certamente não me vais dizer que nos dias de hoje 10% dos computadores são vendidos com Windows 7… um sistema que a Microsoft já nem sequer suporta.

    2. Avatar de abaptista
      abaptista

      Não sei se viu o vídeo todo.
      Efectivamente a referência é à quota de mercado que nada mais é do
      que o calculo das vendas de uma empresa e dividido pelas vendas totais da industria.
      Porém, no final do minuto 57 aparece o Linux com uma cota de 0,8%, vindo a atingir 2,1%,
      até deixar de figurar no gráfico.

      Provavelmente não leu que a recolha de dados foi feita em vários sites da especialidade e de
      entre eles os que medem o tráfego da Web e portanto dos sistemas operativos usados.

      O objectivo do video não é ser exaustivo mas dar uma visão didática da forma como evoluiram os SO.
      Não significa que o Linux não é importante, antes pelo contrário. Mas de que em termos de utilizadores não é muito relevante.

      Será de esperar que num futuro próximo, dado que o Linux se está transformar num software mais user-friendly e com as dificuldades criadas pela Microsoft que o mesmo venha a ter uma maior penetração no mercado.

      1. Avatar de Castro
        Castro

        não é quota de mercado de vendas, é quota de utilização.

    3. Avatar de SMGor
      SMGor

      1- Numero de utilizadores
      2- Não viste o vídeo todo
      3- Foi a partir de 1992 que começou ser feito Linux

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    O pinguim e sempre o sacrificado. Algo deve estar errado com aquele grafico, porque cada vez mais pessoas tem aderido ao linux e nao vejo nos anos seguintes. So aparece entre os anos 1996 a 2006.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Eu vejo até 2023, precisas de rever a graduação

    2. Avatar de windows
      windows

      Amigo o LInux nasceu 1991, mas só começou a surgir as primeiras distros ao publico por volta de 1996, e como é natural era uma época que a internet estava nos seus primórdios e nem toda gente tinha pc , o Windows e MAC OS eram os que dominavam, juntamente ainda com muitos sistemas já extintos, já para não falar que instalar Linux nessa época era preciso ter conhecimentos profundos de informática, pois ao contraio dos dias de hoje instalar e usar uma distro de linux na altura era deveras complexo que quem sabe apenas o básico. já para não falar do problema enorme de falta de suporte de drivers para grande parte do hardware e softwares compatíveis com os concorrentes.

      Durante mais de uma década o Linux foi evoluindo mas a conta gotas no que toca desktop, simplesmente por muita evolução que tenha tido o Linux é bom noutros campos fora do pc\desktop, no desktop é apenas para uma pequenas percentagem de utilizadores com tarefas dedicadas que não dependem da concorrência.

      Em meados de 2006 foi quando as distros se tornaram mais user friendly , facilitando o user basico conseguir instalar a distro sem grandes conhecimentos e usar, mas ainda assim o problema de falta de programas e incompatibilidades, obrigou sempre o pessoal a nem equacionar o mesmo pois para quê perder tempo com o mesmo se o windows tem tudo e sem se chatear e não correm o risco de não funcionar, mas Linux o problema do mesmo é a desfragmentação, ter varias distros quando se podiam unir e ter uma única distro ao nível dos concorrentes, assim desta forma nunca deixarão de estar na sombra dos mesmos.

      Portanto o gráfico está bem explicito e as percentagem são reais, só quem anda fora disto é que pensa o inverso.

      1. Avatar de SMGor
        SMGor

        O ano em começou o Linux foi em 1992 e não 1991.

  3. Avatar de Lopes
    Lopes

    Bem eu passei pelas fases todas até hoje, de facto o grafico em video retrata bem como foram as coisas com os sistemas nos ultimos 40 anos, uns dominaram e evoluíram, outros surgiram e fracassaram, outros desapareceram por não conseguirem acompanhar, e temos ali o linux que no meu ver se tivesse sido só uma unica distro hoje fazia mossa no desktop como o mac os e windows…

  4. Avatar de deepturple
    deepturple

    Windows XP e Windows 7 foram reis!
    É pena não ter visto o Windows 3.1 que foi o meu primeiro windows e que, a par do DOS, me prendeu para sempre à informática!

    1. Avatar de abdu
      abdu

      Não viu o windows 3.1, poias não era sistema operativo. este era uma aplicação que corria sobre o MS-DOS.
      “Windows 3.1 (codenamed Janus) is a series of 16-bit GUI operating environments for MS-DOS developed by Microsoft for use on personal computers”

  5. Avatar de Gekko
    Gekko

    O vídeo não é muito fiável.
    Porquê? Porque no início do vídeo, em momento algum se vê o Unix, nem os BSD, nem Solaris, etc, e claramente tinham uma utilização muito maior do que agora e faz parecer que nem existiu tal coisa.
    Era bonito aparecer ali as Lisp machines, mas nunca foram muito expressivas no mercado, sendo uma tecnologia muito á frente de tudo.
    E pensar que desenvolveram C quando já tinham Liso hahaha
    Mas pronto, não vejo ali no gráfico a forma moderna de uma Lisp machine, o Emacs haha

  6. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Porque não aparece o Tails? 😉