Reciclagem do lítio pode ser uma das soluções para dar resposta à transição elétrica

14 Comentários

É um dos pesados argumentos daqueles que desacreditam na transição elétrica. No entanto, à medida que se desenvolvem novos processos e se confirma a sua validez, surgem soluções: a reciclagem do lítio pode, em breve, ser um contra-argumento.

Preparação para a reciclagem de baterias

Por todo o processo que está associado à sua exploração, bem como pelo papel que tem enquanto matéria para dar corpo às baterias, o lítio é um mineral polémico. A par daqueles que questionam a efetiva sustentabilidade associada aos carros elétricos, há também aqueles que não acreditam que os componentes como o lítio serão capazes de satisfazer a procura, por se prever crescente.

No entanto, além da lógica que defende que quanto mais procuramos lítio, mais encontramos, as empresas não param de inovar e desenvolver. Exemplo disso é a Electra Battery Materials Corporation, que confirmou ter conseguido recuperar o lítio, na sua refinaria, no norte de Toronto, Canadá.

A recuperação de lítio desde a massa negra representa um potencial game changer para a Electra e para a cadeia de fornecimento de veículos elétricos.

A reciclagem de lítio de baterias desativadas através da hidrometalurgia reduz a pegada de carbono do fabrico de automóveis elétricos e representa uma importante fonte de fornecimento futuro para um produto cuja procura deverá crescer significativamente nos próximos anos.

Partilhou o CEO da Electra Battery Materials, Trent Mell.

Processo pirometalúrgico

Segundo um comunicado divulgado pela empresa, massa negra é o “termo industrial utilizado para descrever o material que resta quando as baterias de iões de lítio expiram e são trituradas, e todas as cápsulas são removidas. Essa massa “contém elementos de alto valor, incluindo lítio, níquel, cobalto, manganês, cobre e grafite, que uma vez recuperados, podem ser reciclados para produzir novas baterias de iões de lítio”.

Normalmente, as empresas norte-americanas que reciclam baterias concentram-se na sua recolha e trituração, tratando o material que resulta, principalmente, através de um processo de fundição pirometalúrgico, que tem uma maior pegada de carbono e menores recuperações de metais do que os processos hidrometalúrgicos.

Baterias

Conforme partilhado pela empresa no mesmo comunicado, a reciclagem tornar-se-á “cada vez mais uma característica-chave da cadeia de fornecimento de baterias para veículos elétricos, dada a forte procura de minerais críticos e o défice de fornecimento de metais como o níquel e o cobalto”.

O comunicado termina com a informação de que todo o material que a Electra Battery Materials conseguir recuperar, através do seu processo de reciclagem, será vendido a empresas para processamento adicional e reutilização.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Grunho
    Grunho

    Tecnicamente não há obstáculo nenhum à reciclagem das baterias. Os únicos problemas são que por enquanto ainda sai mais barato extrair novo que reciclar velho e haver poucas baterias usadas para reciclar. Quando perdem mais de 70% da autonomia em carros podem ser usadas noutras aplicações menos exigentes. A ideia de que vão ficar indefinidamente a poluir, e de que motor a combustão polui menos é de mentecaptos.

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Exacto. E nao é fácil separar os componentes da massa negra. Se esses afirmam q o fazem terão q o provar.
      Este tipo de questões deveria ter sido colocada antes do start deste tipo de locomoçao. Agora chorem.

      1. Avatar de fernando
        fernando

        exatamente!

      2. Avatar de JL
        JL

        A sério ? também colocaram quando lançaram veículos a combustão na questão dos óleos usados ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Quando lançaram carros a combustão, quem os promovia jamais se fez passar por aquilo que não era. Já a ME quem a promove joga um jogo mentiroso e sujo e esta da reciclagem de baterias é apenas mais uma para tentar sacudir a água do capote e branquear a porcaria que estão a fazer ao planeta!
          Recordo-lhe Jorg Zimmermann, director da IWKS (Instituto de Tecnologia de Materiais para Energia e Recursos Sustentáveis) da Universidade de Augsburg! É só pesquisar os reais problemas com a reciclagem de baterias. Tanto técnicas como económicas.
          Neste momento aproveita-se apenas e só o alumínio.

          1. Avatar de JL
            JL

            Então mas não respondeu porquê?

            Esta questão das baterias é simples, basta acontecer o mesmo que aconteceu com os óleos.

            Já tem por aí quem o faça e até com a massa negra.

            Mas depois com soluções que têm o mesmo já tudo pode ser feito.

            Enfim, você fala como um velho do Restelo, só serve aquilo que nada entende, defende soluções que não conhece, é contra as outras que também nao conhece, e faz uma campanha de pseudo-ambientalista anti ev baseada na negação dos factos.

            Só interesses.

          2. Avatar de JL
            JL

            Olha, problemas nas fuel cell, onde para as reciclar e aproveitar uma pequena parte dos seus caríssimos componentes são gerados gases altamente tóxicos. Olha, do IWKS…..

            Ah já sei, neste com a sua ajuda psicológica, eles até vão resolver o problema.

            https://www.german-energy-solutions.de/GES/Redaktion/EN/News/2020/20200416-hydrogen-fuelcell.html

          3. Avatar de Rui
            Rui

            Isso é completamente mentira nao sabes do que estas a falar vai investigar reciclagem de baterias já há empresas privadas a aproveitar 90% da bateria e tu achas que as empresas continuavam se nao fosse rentável ? ahahah sao empresas privadas a investir nisto não é o estado, ate a mercedes ja vai criar a sua fabrica de reciclagem de baterias

  2. Avatar de Telmo
    Telmo

    Neste planeta tudo se recicla. Ecopontos às carradas, não têm capacidade de dar vazam. Os pneus vão todos para a reciclagem, pagamos até para serem reciclados. Depois la vem uma notícia que uma montanha de pneus começou a arder do éter. Os carros de forma geral têm muito metal para reciclar e reutilizar. É vê-los a desaparecem em ferrugem um pouco por todo o mundo. Já existem baterias à anos, tudo se recicla, é vê-las nas montanhas de lixo dos pais de terceiro mundo. Tudo se recicla, tudo se faz, o plano está traçado. Milhares de carros a trocar de bateria de 10 em 10anos, TODAS vão ser recicladas. TODAS!!! Nenhuma vai para um país de terceiro muito às escondidas para ficar lá à fazer monte. Nenhuma!!!

    1. Avatar de JL
      JL

      Mostre lá esse carros a trocar de baterias de 10 em 10 anos ? E as baterias de carros que vão para outros países.

  3. Avatar de Telmo
    Telmo

    Entrevista a uma instalação de reciclagem de baterias lítio onde o CEO diz que esperavam ter milhares de baterias para reciclar em breve considerando que as garantias acabavam em 8/10 anos por isso elas iriam para lá nessa altura. Isto vai tudo resultar sem problemas. Alguns conhecidos despacharam os carros com as baterias já a dar as últimas pq la está, o custo para as trocar é altíssimo e as garantias já tinham passado. Apenas sei que pediram 14/15mil € a um vizinho meu para as trocar. Duraram pouco mais 8 anos e meio. Isto contas feitos bate tudo certo. O nosso historial como humanidade diz que está tudo num bom caminho.

    1. Avatar de JL
      JL

      Posso ver essa entrevista ?

      Até parece milagre, duraram a garantia e tiveram de ser trocadas, grande palpite as marcas tiveram, a até foi a um vizinho, ou será um vizinho de um amigo da tia ? LOOL

      1. Avatar de telmo
        telmo

        Procure a entrevista no google. Não as marcas não pensam em nada dessas coisas. A garantia é numero completamente aleatório. Podia até ser 2 anos como os eletrodomésticos. Em relação ao vizinho, não é familiar, é apenas um vizinho que fala muito alto e as paredes são finas. Mas você é que é deve ser perito nestas coisas, o seu carro elétrico já deve ter uns 20 anos pela sua absoluta confiança. É bom haver pessoas assim. 😉

        1. Avatar de JL
          JL

          Procuro ? então porque não a deixa aqui ?

          Aleatório ? então umas vezes é 8 e outras é 5 ?

          Por acaso tenho um com 26 anos.

          Sim, o mundo também precisa de pessoas como você, senão não havia dúvidas nem negacionismos.