Vodafone: 1GB de dados Portugal é mais caro que 50GB em Espanha?

69 Comentários

O tema não é novo, mas de acordo com várias informações, o preço das comunicações em Portugal é normalmente mais elevado que em outros países da União Europeia. Sabia que 1GB de dados móveis em Portugal é mais caro que 50GB em Espanha?

Vodafone: 1GB de dados Portugal é mais caro que 50GB em Espanha?


Em 2020, o preço médio de 1 GB de dados móveis em Portugal custava 45% acima da média europeia, de acordo com o estudo “Worldwide mobile data pricing 2020”. Mais caro do que em Portugal só o Chipre, a Grécia, a República Checa e a Hungria.

Por estes dias, circulam na internet várias publicações com comparações de preços. É verdade que há diferentes pacotes, mas a questão que se coloca à Vodafone é se 1GB de dados móveis em Portugal é mais caro que 50GB em Espanha. Segundo a operadora, esta diferença de valores deve-se a “características próprias” de cada mercado onde a operadora tem serviço.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, a operadora referiu que…

Cada um dos 20 países em que a Vodafone opera diretamente tem características próprias, que influenciam a definição de preços aos seus clientes nacionais, nomeadamente as resultantes de fatores externos e da própria escala de cada operador/país

Acresce referir que as ofertas são dinâmicas e complexas pelo que as comparações de preços entre mercados carecem de uma análise rigorosa – nomeadamente excluindo fatores temporários de redução de preços, avaliando a totalidade das características dos tarifários, a representatividade dos mesmos no mercado em causa, entre outras

Portugal
Espanha

Como informámos, já este ano os preços das operadoras aumentaram. Segundo foi justificado, o setor das telecomunicações tem sido fortemente afetado pelo atual contexto macroeconómico e geopolítico, do qual resultaram aumentos significativos nos preços da energia e das matérias-primas. Este facto, associado à subida da taxa de inflação, resulta em aumentos expressivos nos custos operacionais e de manutenção e gestão da rede de suporte à prestação dos nossos serviços”.

A Vodafone Portugal refere que a atualização foi calculada com referência à taxa de inflação, baseada no Índice de Preços no Consumidor referente ao ano 2022 e publicado em cada ano pelo Instituto Nacional de Estatística.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manel Upload
    Manel Upload

    Já para não falar o que passa nos tarifários fixo.

    Há já aos anos, por exemplo em Espanha têm pacotes com internet simétrica, isto é, 1Gbps( download/upload), enquanto que na Tugalândia andamos barrados nos 200 e 400Mbps de upload…

    1. Avatar de Kush
      Kush

      Os números 707 **** ainda funcionan em bancos e instituições do estado, que e preciso saldo para ligar. Onde anda a anacon?

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      E precisas de 1 Gbps para que? 90% dos portugueses não precisa da velocidade que tem contratada.

      Mas ter um giga para dizer que tem é fixe.

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        Mas quem precisa não tem!

        Não é pelo povo não precisar que outros não precisem.

        É oferecerem o serviço, visto haver possibilidade para tal, e os lucros são astronómicos!

        Enfim… tipo pensamento à Tuga.

      2. Avatar de mamba
        mamba

        estás a fugir à questão..
        Se pagas por algo, este tem de cumprir. É simples de entender.

        O teu carro também vai aos 200 e tal kmh, mas quantas vezes andas a essa velocidade? é o mesmo princípio.

      3. Avatar de k
        k

        Então, porque tu não precisas, mais ninguém precisa. Eu ando bastante por fora da empresa, envio e recebo muitos ficheiros grandes, bases de dados, videos, etc. Quanto mais menos tempo perder a espera das transferências, literalmente mais depressa eu resolvo questões e despacho serviço. Tenho muitas situações onde dava MUITO jeito ter 1gbps simétrico.

      4. Avatar de José da Apatia
        José da Apatia

        E que tens tu a ver com o que a, b ou c precisam?

      5. Avatar de Nuno Anjos
        Nuno Anjos

        Velocidade? Ó amigo acorde, tráfego é a soma da quantidade de dados que recebe e envia, não a velocidade a que os envia!

    3. Avatar de CA
      CA

      É, para cá ainda há disparidade entre o download e o upload, em França por exemplo há pacotes de 1GB/1GB por €22,41, aqui as operadoras ignoram de certa forma a velocidade de upload.

  2. Avatar de Sabe-se lá
    Sabe-se lá

    Os Vampiros “…Comem tudo e não deixam nada…”

  3. Avatar de andy
    andy

    É um abuso estes preços super desatualizados da VDF PT!
    Boa solução para quem precisa dum cartão de dados extra: mandar vir um cartão de Espanha e usá-lo aqui, pois inclui roaming.

    1. Avatar de Condutor do Meio
      Condutor do Meio

      Que boss, têm o custo sem o proveito. Era isso, voltar tudo para tarifários de carregamentos e voltar para o telefone de casa

    2. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      O problema será em mandá-lo vir de espanha se não morares perto da fronteira ou tiveres lá alguém a viver…

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Vais passear com a família, trazes um cartão e aproveitas e enches o deposito 😉

        1. Avatar de Vitor Afonso
          Vitor Afonso

          Nem me tinha lembrado disso é verdade. Ainda no Ano passadp quando estive por Barcelona via por lá carrinhas dos CTT.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Atenção que apesar de ter roaming, acho que só podes usar durante 6 meses em roaming, para evitar essas situações.

      1. Avatar de Martins
        Martins

        Sim na teoria..mas na prática são muito generosos. Tenho um cartão espanhol há mais de ano e meio e continua funcionando sem problemas.

  4. Avatar de Pedro Carvalho
    Pedro Carvalho

    Pelo mesmo valor de 15€, em Espanha consegue-se:
    – 100x + dados móveis
    – +300 minutos

    A questão do roaming na UE é norma. Quanto a UK e EEUU não sei se em Portugal temos incluido, mas parece-me que não…

    E viva Portugal…

    1. Avatar de Bernardo duro
      Bernardo duro

      Um país com salários mais baixos menos território pouca vergonha…

  5. Avatar de eu
    eu

    Ridiculo.

    Mais vale comprar um cartão em Espanha e usar em Portugal. Mesmo só podendo usar 10Gb em roaming fica mais barato do que os 24€ que pedem em Portugal pelo mesmo trafego.

  6. Avatar de Shout
    Shout

    Estos son los datos disponibles para uso de roaming en la UE, Reino Unido, Islandia, Liechtenstein, Noruega, Suiza, Turquía, Kosovo, Vaticano, Mónaco y Estados Unidos:
    Vodafone Prepago S 10GB,
    Vodafone Prepago M 14GB,
    Vodafone Prepago L 19GB,
    Vodafone Prepago XL 28GB,
    Vodafone Prepago XXL 37GB.

  7. Avatar de Kany west
    Kany west

    em 2015 a extrema esquerda que subiu o poder disse que uma das primeiras coisas que iria fazer era mexer nas telecomunicações e equipar os precos a europa desde essa data ate agora nada so Robles e que viu ate 2026 vamos continuar a sonhar e os robles a gamar

    1. Avatar de Soares
      Soares

      Nada de novo. Qual a admiração?
      Isto não deveria ser novidade.
      O povo tuga é totalmente conformista, desde que não falte euros para o futebol e para álcool. O resto é paisagem.

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      Vives em Portugal? Eu vejo um governo de direita a governar… As pessoas é que acham que a direita é a solução para todos os problemas.
      Ah e já agora… As operadoras são privadas e fazem o que bem entendem… Afinal é isso que a direita idealiza para tudo. Saúde, privada, educação, privada, tudo privado. Mas se tiverem os tomatinhos apertados… O estado está lá para ajudar.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        A direita defende a sagrada liberdade de os capitalistas cobrarem o que quiserem, e a sagrada liberdade de morrer à fome e ao frio para os consumidores que não queiram ou não possam pagar-lhes.

    3. Avatar de mamba
      mamba

      Esquerda a ser a esquerda..
      Espanta-me a malta esperar algo daí, também conhecidos como a ‘ala dos frustrados’

  8. Avatar de Joao miguel
    Joao miguel

    Mudei me para varsovia. Fibra 1000/500 mais tarifario movel ilimitado para chamadas e 5g custa equivalente a 18 euros por mes. Tendo em conta que em IT onde trabalho ainda pagam em euros em vez de zlotis e o dobro do que pagavam em Lisboa meus amigos emigrem.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Incrível, e o salário mínimo é quase o mesmo de Portugal. E a alimentação no Biedronka se calhar é mais barato do que no Pingo Doce em Portugal…

    2. Avatar de Mike
      Mike

      Fizeste bem… Eu estou no vizinho do lado, na Alemanha… Só nos falta a comida, clima e vida social de Portugal, mas infelizmente não podemos ter tudo… Às vezes pergunto-me como é que os tugas conseguem viver decentemente na Tugalândia… deve ser com créditos até à cabeça ou a roubar… 🙁

  9. Avatar de Gvfc
    Gvfc

    Teem sempre justificação para tudo. Aqui em França por 10€ tens 50gb e 15 € 75gb. Mesmo em Roaming quando estou em Portugal fica-me mais barato. Roubo é o que é.

  10. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    No fundo, eles estão a dizer: como não temos concorrência a sério apresentamos estas péssimas ofertas em Portugal… coisa que (ainda) não conseguimos fazer em Espanha.

    O quê? Custa 35 euros 30 dias com tráfego ilimitado na Vodafone em Portugal? Hoje? Se amanhã aparecer outra empresa a fazer a 5 euros o mesmo tráfego ilimitado em 5G, vamos ver se a Vodafone Portugal de repente não pode também apresentar a mesma oferta… ou se preferem perder mais de 90% dos clientes que não usufruírem condições similares.

    1. Avatar de k
      k

      O problema é aparecer outra a fazer 5€. Achas que o cartel deixa? Acaba estrangulada e a fechar em pouco tempo.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Se vier do estrangeiro, cheia de dinheiro, a saber como o mercado funciona cá (e é igual em outros países), pode sim acabar a chucha dos operadores actuais. A questão é que até ao momento não parece existir nenhuma dessas operadoras dispostas a tal, e a nova que está para aparecer deverá ser mais do mesmo, e aliás as novas propostas que já surgiram parecem ser uma antecipação do que a nova pretende fazer, por isso, para já deve ficar tudo +/- na mesma.

  11. Avatar de JR56
    JR56

    Neste “país” de ovelhas os pastores conduzem-nas todas para o matadouro sem ouvir qualquer queixume !

  12. Avatar de Carlos Goncalves
    Carlos Goncalves

    Vou comentar:
    O meu tarifario actual a acabar no final do mes custa 86€ e é:
    170 canais
    500/100
    HBO+Amazon 24 meses
    3 telemoveis com 10GB cada

    Na loja do colombo deram-me esta oferta pelo valor de 82.5€+8%=89.1€
    170 canais
    1Gb/200
    HBO+Amazon 24 meses
    3 telemoveis com 20GB cada

    Ja recebi 3 telefonemas da VODAFONE com a mesma proposta pela modica quantia de 91€ e tal!
    170 canais
    200/100
    HBO+Amazon 12 meses
    3 telemoveis com net ilimitada

    No entanto, no site existe a promo Fibra4PlyaPromo de 82.4€ com
    170 canais
    1GB/200
    HBO+Amazon 24 meses
    3 numeros com 20GB

    o qual não posso usufruir pois seria um downgrade na fidilização. Fartei-me de rir na cara da senhora, pq o objectivo actual da vodafone não é manter os clientes, que querem melhores condições por um preço menor (diferença minima), mas sim manter os fidelizados a pagar mais que os novos!!!

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Retenção a clientes. Se é uma renovação, não há downgrade (a não ser que efectivamente o queira)!

      Se já tem contrato, só aí será downgrade, contudo ligue para a retenção a clientes, e negoceie.

      1. Avatar de Carlos Goncalves
        Carlos Goncalves

        ja foi tratado, ao fim de 4 dias nisto!

      2. Avatar de Vitor Afonso
        Vitor Afonso

        A vodafone é uma nódoa da renegociação. Pelo menos a MEO nessen aspecto ainda é mais ou menos flexivel. Eu por exemplo consegui melhorar as condições do 3P do meu sogro e manter o preço sem aumentos (pelo menos até final do ano).

        Na vodafone são arrogantes e muito dificilmente tens melhoras ou manténs preços. Antes era a melhor a nivel de qualidade/preço mas agora….

        Que venha a DIGI!!!

    2. Avatar de Pum
      Pum

      Foi igual comigo ao sair da Meo, mesmo tipo de propostas ridículas de retenção.
      São todos iguais, não se iluda.

  13. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    E novidades há?
    É o que temos, talvez na Espanha não combinam preços, talvez na Espanha há concorrência direta e não preços combinados, como é que é possível em Portugal todos os operadores fazem o mesmo preço?
    Qual é a concorrência que fazem uns aos outros?
    A UE implica com tanta coisa, como com a Apple ter o sistema “trancado” e depois temos estas diferenças de preços e todos assobiam para o lado já disse aqui muitas vezes a internet em Portugal é mais valiosa que o ouro, mas como somos todos ricos pagamos.

  14. Avatar de Luis
    Luis

    Mudei para a Woo há 3 dias, 10 € 10 GB. Tenho quase a certeza que vai melhorar e continuar a abanar o mercado.

    1. Avatar de guedes
      guedes

      Tem uma coisa óptima . Não tem porcaria de fidelização nenhuma. Dá para aguentar até a DIGI entrar no mercado.

  15. Avatar de Fusion
    Fusion

    Dos tarifários não é novidade, viva Portugal.
    Agora a minha pergunta é, Espanha só tem 28 dias por mês?

    1. Avatar de Pedro Carvalho
      Pedro Carvalho

      É periodo igual em Portugal, só que cá usam € / 4 semanas.
      Ora, 4 semanas são 28 dias…

  16. Avatar de tugao
    tugao

    Só agora e que sabem eu ja sei disso ha anos, por isso deixei de me preocupar em ser roubando pelos rapinadores tugas, que povo tao conformista vao lhe ao bolso

  17. Avatar de tugao
    tugao

    eu mudei me para a woo venham mais alternativas ao monopolio dos ladroes

    1. Avatar de Ze Gato
      Ze Gato

      Mas é só a Vodadone que pratica estes preços???
      NOS e MEO têm precisamente os mesmos tarifários, andam ao reboque uns dos outros.
      Mesmo assim basta estar atento a algumas promoções que vão surgindo, eu tenho dois cartões Vodafone Infinity, para mim e para a minha esposa , e pago 45€ por mês Foi uma promoção sugerida pela própria Vodadone na App My Vodafone, e aderi sem pensar duas vezes…com 5G, net ilimitada, chamadas, tudo!!!

      1. Avatar de Burru
        Burru

        Cartel é o que é….

      2. Avatar de Condutor do Meio
        Condutor do Meio

        E mesmo assim, é roubo nas claras. Mas fizeste bem em aproveitar se gostas, mas mesmo assim é caro

      3. Avatar de AdN
        AdN

        A meo e a nos não têm tarifário noutros países, para se poder fazer comparação, daí a ser feita na operadora que opera em vários países.

        1. Avatar de Ze Gato
          Ze Gato

          Tem razão. Só com a Vodafone se pode fazer este comparativo.

  18. Avatar de BDionisio
    BDionisio

    A ANACOM não tem capacidade para regular os preços mas o Governo ainda vai limitar mais as competências.
    Aguardem que isto ainda vai melhorar.

  19. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Mais do mesmo …

    O consumidor e cidadão tuga é que acaba por ter culpa independentemente da existência de cartéis ou de pirâmides nos varios sectores da sociedade, porque contínua alimentar coisas que lhes causam dano mais dia menos dia … não faltam exemplos … enquanto não tiverem a coragem e frontalidade de recusarem determinadas politicas nada se irá alterar, antes pelo contrário…

    No caso das telecomunicações ( telemóveis ) dou o exemplo de quando se faz um contrato com um desses serviços é para ser usado a nivel Nacional ( 75% do território segundo a própria ANACOM ) mas toda a gente sabe que até é mentira mas comem à mesma … e nada muda …

    Das duas uma, ou o povo deixa de ter e obriga essas ” firmas ” a mudar a atitude ou vai continuar como até aqui a ser comido seja nisso como no resto…

    Se o povo no geral que é quem sustenta isto tudo não se sente, eles agradecem … offshore.

    Quantas pessoas tiveram aumentos de acordo com a inflação?

    Será possível alguem viver condignamente com 480€ ou mesmo com salário minimo nos dias de hoje ?

    Será aceitável que só os politicos tenham direito à reposição das reformas ?

    Será aceitável que o próprio Estado e suas instituições por sistema não cumpram leis ?

    São só perguntas …

    Mas o pessoal prefere os jogos e as redes sociais, ou o deixa andar … então queixem-se de vocês mesmos e comam só o que eles vos querem ” dar ” …

    1. Avatar de JR56
      JR56

      O dito “povo” tem competências de regulação limitadíssima. Num panorama destes ou compras ou não tem. Para estas situações apenas as entidades governamentais, cujos políticos e decisores são eleitos (presume-se verdadeiro) podem alterar certos casos específicos (se tiverem poder para isso o que, nesta insignificância de “país”, se duvida). Portanto…o voto é a voz do “povo” 🙂

  20. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ora na NOWO, 1GB com 5000 minutos/SMS dá a módica quantia de 7,5€. Metade do preço da Vodafone, e com mais minutos. Só paga os valores da Vodafone quem quer.

    1. Avatar de Soares
      Soares

      Quando a Vodafone comprar a nowo quero ver.
      Esta em análise pela Anacom o pedido de fusão. Adeus Nowo.

  21. Avatar de DScom
    DScom

    A ANACOM não vai definir os preços de uma empresa pública. Mas os clientes sim.
    Não consegui perceber o fetiche que existe com a Vodafone quando dizer que é a melhor operadora… aquela que sobre ataques informáticos e nem dá um desconto aos clientes lesados e os quais são completamente alheios.
    Há boa solução: mudar de operador. Ah e tal são todos iguais, não são, é pesquisar porque existem soluções mais económicas e apresentadas de forma menos arrogante.

    1. Avatar de Carlos Goncalves
      Carlos Goncalves

      Errado. Estive 3 dias sem so serviço deles, menos 10€ na factura!

  22. Avatar de Márcio Pego
    Márcio Pego

    Isso é porque em PT ganhamos muito mais do que no resto da Europa 😀

  23. Avatar de Historia
    Historia

    a verdade é portugal 1g 15 euros.em espanha 25 gb 10 euros.está correcto.tem de se apertar com eles para oferecerem um pouco mais de gigas.

    1. Avatar de Joaquim
      Joaquim

      Já em França tenho 60GB por 10€ e chamadas ilimitadas a nível nacional

  24. Avatar de Pedro
    Pedro

    É fácil de perceber a razão. Seja nos hipermercados, gasolineiras, comunicações… existe cartel de preços com o conhecimento e beneplácito de bandidos ainda maiores.
    De quem é a culpa?
    A culpa é de um país de cornos mansos que só mexem o cu para correr atrás do autocarro da selecção e discutir futebol. Em tudo o resto, baixam as calças, levam e não bufam. A verdade é que se a malta reclama mas paga, é porque há dinheiro para isso. É como os bilhetes para concertos e festivais, vendidos com um ano de antecedência a dezenas e centenas de euros por bilhete e que esgotam meia hora depois de serem postos à venda. Até para cagar levam o telemóvel. Experimentem desligar a net, televisão e telemóvel durante uma semana e vão ver que até acções das companhias vos vão oferecer a casa.

  25. Avatar de Mapril
    Mapril

    Tradução das declarações da Vodafone:
    Nós esprememos a teta da vaca só até ao ponto de sacarmos o máximo que ela pode dar. Não esprememos mais para não corrermos o risco de matarmos a vaca que nos alimenta.

  26. Avatar de Pum
    Pum

    “Cada um dos 20 países em que a Vodafone opera diretamente tem características próprias, que influenciam a definição de preços aos seus clientes nacionais, nomeadamente as resultantes de fatores externos e da própria escala de cada operador/país”

    Concertação de preços com os outros operadores nacionais também é uma característica própria que influencia a definição de preços aos seus clientes.

  27. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    É realmente triste como cá que temos ordenado minimo mais baixo, salários baixos e temos tudo o resto mais caro em tudo……eu nem consigo compreender, devia ser ao contrário, devia haver uma realção custo de vida com os preços……assim é dificil uma pessoa viver em Portugal……

  28. Avatar de Grunho
    Grunho

    É o justo preço da honra de viver no país (de longe) mais rasca da Europa ocidental.

  29. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vodafone ??? Nunca mais…