Nokia G22: O smartphone simples de ser reparado em minutos e amigo do ambiente

17 Comentários

A Nokia tem mostrado uma forma diferente de criar inovação e o novo Nokia G22 é a prova disso mesmo. Este novo smartphone vem inaugurar uma nova era e promete ser simples de ser reparado em minutos e amigo do ambiente.

Nokia G22 reparado ambiente smartphone

Um smartphone simples de ser reparado

A Nokia, agora como HMD Global, tem tentado mudar a forma como os smartphones são criados e o que oferecem aos utilizadores. Mais do que especificações de topo, aposta em plataformas com recursos equilibrados e que retiram o máximo de um Android o mais puro possível.

Agora tem o G22, que vem criar um novo padrão no que toca à reparabilidade e à proteção do ambiente. Este quer ser um smartphone que pode ser reparado de forma simples e rápida, permitindo mudar a bateria em alguns minutos, sem causar problemas ao resto do hardware.

Nokia G22 reparado ambiente smartphone

O Nokia G22 promete trazer a mudança

Parte desta capacidade resulta de uma parceria com a iFixit, que terá disponível todos os elementos necessários para que os utilizadores façam esta reparação. As peças necessárias podem ser compradas de forma rápida e vão estar bem identificadas no smartphone.

Além disso, a Nokia revelou que este modelo terá dois anos de atualizações do Android e três anos de atualizações de segurança. O modelo básico vem com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, enquanto a variante mais cara oferece 4 GB de RAM com 128 GB de armazenamento. Poderá escolher entre as cores Meteor Grey e Lagoon Blue.

Nokia G22 reparado ambiente smartphone

Amigo do ambiente para ser ainda melhor

Outros recursos presentes ​​incluem SoC Unisoc T606, ecrã LCD HD+ de 6,5 polegadas, sistema de câmara traseira tripla de 50MP+2MP+2MP, classificação IP52, bateria de 5.050mAh, que irá durar 3 dias, com velocidade de carregamento com fio de 20W e leitor de impressão digital lateral.

A somar a estas caraterísticas, o Nokia G22 tem ainda outra novidade. Foi construído com materiais reciclados. Esta é uma tendência crescente e que muitas outras marcas estão a adotar. A capa traseira de alto brilho é feita de plástico 100% reciclado e por isso tem ótimo aspeto, funciona bem e naturalmente durará mais tempo.

Nokia G22

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FVCKNOKIA
    FVCKNOKIA

    Nokia nunca mais. Tive um que apenas teve atualizações num ano. Enquanto a gama inferior e superiro tive atualizações durente quase 5 anos.

  2. Avatar de Tekman
    Tekman

    No site da Nokia em Portugal ainda não tem o preço, mas parece que o preço de lançamento andará nos 180€.
    Outra grande novidade é que a Nokia vai mudar a produção para a Europa.

  3. Avatar de GM
    GM

    Só é pena o SoC sofrível. O conceito está lá. No entanto, uma boa notícia, a NOKIA irá voltar a produzir na Europa, aparentemente ainda este ano.

    1. Avatar de Pijama
      Pijama

      até seria fixe que fosse por cá

  4. Avatar de danyyelmendes
    danyyelmendes

    Depois da má experiencia com o nokia 9….

    Não recebeu o ultimo update de android como era suposto, as cameras tem pouca qualidade e demora até fazer a fuzão das 5 cameras (na altura que saiu ainda andava a apple a brincar com 2), e bateria de pouca capacidade

    Tirando isso, faz 4 anos este ano que o comprei e continua a bombar

    1. Avatar de Tekman
      Tekman

      Eles explicaram que o Nokia 9 não podia receber o Android 11 porque a empresa responsável pelas cameras – uma empresa chama Light, encerrou atividade. O equipamento até podia ser atualizadoe tinha specs para isso e muito mais, mas depois não podia tirar partido das 5 cameras.

  5. Avatar de VictorT
  6. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Penso que é necessário uma mudança talvez obrigatória na indústria dos dispositivos como os telemóveis seja por razões ambientais como de segurança para o próprio utilizador dado que não é nada sustentável seja para o ambiente como para o utilizador ter que andar de 2 em 2 ou de 3 em 3 anos a trocar de dispositivos… não fazer telemoveis, obram telemoveis…

  7. Avatar de Oh
    Oh

    “[…] Nokia revelou que este modelo terá dois anos de atualizações do Android e três anos de atualizações de segurança ”

    Dão com uma mão e tiram com outra. Questiono-me então se valerá a pena realmente investir neste equipamento, a nível de hardware ajuda o ambiente sure.. mas o software não pode ficar para trás.

    1. Avatar de GM
      GM

      Tenho um NOKIA 7.2 cujo suporte terminou em Novembro de 2022. O equipamento está estimado, sem qualquer dano físico. Não me importaria, se me fosse apresentada essa opção, de pagar algum valor razoável para estender o suporte, de SO e de segurança. Começou com o A9, ficou com o A11. Imaginemos, um valor de 50€ por mais 2 anos de actualizações, do SO e de segurança. Menos lixo electrónico seria descartado.

      1. Avatar de AL
        AL

        Concordo a 100%. Também tenho um 7.2 e também não me importaria de pagar um valor justo por atualizações extra, até porque penso que o hardware continua bem atual.

      2. Avatar de Tekman
        Tekman

        O Nokia 7.2 teve 3 anos de suporte, e recebeu Android 9, 10 e 11. Mas da forma como a Google tem o Android, dificilmente ias ter uma boa experiência de utilização com Android 12 e 13 nesse equipamento.

        1. Avatar de GM
          GM

          Concordo. Mas pelo menos, não tendo actualização do SO, mas sim apenas de segurança, permitiria a utilização do equipamento de forma confiável. Caso contrário, quer o tema do artigo quer o tema da sustentabilidade vai pelo cano abaixo. Tenho um equipamento, que na minha mão vai fazer 3 anos no final de Abril, está perfeitamente conservado, mas sujeito a falhas de segurança por falta de suporte do fabricante. O hardware, desde que bem consevado, pode perfeitamente durar outro tanto, ainda que com quebras de desempenho, mas essa decisão é minha. E estou na eminência de ter de trocar de equipamento por falta de actualizações de segurança. Ou, tenho sempre essa opção, continuar com o equipamento e estar sujeito ao que aparecer. E esta, para já, será a decisão, pelo menos por mais uns meses.

          1. Avatar de Tekman
            Tekman

            Estamos de acordo na questão das atualizações de segurança, e talvez a Comissão Europeia tenha de intervir para forçar um suporte mais longo.
            Termos utilizadores na Europa expostos a riscos não ajuda à segurança das instituções e empresas europeias.

    2. Avatar de Tekman
      Tekman

      3 versões de Android (12, 13 e 14), mais 3 anos de atualizações mensais de segurança num equipamento de gama de entrada, não me parece mal.
      O investimento será inferior a 200€.

  8. Avatar de João Cartaxo
    João Cartaxo

    Amigo do. Ambiente é retirar carregadores.. Mais. Nada é amigo do ambiente

  9. Avatar de Grunho
    Grunho

    Amigo do ambiente é usares um TM dos anos 90 e não o deitares fora enquanto aquilo fizer e receber chamadas.