Surreal: Espanha comprou comboios que não cabem nos túneis…

17 Comentários

As vezes acontecem situações simplesmente surreais… e com a internet tudo se saber! A nossa vizinha Espanha adquiriu comboios com dimensões que não cabem nos túneis. O erro “custou” 258 milhões de euros.

Surreal: Espanha comprou comboios que não cabem nos túneis...


Encomenda foi feita pela Renfe que em 2020 encomendou 31 comboios

A encomenda foi feita pela Renfe que em 2020 encomendou 31 comboios. Estes iriam substituir a antiga frota das regiões das Astúrias e da Cantabria. Segundo a publicação da Euronews“, os comboios não cabiam nos túneis da rede ferroviária espanhola.

O fabricante Caf disse que alertou, em 2021, para o facto de que poderia haver um erro nas medidas dos comboios. A Euronews revela também que quando o contrato foi feito os comboios ainda estavam em fase de design.

A Euronews revelou que o erro já levou a dois despedimentos na Renfe e outro na Adif, que é gestora das infraestruturas ferroviárias.

Surreal: Espanha comprou comboios que não cabem nos túneis...

O Governo de Espanha já mandou abrir uma auditoria interna. Isabel Rodriguez, ministra de Espanha com o pelouro do Território, considera que o episódio é “inaceitável”, de acordo com o Business Insider.

Este projeto devia ter ficar pronto em 2024, mas devido à falha de cálculos só deverá ficar fechado em 2026.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de paulo
    paulo

    feito de proposito para mamar mais do estado! estas noticias deviam vir com o nome do responsavel por esta brincadeira nao so o (GOVERNO)!

  2. Avatar de Pjs
    Pjs

    Psoe e Podemos no seu esplendor…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      a CHeganada ignora que as falhas ocorreram em tempos de Rajoy…

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        a ignorancia ignora que os pedidos foram feitos em 2020…. A desgraça Bloquista e sucialista presente, que nem uma noticia sabe ler.

  3. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    De certeza que foi em Espanha? parece quase quase uma noticia sobre Portugal …

    1. Avatar de João
      João

      Porquê?
      Portugal já comprou comboios de não cabiam nos túneis.

      1. Avatar de João
        João

        Nãaao!!!

        Mas não deve andar nada longe!!!
        Afinal nós temos de estar sempre no podium!!!

        No melhor e, especialmente, no pior!!!

        Aguardemos…

      2. Avatar de RM
        RM

        João, mas já comprou submarinos que só servem para museu..

        1. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          E as fragatas da marinha sem a arma principal??

    1. Avatar de Peter
      Peter

      Sim, muito mais clara.
      Mas a geração agarraditos do telemovel, a menos preparada de todas e que vai ser substituida pela IA, snifa sempre o mais facil.

  4. Avatar de AlexS
    AlexS

    Também o mesmo com os submarinos…

    “An attempt to deploy a new submarine for Spain’s navy has run aground again, after it emerged it cannot fit in its dock, Spanish media report.
    The S-80 boat was redesigned at great expense after an earlier mistake meant it had problems floating, and it was lengthened to correct the issue.
    Spanish newspaper El País now reports that after the changes, the docks at Cartagena can no longer fit the vessel.
    The cost for each has almost doubled, the newspaper said.
    It estimated that the cost of each S-80 “Plus” submarine would now be close to €1bn (£900m).
    The original problem with the submarine dates back to 2013, when it was discovered that it was about 100 tons heavier than it needed to be.
    That caused a problem for its buoyancy – so it could submerge, but might not come back up again.
    A former Spanish official told the Associated Press at the time that someone had put a decimal point in the wrong place, and “nobody paid attention to review the calculations”.
    That mistake cost a reported €14m while engineers and consultants figured out that buoyancy could be improved by lengthening the boat.” (…) in BBC

  5. Avatar de Repara
    Repara

    Sobre a gravidade da coisa – Espanha não adquiriu os comboios, os comboios estão ainda na fase de desenho:

    “A ministra afirmou que esses comboios estavam na fase de design, e que nenhum ainda tinha sido fabricado. Raquel Sánchez diz que já foi criado um grupo de trabalho para fazer o acompanhamento. E que, além disso, foi encomendada uma auditoria interna na Renfe e na Adif para apurar responsabilidades. Ela também quis esclarecer que será a partir do verão que conheceremos o design definitivo e que os comboios serão construídos”.

  6. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Haviam era de fazer uma vistoria aos novos veículos do Metro do Porto, mal desenhados, mal concebidos, não possuindo espaço no seu interior para acomodar os passageiros.

    Foram os veículos mal desenhados/concebidos do modelo «Flexity Swift», a estupidez de colocar os acentos nas laterais (banco dos palermas) no «Eurotram», e agora isto.

    1. Avatar de EU
      EU

      Os acentos costumam ser colocados em cima (das letras que compõem a sílaba que aventuram).
      Já os assentos podem ser colocados em vários locais (por ex. no sentido da marcha do veículo.).

      1. Avatar de Figueiredo
        Figueiredo

        Em qualquer veículo de transporte de passageiros – salvo excepções que assim o determinam – os assentos têm de ser colocados sempre no sentido da marcha, mas isso para o Século XXI é demasiado.

  7. Avatar de secalharya
    secalharya

    O Paulo Portas enganou-se outra vez.