Google Desktop

26 Comentários

image Quem não usa esta ferramenta? … Para os que não a usam, aconselho vivamente..experimentem e depois digam alguma coisa 🙂

Mas afinal o que é o google desktop?

Devo dizer que não sou muito dado a “mariquices” que se instalam nos computadores mas esta ferramenta é simplesmente fantástica. Com o Google Desktop é tão fácil fazer uma pesquisa na nossa máquina como pesquisar no Google… é verdade. Atrevo-me inclusive a dizer que, por exemplo no Outlook é bem melhor usar o Google desktop para pesquisas do que a própria ferramenta da Microsoft.

O Google Desktop é uma aplicação bastante completa que permite pesquisas nos mais diversos programas e tipos de ficheiros (e-mails, musicas, fotos, sites visitados, etc, etc) e ainda nos oferece uma barra onde podemos inserir alguns gadgets úteis (como noticias, resultados de futebol, tempo, relógio, etc).

Uma das novidades (que faz parte da versão 5), é inspirada no motor de pesquisa online da empresa, que consiste na possibilidade de fazer uma visualização prévia de documentos pesquisados, sem ter de lançar as aplicações usadas para os criar.

A ferramenta inclui ainda um mecanismo que alerta o utilizador para sites com possível conteúdo malicioso e um novo design para algumas pequenas aplicações com informação útil para o utilizador. Incluem-se neste leque os símbolos que indicam a chegada de um novo email, as previsões meteorológicas, as entradas de diário, ou as listas de tarefas, entre outros.

O Google Desktop está disponível para PCs com sistema operativo Windows nas versões XP, 2000 ou Vista. A versão 5 da aplicação para equipamentos suportados em Mac OS da Apple também está já disponível.

Novidade: para quem pretender desenvolver os seus próprios gadgets dê uma vista de olhos no seguinte artigo, Gadget Designer 1.1

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/MacOS/Linux
Download: Google Desktop Windows [1.75MB]
Download: Google Desktop MacOS
Download: Google Desktop Linux
Homepage: Google Desktop

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ebook

    ver se instalo isso no meu xp, ja que fiz o downgrade do vista e “perdi” essa ferramenta…

    cumps
    __________________
    http://ebook-down.blogspot.com/

  2. Avatar de bruno
    bruno

    sinceramente não gosto. Deixa o pc muito mais lento além de ocupar megas e megas de espaço.

  3. Avatar de zEs'78
    zEs’78

    Exelente.. .=P
    Muito bom..
    sempre dá para poupar algum tempo em ver certas coisas..

    Continuem o vosso exelente trabalho!

    cumpz!

  4. Avatar de aver
    aver

    A pesquisa avançada no Google implica a utilização de operadores booleanos (e, ou, não – AND, OR, NOT).

    O Boolify Project (on-line) ensina como. Escreve-se a palavra a pesquisar, vão se juntando outras ligadas pelos operadores e vai aparecendo a expressão bem como os correspondentes resultados da pesquisa no Google.

    http://www.labnol.org/internet/search/learn-using-boolean-search-operators-google-queries/3106/

  5. Avatar de p79
    p79

    Recomendo a utilização do Lookout 1.3.0 vs o Google Desktop para pesquisa de e-mails dentro do Outlook. Fora do Outlook, o Google Desktop porta-se muito bem, inclusive para pesquisar mensagens, respostas, reencaminhamentos,…

    O Lookout que neste momento está integrado dentro de outra ferramenta da MS que “entra em conflito” com o próprio GD, ainda pode ser encontrado, se souberem procurar.

    Eu tenho o Google Desktop e o Lookout e funcionam lindamente.

    abr
    p79

  6. Avatar de mushi
    mushi

    lentidao do krl essa merda. pode ser bom p quem tenha pc’s potentes

  7. Avatar de Pedro Bastos

    e a RAM que ocupa? pois isso é um cadinho coiso =X

  8. Avatar de Sílvio Horta

    Eu uso o Yahoo Widgets, aconselho a usar.

  9. Avatar de Jakimasa
    Jakimasa

    É mais um programa que põe o PC lento a indexar, mas de qualquer maneira é uma boa aplicação.

    cumpz jaki

  10. Avatar de Nuno Peralta

    Ninguém se põe a dizer que é a copiar o Windows Sidebar?

    Se fosse ao contrário.. seria uma festa..

  11. Avatar de paulo
    paulo

    Nuno Peralta, se não me falha a memória, o google desktop surgiu antes do vista ser lançado. Mas não aposto! 😉
    Já usei, mas é realmente um papão de recursos. Mas quem tenha uma boa maquina é muito melhor (preferivel) que o Windows Sidebar….

  12. Avatar de camexias
    camexias

    muito confuso. tem que se perde um pouco de tempo

  13. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Só para estatística eu uso o google desktop em Linux 😉
    Já agora gostava de deixar aqui uma utilidade desta ferramenta:
    Como o google desktop não elimina a informação dos ficheiros que já foram apagados ele pode ser usado para recuperar essa informação quando se apaga inadvertidamente um ficheiro.
    Por exemplo um ficheiro do word não se consegue restaurar na sua plenitude, mas pelo menos o texto pode ser recuperado 😉

  14. Avatar de HeartLess

    Imitar o Windows Sidebar??? a microsoft é que imitou o Yahoo Widgets que já existe há sei lá quantos milhentos de tempo. De qualquer forma não uso nada disso. Apesar de ser bonito e ter alguma (embora pouca) utilidade, acaba por ser apenas um desperdício de recursos.

  15. Avatar de Voyager

    Já usei e não vejo grande utilidade. Pelo menos no meu caso, torna o PC demasiado lento….

  16. Avatar de KOISO
    KOISO

    …isso é tudo muito VUNITO mas acaba por ser uma ganda bosta por comer mta memoria e sabe-se la s essa barra n nos leva algumas informaçoes p fora k n keremos!! (,uu)

  17. Avatar de José Gaspar
    José Gaspar

    Quem quer usa, quem na quer na usa.

    Quem ainda na experimentou e gostava de experimentar, porque não?

    Pessoalmente para mim tem pouca ou nenhuma utilidade, mas para outros pode ser útil.

    PC lento? Epá isso é verdade que consome alguns recursos. Aconselho a usar o seu PC á sua medida. É esticar os pés á medida do lençol.

    Spyware acho que não tem. Algumas ferramentas da Microsoft recolhem muito mais dados pessoais que isso. Por exemplo o WGA.

  18. Avatar de David
    David

    Sinceramente acho que esse mito de que estas aplicações são “espiões” da google, yahoo!, microsoft, etc. nos nossos pc’s é mesmo isso, um mito…

    À parte disso, é uma boa aplicação para quem (como eu) tem anos de informação esquecida pelos confins dos discos e de repente se lembra de procurar qualquer coisa. Além disso é engraçado para embonecar o desktop.

    Mas concordo que consome muitos recursos, tanto memoria como espaço em disco.

    1. Avatar de teofer
      teofer

      Pois sim. Isso é o que você pensa, todo o conteudo do meu outlook express foi parar direitinho na net até que um colega me ligou. muito cuidado. Isso abre varias portas dos pc e a google não tem condiçoes de grantir a segurança

      1. Avatar de Vítor M.

        Ui mas estás completamente minado. O teu computador está com graves vulnerabilidades. Estou a ver neste momento mails teus do gmail na net. Remove o Windows, apaga a partição e desliga a luz.

  19. Avatar de Leonardo
    Leonardo

    Esqueca o Google Desktop. Apesar de ser fã da google acho essa ferramenta muito ruim. A partir de uma certa quantidade de armazenamento, passa a ter alguns problemas. Experimentem o COPERNIC DESKTOP SEARCH http://www.copernic.com/ é simplesmente muito melhor e FANTASTICO!! Troquei e nao volto mais para o GDS enquanto nao ultrapassarem a Copernic.

  20. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Ja usei isso, já usei o windows desktop search, e de momento estou rendido aos encantos do Copernic 2.0. Sem dúvida a melhor lupa que o meu XP já teve 🙂

    Come pouca ram, indexa super rápido, e tem resultados excelentes comparativamente com o GD ou o windows Search 4, que são ambos muito, mas digo, muito pesados.

    Além disso, o Copernic não indexa quando estamos em modo de bateria no portátil 😉

  21. Avatar de JC
    JC

    Um bom exemplo de algo que não tem utilidade quase nenhuma. Pelo menos para mim. Desperdicio de espaço, ram e recursos.

  22. Avatar de oscar
    oscar

    só é pena o link ir para a versão brasileira em vez de a versão inglesa ou (caso haja) a versão portuguesa…

    sim, porque em portugal fala-se português de hoje, não de à 500 anos.

  23. Avatar de New B
    New B

    Launchy… Muito melhor que tudo isso

  24. Avatar de joaozx
    joaozx

    Boas,
    para quem utilizou os dois (google desktop e vista sidebar) qual deles consome mais recursos, nomeadamente + ram?
    Cumps…