Carros movidos a energia elétrica venderam mais que a gasolina em 2022

33 Comentários

Quem atualmente pretende comprar um carro tem certamente várias dúvidas! Continuar a apostar em veículos movidos a gasolina ou gasóleo, apostar em veículos totalmente elétricos ou então investir num híbrido.

Em 2022, os carros eletrificados venderam mais que os a gasolina! Este indicador pode-o ajudar a decidir.

Carros movidos a energia venderam mais que a gasolina em 2022


Híbridos e 100% elétricos ultrapassaram o volume total dos automóveis a gasolina

As vendas de automóveis elétricos, híbridos e plug in conquistaram uma fatia de mercado superior à registada pelos carros novos a gasolina, revela o artigo publicado pelo Automóvel Club de Portugal – ACP.

Os dados são da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA), que revela que os 100% elétricos atingiram 12,1% da totalidade de vendas na União Europeia em 2022, tendo conquistado uma subida de 28% face a 2021 – cerca de 1 milhão e 100 mil veículos vendidos.

Carros movidos a energia venderam mais que a gasolina em 2022

De relembrar que em 2021, a quota de mercado dos modelos elétricos atingiu 9,1% do total, enquanto em 2019 representava apenas 1,9%. Os números alcançados em 2022 revelam um enorme crescimento.

A venda de veículos híbridos também subiu  8,6% (22,6% do total e cerca de dois milhões de unidades), enquanto as vendas dos híbridos plug-in aumentaram apenas 1,2% (874.182 unidades).

No que diz respeito às vendas de automóveis híbridos e 100% elétricos, estes ultrapassaram, desde o final de 2021, o volume total dos automóveis a gasolina, que atingiram 36,4% das transações efetuadas em 2022 – com quase 3,3 milhões de unidades.

 

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Silva
    João Silva

    Só eu é que não acho piada a isso? Um Peugeot e-2008 de 2021 a 110kmh sem climatização ligada comeu 40% da bateria na A1 entre Aveiro e Coimbra…
    Fiquem lá com os elétrico

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      É por cauda do frio eheh

      1. Avatar de Ze Manel
        Ze Manel

        @Yamahia já comprei um gerador daqueles a gasolina… assim é só ligar á ficha do carro.
        Pela mesma ordem de ideias um comboio a diesel é ecológico porque na prática o diesel so alimenta o gerador que fornece energia ás rodas de tração.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Isso é excelente para longas viagens. Tem é que caber no porta bagagens. Tb há quem use atrelado. Aqueles de levar os cães a caça servem perfeitamente. Normalmente até tem cadeado e tudo lol lol lol

          1. Avatar de _RJCA_
            _RJCA_

            Isso faz-me lembrar um video dum gajo com um Tesla que tem um gerador da Honda…

          2. Avatar de RC
            RC

            Geradores comuns a gasolina não carregam veículos, mas pronto, a tanga popular vai continuar a acreditar que sim.

        2. Avatar de _RJCA_
          _RJCA_

          O ideal seria montar no escape das locomotivas um perfume a rosas. Assim perfumava o ambiente…

    2. Avatar de RC
      RC

      Até parece verdade, porque não disse que comeu 100% ?

  2. Avatar de Ana Rita
    Ana Rita

    Todos os carros sao movidos a energia…

    Mas um carro hibrido é quase todo num sistema de combustão e mesmo os hibridos plugin.
    Portanto carros movidos a gasolina foram a grande maioria das vendas, porque falando de carros eletricos so há um tipo, é o eletrico. HEV e PHEV sao carros a combustão

    1. Avatar de Patinhas The Third
      Patinhas The Third

      100% de acordo. Mas fica ecologicamente bem ver só a parte elétrica.

  3. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Será sempre a eterna discussão que se resume a isto, quem pode compra, quem não pode aguenta-se. Tudo o resto é discussões sem fim…

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Portanto, na sua maioria, carros eléctricos movidos a gasolina ou a gasóleo.
    São giras estas comparações eheheh

    1. Avatar de RC
      RC

      Nao existe comparação nenhuma, talvez um pouco de excesso de zelo para chamar os petrolheads. Looool

      Mas lendo a coisa está bem dito: “Em 2022, os carros eletrificados venderam mais que os a gasolina! ”

  5. Avatar de Nogueira
    Nogueira

    Nada de especial…
    No final deste ano já a frota de carros já deve chegar aos 20%.
    Bem e daqui a 12 anos kaput para os fumarentos com o Euro7.
    É sempre a subir um ritmo muito mais rápido do que se pensava.
    É é normal e só vantagens. Tantos de custo e então ecologicamente a vantagem e brutal, então num país como em Portugal que 65% da produção eléctrica vem de fontes renováveis….aqui em casa já temos 2 pilhas e estamos a pensar no terceiro.

    Eu tenho painéis solares e muito das vezes ando só com produção cá de casa…..Suberbo.
    .

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Porreiro pá. Os teus painéis tb dão para os amigos?
      É evidente que trabalhas de noite e carregas de dia e só no Verão. Ou tb investiste num arsenal de baterias de armazenamento?!

      Já agora não confundas frota com vendas. A frota UE no final deste ano se chegar aos 2% já é razão para lançar foguetes eheheh

      1. Avatar de RC
        RC

        A sua bomba também dá para os amigos ?

        Ah espere, quando vier o hidrogénio já dá, mete painéis e um electrolizador, assim consegue produzir e armazenar de dia, depôs precisa de um compresso e uma refrigerador para abastecer o carro.

        Com isto gasta 25000 euros painéis, já que precisa de 4 a 5x mais de produção, é mais uns 300 a 400 mil para os restantes sistemas.

        Isso sim, parece me bem. Loooool

      2. Avatar de RC
        RC

        2% já passou Portugal há muito tempo, e não nenhum recordista de vendas.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Lá está vc a dar barraca. Em Portugal sao 0,8% e na Europa são 1,5%. Só rir.
          https ://www.google.com/amp/s/amp.sicnoticias.pt/economia/2023-01-17-Apenas-15-dos-250-milhoes-de-carros-em-circulacao-na-Europa-sao-eletricos-ou-hibridos-365e5b85

          1. Avatar de RC
            RC

            Que me interessa se é mais pequeno, veja os números que estão registados na acap e depois fale.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais pequenos o quê?
            A questao era que a frota na Europa no final deste ano iria chegar a 20% era e eu disse que se chegasse a 2% já podiam mandar foguetes. E mantenho.
            De resto ACAPAs e UVEs vivem um mundo paralelo e consideram electricos carros que gastam mais gasolina e gasoleo, 90% mais, que electricidade. Só para baralhar os mais desatentos e criar hype num mercado que por agora anda de gatas.

          3. Avatar de RC
            RC

            Onde é que o homem falou da Europa? Você é que falou.

            Ele exagerou sim,provavelmente só no final da década de se chega a esses números, mesmo assim duvido.

            Ah sim, a acap nao pesca nada dos números dos vendidos, claro, os outros é que vivem em mundos paralelos, mas você é que vai buscar números sei lá de onde.

            É isso, o mundo está cheio de gente enganada e existem alguns como você que vivem no mundo real. 😀 😀 😀

            Ou seja, o mundo contra aos que os outros querem, ou melhor, o mundo livre e que vocês querem impor à força. 😀 😀

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se na Europa não chega, muito menos a Portugal que está a pouco menos de metade do caminho (0,8 contra 1,5)

            Vou “buscar os nrs sei lá onde?” epá deixei-lhe o link. Nem assim lhe entra?
            Não há pachorra eheh

          5. Avatar de RC
            RC

            Realmente não há para quando inventam.

            https://www.pordata.pt/portugal/veiculos+rodoviarios+motorizados+em+circulacao+total+e+por+tipo+de+combustivel-3101

            Total Gasóleo Gasolina GPL Outro

            2021 7.090.889 4.621.937 2.230.882 62.237 175.833

            Fazendo a conta á 3.57 %.

            Não me venha dizer que os híbridos estão na classe dos outros, que obviamente são os eléctricos. Porque os híbridos são registados pelo combustível que usam, nem que sejam plugin.

          6. Avatar de RC
            RC

            Correção: não é 3.57% mas sim 2.54%

            eehehe

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O que lhe leva a crer que os “outros”são apenas os electricos? Loool

          8. Avatar de RC
            RC

            E o que leva a crer que não são ?

            Portanto ao são a gasóleo nem gasolina nem gpl? Provavelmente sao os veículos rodoviários alimentados a palha e com matrícula. 😀 😀 😀

    2. Avatar de João Silva
      João Silva

      Esqueces te que os apoios dos elétricos estão a ir para quem não precisa deles, vulgo empresas e pessoal com dinheiro. Quem tem o seu velhinho para ir para o trabalho vai continuar a mante lo porque é impossível a essas pessoas comprar carro elétrico … E não, o governo não tem de ser pai de ninguém.
      Eu andei com um elétrico 1 semana, e de Aveiro a Coimbra um 2008 da Peugeot,.comia 50% da bateria nesta viagem.

    3. Avatar de João Silva
      João Silva

      @Nogueira, em 2018 tive uma semana sem luz em casa… Como fazia para carregar o carro?
      Já agora.. tanto radicalismo metam veículos de emergência a pilhas e depois gritem.

      1. Avatar de RC
        RC

        Ele explicou.

        E não metem porquê? Já existem alguns países.

        1. Avatar de RC
          RC

          Agora fiquei curioso , por nao haver cá veículos de emergência eléctricos eu não posso andar com um? Até porque se ficar sem luz ou combustível consigo carregá-lo.

  6. Avatar de Eu
    Eu

    Provavelmente a subida das vendas dos elétricos é pela demora muito superior os tempos de entrega dos outros agravado nos últimos anos… Não fosse isso provavelmente não tinha sido tão significativo. Mas isto é apenas a minha opinião de um leigo na matéria.

    1. Avatar de RC
      RC

      E eléctricos não têm demora nas entregas ? Ha marcas com 9 meses a até mais de 1 ano.

      A subida é mais do que normal. O mesmo já acontece em outros países.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Claro que aumentaram, mas o ano passado (a meio do ano) perguntei em algumas marcas e elétricos as entregas eram imediatas em alguns casos ou outros a 3 ou 4 meses, já diesel ou gasolina não havia (nos que questionei) entregas nunca antes de 12 ou mais meses. Provavelmente tive azar nas marcas que perguntei.