A Tecnologia ao Serviço dos Larápios

152 Comentários

A tecnologia é como o fogo, depois do homem o aprender a criar e dominar, tudo ganha outra amplitude, para o bem… e para o mal. A indústria automóvel está cada vez menos mecânica e mais electrónica, é um percurso natural da evolução dos dispositivos que fazem parte da vida humana. Os automóveis já não precisam de chave para os abrir e há marcas que até dispensam as mesmas chaves para os colocar a andar.

Há dias um nosso leitor ficou sem a sua Renault Scenic que estava estacionada à porta de casa. Esta marca francesa tem sido um alvo fácil para os larápios, as técnicas estão já propagadas e esperamos que os proprietários de viaturas, como as que são aqui referidas, tirem as suas conclusões e consigam agir.


Recebemos no nosso Facebook, local onde muitas pessoas deixam as suas questões, um pedido de ajuda para propagar um furto de uma viatura.

Meus Amigos/as: Roubaram o meu carro !! PRECISO DA VOSSA AJUDA ! Neste momento, mais que nunca… Trata-se de uma Renault Scenic PRETA… Foi levada durante a passada noite de 12 para 13 Out… Conto convosco ?… MUITO OBRIGADO ! 🙁

O Guilherme é mais um dos muitos proprietários que caíram nas mãos dos larápios equipados com conhecimentos e material sofisticado que, com facilidade, pode ser encontrado da Internet e, caindo nas mãos “certas” fazem Renaults desaparecerem como fumaça…

Para perceberem a realidade, deixo-vos um vídeo elaborado pela conceituada publicação francesa dedicada à indústria automóvel, a Auto Plus:

Como puderam perceber, existem dispositivos que podem ser adquiridos na Internet, pela módica quantia de 125 euros e outros por 50 euros e que permitem controlar totalmente a viatura, através da parte electrónica e acesso ao respectivo software.

Em Portugal este fenómeno também já preocupa as autoridades, pela quantidade e pelo rasto… que não existe.

Segundo a RTP o número de roubos de viaturas da marca Renault, em concreto do modelo Mégane, tem aumentado nos últimos meses. Os ladrões usam um computador e um cabo “usb” para desbloquear o sistema de segurança. Os lesados já reclamaram junto da marca, que garante não existir qualquer falha.

Como podemos ver, depois de conseguirem o acesso ao interior da viatura, é conectada na ficha de serviço da viatura os respectivos dispositivos e a partir dali tudo pode ser controlado. A tecnologia tem os dois extremos, o lado prático e cómodo e o lado da criminalidade que, por norma, está sempre um passo na frente de quem se defende. Os meios são desproporcionais e o controlo, por agora, está ainda longe de ser tido como certo.

Existem alguns dispositivos que podem ser úteis, mas, como em tudo, o custo é sempre ponderado em função de existir sorte ou a falta dela.

Ao Guilherme, desejo que encontre a sua viatura e deixo aqui o seu endereço do Facebook para quem quiser propagar e, caso saibam algo, podem alertar.

Após a publicação deste artigo, contactamos a Renault Portugal à qual indagamos sobre este assunto. Gentilmente recebemos resposta que passamos a disponibilizar:

 

Boa tarde

No seguimento do seu contacto para o mail geral da Renault Portugal, e sobre o assunto que menciona, podemos dizer o seguinte:

– A situação que consta do vosso artigo foi reportada, pela primeira vez, no facebook da Renault Portugal. Na mesma página do facebook a Renault Portugal publicou, há algum tempo, um comunicado a este propósito e que agora anexo.

– A Renault Portugal lamenta todas as ocorrências, pelos prejuízos causados aos seus clientes.

– Mesmo se o número de ocorrências poderá ser considerado inferior ao que porventura se imagina, esta situação, até porque se tratam dos nossos clientes, não pode deixar de nos preocupar e, por isso mesmo, a Renault Portugal e as autoridades têm vindo a trabalhar em estreita colaboração.

– Mas, o roubo de automóveis é um crime e como tal só pode mesmo ser “contido” pelas autoridades.

Com os melhores cumprimentos

Ricardo Oliveira

Director de Comunicação e Imagem

Renault Portugal, SA

Partilhar:

Comentários

152

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Megane que de anos??? Tenho um megane GT line deste ano. Matricula de janeiro. Sera que esta abrangido?

    1. Avatar de Nuno Mesquita
      Nuno Mesquita

      tem cartão mãos livres? então está abrangido, mais vale meteres um alarme com comando, esse ao menos não se desliga nem com o cartão mãos livres Renault só com comando próprio.

      1. Avatar de André
        André

        Sim tem o cartao maos livres! :s

        Agora estou com medo uma vez que o carro passa o dia todo na rua e so volta para a garagem a noite

        1. Avatar de labardor
          labardor

          Estas com medo… Compra um cão.

          1. Avatar de SexOnaSal
            SexOnaSal

            owned xD

    2. Avatar de Hardcore
      Hardcore

      Todos os Renault que usam cartão e não é preciso ser mãos livres.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Mas isto havia de acotecer. O carro vai ter sempre de ter a chave fisica. Comprei um carro a algum tempo, e não quis essa opção só por causa disto.

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim também quero saber,

      Tenho um Mégane de 1996 que tem uma chave, essa também tem um comando e tem o sistema de antiarranque da Renault.

      Também andam a roubar esses ?! 🙁

      1. Avatar de Jogos de Motas

        Esses não, só os que não tem chave.
        Se bem que um bom ladrão rouba qualquer um.

      2. Avatar de Bruno Fernandes
        Bruno Fernandes

        Precisa de chave para arrancar? Se precisa não é desses. O que não significa que não se possa roubar com ligação directa caso não tenha sistema electrónico de verificação da chave.

    4. Avatar de Frac0
      Frac0

      pois são mesmo esses que estão a ir

    5. Avatar de Ricardo Machado
      Ricardo Machado

      Eu “tinha” um Mégane GT Line de finais de 2010 que foi um dos abrangidos pela tal “falha de segurança” que segundo a Renault não existe. Se realmente deixas o teu carro o dia todo na rua, o melhor é arranjares um mecanismo de segurança bastante fiável. O meu tinha alarme, instalado na Renault (segundo eles, é o único que funciona) e mesmo com o carro estacionado frente à janela do quarto, o que é certo é que lá foi…

      1. Avatar de Marisa
        Marisa

        Esta noite aconteceu-me o mesmo 🙁 ;(
        Deixei o carro em frente á janela do meu quarto as 23h e hoje ás 8h já lá nao tava o meu Mégane 🙁
        Não dei por nada! Mt triste! ;(

        1. Avatar de labardor
          labardor

          Se estivesse bem estacionado. Tinha evitado o reboque da câmara.

  2. Avatar de REDLine PC

    Desconhecia, mas fico contente pelo meu velhinho Golf IV estar-se a aguentar bem, uma boa maquina na minha opinião.

    Cumprimentos

    1. Avatar de bvm
      bvm

      REDLine PC, há 2 semanas roubaram o Golf IV de um colega meu. Ainda não há qualquer sinal do carro e provavelmente nunca mais haverá…

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Não fiques!!!
      Tinha um Golf IV, TDI, 130Cv Fiquei sem o meu na semana passada!!!
      Estacionei em frente a casa ao fim da tarde depois do trabalho, no dia seguinte de manhã quando cheguei o carro não estava lá!!
      Sem qualquer tipo de sinais!!… a forma deve ser semelhante!!

    3. Avatar de Technic
      Technic

      Infelizmente este tipo de ocasiões não são exclusivas da Renault, no grupo VAG (Seat, VW, audi e Skoda) já existe um modo de operação semelhante, os ladroes possuem uma centralina programada para eles, conseguem na substituir e a partir dai têm acesso com os comandos deles e com a chave codificada deles, ainda que possam ter de forçar o canhão ou usar uma chave mestra…

      Infelizmente acho que nunca estamos seguros…

      Cumprimentos e boa sorte aos que tiveram o infortunio de serem vitimas..

  3. Avatar de Uranak
    Uranak

    As velhas trancas de volante vão voltar à moda!!!

    1. Avatar de Nuno P
      Nuno P

      Eheheheh!!!
      Nada como os “bons” métodos antigos…

    2. Avatar de RP
      RP

      Ocorreu-me o mesmo!

      1. Avatar de dc
        dc

        A minha solução foi mesmo por um bloqueador de corrente eléctrica, tal como nos carros de Rally, e uma tranca no volante!
        Isto porque no Verão o meu descapotável sofreu e não foi pouco!
        A tranca arranjam isso no Continente ou no Jumbo por uns 15€.
        É chato estarem sempre a tirar e a por aquilo, mas há noite tem mesmo de ser para dissuadir amigos do alheio. Eles se quiserem rebentam com aquilo, mas dá-lhes mais trabalho e o tempo nestas coisas é crucial.

  4. Avatar de RaCcOn

    É o lado negro da tecnologia ao serviço do que é prático.
    A verdade é que todos os carros são furtáveis, alguns até com métodos bem mais simples do que os que são demonstrados para os Renault.

    Já a uns bons anos atrás, tinha eu um Fiat Brava e um dia perdi a chave do carro…
    Estando eu a mais de 200km de casa para ir buscar a de substituição, como é obvio fiquei um bocado desesperado…
    Qual não é o meu espanto quando um cigano que era conhecido de um amigo meu, chega lá com uma vareta de óleo de outro carro e destranca-me o carro…
    Mais surpreendente ainda foi quando colocou o carro a trabalhar e me disse “Pronto agora já podes ir até casa, se tiveres de desligar o carro fazes xxxxx” e ele liga-se outra vez.

    De referir que fez isto em menos de 2minutos.

    O ideal, é ter alarme no carro e se possível seguro para esse tipo de situações…
    Infelizmente vivemos num país que cada vez mais está em saque, e parece que vai continuar.

    1. Avatar de RaCcOn

      Esqueci de dizer que já conhecia o caso e que espero que o carro seja recuperado o mais brevemente possível no mesmo estado em que estava anteriormente.

    2. Avatar de João Henriques
      João Henriques

      Ui o que foste dizer (cigano)… Daqui a nada está tudo a chamar-te xenófobo. A malta é muito sensível por estes lados! 🙂

      1. Avatar de RaCcOn

        LOLOL
        True…
        Cigano não quer dizer que seja algo de mau…é uma etnia que é reconhecida 🙂

        1. Avatar de Igorov
          Igorov

          Os Hackers e Crakers fazem exploits à sua maneira… os “tipos engenhosos” aka larapios ou curiosos(indiferentemente da cor ou étnia) fazem exploits à sua maneira.
          No caso do cigano até deu jeito…
          Mas não só ou vejam, o eu pai foi à Renault pois tinha a luz do airbag acesa e mais uma ou outra coisa na electrónica. Diagnóstico da Renault 375 euros para mudar airbag,isto e aquilo que estava avariado.
          Um dos senhores electricistas auto que conheço disse para ir la com o carro, explicou-nos que o problema não era do airbag mas de um sensor xpto que nao tava a responder.. o meu pai sussurou-me ao ouvido e disse “o teu amigo é um nabo” os gajos da Renault disseram que o airbag tava avariado!! Resultado: 40 euros e o carro passou nos testes todos da máquina!
          Voltamos a Renault e testamos tudo OK!

          Depois esse meu amigo disse me “os gajos da Renault” não arranjam nada, substituem tudo.. para ganharem dinheiro e depois acabam por nao saber resolver nada, só se limitam a substituir peças.

          No meu caso foi a Renault mas já com varias marcas acontece o mesmo.. nao arranjam nada só se limitam a substituir.

          1. Avatar de GaazoPT
            GaazoPT

            Já agora, para quem tiver um Citroen Saxo, se a luz do airbag acender, antes de irem à marca ou ao electricista, mexam nos cabos que estão por baixo do banco do condutor e do “pendura”. É o sindrome do “mau contacto”.

            Cumps.

  5. Avatar de Augusto
    Augusto

    Só faltava aos senhores do primeiro vídeo deixarem os links onde podemos comprar tais coisas, porque ensinarem já o estão a fazer.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas assim, já conhecemos todos quais os métodos e quais os objectos utilizados, antes disto somente alguns e os larápios é que dominavam o conhecimento. É mais fácil estar informado, não quer dizer que todos os que possuem veículos desta marca vá agir, após ver este artigo, quer dizer sim alguns o vão fazer. Já é alguma coisa.

      Depois, existem alguns dispositivos que podem ser colocados, e eu se tivesse um carro destes era o que fazia, para localizar e neutralizar o carro.

      1. Avatar de mig
        mig

        Correcto Vitor M.
        Se o video está aqui no pplware a “demonstrar” -que para mim está a informar, tb facilmente se encontraria material semelhante na net!

        1. Avatar de Vítor M.

          Certo, mas quem o procura já o fazia antes, verdade? Agora continuará a fazer mas do outro lado (do nosso lado) já sabemos como se fazem as coisas.

          1. Avatar de Pedro Azevedo
            Pedro Azevedo

            Eu gostaria de saber as estatísticas da criminalidade, quando um género de roubo, como este e muitos mais, é explicado publicamente em tvs, jornais etc. Gostaria de saber se diminui, porque as pessoas ficam mais em alerta, ou aumenta porque a quantidade de criminosos,(especialmente os ocasionais) que desconheciam o método, agora também já sabem como se faz.

          2. Avatar de Carlos Vitorino
            Carlos Vitorino

            É verdade, mas lembra-te que esta noticia pode motivar muito “boa gente”, a iniciar-se nesta actividade.

          3. Avatar de Vítor M.

            Esta noticia não motiva ninguém, o que motiva são outros motivos… tu depois de saberes destas técnicas, que já haviam sido propagadas pelo mundo, vais passar a assaltar carros?

            Não, verdade, e porque?

          4. Avatar de Valente
            Valente

            Só se for para pregar partidas aos meus ami… “inimigos”

          5. Avatar de Carlos Vitorino
            Carlos Vitorino

            Eu não, porque felizmente na situação onde me encontro actualmente ainda consigo viver com um trabalho legitimo. Mas como tu sabes a conjuntura actual leva muitas pessoas a ganharem dinheiro de formas que ainda não tinham tido necessidade de equacionar.

            Com isto não estou a querer dizer que os larápios, que referes, são todos uns pobres coitados que roubam carros para comer. Mas penso que devemos pensar nessa possibilidade.

          6. Avatar de @lmx
            @lmx

            Carlos:
            A situação que deve ser equacionada quando um individuo não consegue numa area trabalho, é simples…tem que mudar de área!!!
            Obviamente que quando falo em mudar de Area não é viver no UnderGround da criminalidade, isso é demasiado fácil, as pessoas devem ter objetivos pessoais e perseguir uma tragectoria que lhes permita no futuro ter orgulho do que fazem!!!
            Agora…claro isso dá trabalho…e quem não quer trabalhar…!!

            cmps

      2. Avatar de Pedro Azevedo
        Pedro Azevedo

        Eu não sei é se esses dispositivos de localização e neutralização são eficazes, pois se os ladrões tem conhecimentos e acesso com estes métodos sofisticados, se calhar ao verem, sentirem um carro a ser neutralizado, saberão os locais onde o “chip” estará localizado, isto já para não falar, que por vezes o intervalo de tempo até que o dono se aperceba do roubo do seu carro , já dá para quase o ter desmontado em peças.

        Eu acho que, devemos tomar todas as precauções possíveis, mas a maioria das vezes é um caso de sorte…sorte de não sermos escolhidos pelos ladrões.

        1. Avatar de Vítor M.

          Sabes que os dispositivos de localização podem estar colocados num local do veículo ao acaso, não necessita de ter um local especifico e, mesmo que possam ter acesso à centralina… que dizer, andar de capot aberto ali meia hora a desmontar as peças do carro para chegar ao chip… convenhamos que, na minha opinião, não deve ser bem o método mais apetecido 😉

          Depois como esses localizadores são rastreado e tens acesso ao veiculo via GSM, podes saber por onde passou, onde parou de emitir sinal e se ainda estiver em movimento sabes onde está e podes neutralizar o carro.

          1. Avatar de Valente
            Valente

            Por acaso estes dispositivos interessam-me. Já se falou nisto no PPLWare?
            Ou um link onde conhecer p.f.

          2. Avatar de Alberto Silva

            Esses dispositivos são anuláveis com GPS jammers e jammers para telemóveis…

          3. Avatar de Soulless
            Soulless

            Penso ter visto há uns tempo na TMN um sistema de localização para o carro. Mas não ficava muito em conta…

          4. Avatar de dreamer
            dreamer

            Nem é preciso saber onde é que esses dispositivos são colocados… facilmente se compra também um jammer na net que neutraliza todas as comunicacoes moveis… logo pode-se tambem roubar um carro com localizador sem deixar tasto…

          5. Avatar de @lmx
            @lmx

            sim mas esse dispositivo que cria interferência não vai estar ligado toda a vida!!! e quando desligar…o carro aparece de novo!!

            cmps

  6. Avatar de Art
    Art

    Eu tenho o melhor sistema! a tranca de ferro!!!hihihihihiiii

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Ou de aço ?

    2. Avatar de henrique
      henrique

      já agora qual será a melhor tranca para aplicar na renault scenic gama 2011

  7. Avatar de Toni Antonio
    Toni Antonio

    Malandros… pá

  8. Avatar de Ryan
    Ryan

    Infelizmente por causa e talvez por causa da crise o crime tem aumentado como nunca vimos no nosso pais. Possivelmente conhecemos aqui e ali amigos e pessoas que foram assaltadas ou que os carros foram roubados. Obviamente a tecnologia tem sempre dois lados. Muitos podemos ignorar o segundo lado mas existe sempre. Ha o lado em que podemos servir dela e o lado em que podemos ser vitimas da mesma. Nao quero atacar Renault, de quem nao nada contra, e nao quero atacar tecnologias. Mas convenhamos que ha um conjunto enorme de pressupostos que levam a que este fenomeno social aumente de dia para dia.

  9. Avatar de O Silva
    O Silva

    Grande parte dos automoveis actuais permitem a reprogramação de novas chaves atraves de equipamento de diagnostico, portatil ou não.

  10. Avatar de Carlos Vitorino
    Carlos Vitorino

    Bom dia acabei de chegar ao trabalho numa Megane de 2006, estava a beber o café da manha e já estou a ler “boas noticias” que bommm ! Obrigado pela divulgação Pplware, continuação de bom trabalho.

  11. Avatar de HMendes
    HMendes

    Olá amigos, tb sou detentor de um Megane, no meu caso um coupé de 2010, e pessoalmente, e tal como também já tinha dito em foruns e no facebook da marca, acho que se está a especular demais sobre este problema, dado que pelas estatísticas apresentadas pela PSP os Meganes não estão a ser roubados mais nem menos que os outros carros da mesma gama. Todos os dias ouço falar de roubos de Golfs, BMWs, Smarts, Mercedes, etc. Porquê especular com esta marca??? Pelo sistema em si? Meus amigos há outras marcas com o mesmo sistema, aliás o mesmo foi adquirido à Renault por algumas: FIAT, BMW, MAZDA, etc
    Hoje em dia ter um carro é um risco, seja ele de que marca for. Já fiquei sem 2x Peugeot 206 HDI num espaço de 6 meses (um do outro) e tinham chave normal..

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      não gostaria nada de ter os teus vizinhos(não todos claro mas pelo menos um, pois um basta)!!
      Lamento o sucedido!!
      também eu tenho sido alvo de furtos, mas ainda não me conseguiram levar o meu…e sim também eu lamento, pelo menos, a presença nas imediações de um certo vizinho…já dizia o Carlos Paião…”quando acabam as 24 horas do dia ainda me restam as da noite” e esses malandros, teem dia e noite para saberem a que horas sais e entras em casa quantas vezes vens a rua…se é normal isso acontecer ou não…em suma, sabem mais da tua vida que tu próprio…e isso é uma desvantagem!
      Aqui há uns meses apanhei um a tentar limpar-me a casa…mandei o policia dar lhe umas lambadas porque se fosse eu não sei se conseguiria “parar de malhar”…o que me levaria a passar a ver “o sol aos quadradinhos” desde esse acontecimento para a frente.
      Viva a liberdade!!!…nos tempos de outra senhora tinha-mos um Senhor que cuidava da população e fazia desaparecer os indesejáveis(os trouble makers) ficando apenas os que geram riqueza ao Pais, e isso era muito bom..
      Hoje em dia apanhas alguém a roubar te, das-lhe uma “malha” e se não o ameaças de morte, o gajo ainda te saca uma indemnização…!!
      Inacreditável, mas o crime no nosso Pais compensa a todos os níveis, desde crimes da ralé, até aos políticos!!
      cmps

  12. Avatar de jorjão
    jorjão

    Estando eu ligado às forças de segurança a única coisa que me resta dizer, além do que já foi dito, é que se eles quiserem furtar os veículos furtam. E digo ainda mais. Se andam à procura desse Megane com essa matrícula o mais provável é nunca a encontrarem. Quando o veículo é furtado normalmente já sai com outras matrículas. Não há controlo na produção/venda de chapas de matrícula. Noutros casos furtam as matrículas de outro veículo igual ou nas sucatas compram-nas dos veículos salvados.
    Resta-nos ter alguma sorte.

  13. Avatar de Chirucca
    Chirucca

    Infelizmente já conhecia esta situação para os Meganes à muito tempo. É o preço a pagar pela tecnologia, que mais tristemente a Renault não se digna de confessar. Quanto ao roubo, se fosse possível mais pormenores do carro era melhor, porque Senics pretos há muitos!

    – Local do Roubo;
    – Ano do carro;
    – Um pormenor da matricula (não divulgar a matricula toda, claro;
    – Algum risco ou amolgadela;
    – Autocolantes;
    – etc.

    1. Avatar de Sombra
      Sombra

      @ Chirucca

      A tua maneira de falares transmite a sensação de que tens algo em particular contra a Renault.

      E tecnologia como a da renault, tens também idêntica em muitas outras marcas de automóveis.
      Em relação ao furtarem facilmente os Renaults que tenham esse tipo de chave, só te posso responder o seguinte:
      Rouba-se tão depressa um Mégane como um Audi A4 ou qualquer outro carro sem esse tipo de chave!

      Sim, tenho um Mégane e só te posso dizer isto:
      É um dos melhores carros que já tive até hoje, em muitos aspectos.
      – Estou satisfeito com a Renault e mais precisamente o Megane?
      Sim!

      – Vou culpar a Renault se um dia me roubarem o Mégane?
      Não!

      Rouba-se ainda em menos tempo um Golf, um Audi ou outro qualquer carro com chave normal do que um Mégane.

      1. Avatar de Chirucca
        Chirucca

        Contra a Renualt? Onde lês isso? Tive durante muitos anos um Renault Clio 1.2 RT de 1991, grande carro. Um dos carros favoritos de conduzir é a maravilhosa Renault 4! Adorava ter uma! Conduzi o Renault Megane comercial de 1999, belo carro, andava que se farta. A Renault Kangoo, que estava sempre pronta a andar. Era só dar à chave e ter combustível, claro.

        Como vês conheço relativamente bem a marca Renualt e não tenho nada contra. Simplesmente disse que já conhecia essa situação infeliz de ser fácil roubar um Renault Megane com o recurso a um computador, tal como reconheço que é fácil roubar alguns Fiat com uma vareta de óleo.

      2. Avatar de rubenduarte
        rubenduarte

        @Sombra, acreditas mesmo nisso ou foi só para dizer que tinhas uma Megane?

        1. Avatar de joe
          joe

          @chirucca. Sim concordo, é o preço a pagar pela tecnologia, só não percebo o que é que a Renault tem de confessar. É que nesse caso a BMW e outras marcas tinham de confessar também, pois os BMW também infelizmente sofrem do mesmo mal, da mesma forma se obtém controlo de um BM e nunca mais se sabe dele. Como de outras marcas tb se pode falar, o problema aqui é o avanço tecnológico que permite que se controle o carro com um portátil….

          1. Avatar de Chirucca
            Chirucca

            É um artigo da marca Renault, e falo da marca em causa no artigo. Penso que todas as marcas actualmente sofrem do mesmo mal.

        2. Avatar de Sombra
          Sombra

          @ rubenduarte

          Ya, acho que foi só para dizer que tenho um Mégane…

  14. Avatar de GuiTattoo

    Só quem passa por estas situações sabe o que se sente quando chegamos ao sítio onde deixamos o “NOSSO” carro e ele já lá não está…
    A minha esperança não morre, por isso vou tentar “TUDO” para o recuperar… por mais remotas que sejam as probabilidades ! E por mais negros que sejam os comentários sobre o seu destino.
    Desejo em breve deixar-vos boas notícias sobre o meu caso ! Prometo ! 😉
    Abraço e OBRIGADO pela divulgação e pelo apoio.

    Guilherme Araújo

  15. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Os carros deveriam todos ter um chip RFID escondidos e a polícia qd fizesse operações STOP, nas portagens, etc etc, deveria haver leitores RFID que desse logo o alarme de carro roubado.

    1. Avatar de mig
      mig

      Não deve de ser simples aplicar, mas é uma óptima medida! portagens, postos de combustível, estacionamentos – tudo o que tem leitor . dava sinal de roubo às autoridades!

    2. Avatar de JorgeS
      JorgeS

      Concordo, e já deveria vir de origem ou em opção. Preferia um sistema de segurança nativo como pack do que xenon ou tecto panorâmico.

      1. Avatar de Carlos Vitorino
        Carlos Vitorino

        Sinceramente a ideia pareceu-me boa nos primeiros 5sec que a vi. É que só esconder o chip RFID não me parece que fosse medida suficiente. Porque desta forma depois de roubado o carro a regra de ouro era procurar em todo o lado até achar (e retirar) o dito chip.

        Mas de uma forma geral o conceito é bom..

    3. Avatar de adasd
      adasd

      isso já foi tentado. chamava-se matricula electrónica e foi proposto pelo anterior governo. levantou-se tudo contra a dizer q era para controlar as pessoas. só faltavam as tochas e as forquilhas. não te esqueças que a população mundial aumenta mas o QI é constante…

      1. Avatar de Zé

        O teu está abaixo da média..
        “Eles não o vão forçar, as pessoas é que o irão pedir” 1984; George Orwell

  16. Avatar de Rui Martins
    Rui Martins

    Tenho um colega de trabalho a que foi furtada uma Renault Megane, a viatura apareceu 3 meses depois no meio de um pinhal… ou melhor o que restava dela… foi completamente desmantelada, e sobrou apenas a carcaça,até as peças em plástico foram retiradas… foi completamente desmontada e vendida ás peças !!! conseguiram identifica-la apenas pelo nº do chassis.

  17. Avatar de Valente
    Valente

    Conheço um tipo que conhecia o chefe dum gang que se dedicava a estas coisas. Quando lhe roubaram o carro dirigiu-se a ele e ameaçou-o, se o meu carro não aparecer em 3 dias tu é que vais pagar as favas. Como estes gangs se conhecem todos, ao outro dia o tipo recebeu um telefonema a dizer, o teu carro está em tal sitio, vai buscá-lo. E estava.
    Para participar á polícia deste tipo… só com provas !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de adasd
      adasd

      e como bom tuga que é, ele não denunciou o gajo à PJ, apenas tratou do carro dele…o teu amigo é tão culpado como o chefe do gang e os elementos do mesmo. devia ir tudo dentro e, quem sabe, serem todos abatidos. gente assim não interessa a ng.

  18. Avatar de Diogo Sousa
    Diogo Sousa

    Eu tenho uma Fiesta das novas e obviamente isto preocupa-me. Um dia falaram-me de sistemas de localização de automóveis por satelite, que é sempre uma boa solução, mas a informação sobre isto é pouca… alguém sabe alguma coisa sobre isto que possa ajudar?

  19. Avatar de João Rodrigues
    João Rodrigues

    Só para avisar que os sistemas de carjacking não funcionam. Eu já tive num carro e posso esclarecer que é muito fácil desactivar o sistema. (Tendo em conta que os assaltantes que usam a técnica do vídeo estão minimamente habilitados tecnologicamente.)

    Podem procurar na net jammers gsm gps… Existem modelos por menos de 50 euros e que inibem os dois sinais em simultâneo num raio de meia dúzia de metros (chega e sobra), é só ligar o bichinho antes de abrir o carro… Alguns modelos até trazem carregador de isqueiro… lol

    Acho que não preciso de explicar que 99% dos sistemas anticarjacking no mercado são completamente inúteis se não houver sinal gps ou gsm…

  20. Avatar de Hélio Moreira
    Hélio Moreira

    Esta “ligação”, entre o avanço da tecnologia e a criminalidade “avançada”, deve preocupar-nos muito. Nos tempos que correm, ser “criminoso” compensa mais do que ser sério, logo, o número de pessoas que se dedicam a hackear sistemas informáticos, carros, e afins, será sempre superior ao número de pessoas que criam sistemas de protecção… Mas isto para as empresas é “positivo”, pois cada vez mais sistemas de car location são vendidos, até que um dia alguém se dedique a hackear esses sistemas também…

    Cumps,
    HM

  21. Avatar de RS
    RS

    Boas.

    Sendo eu possuidor de uma Megane de 2009 vejo este caso com alguma preocupação, mas como já foi dito existe outros carros de outras marcas que são roubados possivelmente da mesma forma ou de formas semelhantes e não se fala como se tem falado da Renault.

    A minha opinião sobre este assunto e sendo eu Licenciado em Sistemas de Informação e também não conhecendo de todo o funcionamento das centralinas, penso que o seu acesso só deveria ser conseguido após a introdução de uma uma password segura, que devia estar na posse do dono/utilizador do automóvel. Claro está que todos o software deveria estar encriptado de forma a ser apenas acessível após a introdução da senha. Basicamente, acho que o seu funcionamento deveria ser idêntico ao que se faz agora num pc pessoal.

    Isto é apenas a minha opinião, sem conhecimento do seu funcionamento actual.

    Cumps.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Concordo.
      Tb tenho um Megane de 2009 e sou licenciado em sistemas de informação.
      Pelo sim, pelo não, vou comprar uma tranca!!!

  22. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Gostava que os carros tivessem um sistema de “Self Destruction”.

    Ficava sem o carro (o que aconteceria na mesma em 99% dos casos), mas o criminoso também não ficava a rir.

    1. Avatar de Vítor M.

      hehehe… olha essa está bem vista 😉

    2. Avatar de Carlos Vitorino
      Carlos Vitorino

      É meter um sistema tipo “alarme” que caso falhe uma segunda autenticação por outro dispositivo que tenhas sempre junto à chave (neste caso cartão), electrifica-se toda a chapa do carro com uma corrente jeitosa.. não precisa de matar vá, mas que fique a andar de lado por exemplo 😉

    3. Avatar de adasd
      adasd

      não era preciso ser self-destruction, bastava ser “mata-ladrões”

    4. Avatar de xbyt
      xbyt

      Vi isso num filme qualquer… Não me lembro qual 😀

      1. Avatar de Alexandre A.
    5. Avatar de B80
      B80

      O que vocês queriam era um alarme destes. 🙂

      http://www.youtube.com/watch?v=VyuKEK7wmsw

    6. Avatar de Igorov
      Igorov

      Um amigo meu tem melhor! Tem dinheiro mas não gostou de ficar a arder com um BMW serie5, hoje em dia dedicou-se a uma vendeta de carácter muito interessante.
      Por desporto as vezes coloca o carro aberto em zonas duvidosas e quando vai ter cm o carro tem um tipo deitado ao lado (a dormir ou a pensar na vida..)

      Receita, Banda metálica autocolante + cabos electricos + condesador de linhas para efeito taser.

      Na zona dele os assaltos cairam significativamente! E nunca teve queixas na Policia!

    7. Avatar de acacio
      acacio

      a renault deveria era pensar em meter chave de impressao digita assin nao haveria erros

  23. Avatar de Marcelo Barros
    Marcelo Barros

    Muitas criticas, quanto a este artigo, este artigo é meramente preventivo.
    Porque quem procura este tipo de material ilícito, não o faz por aqui e a maioria já conhece este tipo de material, porque vivem neste mundo.

    Já a maioria de utilizadores do pplware, que não vive deste tipo de coisas, com este artigo podem conhecer as artimanhas existentes e prevenir-se.

    Bom artigo.

  24. Avatar de Fábio Rocha

    O envelope que a senhora pegou é-me familiar, provêm de um conhecido site de gadgets. Não percebo o porquê de tanto alarido, a uns tempos bastaria fazer ligação directa. Só porque usam electrónica já são tidos como uma qualquer máfia lol

  25. Avatar de Roger Federer
    Roger Federer

    a diferença para os que têm chave é o volante que tranca, de resto clios, modus, megane, twingo dão todos para por a trabalhar com o clip sem ter chave

  26. Avatar de Bradel
    Bradel

    E que tal proteger os locais onde têm que ser colocados os aparelhos? Pelo menos dificultava a acção dos ladrões. Tipo uma chapa com parafusos com chave própria.

  27. Avatar de Alexandre Kulcinskaia
    Alexandre Kulcinskaia

    Tenho um Fiesta de 98 que coitadinho…
    Se me o roubarem é para irem entregar ao centro de abate 😛

  28. Avatar de noosphere
    noosphere

    Boas tardes pessoal,
    Este sábado estava eu num bar pertinho da minha casa e não é que foram tão só 7 carros assaltados e um desapareceu.
    E isto com os movimentos de a malta a entrar e a sair…. Por incrível que pareça, ninguém viu nada!!!!
    A terra é Valada do Ribatejo ( Cartaxo )

  29. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Eu tenho uma carrinha megane tb. e gostaria de saber se existe algum “Update” para resolver isto.. a renault já disse alguma coisa?

    1. Avatar de Vítor M.

      Bem visto. Podemos enviar um pedido de esclarecimento à Renault Portugal, pode ser que tenham algo a dizer. Vou tratar disso.

      1. Avatar de Vítor M.

        Feito. Pedido de informação enviado, aguardo então alguma informação face ao caso descrito.

        1. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Desde já obrigado pela antecipação. Se por ventura eles responderem seria de extra utilidade informar a comunidade.

          Seria excelente que a renault assumisse esta falha grave e procura-se resolve-la.

          Mantem-nos informados =). Mt Obrigado.

    2. Avatar de Chirucca
      Chirucca

      Não sei porque mas temo que a resposta da Renualt vai ser que não há nenhum problema, porque iriam estar admitir que de facto há problemas….

      É apenas a minha opinião!

  30. Avatar de Paulo

    Bem, tenho uma megane, lá vou eu comprar uma tranca de ferro para o volante que isto não está para brincadeiras e custa-me muito todos os meses ter de pagar a mensalidade do carro.
    e da maneira que as coisas andam de certeza absoluta que o crime vai aumentar. já agora alguem sabe onde há dessas trancas e o custo ? E se são mesmo eficazes ou já há gajos com kit para abrir a porta + kit para ligar o carro + kit para abrir trancas ? 😀 (já nada me admira)

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Um alarme ou uma simples luzinha a piscar no rádio ás vezes são suficientes para evitar aventuras.
      Vivi num prédio com uma garagem de 30 e tal carros. De noite mais do que uma vez eram assaltados uma data deles, iam os rádios, os objectos pessoais, etc. Nos que tinham alarme e no meu só com a tal luzinha a piscar no rádio nunca mexeram.
      Os gatunos evitam alarmes a tocar e todos os faróis a piscar, evitam o alarido.

      1. Avatar de Paulo

        pois a minha megane trancada tem uma luz que pisca vermelho no tablier deve ser do alarme dela mas se desbloqueiam o carro e a desligam (abrindo a porta etc) certamente devem conseguir dar a volta a isso.
        outra ridicula, liguei para a minha seguradora a pedir acrescimo do seguro de roubo, a minha megane tem 5 anos e só dão este seguro com carros até 5 anos.

  31. Avatar de MS
    MS

    Mal por mal, tenho um peugeot…

    1. Avatar de adasd
      adasd

      bem vistas as coisas, é o melhor. ng pega nessa marca, a não ser para abater. lol

    2. Avatar de Sombra
      Sombra

      @MS

      Se for de chave tradicional, ainda é mais fácil do que o da Mégane.

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        porque dizes isso??

        cmps

        1. Avatar de Sombra
          Sombra

          @lmx

          Porque conheço quem entre num carro seja ele qual for (com chave tradicional) em menos de 5 minutos.

          1. Avatar de @lmx
            @lmx

            Boas…
            isso é assustador!!
            Mas também te digo que esse artista se o apanhasse iria ter um osso duro de roer pela frente!!!
            Essa malta esquece-se que podem ser apanhados e depois vai lhes correr mal a vida!!
            Um dia dão com um proprietário mesmo maluco que lhe faz a folha mesmo de vez, e por conseguinte faz um favor a toda a sociedade, pois limpa-a de um endivido que só provoca estragos(trouble maker)!!!

            cmps

  32. Avatar de Ricardo Costa

    Temos dois carros no seio familiar;Ford Station(Tuscany)1.4 Gasolina de 98 e um velhinho Fiat Uno de 93,também a gasolina,ambos são de comando de fecho centralizado das portas,Até hoje temos tido sorte,apenas o Uno foi assaltado mas “apenas” para gamarem o rádio(devia valer mais que o carro,lol)
    Antigamente apenas as grandes cidades eram alvo deste tipo de assltos,agora,a mais remota e distante aldeia ou vila deste país não escapa!
    Boa sorte a todos e protejam vossos carros!

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      o melhor é mesmo com uma bomba tipo…Africa do sul, quando saltam a roubar o carro ela explode e…olha ja é menos um pelo menos a roubar!!!

      cmps

  33. Avatar de Tiago
    Tiago

    Estou a ver que tiveram que largar a velha técnica do furo na porta por baixo do canhão, como fazem nos Clios mais antigos (até 2004 penso eu).

  34. Avatar de João Henriques
    João Henriques

    Acho que não é segredo para ninguém que os bate-chapas pagam a certos indivíduos para roubarem carros. Não há nada como arranjar um carro com peças a custo zero (quase zero, há que pagar aos delinquentes) e cobrar um dinheirão aos proprietários do carro a arranjar. Mais ainda, este tipo de material é algo que muitos bate-chapas têm acesso com grande facilidade. Não quero aqui denegrir a classe profissional, mas as verdades são para ser ditas.

  35. Avatar de pph
    pph

    Eu se tivesse um megane desse ano, cortava os fios da ficha de diagnostico, mas nao logo antes da ficha, algures pelo caminho.

  36. Avatar de Carlos Viegas
    Carlos Viegas

    Fica a dica para a malta que está com medo…
    Eu como já vivi 17 anos no Brasil, tenho bastante experiência no quesito “tentar” proteger-me dos larápios! Lá eles são peritos em “puxar”!

    A quem tem o referido Mégane, sugiro que vá a uma oficina (genérica) e peça ao mecânico/electricista para desactivar a “ficha” de diagnóstico (aquela onde os gatunos andam a “enfiar” a máquina pra burlar a segurança do carro). Basta desligar meia dúzia de fios e pronto. Isso não vai trazer nenhum problema ao carro, não vai estragá-lo ou coisa do tipo! Vai funcionar na boa!

    A única coisa que vai deixar de dar, temporariamente, é ler o diagnóstico e claro… de ser roubado!

    Outra opção, ao invés de desactivar a “ficha”, é tentar arranjar um interruptor pra ela, bem escondido claro, que assim quando mandarem o carro à Renault ligam o interruptor pra que a ficha funcione nos diagnósticos. Depois, quando receberem o carro da revisão, basta desligar e Voilà!

    Fica a sugestão! Protege-se quem quiser! 🙂

    1. Avatar de Paulo

      está muito bem pensado. mal possa vou ao meu electricista ver as possibilidades. o problema meu caro carlos, é que se segundo dizem por aqui nos comentários com a crise actual, quem faz este tipo de roubos é da area, acaba por chegar lá.
      mas a tua dica + tranca no volante e tenho 90% de certeza de que eles desistem.

    2. Avatar de Sérgio Br.
      Sérgio Br.

      Tens aí uma boa ideia Carlos 🙂

    3. Avatar de Ricardo Almeida
      Ricardo Almeida

      Esta soluçao que falaste foi a mesma que me deu um electricista com experiencia de trabalho na renault. colocar um botao interno que desliga e liga a comunicaçao da ficha. E o que vou fazer no meu.

  37. Avatar de eu mesmo

    o pior é mesmo a marca descartar-se de qualquer responsabilidade…. inadmissivel

  38. Avatar de Ruben
    Ruben

    Uma dica para não roubarem o carro com este método.
    Ao pé das mudanças tiram uma tampa que está à frente, tem lá uma ficha… Retiram essa ficha e está feito. 😉

  39. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Acho que o problema aqui n é a Internet mas sim o facto de a industria automóvel não estar a investir devidamente na segurança dos veículos

  40. Avatar de click here xD

    Metam GPS ou outra cena qualquer para localizar o raio dos carros… -.-‘

    Assim tanto recuperam o automóvel como apanham os responsáveis : )

    1. Avatar de B80
      B80

      Os GPS e similares também podem ser facilmente “abafados” com aparelhos para o efeito.

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        Abafados sim, mas não toda a vida!!
        algum dia vais desligar o sistema de os “abafa” e ai…olha ja apareceu o carro!!

        cmps

  41. Avatar de Filipe
    Filipe

    Viva, sou detentor de um megane coupe, e o que já me lembrei, mas ainda não o fiz, será arranjar uma ficha de igual numero de pinos à ficha em questão, depois substituir a ficha e no final fazer um adaptador, a quando da revisao fornecem o adaptador, depois o adaptador fica sempre em casa bem, guardado…

    1. Avatar de Herculano
      Herculano

      Bem pensado Filipe!
      e na colocação dos pinos colocar a alimentação sempre ao contrário de maneira a queimar a porcaria da ficha que possuem!! 😉

    2. Avatar de Morcegolas
      Morcegolas

      Ou no porta luvas junto à carteira, também é um bom local para guardar objectos! xD

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        pois…e ja agora a chave colada com pastilha elastica do lado de fora do vidro!!

        cmps

  42. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    Há também o conceito da Datadot (http://www.datadot.co.za/index.php) que passa por colocar pequeníssimos autocolantes (tipo micro-filme) com um S/N único na parte de baixo do carro e somente visível com luz ultra-violeta.
    Para o ladrão não faz sentido roubar um carro marcado… nem tão pouco vender as peças marcadas e facilmente rastreáveis.
    Gosto da ideia.

  43. Avatar de cartoon
    cartoon

    Os 50 euros referidos no vídeo não dizem respeito a nenhum aparelho para desbloquear o carro, mas sim a um cartão não programado igual aos utilizado pelos carros da Renault.

  44. Avatar de Jonas
    Jonas

    A um amigo meu, á cerca de dois meses roubaram-lhe um BMW 535 de 2006, em Lisboa durante a noite sem deixar rastos, estando estacionado em frente a um hotel e nunca mais apareceu.

    Só não percebo como é que se rouba carros desses, denominados carros de alta segurança.

    Tem de ser mesmo profissionais do crime.

    1. Avatar de dc
      dc

      Por 250€ compras um Kit de chaves mestre BMW.

      É um Kit que tem várias chaves e várias combinações, vários modelos!

      E há cá disso a circular em Portugal!

      Esses “brinquedos” não são difíceis de adquirir, é como ires ao Rossio e comprares um conto de haxixe ou uma fusca quase pelo mesmo valor!
      Quem ler isto até fica a pensar que ando nesses esquemas… não ando, mas sei como é que isso funciona! Ando bem informado!
      O problema é que há quem os use para fazer o mal, porque aquilo basicamente são equipamentos de serviço, coisas que são desviadas de oficinas, ou que além de serem comercializadas às oficinas, também vendem ao privado.

      É como aquelas empresas de segurança fantasmas que adquirem armas de calibre militar, que só podem ser vendidas a forças da autoridade e empresas de segurança, e depois vemos essas mesmas armas no contrabando… é quase como uma operação de fachada!
      Estes equipamentos e chaves é tudo o mesmo…
      Há ai muitos stands e oficinas com operações do género, vais a ver são os nuestros hermanos, ou não tarda vez uma carrada de Meganes no Norte de África, ou em Angola.

      É preciso é precaver-nos com soluções extra, que os amigos do alheio não estejam à espera. Um sistema de alarme extra, ou uma tranca no volante é uma solução. Mas ladrão que é ladrão leva-te o carro na mesma, nem que seja de reboque.
      Também já ouvi muitos dramas de carros roubados e no final de contas estava no parque da PSP ou da Policia Municipal… tinham sido rebocados pelos mais diversos motivos!

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        Isso do reboque é tramado, mas para mim continua a ser um assalto, pois desapareceu me o carro!
        Num dos casos foi a policia que mo roubou para me extorquir guito, no outro é pior e são outros larápios que não a policia e nesse caso dificilmente o volto a rever!!
        Por isso roubado por roubado mais vale ser roubado pelos larápios da policia!!
        Já me aconteceu naquelas saídas frenéticas para o trabalho de manha e não ver o carro, e pensar, “olha foi desta!!”, mas depois olho em volta e vejo outros vizinhos com as mãos na cabeça…pronto já sei, foram os larápios da policia e quando la chegar lá me vão pedir dinheiro em troca!!
        É melhor que sejam eles que os outros larápios, pois assim mediante a troca de dinheiro pelo carro, e ainda o tenho de volta, noutra situação isso é difícil e quando acontece os carros estão todos danificados!!

        cmps

    2. Avatar de joe
      joe

      Pois a um amigo meu roubaram um serie 1 também, e conheço outra pessoa que ficou sem um serie 5, mas esse ainda apareceu…

  45. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quando era novo o meu pai tinha uma 505 e tinha o melhor sistema anti roubo do mundo, era uma ficha na bomba injector que se rodava a vista estava igual mas a realidade era que desconectava. já tentei arranjar uma cena parecida para a minha ibiza mas ainda não consegui lá chegar. mas acho que vou colocar um corte de corrente em um sitio que só eu saiba, fácil de conectar, porque sistemas genéricos são dois dias para que os gatunos arranjem soluções.

  46. Avatar de Fernando
    Fernando

    A minha mulher tive um Y10 Fire que foi roubado pelo menos duas vezes. E conseguimos encontra-lo. A ultima delas tinha um ferro no volante que ia aos pedais. Mesmo assim o carro foi roubado. Solução, eu próprio fiz um corta corrente e escondi bem o botão. Longe do tablier. Nunca mais foi roubado. Infelizmente já foi abatido. Motivo: humidade a mais nos circuitos eléctricos do carro. A única solução é um alarme clássico juntamente com um corta corrente á bomba de gasolina independente do alarme. São dois fios e um interruptor e um pouco de imaginação. Nada em colocar em baixo dos acentos 🙂

  47. Avatar de Bruno
    Bruno

    Quem tem cartão em vez chave, e está aí todo preocupado, não se esqueça de trancar sempre o carro mesmo mesmo que vá só ali ao café, pois esse método é apenas válido se conseguirem acesso à ficha OBD do carro, que para tal, só estando lá dentro. A partir daí, já se sabe que se consegue fazer qualquer coisa, mas não é só para os Renaults, é pra quase qualquer carro.

  48. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bom, esta resposta da Renault deixa-me a rir e muito, quando falam que como são clientes, são importantes. recentemente fiquei sem o spoiler traseiro da minha megane, defeito de fabrico mais do que conhecido pela marca, e a unica resposta que levei, quando pedi responsabilidades, foi um redondo NÃO! Por isso, em relação a este problema dos cartões (sim, tb tenho uma, e sim, também me preocupa o facto de um dia chegar e só lá estar o “lugar”), a Renault simplesmente, como já vendeu o carro e tem o $$ do lado deles, irá ignorar o facto. Been there, know that!

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois… mas nunca há uma resposta conclusiva, é sempre vaga e ambígua.

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      sim a Renault tem alguns aplicativos e com o calor por exemplo eles deterioram-se rapidamente, falo por exemplo da aplicação de tecido que liga o tablier, ao tejadilho(do lado de dentro do carro-pilar 🙂 ), …eles também não trocaram e deviam, pois via-se nitidamente que era um defeito naquele tipo de material, mas existem tantos, até em relação a pintura das Sceniocs/megane ficam com manchas…uma desculpa que deram foi…isso é provocado pelos cabos de alta tensão :S …e eu nem moro perto disso nem a estaciono perto, dá para acreditar ??? 🙂
      Outra falha brutal, é as bobines de elevação de tensão para a faisca das velas…e renault inovou nesse campo(usa uma bobine por cilindro)…havia um defeito de série nas mais antigas pelo menos que obrigava a malta a trocar pelo menos uma por ano…eles também não queriam trocar!!!salvo erro 100 euros+ mão de obra, e o desconforto, pois o motor fica todo “marado” a trabalhar em apenas 3 cilindros…mas se com muito azar avariarem duas…não sei se aquilo anda!!
      Enfim…é uma boa marca, mas também tem os seus problemas.

      cmps

  49. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Mais um lesado nesta matéria dos Renault’s.

    Marca: Renault
    Modelo: Laguna Break III
    Matricula: 12-JR-08
    Cor: Cinzento (rato?)
    Local do furto: Coimbra (em frente a casa)
    Data do furto: Madrugada de 23 p/ 24 de Outubro de 2011
    Foto(meramente ilustrativa): http://imageshack.us/f/832/laguna2p.jpg/

    Recompensa de 2500€ a quem tiver informações que levem À recuperação da viatura.

    Contacto: nunomigueldossantos@hotmail.com

    Obrigado!!

  50. Avatar de Tiago
    Tiago

    Há muitos muitos anos também consegui abrir um carro com um Gameboy Color. Tinha um jogo que permitia gravar o que aparecia na porta de infravermelhos e reproduzir, originalmente feito para comandos de televisão. O processo via rádio é semelhante.

  51. Avatar de Carlos Leitão
    Carlos Leitão

    A todos os os que se preocupam com o furto dos seus veículos.

    Tomei conhecimento do caso do Guilherme via Facebook, creio que através de uma amiga… parece que se está a generalizar.

    Fica a nota de um dispositivo com um custo aceitável, sem mensalidades, comandado por sms a partir do telemóvel, localizando o veículo por GPS e permitindo receber vário tipo de alarmes – reboque, roubo, velocidade, etc, etc.

    Vejam o link http://www.nautisegur.pt/page10.php

    Abraços
    Carlos

  52. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Eu sou um bocado (completamente) leigo nestas coisas do Facebook e similares, mas parece-me uma maneira rápida de passar uma mensagem… Sendo assim, e se possível, apelo a quem tenha e perceba dessas coisas do Facebook, que, se não der muito trabalho, meta o meu post no seu espaço, sff.

    Desde já o meu muito obrigado!!

    O “post” sobre o meu carro é o seguinte;

    “Mais um lesado nesta matéria dos Renault’s.

    Marca: Renault
    Modelo: Laguna Break III
    Matricula: 12-JR-08
    Cor: Cinzento (rato?)
    Local do furto: Coimbra (em frente a casa)
    Data do furto: Madrugada de 23 p/ 24 de Outubro de 2011
    Foto(meramente ilustrativa): http://imageshack.us/f/832/laguna2p.jpg/

    Recompensa de 2500€ a quem tiver informações que levem À recuperação da viatura.

    Contacto: nunomigueldossantos@hotmail.com

    Obrigado!!”

  53. Avatar de Paulo Figueiredo
    Paulo Figueiredo

    O meu Renault Clio de 1999 tb tem esse problema?

  54. Avatar de Rafael Silvestre
    Rafael Silvestre

    Para se proteger vale quase tudo, mas das soluções propostas acho que as mais simples e menos propensas a serem descobertas são as criações de interruptores corta correntes encondidos, ou algo do genero.
    No que toca ao serviço de localização por satélite sempre vale a pena consultar os lideres de mercado http://inosat.pt/particulares/car-locator-1.aspx talvez tenhas resposta para algumas perguntar como os jammers ou como chamam…sempre vale a pena tentar.

  55. Avatar de farto do megane
    farto do megane

    sabem que mais os meganes são muito bons e economicos mas so servem para dar cabo da carteira quanto a eletronica tenhu um de 2003 megane 2 e tava farto de gastar dinheiro e na renault uma vez levaram-me 100 euros para apagar a luz de airbag levaram-me 100 euros disseram que substituiram uma fita e resultado passado meio ano um amigo disse para tirar a tampa de ligar e desligar airbags do lado do condutor e a ficha estava desligada. isto é um alerta ao tirar a ficha a luz de airbag apaga e andam ai muitos a querer ganha dinheiro e não se importam com a segurança das pessoas. quando tiverem um problema de airbag e for para aranjar a seguir verifiquem as fichas. quantos aos roubos para mim issosão carros que vao as oficiinas copiam os cartões tiram a morada dos livretes e vão buscalos como e que alguem entra num megane a não ser que parta o vidro ou arrebente a pe de cabra? nem nenhun ladrao se ia dar ao luxo de meter no carro ligar a ficha ao pc e esperar por pogramar para mim algo esta mal. isso para alem da renault quem havia de averiguar melhor se oa carros tiveram em alguma oficina manhosa antigamente é a pj. tenho pena de todos aqueles que ficam com o prejuiso eu ja me vou despachar do meu que nao tou pa gastar mais dinheiro

  56. Avatar de vitor
    vitor

    Sempre tive curiosidade em experimentar o novo Megane, agora já sei como fazer…eh eh

  57. Avatar de márcia
    márcia

    a minha gran scenic foi roubada hoje e nem foi em casa foi em frente a nossa loja numa rua principal e desde que foi comprada foi sempre fazer a revisão na marca na Renault não foi a oficinas particulares parece impossível mas acontece não deixaram vestígios de nada.

  58. Avatar de Nuno
    Nuno

    Sinceramente…a muleta que se fixa no pedal e no volante…continua a ser o método mais seguro. Só pelo simples facto de dar trabalho…avançam para outro.

  59. Avatar de João
    João

    Boas

    Esta situação só abrange a gama Mégane II e Scénic II, que tinham um código numérico fixo de 12 dígitos. Na gama actual o código é alfanumérico de 24 e aleatório. Como bem sabem não há sistema anti-roubo 100% seguro. Depois de aberto o carro e com as fichas apropriadas não é impossível entrar no sistema e roubar seja que viatura for. Como todos sabemos a informática não é 100& segura, basta ver o que se investe na protecção dos sistemas.
    Uma questão que ninguém levanta é o facto de ser possível encontrar em determinados sites modelos para venda em peças e em que é referido não terem documentos. Como é possível alguém ser dono de um carro e não ter o Documento único?!?!?! Impressionante como é que as autoridades não vão verificar estas situações, é muito mais fácil culpar as marcas. E esqueçam: nenhuma marca vos irá substituir uma viatura furtada

  60. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas amigos !!! Para tudo existe solução. No caso dos renaults passa a ser a seguinte: ir a Renault ligar a máquina de diagnóstico clip é pedir para desativar a função mãos livres isso para os carros que arrancam sem o cartão na ranhura … Logo interromper ou cortar o fio de cor roxo ou lilás que se localiza por trás da ficha obd de diagnóstico passando o mesmo fio por um interruptor que os senhores escondam onde lhes parecer melhor. E pronto problema resolvido e explico o por que ….ao interromperem o fio roxo ,lilás ou (Rosa em alguns casos raros) estamos interrompendo o fio de comunicação obd ou linha de diagnóstico que é comum a todos os calculadores do veículo deste modo e enquanto o circuito se mantiver aberto nesta linha não existe aparelho de diagnóstico ligado a ficha obd ou seja não entrar em comunicação com os calculadores do veículo assim impossibilita o furto do veículo. O sistema de imobilização do Renault por incrível que pareça são dos mais sofisticados pois existem peças que tem de ser compatíveis para que funcionem e permita o carro pegar. Assim tenho montado no meu carro e quem o quiser roubar tem de trazer um pronto socorro ou a car Jaquim kkk cumprimentos a todos e espero ter ajudado

  61. Avatar de Fernando silva
    Fernando silva

    Infelismente em muitos casos de roubo os veiiculos passam portagens em direcçao ao portos como por exemplo Leixões para serem metidos em contentores e exportados para africa acho impressionante como se consegue enviar material roubado dentro de contentores e muita gente a ser subornada neste pais onde esta alfandega trazer ou levar na bagagem umas garrafitas de vinho ou uns enchidos que nao mal a nimguem ui parece que matamos alguem para encherem contentores cheios de peças automoveis e automoveis roubados e uma maravilha e como a policia saber onde se trafica droga quem na trafica e passados anos continua apreendem algo pelo caminho para nao parecer mal e mostrar que alguem faz alguma coisa ou nao .