China quer banir a exportação de tecnologia solar para manter domínio

31 Comentários

A Europa está altamente dependente de outras nações no que a matérias diz respeito…, mas não é a única. Consciente do impacto que tem no mundo neste sentido, a China está a ponderar proibir a exportação de tecnologia solar.

O objetivo é claro: não perder o domínio.

Painéis solares

A invasão da Ucrânia pela Rússia e toda a história que se desenrolou desde aí deixou a Europa em alerta. Afinal, os países não são autossuficientes e dependem, largamente, de fornecimento estrangeiro. Por se saberem dependentes de outras nações, as europeias estão a tentar criar estratégias de crescimento em várias linhas, nomeadamente, em energias renováveis.

Além da manipulação das matérias-primas, também as tecnologias são essenciais para garantir uma cadeia de fornecimento sólida. Ora, as empresas chinesas passaram a última década a desenvolver tecnologia para produzir wafers maiores e mais finos, reduzindo o custo da energia solar em mais de 90%. Estas placas de silício ultrafinas têm uma forma quadrada e são montadas nos painéis solares.

Painéis solares

Esse investimento deu frutos e, atualmente, a China assume um claro domínio na produção de wafers, assegurando 97% da produção mundial.

Perante esta liderança, os Ministry of Commerce e Ministry of Science and Technology da China estão à procura de feedback sobre as revisões propostas ao Catalogue of Export Restricted Technologies. Essas alterações poderiam incluir uma proibição de exportação de métodos de fabrico para a produção de wafers solares avançados.

O catálogo revisto tem um total de 139 itens, dos quais 24 tecnologias são proibidas e 115 tecnologias são restritas.

Explicou o Ministry of Commerce, numa declaração pública, posteriormente traduzida para Inglês.

Wafer

Para os especialistas, esta tentativa da China de estreitar as exportações tem como objetivo manter o seu domínio na produção solar, numa altura em que há vários países a tentar dar cartas.

A mudança ainda está sob consulta pública, pelo que ainda não foram tomadas decisões. O período para comentários encerra no sábado.

 

Leia também:

Estado do mundo coloca ponteiros do Relógio do Apocalipse a 90 segundos da meia-noite

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Se uma tecnologia que a Europa domina-se , deslocava-se a produçao para a China e nao havia problemas…
    E depois o “Zé” ainda vai em cantigas e compra na “loja do chinês” pq é mais barato e nunca se interroga pq é que é mais barato.
    Agora o comentário inflamatório:
    “Os traficantes também oferecem a primeira dose, absolutamente gratis…”

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Nem mais, o regime fez e faz chantagem com o preço que a sua mão-de-obra tinha e tem. O Ocidente, estupidamente ingénuo ou demasiadamente ganancioso, cedeu, agora, leva o troco! Os chineses quando se vêem em vantagem fecham-se para se imporem a qualquer preço o seu poder cada vez mais impositivo. É bem feito para os basbaques que aplaudem desindustrialização do Ocidente com a desculpa do mais barato entre outros disparates! Sempre ouvi dizer que a longo prazo, o barato, sai caro!

      1. Avatar de Frances
        Frances

        Acredito que foi mesmo pela ganancia e nao ingenuidade. Mao de obra barata da mais lucros mas toda a gente sabe que foi uma estupidez desinsdustrializar o ocidente. Se em vez da china usarem paises de leste e portugal teriam na mesma lucro e sabiam que estes paises continuaram fieis. A alemanha sim foi gananciosa quando pensou que ao fornecer 2 pipelines a russia ia torna los mais amigaveis. Foi precisamente o contrario, mais dinheiro mais disparates para se tornarem senhores do mundo. Se em vez da china mudarem as fabricas para o vietname ou india daqui a 20 anos sera o Vietname que quer dominar o mundo. O Segredo para a sociedade e precisamente esse de distribuir por todos os paises a producao para todos se sentirem importantes e em pe de igualdade evoluirem. Nao uns a mandar noutros, essa ideia de poder faz lembrar o senhor dos aneis e basta ver em como quase arrasou a humanidade.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Convém não esquecer que todas essas decisões de deslocalização foram tomadas pelos capitalistas. E a Europa continua a idolatrá-los.

  2. Avatar de José Vieira
    José Vieira

    A China tem um Ministry of Commerce e um Ministry of Science and Technology?!! E um Catalogue of Export Restricted Technologies!!! UAU!!

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Também tem um Minitrue e um Miniplenty, a Orcland também tem!

      1. Avatar de José Vieira
        José Vieira

        Já nós por cá só conseguimos ter o Ministério da Economia e o Ministério da Ciência e Tecnologia e um Catálogo de Tecnologias de Exportação Restrita (este está no cofre à espera de quando formos tecnológicos…). Uns provincianos, é o que nós somos.
        Mas de Minis também não temos falta. Desde logo, miniestaturapolítica – desta temos em barda. E nas traduções de artigos também temos as nossas coisitas…

  3. Avatar de Mapril
    Mapril

    É a vingança do chinês…

    1. Avatar de o fiscal calvo
      o fiscal calvo

      E porque havería uma vingança?! A “China” é sim uma mal-agradecida.
      – a maioría das empresas dos EUA e UE mandaram toda a sua produção aí, logo a china ganhou e ganha muitíssimo dinheiro com isto. Antes só faziam lixo

      – com todo esse “know-how” a ir aí, copiaram tudo, algo que ainda estariam uns 20-30 anos para acompanhar.

      Ou seja, desde ganhar muito dinheiro, darem emprego a muita gente e cópia descarada de tecnología e material contra-feito, a china avançou em 20 anos o que precisaria uns 50 anos. Não entendo porque haveríam de estar em revolta.

      1. Avatar de Frances
        Frances

        mas so quem nao tem poder e que pensa na paz no mundo e ser bonzinho. Qualquer messias se lhe entregar uma mala de milhoes se torna num ditador

      2. Avatar de Mapril
        Mapril

        Século XIX, as guerras do ópio, o século de humilhação…
        In Wikipedia pt: “O século de humilhação [..] refere-se ao período de subjugação que a China sofreu sob o imperialismo, tanto ocidental como japonês.”

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Já desde a pandemia a Europa acordou para a sua completa dependência de terceiros, incluindo a China e ultimamente também despertou em relação à Rússia. Pelo menos começaram a abrir os olhos e a mexererem-se…

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Queres comprar aquecedores a 20€, telemóveis a 60€, torradeira a 20€, microondas a 50€…

      Achas que é como ??
      Na Europa só a matéria prima para fazer esses equipamentos custam mais que o valor deles já montados vindo da China…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Não procuro nada que seja chinês! Nada contra o seu povo, mas tudo contra aquele regime. Evito dentro do possível comprar mesmo marcas Ocidentais que fabricam na China.

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Podes nem procurar só que usas sem saber, a verdade é que é impossível fazeres o teu dia a dia sem qualquer produto chines, ou que não tenha um componente vindo da china e não falo so de tecnologia.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Pode crer que o dinheiro não compra tudo.

        1. Avatar de Frances
          Frances

          Voce acredita mesmo nisso? E que a ultima vez que ouvi isso, foi uma vizinha casada que disse que honestidade e o mais importante ate reparar um dia que eu tenho um Porsche taycan. Tenho pena do marido dela..

      3. Avatar de Trolha Men
        Trolha Men

        Deixa á, eles não entendem que diariamente é muito lixo que vêm para cá e muitos euros que vão para china, depois andam sempre a chorar que ganham salários miseráveis e pagam muitos impostos.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Exactamente, é muito difícil explicar porque é que uns países enriquecem (vendem mais do que compram) e outros empobrecem (gastam mais do que recebem).

      4. Avatar de o fiscal calvo
        o fiscal calvo

        Totalmente falso.
        1) a matéria prima pode vir da china ou até de muitos países europeus a baixo preço
        2) a mão de obra tanto em portugal, espanha, países de leste é muito barata. Antes de haver a massificação de tudo na china era nestes países que se produzia e era tudo barato, mais barato que agora inclusivé.

        Agora o ponto-de-vista mais importante:
        – torradeira feita na europa: custo 7€ para ser vendida a 20€
        – torradeira feita na china com exploração, poucos direitos, pouca reciclagem, transporte pago pelo governo chinês e muito poucas normas de anti-poluição: 5€ para ser vendida a 20€

        A empresa pensa, se vendo 10.000 torradeiras, ganho 20.000€ extra só por fabricar na china. Achas que querem saber fomentam o desemprego na UE, etc? LOL Óbvio que nem os empresários, nem os políticos europeus e ao que parece nem o consumidor.

        No meu caso se há um produto A (exemplo uma Almotolía) feito na china a 10€ ou um feito em Portugal por exemplo a 15€, compro o feito em portugal sem sequer gastar 1 segundo a pensar no assunto; já tenho comprado produtos ao dobro do preço mas produzidos na UE e prefiro 1000x. Mas sou eu…

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Não é por acaso que a lois Vuitton tem as suas fabricas de componentes em Portugal e na Romenia, 90% do artigo é feito cá e depois vai a Paris levar dois pontos de costura para poder ter o Made in France

      5. Avatar de Rui
        Rui

        Deixe-se estar com a sua perspicácia que vamos longe!!!!
        Meu caro, a China enriqueceu para lá do que podemos imaginar e tirou grande parte da população da pobreza à custa dos tanços do ocidente, que ainda consideram a China como um país em vias de desenvolvimento e permitem receber produtos chineses sem pagarem taxas alfandegárias e outros impostos (tente você vender na China e já percebe que as regras são muito piores para nós).

        Vamos imaginar que os países são o Manuel, a Maria, o Pedro…….
        Agora as exportações são o salário (o que vendemos e recebemos dinheiro por isso) e as importações é o que nós compramos. Acha que o Manuel se ganhar menos do que gasta, vai ter algum futuro? Não, vai endividar-se todos os anos até ter dívidas insuportáveis (o nosso caso, que só não é pior por causa dos fundos comunitários).

        Já a Maria que ganha mais do que gasta, como é evidente, enriquece cada vez mais.

        E você com a sua ideia de que vou comprar onde é mais barato, só está a enriquecer quem já é mais rico que você!!!!!

        Rapaz, a maior burrice que o ocidente fez foi deslocalizar a indústria para a Ásia porque polui!!!!!!!!
        Quando começou a pandemia percebemos que quem produz são os primeiros a serem servidos, os outros que não fazem nada esperam se sobrar alguma coisa! Sempre foi assim!!!!

        Abra os olhos!
        Só quando perceber isto é que percebe porque é que Portugal empobrece (importa mais do que exporta) ao contrário da Alemanha que bate recordes da sua tabela de pagamentos com excedentes atrás de excedentes!!!!

        Mas você é que percebe, não é?

      6. Avatar de GM
        GM

        O dinheiro pode não ter cor, nem cheiro. Mas seguramente, tem interesses. E muitos.

  5. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Mais uma pedrada naqueles que ainda acham que na China só se copia e as pessoas recebem uma malga de arroz

  6. Avatar de Grunho
    Grunho

    Apesar de tudo, os chineses fizeram muitíssimo mais bem que mal. Sem eles ninguém tinha box android nem andava de bicicleta eléctrica. Ou acham melhor lamber as botas dos alemães e comprar-lhes pelos olhos da cara aquelas banheiras poluentes e super gastadoras?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não cuspas para o ar! Famel e Zundap? 😀

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Famel era, ou é, uma fábrica portuguesa de quadros de motorizadas que montava motores de 2 tempos alemães da Zundapp, que queimam óleo de lubrificação e têm uma combustão sujíssima. Uma só motorizada dessas polui mais que uma centena de carros com motor de 4 tempos a gasolina.

  7. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Portugal para lá caminha o povo foge ao fisco diz que a culpa é do governo o chega a caminho do poder um neo Nazi.. Republica das bananas

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Foge ao fisco a burguesia dos negócios e profissões liberais ligadas aos negócios. O IRS é uma farsa montada em cima das folhinhas de pagamentos que os patrões mandam para as finanças, e é exclusivamente pago pelo proletariado que recebe uns pós acima de salário mínimo, e sobre tudo pela classe média assalariada que tem margem zero de fuga.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se vier uma crise energética que os EUA sejam os primeiros a pedir de joelhos a China e a ficarem na lista na negra.
    China a dar o troco…

  9. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    É sempre o mesmo princípio.
    Somos uma “civilização” tão pouco civilizada.
    A necessidade do domínio sobre o outro revela uma profunda insegurança em si mesmo.
    É sempre o maldito nacionalismo e pior ainda, o ultra-nacionalismo que são produtos do egoísmo e do orgulho. Esses verdadeiros cancros da humanidade.