Rússia diz que os jogos populares trazem propaganda e manipulam a mente dos jovens

29 Comentários

Estamos a menos de um mês de assinalar um ano desde que a guerra da Rússia contra a Ucrânia começou e ainda não se vê um fim à vista para este conflito que tem devastado famílias e regiões inteiras.

Para além dos ataques físicos, continuam também bem ativos os ataques psicológicos e as acusações entre os dois países. Mais recentemente a Rússia disse que os jogos populares trazem propaganda escondida e também que manipulam a mente dos jovens.



Rússia ataca os jogos populares

Segundo as últimas informações, a Rússia está a tentar definir uma indústria interna gaming e está a analisar a possibilidade da criação de mecanismos que permitam verificar e bloquear o lançamento de jogos populares que são produzidos noutros países. De acordo com o canal russo Kommersant, as autoridades russas afirmam que os títulos com maior sucesso trazem consigo “propagandas escondidas” e ainda formas de “disseminar informações que afetam a consciência e o subconsciente das pessoas”, sobretudo dos mais jovens.

Como tal, o país de Vladimir Putin tem como objetivo desenvolver um novo sistema de registos e aprovações de forma a bloquear e barrar jogos que consigam manipular os jogadores mais novos. Ou seja, até que um jogo seja lançado na Rússia, terá que antes ser “analisado para malwares e conteúdos proibidos“. Este processo de análise ficará a cargo do Centro de Competência para Substituições de Importações (TSKIKT), uma entidade com fins não-lucrativos que irá autonomamente realizar este processo.

O processo terá a supervisão de Ilya Massukh, ex-ministro das telecomunicações da Rússia e poderá também afetar outras políticas do país. Há ainda outra ideia pensada que é a possibilidade de serem implementados controlos parentais que viriam pré-instalados em cada computador e ainda uma lista de “jogos aprovados” disponíveis na RuStore, uma loja de apps alternativa à App Store e Google Play.

Estas medidas têm algumas semelhanças com as que a China já implementou também no setor dos jogos. No entanto, a Rússia não deu exemplos concretos de que tipo de jogos se está a referir.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de NotYourCupOfTea
    NotYourCupOfTea

    Putin atacar a Ucrânia porque sim é coisa de quem ficou desregulado com tanto jogo ocidental.

    1. Avatar de Godlike
      Godlike

      E ele está a dizer alguma mentira?
      A Rússia é sempre tida como a culpada de tudo antes sequer de existir um argumento.
      Basta assistir qualquer filme de espiões, de guerra ou qualquer filme da DC ou Marvel que reconhecemos logo o padrão… Rússia = vilões, EUA = heróis.
      Todos os super heróis são americanos e todas as ameaças ao “mundo” ocorrem apenas em solo americano.
      Os jogos até expandem um pouco mais nas localizações, mas o padrão mantém-se.

      Grande parte da população alienada que vive nos EUA, nem sabe onde fica a Rússia ou sequer o continente Europeu, mas consideram-se os heróis do mundo, só porque são programados a acreditar nisso desde que nascem. Então porque o oposto seria mentira? Porque não haveriam de desprezar a Rússia como foram programados a fazer?

      Eu vejo as pessoas a arranjar desculpas para as atrocidades que os EUA fizeram e continuam a fazer pelo mundo, e mesmo aqueles que reconhecem as atrocidades dizem “mas isso não é desculpa para a Rússia começar uma guerra, blah blah”.
      Mas então porque não fizeram o mesmo quando foi os EUA? Porque eles sim já cometeram vários crimes de guerra DOCUMENTADOS?
      As pessoas não acharam isso errado? Então o que é que mudou?

      Ao contrário do que muitos tentam insinuar, eu não estou aqui a tentar incentivar a guerra na Ucrânia, ou muito menos a concordar com qualquer tipo de guerra. Na verdade esse tipo de insinuações por parte de certas pessoas, têm o único propósito de acionar a programação latente que existe no subconsciente da maioria das pessoas, para que entrem em modo de defesa e filtrem qualquer informação que seja diferente daquela em que acreditam.

      Eu estou apenas a dizer que temos que olhar objectivamente para os 2 lados, porque a tendência é sempre a favorecer um lado,e temos que nos perguntar porquê?

      Seguir o sistema é a coisa mais fácil do mundo hoje em dia, a “ajuda” vem de todos os lados, nem é preciso usar a própria cabeça para pensar… Agora o desafio é questionar a narrativa oficial, pois com tanta programação/manipulação/censura/desinformação é difícil encontrar seja o que for.

      1. Avatar de Nuno Monteiro
        Nuno Monteiro

        Tudo dito. Nada a acrescentar.
        O problema está que 98% do ocidente é simplesmente dominado/controlado pela Mídea.

        1. Avatar de JL
          JL

          O problema é que 100% da mídea russa é controlada pelo autocrático Putin.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        Tretas! Não reparou nos filmes, jogos e livros escritos na altura em que o Ocidente acreditou que a Rússia estava a tornar-se num país normal? Não convinha pois não?

        1. Avatar de Godlike
          Godlike

          Por acaso nunca assisti nenhum filme assim. Poderia informar-me qual ou quais seriam os filmes? Será que foi sucesso de bilheteira?

          Mas deixe-me adivinhar, a mensagem do filme passa pelos EUA ajudarem/salvarem a Rússia?

      3. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        100% correcto

      4. Avatar de HC
        HC

        A Rússia conseguiu então provar a todo o mundo que afinal os jogos e filmes do ocidente sempre tiveram razão em marca-la como inimigo. Daqui para a frente será ainda pior, não vão ser só jogos, filmes e livros, a Rússia será vista sempre como inimiga por uma boa quantidade de gerações futuras.

        1. Avatar de freakonaleash
  2. Avatar de Carlos Marques
    Carlos Marques

    Uma vez que vou falar a verdade, quase de certeza que vou ser censurado por este meio de propaganda do regime genocida ocidental. Mas aqui vai.

    Exemplo de propaganda: um nazi ucraniano usa a bandeira da OUN-B e é apresentado como “defensor da democracia”.

    Outro exemplo: quase 100% das pessoas na Crimeia e Donbass não querem viver na ditadura ultra-nazionalista instalada depois do golpe de 2014 suportado pelos EUA em violação do direito internacional, mas na TV diz-se que a Crimeia tem de ser da Ucrânia à força. Isto dito pelos mesmos que separam Kosovo da Sérvia.

    E a maior mentira de todas: a guerra não foi provocada nem justificada, e começou a 24-Fevereiro-2022.
    Leiam os relatórios da RAND, da OSCE, e as declarações de Merkel, Hollande, Austin, Stoltenberg, Zaluzhny, e Poroshenko. A ditadura ultra-nacionalista é que começou a guerra 3x, duas delas em violação dos acordos de paz. Os EUA planeiam isto há muito tempo, e a NATO quer mais guerra. O povo do Donbass estava a ser bombardeado massivamente desde 16-Fevereiro-2022, e o Zelensky prometeu invadir a Crimeia, o que constitui um casus beli.

    Ganhem vergonha e noção!
    Ah, e já agora vejam como os governos de 85% da população Mundial recusam as sanções ilegais do regime genocida ocidental, e continuam com cada vez melhores relações comerciais e diplomáticas com a Rússia e China.
    E do outro lado há EUA+vassalos a ameaçar toda a gente, e a planear já a guerra contra a China também. Estou farto!

    1. Avatar de sa.pong
      sa.pong

      Nem mais… Só acrescento o genociodio levado a cabo pelo regime de Kiev (tanto no tempo de Poroshenko como Zelenksy) na região de Donbas, ao qual todos os estados europeus fecharam e continuam a fechar os olhos.

      1. Avatar de Jose
        Jose

        O que preocupado estão vocês com Donbass! Que sensíveis que são. Curioso, não vos ouço faar sobre curdos ou tibetanos! Um dos meus cunhados é ucraniano, rusofilo e curiosamente ele e toda a família sempre se sentiram ucranianos. Não eram agentes russos! Que se sentia russo tinha boa opção ir para a Rússia! E por falar em russos, estão a fazer o quê na Transnistria? Por exemplo?

    2. Avatar de Pois
      Pois

      Se estás farto tens bom remédio que é ir viver para a Rússia. És apenas mais um triste da internet.

    3. Avatar de costathepigy
      costathepigy

      a servia e os servios cometaram a maior genocidio desde a segunda guerra mundial esqueces-te de mencionar

    4. Avatar de Filipe
      Filipe

      https://www.flytap.com/pt-pt/

      Compra uma viagem e vai para a Rússia viver… Depois diz se é bom viver lá ou não.

    5. Avatar de Jose
      Jose

      Sim, sim, e a terra é plana, não é?

    6. Avatar de Jose
      Jose

      Fala do Donbass, mas se ali existia um problema esse teria de ser resolvido pela Ucrania, não pelo vizinho! Afinal, o que fez a Rússia na Tchetchênia? Porque não a deixou seguir o seu caminho? Os povos que subjuga? Porque como defendeu no caso dos territórios Ocidentais, não garante a liberdade e independência a nações que de russo têm o poder político e o B.I? Está farto? O Tibete, está ocupado porquê? Os uigures otomanos porque têm de ser chineses? Os da Mongólia Interior? Os de Macau e Hong Kong? Não podem decidir o seu caminho porquê? Eu defendo a liberdade desses povos todos! Se há guerras, também há regimes medonhos e inumanos!

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        O mais interessante é que a zona que a Rússia quer “liberar” Donbass etc são as zonas onde mais petróleo / gás natural existe. Coincidência?

    7. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Para argumentos destes nem me maço, isto é atirar pás de areia aos olhos dos leitores.
      Logo…
      Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem junto à latrina!

  3. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Mais uma excelente medida por parte do Governo da Federação da Rússia (FR).

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Aposto que você gostaria de controlar a vida dos outros! Era só o que faltava!

  4. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Não gostas do ocidente vai para o médio oriente China ou Rússia escolhe omg ouve-se cada uma…

  5. Avatar de JL
    JL

    @Carlos Marques @Godlike Já que gostam tanto da autocracia russa, porque não vão morar para lá? Não sejam medricas, façam as malas, vão viver sem liberdade, vão bater a pala ao autocrático Putin e combater pelos ideais autocráticos e cleptocráticos russos. Vão, não sejam medricas, Putin até agradece carne para canhão oferecida.

  6. Avatar de JR
    JR

    Ahhhhh como é bom ver os regimes “comunistas” a pensarem sempre no “povo” e a saberem o que deve o “povo” pensar e ver apenas as “verdades” internas do regime….

  7. Avatar de JL
    JL

    Já que falam de genocídios, não referiram Holodomor, que ocorreu ainda antes da da 2º Grande Guerra.

    1. Avatar de Ab
      Ab

      Vejo muitos comentários aqui sem o conhecimento da história da ukrania nos últimos 100 anos, esse genocídio foi de propósito para colonizar o sul da ukrania pelos russos.

      1. Avatar de JL
        JL

        Estava à espera de comentários de pró-orks ou de leninistas portugueses frustados, não é o caso do teu.
        Estima-se que 3,9 milhões de ucranianos morreram de fome (4,5 milhões se contar com crianças ainda no útero) devido ao Holodomor (“matar pela fome”), pelas às políticas económicas e expancionistas do Kremlin de Stalin.

        https://multimedia.expresso.pt/holodomor/

      2. Avatar de mark casila
        mark casila

        exactamente tnato que eram obrigados a falar russo e o ukraniano nao era ensinado an escola ….

  8. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Tanta crítica ao “ocidente”… – O que sempre vi, é que quem gosta dos EUA e da Europa faz de tudo para ir morar para lá. – Mas quem (diz que) gosta da “mãe Rússia” vive longe e contrariado, mas NUNCA vai para lá … Isso sempre foi um mistério para mim… Será isso hipocrisia ou ser charlatão?…