Transformar humidade atmosférica em eletricidade, União Europeia? Parece que sim!

8 Comentários

Poupar a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa e recolher energia exige, essencialmente, criatividade. Afinal, agora, a União Europeia (UE) decidiu financiar uma nova forma de gerar eletricidade: transformar a humidade atmosférica.

O projeto, que está ainda em fase de testes, foi batizado de CATCHER e procura ser uma alternativa para o futuro.

Atmosfera

Parece que os recursos terrestres já não são suficientes e que o céu, contrariando a sabedoria popular, já não é o limite. Isto, porque a UE decidiu financiar um projeto chamado CATCHER que procura transformar a humidade atmosférica em eletricidade.

O projeto é verdadeiramente impressionante. De acordo com os responsáveis, se estiver plenamente funcional, a higroelectricidade poderia ser capaz de gerar mais eletricidade do que a combinação das atuais fontes hidroelétricas, eólicas, de biomassa e geotérmicas. Afinal, a quantidade de energia que o CATCHER conseguiria retirar da troposfera terrestre é 500 vezes superior àquela que precisaríamos, globalmente.

Para concretizar esta recolha, os responsáveis pelo projeto financiado pela UE revelam que irão recorrer ao que de mais recente se sabe sobre nanotecnologia e, a partir daí, criar um sistema que converterá a humidade em eletricidade, através do princípio da heterojunção.

O projeto já deu os primeiros passos e, em testes, os responsáveis conseguiram gerar cerca de 0,9 V, num laboratório com 50% de humidade. Este resultado, cerca de metade daquele que pode ser obtido com uma pilha AA, foi conseguido com um pequeno painel de óxido de zircónio.

 

Leia também:

Indústria do propano está a pagar a influenciadores para promoverem o gás natural

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Parece que os recursos terrestres já não são suficientes e que o céu, contrariando a sabedoria popular, já não é o limite.” Esta frase deste artigo da Ana Sofia Neto é elucidante. 🙂

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      Só quem usa óculos de cabedal é que não vê que a Terra tem recursos para todos e muitos mais.
      O problema está na gestão gananciosa que o ser humano faz; sobretudo aqueles que têm mais poder.

  2. Avatar de Paulo
    Paulo

    Daqui a umas décadas talvez…

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Seria esta a idea do Nikola Tesla?

    1. Avatar de dofino
      dofino

      Pensei exatamente no mesmo.
      Posso estar a escrever um disparate mas acho que a ideia do Tesla era mais utilizar a pressão atmosférica.

  4. Avatar de Moimeme
    Moimeme

    Aproveitar a humidade da atmosfera só de inverno e mesmo assim, só como exemplo, de amanhã até dia 29 estará humidade do ar em 0% (dados do IPMA).

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      Vai estudar melhor esse assunto….. Não há humidade a 0% na terra

  5. Avatar de RMelo
    RMelo

    Por aqui, de verão costuma rondar os 50% de dia e 60 durante a noite. Inverno é superior a 80%.
    Venha de lá isso