Espanha está a testar o primeiro euro digital, uma criptomoeda regulada pelos bancos

57 Comentários

O mundo está cada vez mais digital e, como tal, os conceitos que conhecemos ainda num formato tradicional, mais cedo ou mais tarde, vão migrar para soluções também digitais.

Como tal, as últimas notícias mostram que a Espanha já está a testar o primeiro euro digital que, no fundo, é uma criptomoeda designada EURM regulada e apoiada pelos bancos.



EURM: o primeiro euro digital já está em testes em Espanha

novidades no que respeita às criptomoedas e estas interessam a todos os europeus, e não só. As mais recentes informações indicam que Espanha já está a testar o primeiro euro digital. A criptomoeda de seu nome EURM será regulada e apoiada pelos bancos, de forma a oferecer assim uma maior segurança e confiança.

Já começaram os testes-piloto a este euro digital e o Banco de Portugal é então uma das entidades encarregadas por estudar as possíveis implementações do mesmo. A Monei foi a fintech escolhida para este primeiro euro digital na Europa, sendo que a sua criptomoeda EURM é então o nome apontado para os testes desta moeda.

Em termos de agenda, neste primeiro trimestre de 2023 vão ser realizados vários testes em diferentes países. O principal objetivo desta fase é retirar conclusões e detetar desafios técnicos para que, posteriormente, se apresente a primeira proposta de lei, o que se estima que aconteça na época de outono deste ano.

EURM é um token que visa facilitar os pagamentos online e o envio de tokens através da tecnologia blockchain Ethereum e Polygon. Nesta fase de testes, os participantes podem emitir até 10 euros cada um. A empresa adianta que basta inserir um contacto de telefone, verificar a sua identidade através de um vídeo e carregar a carteira com euros reais a partir do Bizum.

Esta será então a primeira stablecoin regulada pela União Europeia. Cada um dos tokens representa um euro físico e é guardado em duas contas de instituições financeiras como a BBVA e a Caixabank por precaução.

Segundo o fundador da Monei, Álex Saiz Verdaguer, “EURM é a solução pan-europeia definitiva que permitirá aos cidadãos e empresas do continente enviar e receber dinheiro instantaneamente“.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    E novidades? Há uma carrada de anos que era previsível.
    Continuem a assobiar para o lado…

  2. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    E também irá permitir a programação do dinheiro para aquilo que bem entenderem; assim como controlar em tempo real onde está e por onde anda o dinheiro de cada um! 🙂 tão lindo!
    Aguardem mais uns aninhos e vcs vão adorar o crédito social. Tudo normal para quem também aceitou as “vacinas” COVID sem questionar nada!

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      A não ser que somente pagem em dinheiro na mão, já se sabe em tempo real o que fazemos com o dinheiro.

      1. Avatar de aiaiai
        aiaiai

        Precisamente isso. Basta levantar o dinheiro e pagar com ele sem factura. Acabou o rastreio!

        1. Avatar de Koala
          Koala

          Eu não tenho problema nenhum com o rastreio, vai tudo para o Pingo Doce, Auchan Continente ou Lidl e o que sobra vai para a Galp Repsol BP Cepsa. Até deve dar soneira rastrear isto…

          1. Avatar de aiaiai
            aiaiai

            “não é que tenha algo para esconder… não tenho é nada que vos queira mostrar”

      2. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        não estás bem a ver o nível a que me refiro.
        o sistema atual está obsoleto.
        estamos a falar de tecnologia disruptiva no sistema financeiro.
        O dinheiro hoje é eletrónico, não é software programável… mas em breve será!

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          “software programável?”
          Estás a referir-te aos smart contracts em ETH, por exemplo?

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Falaste em smart contracts em ETH e perdeu-se logo para sempre 🙂 Não se vê logo que não faz a mínima ideia do que está a dizer…

    2. Avatar de indeed.
      indeed.

      exactamente!!! chalupas digitais no seu melhor.

      1. Avatar de Kikiki
        Kikiki

        também há os chalupas analógicos!!! badum tss

      2. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        não enfio a carapuça, muito menos com um comentário básico. já acompanho estes meandros há vários anos. Mas o tempo encarregar-se-á de mostrar quem é o chalupa.

    3. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Ainda bem que vão poder controlar onde anda o dinheiro de cada um a ver se acabam as malas de dinheiro para pagar “coisas”.

    4. Avatar de Moimeme
      Moimeme

      Há quem viva nas cavernas e queiram que outros os sigam.

      1. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        não se trata disso. trata-se de ir mais a fundo na questão. mas como normalmente isso requer usar a cabeça, entendo que custe!

        1. Avatar de Profeta
          Profeta

          Moimeme nao sei se consegues entender mas criem eles o sistema perfeito (para eles) ira sempre haver abusos a partir disso. Ja existem noutras areas, nesta tambem nao sera diferente. Se voces acharem isso normal ? Eu nao acho sinceramente. Isso fax com que o dinheiro seja dono de voces e nao voces donos do dinheiro.

          1. Avatar de Vitor Afonso
            Vitor Afonso

            Dinheiro mas que dinheiro? Venha ela seja de maneira, por eu só vejo o fundo da carteira! lol

    5. Avatar de Dinis
      Dinis

      Eu aceitei as vacinas covid porque havia gente a cair que nem tordos…
      Talvez seja melhor deixar de dar a vacina do pólio e tétano e tantas outras e deixá-los morrer como morriam dantes.
      Nunca houve um século com tantos avanços nem com tantos “Velhos do Restelo” (quem não sabe o que são “velhos do Restelo” é favor irem ler os Lusíadas)

    6. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      O certo é que ainda não tive covid, nem niguém do meu circulo familiar mais próximo!!!!

      1. Avatar de Gerardo
        Gerardo

        E digo mais nem eu nem ninguém da minha família morreu atropelado, isto das regras de transito, estradas e semáforos foi uma invenção para nos controlarem e nao usarmos o NOSSO carro como bem entendermos. Mas as ovelhas continuam a parar nos vermelhos e a não circular nas calçadas. Onde está a liberdade ?

  3. Avatar de Elex
    Elex

    É so vantagens. Agora vamos poder comprar online. Agora vamos poder enviar dinheiro para outras pessoas. Agora vamos poder de deixar os trocos de lado e apenas usar um cartão/dispositivo. Agora vamos poder estar mais descansado porque o nosso dinheiro esta bem seguro. É tudo novidades e vantagens para nos.

    1. Avatar de Jakim Zé
      Jakim Zé

      Sempre pudemos fazer isso tudo.
      A diferença é que agora também vai ser mais fácil tributar. Não se esqueçam que até uma transferência acima dos 500 euros está sujeita a imposto de selo (com algumas / poucas exceções)…
      Por isso, ninguém dá nada a ninguém. Existe um interesse, e infelizmente, 99.9% das vezes é ir-nos ao bolso.

      1. Avatar de joao
        joao

        sem falar quando quiser pode congelar a conta! e depois do dinheiro fisico desaparecer como fazis se tivesses uma conta congelada! estas escravo do estado!

      2. Avatar de Elex
        Elex

        Acho que não percebeu que estava a ser irônico…

  4. Avatar de Kikiki
    Kikiki

    O SANDOKAN 1513 anda distraído. Então ainda não veio comentar?

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Já está feito. 🙂

  5. Avatar de °0°
    °0°

    Bitcoin é a salvação.

    1. Avatar de Marques
      Marques

      Vai tu… Acredita na virgem e não corras!

      1. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        se calhar tu é que confias plenamente no governo e no estado mas chamas de incautos aos outros. é bem.. LuL

      2. Avatar de joao
        joao

        acredita tu na tua virgem! estado! bitcoin é inconfiscavel !!!

        1. Avatar de Dinis
          Dinis

          Incosfiscavel pois claro, tal como o sistema em pirâmide. Que trols!

  6. Avatar de Jota
    Jota

    Não percebo a diferença disto para um euro normal

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Então precisas de estudar

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Acho que o Jota não disse nada de errado.
        Esta criptomoeda é uma stablecoin. Não diz no artigo mas penso que será indexada ao EUR. Por isso, entre esta moeda e FIAT não há muita diferença em termos práticos.

        1. Avatar de joao
          joao

          isto nem é criptomoeda!

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            “EURM é um token que visa facilitar os pagamentos online e o envio de tokens através da tecnologia blockchain Ethereum e Polygon”

    2. Avatar de Rafael Cardoso
      Rafael Cardoso

      Veja a china, já têm este sistema a algum tempo.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Não tem não. Estás a confundir com as CBDCs, mas neste caso não é CBDC e sim uma stablecoin em Ethereum e Polygon

  7. Avatar de Antonio
    Antonio

    Não posso acreditar:
    O Bitcoin = mau.
    O Euro digital = bom.
    Então dizem que o Bitcoin não presta, tem que ser regulado e o euro digital é que é bom!
    O Bitcoin não o controlam, logo não controlam as pessoas. O Euro digital, controlam tudo e mais alguma coisa.
    Viva a Nova Ordem Mundial.

  8. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    Nada bate dinheiro fisico na mão…

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Lá nisso concordo consigo a 100%.Você é cá dos meus. 🙂

    2. Avatar de Rafael Cardoso
      Rafael Cardoso

      Isso já é para acabar à muito tempo.
      Cada vez há mais leis e sistema para você deixar de usar o dinheiro físico e anônimo.
      Habituasse que vai ter que deixar de usar.

      1. Avatar de Zé

        Diz qual o café onde te aceitam pagar com cartão. O dono até dá uma malha nos c*&%nos se tentas pagar 0,70€ com cartão.

        1. Avatar de Rafael Cardoso
          Rafael Cardoso

          Qualquer sítio, não há lei que proibida de pagar com cartão.
          Se o café por decisão própria não quer aceitar, tem que ter um aviso à entrada a informar.

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Mas também não há lei que obrigue a aceitar pagamentos com cartão

  9. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Assim sim,assim concordo com a utilização das moedas digitais.Que haja regulação e controlo total pelos bancos.Agora “esquemas” atrás de “esquemas”(se me faço entender),isso é que não.

    1. Avatar de Rafael Cardoso
      Rafael Cardoso

      veja a china, já têm este sistema a algum tempo.
      Se eles não querem que o senhor sai de casa, você não saem ou se sair é preso.
      Portanto é com isso que concorda. Controlo total da população. Parabéns.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Estás a misturar alhos com bugalhos.

      2. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        Deixa estar o esperançoso tecnológico apoiante do estado em paz!
        “Quem não deve, não teme” – adoro esta frase à campeão!
        ou… “não tenho nada a esconder”, é outra muito boa!
        E ainda… “A minha vida é um livro aberto!”
        Quando lhes morder no rabo vai ser giro… mas depois não há cá choradeira!

        1. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Mas diz lá quais são os problemas em ter um mercado regulado e não exposto à selvajaria da especulação ? Conta lá as tuas teorias que me parecem nada mais do que conspirativas, porque é o único adjetivo que lhes atribuo ao ler os teus comentários. Qual é o teu stress? E sem falar das vacinas COVID, porque isso, já chega.

  10. Avatar de secalharya
    secalharya

    “criptomoeda regulada pelos bancos”.
    Não obrigado!

    Já andam a tremer com a tecnologia Blockchain. Diminuía-se drasticamente a lavagem de dinheiro e corrupção no Estado e afins mas não é o que o peixe graúdo quer.

  11. Avatar de joao
    joao

    isto é uma criptomoeda ?? que criptografia usa? se sim entao o bcp… bes… cgd… tambem ja tem criptomoeda a muito tempo!

  12. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Pela quantidade e maioria dos comentários, fico esperançado que vai aumentando a bom ritmo os que vão despertando e compreendem que todas as manobras sociais se encaminham para a agenda 2030, com o sistema politico social do crédito social Chinês já bem avançado.

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      E isso que as pessoas nao veem. Eles sabem fazer bem as coisas, um bocadinho aqui um bocadinho ali para nao ser a bruta e nao doer tanto. Depois quando doer a valer ja nao ha nada a fazer. Esta todo la dentro. Nao me interpretem mal. Mas acho que muitos de nos ja percebeu estas artimanhas dos senhores do mundo. No fim eles continuam amiguinhos e nos inimigos de nos proprios. E so nao matamos o gato a nossa volta porque ele fugiu. E disso que esses senhores gostam. Nao me digam que alguns de voces ainda nao entenderam isso ? Covid foi o inicio de uma nova Era. Esperem para ver.

  13. Avatar de Memes
    Memes

    Dexem os Helders “investir” os trocos em vapor. Um dia desaparecem daqui de vez.

  14. Avatar de Rui
    Rui

    Essa tambem vai ser como a CDBC Chinesa com dinheiro com data de validade para gastar? Com controlo do que cada um pode gastar e quando pode gastar?

  15. Avatar de G
    G

    É fácil levar as pessoas a aceitar a tecnologia.. primeiro podem dar-se um incentivos , posteriormente por alegadamente ser mais rápido e prático apenas podes receber o reembolso do IRS em “Euro Digital”
    As limitações vao surgindo aos poucos.
    Obviamente isto dá um poder enorme aos Bancos Centrais de poderem tentar controlar a inflação e deflação, através de estimulos directos. Exemplo o Subsidio do Costa para estimular a economia só podia ser gasto em determinadas compras com um prazo de validade X..
    Basta ter um bocadinho de bom senso e ver que o sistema traz efetivamente alguma vantagem aos Bancos Centrais mas um perigo acrescido aos cidadãos e à sua liberdade. Os valores democráticos variam ao sabor de quem é eleito e esse é o maior perigo.
    Os bancos centrais tentam de alguma forma tirar um coelho da cartola para mudar um sistema económico que não tem mais para onde dar, simplesmente não se pode imprimir mais dinheiro do ar… Indexação da moeda a algo é inevitável, seja Bitcoin, Crypto etc. Depois dos problemas que vimos ninguém vai cair na patetice de ter um estado soberano a ter a sua moeda FIAT como reserva mundial pois é uma óbvia desvantagem para todos os outros países. As variaveis aqui são imensas.