Dica: Parar o Edge em segundo plano e conseguir poupar recursos no Windows

12 Comentários

Mesmo não sendo o browser mais usado na Internet, o Edge da Microsoft tem vindo a ganhar terreno e a apresentar-se como uma das propostas mais interessantes. Está integrado de forma muito direta com o Windows e isso, em muitos casos, é uma vantagem.

A Microsoft tem dado a esta sua proposta alguns argumentos, para o tornar mais rápido, em especial no arranque. Para isso tem o Edge sempre a correr em segundo plano, o que pode levar a consumos elevados. Assim, saiba como pode deixar de ter o Edge a correr em segundo plano e conseguir poupar recursos no Windows.

Edge browser Microsoft recursos segundo plano

Poupar recursos no browser da Microsoft

Agora que o Internet Explorer terminou, o Edge vai certamente ganhar um fôlego muito maior e conquistar ainda mais quota de mercado.

Com novidades e melhorias, o Edge consegue ser mais rápido no seu arranque e no acesso às páginas web. Para o conseguir, a Microsoft coloca-o a ser executado mesmo quando o utilizador termina a sua utilização. Assim, está sempre disponível para ser usado.

Edge browser Microsoft recursos segundo plano

Deixar de ter o Edge em segundo plano

Este comportamento nem sempre é desejado, uma vez que o Edge está constantemente a consumir recursos, que poderiam ser usados noutros processos. Este comportamento pode ser alterado, bastando para isso abrir as definições do browser da Microsoft.

No Edge, devem abrir o menu (3 pontos horizontais à direita) e escolher a opção Definições. Aqui dentro, os utilizadores devem procurar do lado esquerdo o separador Sistema e desempenho. Devem selecionar esta entrada e depois procurar a zona Sistema.

Edge browser Microsoft recursos segundo plano

Aqui dentro, os utilizadores vão encontrar a opção “Continuar a executar extensões e aplicações em segundo plano quando o Microsoft Edge for fechado”. Esta deverá estar ativa, bastando desativar e reiniciar o browser.

Nesse momento, o Edge irá realmente ser fechado e todos os seus processos terminados. Assim, poupa recursos e até bateria. Será também simples reverter esta configuração, bastando repetir estes passos e ativar a opção.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tip
    Tip

    Se fizerem o ensaio da dica que preconizam, os serviços do Edge continuam a ser executados, facilmente confirmável no gestor de tarefas.
    O que de facto manda todos os serviços em segundo plano abaixo é desligar a Início rápido, exatamente a opção acima.
    A experiência de abertura fica ligeiramente mais lenta nos PCs mais antigos mas para quem tenha um processador despachado e SSD nem vai notar.

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      isso mesmo!

  2. Avatar de jorge
    jorge

    bom era desinstalar esse browser e outros apps que nao fazem nada aqui (no meu caso)

    1. Avatar de deepturtle
      deepturtle

      faz como eu:
      “Windows X-Lite” em: www. windowsxlite .com (sem espaços)

    2. Avatar de Toder
      Toder

      Mimimi, deves ser daqueles que só vai na modinha

  3. Avatar de Frank
    Frank

    já tinha notado que mesmo tendo desativado a opção de continuar a executar extensões e aplicações em segundo plano estes continuavam vendo no gestor de tarefas. Segui a dica do ” TIP ” agora sim parece que parou.

  4. Avatar de J0n@s
    J0n@s

    Muito mais rápido que o Chrome!

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Se é !! Mas totalmente.

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Melhor solução desintalação total !

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Infelizmente não é possível desinstalar o Edge na versão mais recente.
      Existiam truques, mas não funcionam mais.

  6. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Por incrível que pareça fiz isto um ou dois dias antes deste artigo do Pedro Simões(juro por quanto mais me é sagrado).Uma coisa é certa,poupa recursos e mesmo assim continua a ser muito mais rápido que o Google Chrome.No meu caso,tenho as mesmas extensões quer num quer noutro e o Microsoft Edge continua a dar um abafo ao Google Chrome.O Google Chrome se não fosse o seu eterno problema com a memória era excelente mas nunca mais ultrapassa esse problema,por isso é que as pessoas se viram para outros browsers/navegadores.Neste momento há 2 browsers/navegadores que me estão a surpreender e já aqui o referi.São o Google Chrome Canary e a versão Nightly do Brave browser.Impecáveis.