Indústria do propano está a pagar a influenciadores para promoverem o gás natural

26 Comentários

A eletrificação tem sido vendida como uma das soluções para as excessivas emissões de gases com efeito de estufa. Contudo, os setores ligados aos combustíveis fósseis são resistentes e estão a responder: a indústria do propano está a pagar a influenciadores para promoverem o seu peixe.

Os fundos utilizados para esta publicidade chegam à indústria com outro propósito.



De acordo com documentos acedidos pelo The New York Times e pelo Energy and Policy Institute, o Propane Education and Research Council (PERC) está a pagar a influenciadores para promoverem o seu gás, através de mensagens contra a eletrificação.

A PERC está a dirigir a maior campanha nacional anti-eletrificação que encontrei em qualquer parte dos Estados Unidos. Os clientes de propano, quer estejam a comprar combustível para o aquecimento das suas casas ou para a sua churrasqueira, estão involuntariamente a financiar a agenda anti-clima da PERC.

Explicou, Charlie Spatz, investigador do Energy and Policy Institute.

 

Indústria do propano está a responder ao fenómeno da eletrificação

Segundo o Gizmodo, a PERC atua sobre um “nicho estranho na indústria do petróleo e do gás”. Sendo uma associação comercial reconhecida a nível federal, é-lhe permitido cobrar taxas sobre as vendas de propano. Todos os anos, lucra cerca de 40 milhões de dólares de receitas sem fins lucrativos provenientes dessas vendas.

De acordo com a lei passada pelo Congresso, em 1996, o dinheiro que chega à PERC deveria ser utilizado para “informar e educar o público sobre a segurança e outras questões associadas à utilização do propano”. Contudo, conforme revelado, nos últimos anos, a associação juntou-se ao resto da indústria do gás natural para levar a cabo campanhas a favor dos combustíveis fósseis e contra a eletrificação.

Earth Day and Propane Benefits with Matt Blashaw from Coffee with America on Vimeo.

Em 2021, numa reunião, o CEO de uma empresa de propano da Carolina do Norte disse que a indústria quer “combater a crescente narrativa de que a combustão de combustíveis fósseis é a principal causa das alterações climáticas, e que o propano é um combustível fóssil sujo” e que o “movimento para eletrificar tudo está a ganhar rapidamente ímpeto, e representa uma ameaça substancial à sustentabilidade da indústria”.

Agora, um porta-voz da PERC disse que a publicidade “afirma o papel do propano num futuro de energia limpa” e “promove as vantagens de um amplo caminho para a descarbonização”. Relativamente aos influenciadores recrutados, como as caras conhecidas do público Emily Calandrelli e Matt Blashaw, são chamados as promover essas vantagens e a passar a mensagem de que a eletrificação não é a solução, neste momento.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Em Portugal a indústria do gás tem um imenso poder e sim, deveriam ser investigados.
    Como é que se explica que as casas novas têem de instalar canalização de gás, mesmo que não queiram, como é o meu caso!?!?!

    E esta lei foi aprovada pelo actual governo!!!!

    Muito dinheiro a subornar políticos para imporem medidas destas!

    Uma vergonha!

    1. Avatar de Rodrigo Campeao
      Rodrigo Campeao

      Porque não es dono da tua rua. No meu caso tenho uma herdade em rio maior e não tenho canalização a gas, so uso eletricidade com paineis solarea. Agora em cidade não tens opcao, todos os predios tem de ter canalização de gas

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Desculpa mas isso não é verdade, um colega esta a construir numa aldeia, nunca vai existir gás natural lá, ele esta a instalar bomba de calor e painéis solares mas vai ter de gastar algumas centenas de euros numa pré instalação que nunca vai ser usado…

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Para quem desconhece as leis, fica a saber que qualquer construção neste país, desde 2018, tem de fazer uma instalação de gás canalizado, mesmo que nunca venha a ter serviço de gás no exterior e isso custa centenas ou milhares de euros para nada!!!!

        Quer moremos numa cidade ou num terreno isolado do mundo!

        O Rodrigo informe-se melhor!

        Estou a construír, tenho de fazer a ligação do gás, mas não tenho nem nunca vou ter nada a gás!!!! É obrigatório por lei!!!!!!

        1. Avatar de ifm
          ifm

          nunca vais ter é uma opção tua.

          Tal como podias não ter eletricidade, agua ou comunicaçoes.

          É obrigatorio, por razoes obvias!!!
          Só não entende porque não queres entender!
          Tambem es obrigado a ter caixa ATI para fibra optica, mesmo nunca la chege.
          E então querias uma legislação so para ti??
          Querias o que que não houvesse controlo de minimos??

          Para mim deviam era revoltar-se com as cameras municipais, com os tachos e tachinhos, que tens de pagar e suburnar para contruir uma casa.
          Tendo o codigo administrativo a camera de dar uma resposta em 20 dias uteis do parcer, e mesmo assim ha projectos que só são aprovados passado 5 e 7 anos. As vezes com sorte em 6 meses conseguem, mas tem de untar bem as mão dos fiscais, do arquitecto que é amigo da camera.

          É uma mafia, isso sim.

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Concordo com o Rodrigo que a casa nunca é tua…

      Mas isso de ser obrigatório ter rede de gás mesmo que não a usem faz sentido.
      É uma lei geral, e como isso visa todas as casas novas, e prédios.
      Não fazia sentido um prédio não ter já pré instalação de gás.
      ( Depois sondam fazer aquelas instalações a posteriori, bonitas !! E com custos elevados para o condomínio)

      É o mesmo que vir obrigado com instalações de telecomunicações, podes não querer,mas é obrigatório e faz sentido.
      Ou estás num país de 3 mundo que é fios elétricos espalhados pelas paredes dos prédios/ casas??

      E no dia que venderem as casa o novo dono que se oriente??

      Isto está previsto para não haver empreiteiros Chico esperto.
      Que poupa em tudo, e só gera problemas no futuro.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ai o gás agora já é amigo do ambiente!?

        Explique-me lá porque é que só é obrigatório instalar condutas de gás, mesmo que more no meio do monte e eu saiba que nunca na minha vida vou ser servido por gás canalizado!? Explique-me lá a lógica de pagar estes subornos socialistas para beneficiar empresas privadas!!!!!!

        1. Avatar de ifm
          ifm

          Deixa de teorias….

          Gás vende-se em bilhas, deves se tão do monte que nunca deves ter visto uma.

          Ninguem te obriga a ter gas canalizado no meio do monte para futura istalação de gas canalizado, tens sim de ter canalização da gas, com a cazota na rua para as bilhas.

          “Explique-me lá a lógica de pagar estes subornos socialistas para beneficiar empresas privadas!!!!!!”
          Concordo perfeitamente que este pais vive de subornos e corrupção, mas não é neste aspecto de obrigação de instalação de gas.

          E eu nunca disse que o gas é amigo do ambinte, deixa de fumar aervas daninhas.

        2. Avatar de blablaefactos
          blablaefactos

          “…Explique-me lá a lógica de pagar estes subornos socialistas para beneficiar empresas privadas!!!!!!…” Epa, agora afinal os “socialistas” ja nao sao “inimigos” da inicitaiva privada. Ja estamos a melhorar…qdo convem alteram-se os argumentos falaciosos.

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Só idiotas que comentam sem saber o que comentam!

          Será que ainda não perceberam que qualquer casa nova, seja ela construída onde for, tem de ter um projecto para instalação de condutas de gás canalizado + a própria instalação + inspecção da instalação e que isto custa milhares de euros a toda a gente, mesmo quem mora num sítio que nunca na vida vai ser servido por gás canalizado?

          É preciso paciência para aturar calhaus!?

          E ainda acham normal!?!?!
          A título de comparação eu não preciso de um projecto para a instalação eléctrica, porque preciso do gás!?!?!?

          1. Avatar de João Silva
            João Silva

            @Rui caso não saibas se usares garrafas de 45kg de gás tens que ter essa conversa instalação… Mas se fosse o PSD ou a IL a aprovar essa lei já não havia problema nenhum.

        4. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Em certos países existem planos de utilizar a instalação de gás para distribuição de hidrogénio.
          Os novos sistemas de aquecimento já suportam uma % de hidrogénio é no futuro poderá ser tudo a hidrogénio.

          Por isso sim a pré instalação pode ser amiga do ambiente

    3. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      Porque o preço do gás vai aumentar para valores elevados.

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Perto da UE que considera o gás natural como energia verde esses aí são uns meninos lool

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    A eletrificação tem sido também erradamente vendida como uma das soluções para as excessivas emissões de gases com efeito de estufa… Esquecem-se sempre de explicar de onde vem a electricidade. A verdade é que não existe uma solução óbvia de produzir energia sem poluir.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Qualquer sistema elétrico de aquecimento é mais ecológico que usar gás

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        Com energia produzida a partir de gás natural como o ano passado…. E já agora… São precisos 2 megawatt de gás para produzir 1 megawatt de energia elétrica.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Existem muitas opções para produzir energia, umas mais limpas que outras.

      Não existe alternativas na produção de combustíveis fósseis

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A maior parte da electricidade é obtida através de fontes fósseis.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          «Renováveis abastecem 59% do consumo de energia elétrica em 2021»

          https ://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/renovaveis-abastecem-59-do-consumo-de-energia-eletrica-em-2021

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas quem é a REN? Uma empresa de atirar areia para os olhos a quem come gelados com a testa?
            A REN sabe lá como se produz a electricidade; Se tratar da cablagem em condições já é uma sorte!

            Essas conclusões devem ser obtidas junto do maior produtor/exportador/importador nacional:
            EDP 71,78% fóssil
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7g_CjGNvejz9fpSZQ?e=0F1cgH

            Pode tb ver outros grandes players que actuam em Portugal e verificar por si que não andam longe dos nrs da EDP:
            IBERDROLA:
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7xnKt4Zd83ei_PYZQ?e=r4f5zV

            ENDESA
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq7xoKVwHzG6V71Dzmw?e=2CQwnu

  4. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Em breve o preço do gás vai aumentar para valores elevados, e quando as pessoas virem a factura, será tarde de mais.

    1. Avatar de João Silva
      João Silva

      Ahahaha amigo, já teve a 300€ o MWh, agora está a 55€. Mas assim como aumenta o gás, aumenta a energia elétrica. Seja em pt, seja em qualquer outro país dependente da geração a gás natural para suprir o consumo. Quem acha que vamos ficar verdinhos apenas, está muito mal enganado.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nao se esqueça dos 3mil milhões introduzidos pelo governo para conter o preço do gás necessário para a geração de electricidade.
        Resulttante de uma autorização da UE a título excepcional antecipando dificildades nos meses de Inverno no mercado ibérico, valida até Maio de 2023
        https://www.forbespt.com/injecao-de-3-000-milhoes-de-euros-para-conter-subida-de-fatura-de-eletricidade-e-gas-das-empresas/

  5. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    alterações climáticas!!!! uiiii que medo

    1. Avatar de José Nunes
      José Nunes

      Socialistas a beneficiar empresas privadas? O fervor anti-Costa é tão grande nalgumas pessoas que o disparate começa a ser pandémico…