Sabugal: Primeiro parque híbrido de eólica e solar da Península Ibérica

12 Comentários

A EDP Renováveis (EDPR) anunciou esta quinta-feira uma fantástica novidade para Portugal. Segundo a empresa, o primeiro parque híbrido de eólica e solar da Península Ibérica vai ser instalado no Sabugal.

Sendo um parque híbrido, haverá a produção de energia eólica e solar num único local.

Sabugal: Primeiro parque híbrido de eólica e solar da Península Ibérica


O parque híbrido (energia solar e eólica) ocupa uma área de 13 hectares

Portugal vai ter um parque híbrido de energia e ficará localizado na Guarda, mais concretamente na Mina de Orgueirel, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda. Duarte Bello, administrador executivo da empresa para a Europa e América Latina referiu à Lusa que…

É a primeira vez que estamos a ligar, de uma forma comercial, um parque eólico a um parque solar, e é a primeira vez, na Península Ibérica, que qualquer operador está a fazer isso. E, portanto, nessa parte somos pioneiros. Fomos os primeiros a começar este caminho há cerca de quatro ou cinco anos, em que tivemos os desafios de alterar o enquadramento para que isso seja permitido

Energia solar, energias renováveis

Segundo revela a agência noticiosa, o parque do Sabugal foi construído em 2004, inicialmente para a produção de energia eólica e, em março de 2022, começou a ser instalada a vertente solar, com cerca de 17 mil painéis.

O parque híbrido ocupa uma área de 13 hectares e permite abastecer “cerca de 30 mil pessoas”, o que corresponde a uma pequena cidade ou vila nacional.

A EDPR está a construir este ano um parque idêntico nos concelhos de Penela e Ansião, nos distritos de Coimbra e de Leiria, respetivamente, e três em Espanha, mas não adiantou valores para os investimentos.

A central solar fotovoltaica Mina de Orgueirel foi instalada no concelho do Sabugal, junto ao Parque Eólico de Mosteiro.

Nota: As imagens não são referentes à Mina de Orgueirel

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joker
    Joker

    Pois é, conheço bem essa Serra do Mosteiro. Também sei bem quantos incêndios houve nessa serra e na zona antes da instalação do parque solar. Terá sido uma fantástica coincidência? Enfim….

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Incêndios são coisas novas agora?

      1. Avatar de Joker
        Joker

        Infelizmente não.
        Mas tipicamente para estas zonas (aqui perto da Serra do Mosteiro) vem um incendio um ano e depois está 3 a 4 anos para voltar. Neste caso, no local em especifico, foi vários anos seguidos (anos em que houve mais do que um). Dava ideia que estava já a ajudar na limpeza do terreno.
        Mas lá está, pode ter sido uma coincidência … 😐

  2. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    É o princípio do fim da Civilização Moderna com as chamadas «energias alternativas/limpas», que para além de ineficazes dependem dos combustíveis fósseis, têm custos elevadíssimos, e são extremamente poluentes e prejudiciais para a Natureza, o Ser-Humano, e o Meio-Ambiente.

    E Portugal, como é óbvio, não podia ficar de fora deste atentado ambiental, económico, e social.

    1. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      Eu sou sincero e admito que não sou “especialista” nesta matéria…mas gosto de aprender. Por isso gostaria que me explicasse (como se eu tivesse oito ou nove anos) esta sua afirmação…”…que para além de ineficazes dependem dos combustíveis fósseis, têm custos elevadíssimos, e são extremamente poluentes e prejudiciais para a Natureza, o Ser-Humano, e o Meio-Ambiente”! Obrigado…

      1. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Procura saber quanta área é necessária ocupar por painéis para compensar o que produz uma central nuclear ou mesmo a gás, depois procura o que é feito aos painéis solares em fim de vida e vais ter uma surpresa muito grande.. depois podes procurar também mina de cobalto Congo e depois volta cá sff

        1. Avatar de Vitor Tavares
          Vitor Tavares

          Depois de ter lido (pela segunda vez) o artigo publicado não consegui ver em que local ele fala de centrais nucleares ou a gás…e também não fala de minas de cobalto nem do Congo! Fala apenas de energia eólica e solar produzidas em “cadeia” num mesmo local! O que é feito dos painéis solares em fim de vida…calculo que sejam reciclados tal como acontece com os “aparelhos” iguais (ou parecidos) com aquele com que você escreveu o seu comentário! E se você (e eu e milhões) utilizamos esses “aparatos” com preocupações mínimas durante a sua utilização em relação ao que lhes acontece em “fim de vida”…vou jantar e já volto!

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Eu acho que não percebeu bem o que eu disse mas vamos lá, você disse que não percebia como eram prejudiciais para nós e eu lhe expliquei o porque.. se não entendeu foi porque não quis, para implementar painéis solares que consigam gerar o mesmo que centrais nucleares é preciso uma imensidão isto é limpar imensos hectares e quando digo limpar é limpar tudo o que se mexa.. depois falei na mina de cobalto do Congo porque os painéis usam cobalto e se você quiser mesmo saber o mal que essas minas fazem principalmente as atrocidades que acontecem nessa específica mina é só escrever no googlezito, para finalizar, a reciclagem dos painéis solares não é rentável com isto imensos painéis não são refugiados porque o custo de reciclar é maior do que o benefício que se irá tirar dessa reciclagem (novamente é só ter vontade de escrever no googlezito que logo parece).. enfim gente iludida

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Só podem ser contra as minas de cobalto se também forem contra os combustíveis fosseis (as zonas de extracção são das mais poluídas do mundo).

          1. Avatar de Luís Costa
            Luís Costa

            Seja de qualquer uma delas, aqui o que conta é a hipocrisia sem saberem que o processo dos painéis solares é dos mais poluentes

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Era equipar cada casa com um gerador a gasóleo e acabar com estas modernices.
      Assim cada um era independente e produzia a sua própria energia

  3. Avatar de Blackbit
    Blackbit

    So falta juntar um pack de baterias para completar a resiliencia do parque!