Questão: Considera que atualmente é bom investir em criptomoedas?

38 Comentários

Se recuramos apenas alguns meses, podemos constatar que as notícias sobre o mundo das criptomoedas eram em maior quantidade, havendo informações significativas praticamente todos os dias. E também eram muito mais abonatórias do que o são agora. Nos tempos que correm, ainda existem várias notícias alusivas a este setor, embora a grande maioria envolva quedas na valorização, fraudes, esquemas criminosos, falências, ataques de hackers, entre outros.

Assim sendo, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga se considera que atualmente é bom investir em criptomoedas. Participe!


Considera que atualmente é bom investir em criptomoedas?

Fazendo um resumo breve sobre aquilo que se passou no mundo das moedas digitais nos últimos seis meses do ano de 2022 que agora terminou, destacamos as seguintes notícias, por ordem cronológica, das mais antigas para as mais recentes:

Criptomoeda

Como vemos, a popularidade das moedas digitais tem vindo a sofrer algumas quedas, dadas as notícias menos positivas sobre este mercado e, sobretudo, que envolvem as empresas dedicadas e que investem nas criptomoedas. No entanto, ainda existem muitas pessoas a apostar neste setor e a conseguir ter sucesso.

Assim, na nossa questão desta semana queremos que nos diga se considera que atualmente é bom investir em criptomoedas? Pode votar a partir da sondagem que deixámos de seguida.


Participe na nossa questão desta semana

Considera que atualmente é bom investir em criptomoedas?

  • Não. (59%)
  • Sim. (41%)

Total Votos: 2.209

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hali
    Hali

    É ótimo.
    Só eu cá em casa tenho 200 bitcoins ali no portátil.
    Hummm… Ou será que já não tenho?

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      +1
      Eh eh ..
      É assim tipo o “dinheiro da bazuca”, ele veio mas … só alguns políticos sabem por onde se escapou.

  2. Avatar de Redin
    Redin

    No que diz respeito ao conceito cripto, a minha opinião diz que Não, mas…
    Tudo o que puder colocar de lado que de alguma maneira seja identificado como p.ex. Um bilhete de futebol que acabou por não comprar, uma ida ao cinema, um jantar, um passeio, uma oferta do Costa, ou outra coisa qualquer que estaria previsto gastar e que afinal não o fez, compre apenas Bitcoin e guarde a longo prazo.
    Valoriza mais que o Ouro ou mesmo um deposito bancário.
    Ainda hoje saiu um artigo no ECO que diz assim… Salários em 2023 valerão menos do que em 2014.
    2014 – Bitcoin $300
    2022 – Bitcoin $15600
    Aumento do poder de compra: 5000%
    Como já dizia o outro… “O Burro sou eu…”

    1. Avatar de PQOP
      PQOP

      E continua a não haver um único comentário que diga: “Comprei BTC (ou outra cript0) e ferrei-me”.
      Todos compraram BTC em 2014 a $300 e estão a ganhar balúrdios.
      Nem um comprou no início do ano e está a perder 66%.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Quem comprou em alta e perdeu é porque vendeu agora. Não é investidor, é jogador.
        Eu tenho compras em vários valores, se vendesse aquela que comprei no início de 2022 fazia parte dos que tinha “perdido” 66%.
        Como não vendi, não perdi nada, está investido. Daqui a 5 anos volta a fazer o comentário e aqui estarei para responder.

        1. Avatar de N1ldo
          N1ldo

          Nunca vi um “investidor” de cripto perder dinheiro, tem sempre as mesmas desculpas, *não perdi porque ainda não os vendi*…

          Deixa ver se eu entendi.
          Por exemplo.
          Comprei 10 mil euros em criptomoedas, há dois anos, o que me deu 1 unidade de cripto.
          Mas hoje essa unidade vale 4mil euros…
          E eu não perdi só porque ainda não vendi? É pra ir? Você vai ficar se enganando até quando?
          Vou te desenhar uma coisa, você não perdeu só os 6 mil euros, você perdeu os 6mil mais o valor da inflação no período, no mínimo.

          E vai ficar sonhando com um futuro incerto pra recuperar os 6 mil e só depois se tudo correr como no seu sonho ter algum lucro.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Igual em stocks, perdas não realizadas não são perdas, tal como ganhos não realizados não são ganhos, se compraste BTC a 1k e não vendeste a 67k não ganhaste nada, é como funcionam os investimentos, só existem perdas ou ganhos quando forem realizados.

      2. Avatar de Profeta
        Profeta

        Isso e como uma maça podre, ninguem vai querer dizer que lhe calhou uma maça podre. Fica mal para o negocio e gera publicidade negativa. Portanto para alguns as c ryptos vao ser sempre o salvador da vida porque tanto esperaram e conseguiram sair da miseria. Vao comecar a comprar casas e investir nelas e daqui por uns anos ja estao confortavelmente bem na vida. E igual aos investidores da bolsa, eles andam naquela vida de compra e venda de accoes mas pelos vistos ninguem perde so ganha nao e ? Ninguem quer admitir que de vez em quando o mercado da-lhes a volta e alguem fica a perder fortunas. Uma vez mais isso nao e bom para a publicidade. Continuem nesse bom caminho da ilusao. Alguns dizem aqui que o proposito das cryptos nao e ganhar dinheiro. Se nao e ganhar dinheiro entao porque e que anda muita gente louca a querer aderir a isso ? E por desporto querem ver ? Mais uma vez so rir com alguns comentarios aqui. Boa sorte com o vosso pe de meia.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Maior problema das cryptos são os idealismos criados das mesmas como “moeda”, abram os olhos, cryptos nunca seriam moeda, nenhum activo volatil poderia tornar-se moeda, era semear a desgraça.
          Além disso tomem atenção para a regulação das cryptos, se forem commodities como deviam ser, quem investe estará bem no futuro, se forem reguladas como securities como o SEC pretende para a grande maioria das cryptos PoS está tudo bem lixado.

      3. Avatar de joao
        joao

        Eu digo! Nao tenho problemas…
        Comprei bitcoin desde 2013. Estou a dar-me bem. Todos os meses compro!! Claro que o que compro agora lucro menos do que quando comprava a 200 e a 3000…
        Comprei uma porrada de shitcoins em 2017 na febre da altura, perdi guito em todas!!!!
        Qual ADA, qual NEO, qual TRON, qual ARK, qual VET, qual cara%^&o…..
        comprem bitcoin e ethereum e guardem pelo menos 10 anos, e verao que nao ficam a perder…
        A ganancia lixou-me, e bem!
        para os indecisos que gostam de estudar por si mesmos, lembrem-se que o bitcoin nao sofre de inflacao, mas o dollar e o euro por outro lado:

        https://wtfhappenedin1971.com/

        https://www.reddit.com/r/Bitcoin/comments/u9iita/get_some_bitcoin_in_case_they_dont_know_what/

        isto ainda vai demorar uns bons anos ate estar mais ‘main-stream’ (e nao, isto NUNCA vai substituir o dolar e o euro na minha opiniao), portanto nao faz mal irem guardando kk coisita todos os meses… Tenho dito…

  3. Avatar de NjsS
    NjsS

    É um investimento de risco, mas diria que sim, para quem pode investir e tem tempo para investigar, esta altura é uma excelente oportunidade para fazer a dinheiro a 2-3 anos, ou menos.

    Temos cryptos com bons projectos, bom potencial que foram arrastadas pelos problemas que aconteceram, tiveram quedas na casa de 90%, em teoria iram voltar a subir.

  4. Avatar de joao
    joao

    a pergunta devia ser ( percebe alguma coisa de crypto?)
    portugal em literacia financeira somos dos piores na europa!
    quem nao tiver btc nos proximos anos vai descubris de uma forma mais cara!
    quando saires as cbdc facao de nova esta pergunta aqui!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      De crypto até podes perceber mas não percebes português 🙂
      O problema não são as criptomoedas mas sim a especulação que se criou à volta delas. Enquanto isso não for resolvido, ou facilmente identificado, haverá sempre falta de confiança.

      1. Avatar de joao
        joao

        e na bolsa tambem nao ha? todos a pedirem estado!! o estado nao resolve nada amigo so rouba!

        1. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          O estado (todos nós) já pagamos quando os bancos fazem asneiras.. crypto era máfia até decidirem meter as mãos, mas se algo correr mal vão assobiar para o lado

  5. Avatar de joao
    joao

    o bitcoin nao foiu feito para meter as pessoas mais ricas! nao é esse o proposito do btc!

  6. Avatar de Samuel MGor
    Samuel MGor

    Não foi a btc que há alguns anos estava a valer 50 mil euros e no dia seguinte já só valia 10 cêntimos???

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Não.
      Em que filme viste esse sonho molhado?

    2. Avatar de BM
      BM

      “Quando não percebes de futebol não fales”

  7. Avatar de Helder
    Helder

    Já cá andam os Helders todos…. Lol que seita. O do envelope não falha uma oportunidade para começar a vender a banha da cobra…

  8. Avatar de Profeta
    Profeta

    Who cares ? Prefiro ver dinheiro vivo do que idealiza-lo.

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Fazes bem Profeta.
      HFSP

    2. Avatar de Não sei
      Não sei

      “dinheiro vivo” é o engano de muitos. Papel que em tempos tinha valor devido às reservas de ouro que os bancos tinham e que antes de ser ouro e dinheiro era troca de bens. Neste momento em que vivemos “dinheiro vivo” ou como muitos gostam de chamar comparativamente a crypto “dinheiro real” é tão real como o pai natal. O “valor” desse papel que chamam “dinheiro real/vivo” só existe enquanto as pessoas acreditarem no seu valor porque de valor aquilo não tem nada é só papel. Portanto uma cripto perder valor ou “dinheiro vivo” perder valor, como o caso da venezuela ou o Zimbábue que até fez notas de 1 milhão, é possível em ambos os lados.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Portanto resumindo e baralhando, estas a querer dizer que 10€ nao valem 10€ e nem sao reais nao e ? E so rir com estes comentarios.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          Não valem nada a não ser o que o estado permitir o que podes fazer com ele.
          O dinheiro que usas é objeto de um artificio de divida que os bancos têm abusado. Antigamente todo o dinheiro estava respaldado em ouro. Depois que o dólar abandonou esse lastro, ele é “impresso” à medida das necessidades para pagar dividas dos governos e quem paga essa fatura é o povo pelos impostos e inflação. A criação de riqueza é feita por divida em cima de divida.
          É o mesmo que pedires emprestado para pagar uma divida do teu cartão de crédito. Só que tu não podes inventar mais dinheiro do que tens mas o governo pode.
          Desde que o dólar foi criado, ele já perdeu mais de 95% do seu valor devido a isso. Portanto para responder a tua pergunta, os teus 10 euros são reais porque eles dizem que sim mas ano apos ano perdes poder de compra.
          Isso é valor (perdido), não é preço (nominal).

          1. Avatar de jo§e
            jo§e

            Então quando dizem que as cripto valem muitos euros é uma grande treta, pois estão a avaliar com uma coisa que por si já não vale nada.
            deviam começar a comparar com o ouro por exemplo.

            Mas espera o ouro também é comparado com a moeda real que vocês dizem que não é real… Estamos mal, muito mal…

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Tudo tem valor até deixar de ter, é o imediato, nada é 100%

          3. Avatar de Redin
            Redin

            Vocês estão a misturar alhos com bugalhos.
            Enquanto não entenderem que o valor não é igual a preço, não aprenderam nada. E não estou a falar de cripto. Estou a falar de Bitcoin.
            Fiquem bem.

        2. Avatar de ervilhoid
          ervilhoid

          Daqui a uns anos 10€ poderão ser uns cêntimos de hoje

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            E tu achas que isso não acontecerá com as bitcoins ou outra moeda qualquer?
            O que custa hoje 1 BTC vai-se manter para toda a eternidade?

            Uma coisa é a desvalorização da moeda e outra coisa é o que podes comprar com determinado montante ao longo dos anos. Essa ideia que o BTC, ou outra qualquer moeda, valoriza-se sempre ao longo do tempo (que até pode acontecer), o preço das coisas também irá reflectir isso.

          2. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            Eu não acho nada, só falei dos €

          3. Avatar de Redin
            Redin

            Mr. Y Qualquer ativo que tenha na sua oferta um valor indefenido, tem sempre a tendência de cair nos mesmos erros do dinheiro FIAT.
            Bitcoin tem um supply fixo de 21 milhões que não pode ser alterado ao longo de toda a sua existência.
            Cada vez que se cria mais dinheiro FIAT, mais vai caber na proporção de 1BTC. Qualquer ativo escasso gera valor pela sua procura e pelos serviços que estão a ser criados, a tendência é ser procurado cada vez mais.
            Portanto, sim. O Bitcoin ao longo do tempo vai valorizar cada vez mais. Somente não poderás garantir se é daqui a um mês ou daqui a uma década.

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Por essa ordem de ideias tens 100 criptomoedas, “à Escolha” se ninguém as aceitar também tens uma mão cheia de nada, o mesmo se pode dizer de qualquer outra coisa, o valor está na procura.
        Dizer que vai valer é um ato de fé, quer seja dólar euros criptos Ferrari Tesla, valem se houver quem queira.

      3. Avatar de joao matos
        joao matos

        Dizes tu, “dinheiro real/vivo” só existe enquanto as pessoas acreditarem no seu valor porque de valor aquilo não tem nada é só papel”. Há aqui um equívoco. A atribuição de um certo valor a esse “papel” a que te referes é gerido por entidades oficiais em todo o mundo, independentemente de tu achares ou não o que uma nota de 20 euros vale. Óptimo, já que achas que as notas (euros, dolares, whatever) não têm valor e são só papel dá aqui para a malta para ir gastar em cafés.

    3. Avatar de joao
      joao

      dinheiro vivo que é comido pela inflacao! os governates do outro lado a imprimirem e a desvalorizar! e os tolos a acumularem euro!

    4. Avatar de joao
      joao

      dinheiro vivo a idealiza-lo, este ainda anda iludido…

      wtfhappenedin1971.com

  9. Avatar de Tiriri
    Tiriri

    Nunca foi! Só se for para deitar dinheiro ao lixo…

  10. Avatar de Zé

    Irra que o tipo do envelope é chato!!! Que seita!