Passagem de Ano: Ucrânia abateu 45 drones explosivos russos

46 Comentários

Os drones têm sido usados como autênticas armas de guerra. O ano de 2022 já se foi e o ano de 2023 já leva algumas horas, no entanto, apesar das mudanças, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia mantém-se e não há um “fim à vista”.

Durante a passagem de ano, Kiev diz ter abatido 45 drones russos.

Passagem de Ano: Ucrânia abateu 45 drones explosivos russos


Drones Shahed [armadilhados com explosivos]

Enquanto muitos de nós festejavam a passagem para um novo ano, na Ucrânia a defesa do país continua. A Força Aérea ucraniana afirmou hoje que abateu 45 drones explosivos (13 abatidos ainda em 2022 e 32 em 2023)  num ataque lançado pelas forças russas durante a noite de passagem do ano.

Durante a noite de 31 de dezembro de 2022 para 01 de janeiro de 2023, as forças ocupantes russas atacaram a Ucrânia com ‘drones’ ‘kamikazes’ [armadilhados com explosivos] Shahed, de fabrico iraniano

afirmou a Força Aérea das Forças Armadas ucranianas, num comunicado publicado na rede Telegram e divulgado pela agência de notícias Ukrinform.

Passagem de Ano: Ucrânia abateu 45 drones explosivos russos

A embaixadora americana na Ucrânia, Bridget Brink, classificou o ataque noturno de Moscovo de “cobarde”, revela a Lusa. Moscovo tem adotado a tática de atingir centrais de produção de energia, entre outros alvos, com recurso a drones explosivos.

A ofensiva militar russa na Ucrânia foi lançada em 24 de fevereiro pela “necessidade de ‘desnazificar’ e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia”, como justificou o Presidente russo, Vladimir Putin.

A guerra, que já dura há mais de 10 meses, foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

O Shahed-136 (ou Geranium-2, como é designado na Rússia) é um moderno drone desenvolvido pela indústria iraniana. Estes drones são produzidos com o objetivo de neutralizar alvos terrestres à distância. As primeiras imagens divulgadas desta “arma de guerra” apareceram em dezembro de 2021. Com apenas 3,5 metros de comprimento e 2,5 metros de envergadura, este modelo de drones não tem capacidade de descolar de uma pista. Nesse sentido, este tipo de drone é lançado de uma plataforma com até cinco aeronaves que pode ser transportada por camiões.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PQOP
    PQOP

    Ainda não percebi é como os dirigentes da Rússia não começaram a ser julgados no Tribunal Penal Internacional.
    O bombardeamento sistemático de alvos civis, habitações e infra-estruturas, é crime de guerra. E um ato de cobardia.
    Espero que quando o tempo melhorar a Ucrânia possa retomar a ofensiva – contra o exército russo, não é contra alvos civis como fazem os russos – e os consigam expulsar definitivamente. PQOP (p*ta que os pariu).

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      hehehe,… A influência da propaganda ocidental é mesmo forte para os teus lados, informe-se do que se escrevia sobre a Ucrânia antes do início do conflito ou quem realmente tinha e tem interesses neste conflito. Quem realmente forçou este conflicto, provavelmente os mesmo que explodiram, com NS2, não?!

      https://twitter.com/MaxBlumenthal/status/1607477025962430465

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Já o seu caso manifesta falta continuada de consumo do Canal RT!!!!!

        Quem invadiu a Ucrãnia foram os criminosos russos! Que aliás até à véspera metiam com todos os dentes que têem na boca que não íam invadir a Ucrãnia.

        Eu como tenho memória mais vasta que a sua, recordo-me dos americanos avisarem o mundo inteiro, ainda em 2021, de que a Rússia preparava-se para invadir a Ucrãnia. E insistiram tantas vezes que já gozavam com os americanos e não ligavam nenhuma!!!!!

        Alguém querer convencer que foi o ocidente que provocou a invasão da Ucrãnia vai para além da estupidez óbvia!!!!

        E mais engraçado, a Rùssia está a utilizar os mesmos pretextos de Hitler na IIª Guerra Mundial!!!! Porque será!?!?!?!
        A Alemanha de Hitler também afirmou que foi obrigada a anexar a Áustria para defender os alemães, assim como a Polónia, França…….

        Aconselho o jorgeg a cultivar-se mais porque tem claramente déficites graves de identificar quem está a agir bem e mal!!!!

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        Parabéns. Tu ao menos sabes pensar pela tua cabeça. Um bom ano.

      3. Avatar de G.
        G.

        Apenas tem o que merecem Jorgeg, deviam ter ficado em casa. Guerra é guerra

      4. Avatar de Rui
        Rui

        Então mostre aí as provas sobre quem destruíu o NS2! Ou tudo para si tem a Rússia como vítima e o ocidente como inimigo?

        Diga-me também, como é tão informado e até tem mais acesso a informação russa que as demais pessoas que vivem na ditadura da informação, ao contrário da Rússia em que as pessoas nem fazem ideia do que se passa no mundo, explique-nos lá o que aconteceu a dezenas de milionários russos que apareceram……………. suicidados!!!!!

        https://en.wikipedia.org/wiki/2022_Russian_businessmen_mystery_deaths

        Realmente o dinheiro não trás felicidade, eles viviam tão mal que apareceram mortos…… logo depois de uma ou duas palavrinhas contra o ditador Putin!!!!!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Rússia tal como os EUA não fazem parte do TPI. Ratificaram, mas posteriormente retiraram a assinatura do tratado. De qualquer forma, teriam que ser julgados à revelia pois a Federação Russa nunca iria entregar ninguém para ser julgado, e para os tirar de lá só com guerra. Além de que o TPI tem quanto muito prisão perpétua, e os EUA têm pena de morte para crimes de guerra.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Eu também não percebo porque os EUA ainda não foram levados ao TPI depois de tantas atrocidades que cometeram ao longo de décadas.

  2. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Se em vez dos Estados Unidos se estiveram, e estão, a desfazer do lixo de armamentos dos seus armazéns, mandassem material moderno, já estaria tudo resolvido.

    Também a Rússia, se não fosse os porcos do Irão, Bielorrússia e mercenários etc. a dar-lhes ajuda já estava de patas ao ar.

    É pena que um país inimigo do Irão não aproveite para o atacar!

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      Temos aqui um voluntário aqui para a linha de frente do conflito.
      Facil vai ao site do gov Ucrânia e increve-te para te juntares ao Batalhao de Azov, para lutar contra a Russia na linha da frente “Má Russia , Máááááá!!!”

      1. Avatar de Luís Silva
        Luís Silva

        Deves ser do PCP e estar a receber alguma propina da Rússia 🙂

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Nem precisa receber. Para a malta do PCP, todos aqueles que odeiam os EUA e têm ideias de reconstruir impérios ditatoriais são de louvar. Pois, para eles, a origem de todos os males do mundo é só uma: os EUA.

      2. Avatar de G.
        G.

        Não, temos dois você pode ir para a a linha da frente da Rússia, eles estam a precisar de “Fresh Meat”.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Os EUA enviam o equipamento que é relevante para o conflito. Por exemplo, os sistemas Patriot são irrelevantes para este conflito, pois apenas permitem proteger uma pequena porção do território, e dado o seu elevado custo, é discutível se é viável estar a abater drones iranianos com equipamento desse calibre e custo. A Rússia ainda tem muito para dar, tem cerca de 25 milhões de homens em idade militar que pode recrutar para a guerra, tem ainda muito dinheiro, e muitas munições ligeiras e de artilharia. E dinheiro também não falta porque continuam a vender gás e petróleo.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        Os abates drone acho que costumam ser os Gepard alemães.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Os EUA não querem que a Rússia derrote a Ucrãnia, mas também não querem que a Rússia caia no caos! Quem controla depois o maior arsenal nuclear À face da terra? Já imaginou!!!!

      Muito pior é a Europa arrastar os pés e pouco fazer para ajudar a Ucrãnia militarmente e rearmar-se!!!! Depois há inteligentes que não percebem porque é que 80 anos depois da IIª GM, ainda são os americanos que defendem os europeus!!!!!!

      É fácil, os europeus que invistam rios de dinheiro, como faz o mundo inteiro para se defender e aí talvez sejam mais ouvidos no mundo!!!!!

  3. Avatar de Delmar
    Delmar

    OPERAÇÃO MILITAR NA UCRÂNIA
    1 DE JANEIRO, 13:33
    Exército russo atinge locais de produção de drones de combate da Ucrânia em 31 de dezembro
    A medida frustrou os planos do regime de Kiev de realizar ataques terroristas contra a Rússia em um futuro próximo, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, tenente-general Igor Konashenkov.

    © Ministério da Defesa da Rússia
    MOSCOU, 1º de janeiro. /TASS/. As Forças Armadas da Rússia realizaram um ataque de alta precisão em locais da indústria de defesa ucraniana envolvidos na produção de drones de combate em 31 de dezembro, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, tenente-general Igor Konashenkov, no domingo.

    “Em 31 de dezembro de 2022, as Forças Armadas Russas empregaram armas lançadas do ar de alta precisão e longo alcance para atingir as instalações da indústria de defesa ucraniana envolvidas na produção de veículos aéreos não tripulados de combate usados ​​para realizar ataques terroristas na Rússia”, disse ele. observado.

    “A medida frustrou os planos do regime de Kiev de realizar ataques terroristas contra a Rússia em um futuro próximo”, enfatizou Konashenkov.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pessoas informação são outra coisa. Parabéns.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pessoas informadas são outra coisa. Parabéns.

        1. Avatar de Jose
          Jose

          Pois, você é devido à multitude de fontes que tem: a informação absurda vinda dos canais russos, sem direito a contraprova! Já agora, você deve estar a festejar quase um ano da operação de três dias! Só se forem dias de Saturno…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Você é brasileiro e vou dar o devido desconto, porque os brasileiros ignoram o que se passa no planeta onde moram e….. até acham que a terra é plana!!!!!!

      Aí a Ucrãnia se atacar os russos na própria ucrãnia e mesmo na Rùssia, os ucranianos são terroristas….. e os russos invadirem a Ucrãnia, como é que se chamam? ASSASSINOS? CRIMINOSOS? TERRORISTAS?

      Eu espero nada menos do que a destruição total do exército assassino russo que invadiu a ucrãnia!!!!!!

      1. Avatar de RUY ACQUAVIVA
        RUY ACQUAVIVA

        Não tome o Brasil pelos bolsonaristas. Eles são minoria. E quanto à sua espera, vais ficar esperando Godot.

    3. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Portante ataques contra bases aéreas donde são lançados bombardeiros russos usados na nobre tarefa de libertar o nazi que há em cada ucraniano seja criança ou idoso são considerados de terrorismo!?

  4. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    O que a Rússia diz não se escreve! Além de mentirosos, são cobardes e ladrões. Na Rússia a única coisa boa são as mulheres 🙂 e nunca fiar; o resto é pobreza.

    1. Avatar de Linus
      Linus

      Mulheres? Parecem tabuas de engomar sem curvas. O amigo deve jogar na outra liga so pode

      1. Avatar de Luís Silva
        Luís Silva

        As russas são das mulheres mais bonitas do mundo. Gostava de ver o teu caixote do lixo. Se só viste tábuas de engomar sem curvas, frequentas os sítios errados, eram travestis 🙂

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Não são propriamente as russas, mas as mulheres eslavas no geral. É muito fácil de ver mulheres lindíssimas na Ucrânia, Moldávia, Bielorússia, etc. E também não eslavas da Europa central como a Chéquia.

          1. Avatar de Luís Silva
            Luís Silva

            Exato!

  5. Avatar de Linus
    Linus

    Falam do covid da ucrania qualquer dia ate de nutricao, vale tudo para encher hehe. Boas festas!

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se a Ucrânia diz deve ser verdade… Isso e não bombardearem diariamente escolas, mercados, hospitais, creches em funcionamento em Donestsk.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Ao menos não tens os olhos tapados como a maioria. Os meus parabéns.

    2. Avatar de Luís Silva
      Luís Silva

      Exato!

    3. Avatar de Jose
      Jose

      Gente como você entende ver apenas o agressor, a Rússia, agir cegamente e sem escrúpulos! Gente como você esquece quem iniciou a guerra e quem atingiu e atinge à vista do Mundo todo hospitais e maternidades, escolas e jardins infantis, assassinar e torturar ucranianos patriotas – como se fosse um pecado mortal – e inclusive bombardear Kyiv durante a visita do Secretário Geral da ONU! Depois quando os ucranianos atacam, ficam os fascistas e comunistas deste triste Mundo amantes do obscurantismo, muito “ofendidos” porque os ucranianos atreveram-se a partir os queixos da Rússia! Nunca devem ter ouvido falar de guerra! Por vezes, há erros, mas ao contrário dos ucranianos, os russos e traidores que lhes lambem as botas usam mesmo essas instalações. Curioso, nunca falarem de baixas, e quando existem, são diminutas e acidentais a não ser que o alvo seja um nojento traidor. Esses sim, têm sido alvos da vingança ucraniana e são um alvo legítimo. Quem vai a guerra, dá e leva, sempre disse o povo na sua milenar sabedoria. Se os russos e os seus aliados não quiserem ser atacados, voltem para casa, têm na miserável Rússia muito espaço, que façam alguma coisa de útil como fazer retretes, já que não as usam.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Olha outro que deixou de ser especialista em COVID 19 para ser mais um pseudo especialista a ver as tretas de contínua desinformação e meias verdades.

    4. Avatar de Jose
      Jose

      Na Ucrânia estão lá jornalistas de dezenas de países. Ainda não reparou? Na Rússia o que têm é gente acéfala e doente mental a defender o afogamento de crianças ucranianas nos rios nos canais aceites pelo regime! Nem lhr falo, do lado ucraniano da minha família para lhe espetar a realidade na cara de uma vez por todas.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Hahaha… Quase que verti uma lágrima de tanto rir com esse história mirabolante. És bom para escrever fantasia. Conta outra a ver se pega.

      2. Avatar de RUY ACQUAVIVA
        RUY ACQUAVIVA

        Um comentário completamente racista, legítimo discurso de ódio. Não consigo ter raiva nem pena desse tipo de atitude. Só desprezo.

  7. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Exato!

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Bom Ano para todos e que a rússia sofra a maior humilhação de sempre, a total destruição do exército! Não está longe, metade já foi com os porcos (equipamento).

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Acreditas mesmo no que dizes? Deixa lá o Reddit, YouTube, CNN, BBC, TVI, 9gag e CMTV e acorda para a realidade.
      Ainda hoje os canais de propaganda ucraniana afirmam que matarem centenas num edifício. A realidade porém é: 26 mortos e 67 feridos, dos quais apenas 3 merecem mais atenção. Também abateram 500 dos 80 drones lançados e 300 dos 70 Kalibr.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Sabes lá tu o que eu leio!

        A realidade é que desde que a Rússia atingiu o seu ponto máximo de território roubado à ucrãnia (como faz na Geórgia, Chechénia, Moldova…….), todos os dias perde terreno, equipamento e militares!

        Já agora consegue elucidar-nos porque é que a Rússia está a recrutar mais soldados para a frente (carne para canhão)? Deve ser porque estão a ganhar………….

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Metade do Exército russo? Nem pensar. Além de que eles possuem cerca de 25 milhões de homens em idade militar para recrutar.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Agora retira os que fugiram da Rússia vê quantos sobram

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Que bom para ti que sabes ler!

  9. Avatar de RUY ACQUAVIVA
    RUY ACQUAVIVA

    A Rússia já ganhou essa. O Império americano está em franca decadência e mesmo tendo colocado a Europa de joelho, completamente submissa aos seus interesses, não conseguirá evitar sua derrocada, no máximo pode adiar, mas parece quevnao vai conseguir nem isso.

  10. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Se com o dinheiro que a Rússia gastou e gasta em armamento tirasse o seu povo da miséria, batia-lhe palmas!