2023 está a chegar! Saiba o que vai aumentar no novo ano…

53 Comentários

Todos temos a noção dos problemas que estão a afetar o mundo! A pandemia por COVID-19 abanou as economias, a guerra reforçou e vimos a inflação (aumento geral nos preços de bens e serviços) a atingir valores históricos.

Com 2023 quase aí, fique a saber o que vai aumentar no próximo ano (e também baixar).

2023 está a chegar! Saiba o que vai aumentar (e baixar) o novo ano...


Aumentos para 2023

O próximo ano vai ser certamente ainda mais difícil que 2022. Há muitos aumentos que já são conhecidos e outros que irão aparecer, pois vale a pena relembrar que a inflação em novembro atingiu os 9,9%.

Um dos serviços que vai subir é a eletricidade. Além das subidas no mercado regulado, também vai subir para alguns clientes que passaram para o liberalizado, pressionada pelos preços do gás natural, usado para produzir eletricidade. As portagens também vão subir cerca de 5% e até o pão terá novos valores.

2023 está a chegar! Saiba o que vai aumentar (e baixar) o novo ano...

Eletricidade

  • O preço da eletricidade em mercado regulado aumenta 1,6% em janeiro de 2023, em relação a dezembro, sendo que a subida ascenderá a 3,3% face à média deste ano, valores superiores aos propostos em outubro, anunciou a ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
  • No mercado liberalizado, a EDP Comercial anunciou que vai aumentar em cerca de 3%. A Endesa prevê manter o valor global das faturas de eletricidade e a Iberdrola informou que o preço pode mesmo baixar 15%. A Galp vai reduzir as faturas da eletricidade em cerca de 11%.

Gás

  • A fatura do gás natural vai aumentar, a partir de janeiro, cerca de 3% para os clientes mais representativos do mercado regulado.
  • A partir de janeiro 2023, para um casal sem filhos (1.º escalão de consumo, consumo 1.610 kWh/ano) aumenta 0,33 euros e para um casal com dois filhos (2.º escalão de consumo, consumo 3.407 kWh/ano) sobe 0,70 euros.

Rendas

  • As rendas só poderão subir, a partir de janeiro, até 2%, depois de o Governo ter publicado uma lei nesse sentido, em Diário da República, em outubro, no âmbito das medidas de mitigação do impacto da subida dos preços.

Portagens

  • As portagens vão aumentar 4,9% a partir de janeiro, anunciou o ministro das Infraestruturas, considerando “equilibrada” a solução a que foi possível chegar.

Transportes

  • Os bilhetes ocasionais do tarifário intermodal Andante, da Área Metropolitana do Porto (AMP), vão sofrer um aumento médio de 1% a partir de janeiro, adiantaram os Transportes Intermodais do Porto (TIP). Os passes mensais não sofrerão aumento.

Telecomunicações

  • A MEO vai proceder à atualização dos preços a partir de fevereiro, sendo que os clientes que têm apenas voz fixa e os reformados com plano reformados estão excluídos deste aumento.

Pão

  • O preço do pão deverá voltar a subir em 2023, em função do aumento dos custos das matérias-primas e da energia, mas também impactado pela atualização do salário mínimo nacional.

Todas a informações foram obtidas pela Lusa, que compilou assim as principais subidas para 2023.

 

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de windows
    windows

    Aumenta tudo só os ordenados neste país miserável é que não, qualquer dia vendemos isto ao país vizinho, pois os portugueses desertaram todos para outros países…

    1. Avatar de paosemsalada
      paosemsalada

      balsamão, coelhos, cavacos, soares quando comeram milhões ninguém fez nada.. nem um piu!
      expo 98? ainda tou a espera

  2. Avatar de Redin
    Redin

    Não deveremos olhar ao factor aumento de preço mas sim a desvalorização do dinheiro. Parece que não, mas é muito diferente.
    Comprem Bitcoin.
    A longo prazo será uma forma de reforçar o seu poder de compra e estará a adotar uma moeda muito mais forte.

    1. Avatar de Bitcoinas
      Bitcoinas

      Esquema ponzi à boa moda da D. Branca,
      sim sim… comprem comprem…. que quem nada tem na cabeça está a começar a ver o fundo do poço e precisam que a base de loucos aumente… que é a base da subsistência de qualque esquema ponzi. quando os que saem, são mais que os que entram…. é a bancarrota…

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Coitadinho.
        Tenho pena de ti.

        1. Avatar de Bitcoinas
          Bitcoinas

          Quando levares com a cruz da morte do bitcoin veremos quem tem pena de quem. Vai lá a correr googlar para ver o que raio é isto… Run Forest Run…

          1. Avatar de André
            André

            é quando uma media movel de uma timeframe de mais curto prazo passa abaixo de uma media movel de uma timeframe de mais longo prazo.

            Vi uma acontecer quando o BTC estava a 10 dólares, outra quando estava a 20, outra quando estava a 1000, etc….
            Aposto contigo que BTC vai fazer uma quando estiver acima de 100k

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      quem comprou a 60k deve concordar contigo…

      1. Avatar de Redin
        Redin

        O que mais me agrada em comentários como o teu, é que eu poderei cá voltar e mostrar que nada tem a haver com o preço mas com o valor.
        Eu comprei e não estou minimamente preocupado.
        E o que continuo a comprar hoje irá reforçar quando retomar.
        Cá estarei para te fazer lembrar.

  3. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    O que vai aumentar em 2023? Tudo, menos os salários!

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Os tugas é que escolheram PS. Agora aguentem-se à bronca mais uns anitos.

      1. Avatar de PSCortes
        PSCortes

        pior, deram-lhes uma maioria. eu não votei neles. mas a oposição coitadinha… enquanto não chegar nenhum d. sebastião o caminho é ir trabalhar para os lados de badajoz

      2. Avatar de Lopes
        Lopes

        sempre a mesma história do PS, olha e se deixassem o disco riscado, pois garantidamente, se tivesse lá o PSD ou outro estavas bem pior neste momento, pois os outros tem igualmente muito paleio, mas no final de lá estarem no poleiro são todos iguais ou piores…

        Este país precisa é de governantes novos que não pensem só em ir governar para cumprir objetivo e estão se a borrifar para o povo como os que lá andam há décadas…

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          enquanto tu e outros tugas não souberem aferir o que é competência na gestão de um país não saíremos da cepa torta.
          eu já nem quero saber disso, vivo muito bem e vou-me rindo da miseria alheia daqueles que dizem coisas como a tu dizes e que crucificam o passos.
          enquanto a maioria dos tugas estiver contra todos os que ganham mais do que eles e o objectivo for limitar todos pelos vencimentos mediocres, portugal não vai sair da cepa torta, eu vou pagando os 57% de impostos que me competem muito indignado mas com certeza que embora não possa investir qualquer riqueza que fosse acumular para prestar o meu contributo à economia, posso regozijar-me vendo outros que me crucificam por ser “rico” definharem em crises como as que se avizinham.

          1. Avatar de Ze
            Ze

            Se ganhasses bem nao vinhas para aqui perder tempo.

          2. Avatar de Tesla
            Tesla

            davas um belo politico, entalas-te de todos os lados… fazias melhor figura absteres de comentar que só sai asneiras…

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            Ze, tens de me explicar essa teoria, imagino que deva ser boa.

      3. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Sim, e os outros fazem melhor queres ver….

      4. Avatar de José da Apatia
        José da Apatia

        Queres ver que se estivesse lá outro qualquer ias ter subidas incríveis de ordenados. Em França, o Macron é o equivalente ao quê aqui? vê lá se descobres

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Bastava que alterassem a fiscalidade e ias ter subidas sim, porque o Estado deixava de comer tantos impostos…

        2. Avatar de JP
          JP

          Macron, o pior exemplo da Europa…

      5. Avatar de Nokiti
        Nokiti

        A culpa é toda da direita. Quando o PSD defende liberalizar o despedimento e a não existência de salário mínimo ou não ter aumentos ficando nos 400 €, a malta fica com medo e vota PS. É que neste momento não há soluções de jeito. PS é o que é, PSD, esquece lá isso.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Curiosamente a maior economia mundial tem despedimentos com 15 dias de indeminização para ambos os lados independentemente do tempo de casa, o que é que isso faz? uma das taxas de desemprego mais baixas do mundo e dos salarios mais altos do mundo devido à alta competitividade.
          Isso de ter medo de perder o emprego é pobreza de espirito tuga que nos impede de progredir.

          1. Avatar de André
            André

            Exato, eu não preciso de leis para me protegerem no meu trabalho, a minha produtividade é o que me protege.
            No dia em que uma lei do governo proteger a minha situação laboral é porque eu mereço ser despedido.

  4. Avatar de TiagoC
    TiagoC

    Infelizmente PS e PSD estão para o Governo, como o Porto e Benfica está para o Futebol.
    Enquanto não se mudar o rumo destes partidos, tambem não se mudará o rumo de Portugal.

    Ganhe um ou outro, as diferenças ou melhorias são zero.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      O Ps ainda está a tentar levar o ordenado minimo até aos 900€, se lá estivesse o PSD, o ordenado minimo ainda estava no 500€, é um exemplo.

      Mas um ao outro venha o diabo e escolha, os outros partido não são melhores, é tudo fogo de vista, isto, já não tem ponta por onde se pegue, seja quem for que lá caia, fica logo de mãos atadas, e promessas ficam por terra.

      Simplesmente Portugal tinha de acabar com os tachos e regalias todas para isto entrar nos eixos, mas enquanto andarem ai os amigos e compadres, o pa´s nunca vai passar da cepa torta.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        O PS colheu frutos do PSD e foi embalado nas vacas gordas a europa e das verbas do turismo e investimento estrangeiro.
        Antes do PSD salvar o país da bancarrota aconteceu o mesmo com o PS sob liderança do Socrates.
        O ordenado minimo é areia para os olhos dos pobres, até podia subir para os 1200€, que diferença isso faz se o custo de vida continua a subir e se os que ganhavam 1200€ não serão aumentados? É nivelar tudo pela mediocridade como o tuga gosta e andar a contar tostoes “oferecidos”.
        Algo posso afirmar com toda a certeza, se ganhasse ordenados inferiores a 100k ano com grande certeza nunca teria regressado a PT.

        1. Avatar de Bitcoinas
          Bitcoinas

          “É nivelar tudo pela mediocridade” , alguém a ver o mesmo que eu. Aleluia! Não acordem não!

        2. Avatar de Profeta
          Profeta

          Se o governo aumentasse o ordenado minimo para 1200 te garanto que eu seria uma dona de casa responsavel e ja ficaria desafogado. Se os outros ordenados medios nao aumentam isso nao e culpa do governo mas sim dos patroes. Alias eu sempre falei isto, as empresas podem pagar mais que o ordenado minimo mas nao o fazem porque nao querem. Preferem usar essa falacia de ordenado minimo como se fosse uma obrigacao ter de pagar apenas e tao somente o ordenado minimo as pessoas.

          1. Avatar de andy
            andy

            A tua noção de finanças parece ser 0.
            Vai fazer as contas de quanto a empresa gasta para pagar 1200 limpos ao sem empregado. e depois volta a comentar.

          2. Avatar de Profeta
            Profeta

            Eu nao disse que todas tem a capacidade de o fazer, no entanto se e para os patroes andarem a abrir empresas sem fazerem bem as contas e andarem a contar os trocos para pagar os devidos imposotos e os salarios aos trabalhadores mais vale nao abrirem o negocio.

          3. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            a realidade tuga com a economia tuga não é essa, TSU são 23,75% e o pobre do funcionario ainda leva talochadas de 11% de SS + potencialmente até 48% de IRS.
            Para não falar no IRC… é mau para patrão e é mau para o funcionário.

        3. Avatar de paosemsalada
          paosemsalada

          mas o País está assim faz tempo depois do 25 de Abril foi roubar a torto e a direito, sem favoritos. diz-me um que não tenha roubado. memofante alguém?

        4. Avatar de Rc
          Rc

          Um que gosta de falar com abarriga cheia… nem sei o que andas aqui a fazer…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            É essa a mentalidade que faz que nunca se saia da cepa torta, o que importa para ti no meu comentário é que eu ganho bem, só que para ganhar bem cá, primeiro tive 15 anos de sacrificio fora, e embora ganhe bem cá e tenha um menor custo de vida, lá fora ganhava melhor e tinha um custo de vida mais alto e mesmo assim tinha uma vida muito mais desafogada, tudo porque existia uma fiscalidade equilibrada.

        5. Avatar de RC
          RC

          Tenho de ir denunciar este fugiu do Júlio de Matos para aqui, além de dar uma de rico e sabichão ainda é c&%o…

      2. Avatar de Bitcoinas
        Bitcoinas

        Ainda ninguém percebeu que a subida do salário mínimo de forma administrativa sem a subida do salário médio é tão somente a maior forma de empobrecimento do país.
        Quando falam em aumentos de salário mínimo até tenho medo, sem abordagem a real situação da classe média. Quando o salário mínimo estiver praticamente igual ao salário médio, estaremos naquilo que o verdadeiro comunismo deseja alcançar. Que todos estejamos iguais, nem que seja igualmente pobres.
        Em suma: uma subida do salário mínimo sem o equivalente reforço salarial de todas as carreiras intermédias e superiores e respetivo aumento do salário médio é tão somente o mais rápido caminho para o empobrecimento do país…

        1. Avatar de Tesla
          Tesla

          Toda gente percebeu, mas amigo, o problema é que os ordenados médios, tem de ser os patronatos a chegarem-se há frente, o governo só tem de se preocupar com o mínimo, mas como é natural, as entidades empregadoras nestes país, se der para ter alguém de graça, melhor…

          Há que ver as coisas como elas são, e não estar só a dizer sempre a mesma coisa que o governo isto, o governo aquilo, se há coisas que não melhoram é porque malta como vossa excelência que atrás do teclado são os maiores, mas quando é para ir para lutar e fazer valer os direitos nem aparecem para dar a cara….

          1. Avatar de Bitcoinas
            Bitcoinas

            “amigo”, aprenda a diferenciar quando se escreve “à” e “há” e depois venha para cá despejar verborreia sobre quem dá a cara ou não.

          2. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            como é que os patrões se chegam à frente se não tiverem lucros e se tiverem de pagar 23,75% sobre os salarios?

      3. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Aumentar o salário mínimo sem aumentar a produtividade ou reduzir a fiscalidade, a médio prazo vai dar azo a desemprego…

        1. Avatar de Tesla
          Tesla

          Outro que só diz asneiras, então para aumentar o salario implica necessidade de mais produção, redução de fiscalidade e vai dar origem a mais desemprego…

          O Cristo anda cá abaixo ver Isto…

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            convido-te a veres a balança economica.

    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Vá lá alguém aqui diz o que penso, mas não é só esses dois, os outros todos são iguais e em alguns até ficaria bem pior….

  5. Avatar de NOS com aumentos de 10%
    NOS com aumentos de 10%

    Não é só o MEO. A NOS já promete aumentos de acordo com o valor máximo da inflação.
    É que os servidores da NOS comem batatas, as antenas bebem gasóleo. Nada justifica aumentos em 10%. A NOS nas suas estruturas de custos não teve aumentos de 10%. Aumentou electricidade, gás, combustíveis, que nos encargos gerais da NOS corresponde a quanto? Os municípios, onde trabalho, também deverão aumentar em 10% as taxas de passagem à NOS! Olho por olho…

    https://www.nos.pt/particulares/ajuda/Pages/atualizacaoprecos.aspx

    1. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Desconhecia esta situação relativa há NOS. Obrigado pela partilha!!!

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    É o que dá votar no PS. Com a maioria agora aguentem-se 4 anos de xuxalismo. O PSD também é uma treta enquanto o ze povinho não abrir a pestana uns vão continuar a trabalhar para outros e Portugal ainda enterra-se mais

    1. Avatar de windows
      windows

      PS e PSD é chapa gasta, e os outros achas que fariam melhor, desengana-te, iria fazer o mesmo ou pior, pois o problema deste pais, começou quando se começou a sustentar amigos, primos enteados, e tudo há custa do zé pevinho, com reformas douradas, regalias que não cabe na cabeça de ninguem, pois tudo o que vai para o governo quer é tacho o resto que se lixe…

    2. Avatar de paosemsalada
      paosemsalada

      olha o Brazil, O Bolsonaro comeu-os muita bem, com sorte ainda foge para o estrangueiro

  7. Avatar de Profeta
    Profeta

    O problema da governacao sao os partidos. Todos se apoiam uns aos outros. Deveriamos poder votar em pessoas e em cada ministerio. Eu sei da trabalho mas provavelmente seria mais bem feito. Assim eles sao todos amiguinhos e protegem-se uns aos outros. O esquema de corrupcao esta tao bem implementado que nao ha volta a dar. Nao ha como puxar o fio e desmantelar toda essa rede. Os politicos estao velhos e cansados. Mas o problema da malta jovem se fosse para la e se vem de uma linhagem de filhos de politicos e que a ideologia seria a mesma. Por isso mais vale ir vivendo como se pode e ca*ar nos politicos.

  8. Avatar de Cesar II
    Cesar II

    Temos uma classe politica muita cara relativamente a produtividade util.
    temos de pensar rapidamente em chutar fora 95% dessa inutilidade que empobrece o País e o povo.