Comerciantes obrigados a aceitar pagamentos em “dinheiro vivo”?

39 Comentários

É verdade que vivemos numa era digital e até o dinheiro é “digital”. No entanto, ainda são muitos os que gostam de pagar em dinheiro vivo, ter faturas e recibos em papel, etc.

Mas no caso dos comerciantes, será que são obrigados a aceitar pagamentos em dinheiro vivo?

Comerciantes obrigados a aceitar pagamentos em "dinheiro vivo"?


Dinheiro: Moedas e notas de euro devem ser aceites

Segundo o Banco de Portugal, por regra, as notas e as moedas de euro devem ser aceites em todas as transações, seja qual for a sua natureza. O credor tem o dever de aceitar qualquer tipo de nota ou moeda, não podendo, regra geral, recusá-la.

Eventuais recusas de notas e moedas em euros como meio de pagamento apenas podem ser fundadas na boa-fé (por exemplo, em caso de desproporcionalidade entre o valor da nota apresentada pelo devedor relativamente ao montante devido ao credor do pagamento) ou mediante acordo das partes em usar outro meio de pagamento.

Este entendimento reflete o exposto na Recomendação da Comissão Europeia, de 22 de março de 2010, sobre o alcance e as consequências do curso legal das notas e moedas em euros.

Comerciantes obrigados a aceitar pagamentos em "dinheiro vivo"?

Em Portugal, existem restrições legais ao pagamento com numerário:

  • Definidas na Lei n.º 92/2017, de 22 de agosto;
  • No Decreto-Lei n.º 246/2007, de 26 de junho, segundo o qual ninguém é obrigado a aceitar, num único pagamento, mais de 50 moedas de euro correntes, com exceção do Estado, através das caixas do Tesouro, do Banco de Portugal e das instituições de crédito cuja atividade consista em receber depósitos do público.

Não estão previstas sanções relativas à recusa em pagamentos de notas e moedas metálicas em euros. Não obstante, desta recusa decorrem consequências que respeitam à relação contratual, existente entre as partes.

Nos termos do Código Civil Português, o devedor cumpre a obrigação quando realiza a prestação a que está vinculado, podendo inclusive o credor incorrer em mora, quando, sem motivo justificado, não aceita a prestação que lhe é oferecida.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JS
    JS

    Viva

    Podiam ter posto as restrições do DL 92/2017:
    Porém, existem limites legais a pagamentos e recebimentos em dinheiro referentes a uma qualquer transação, fixados no âmbito das medidas de combate ao branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo aprovadas na lei nº 92/2017

    Assim, é legalmente proibido pagar ou receber em dinheiro, valores superiores a:

    3.000 euros (ou o equivalente em moeda estrangeira) para pessoas singulares residentes em Portugal.
    10.000 euros (ou o equivalente em moeda estrangeira) para não residentes, que não atuem na qualidade de empresários ou comerciantes
    1.000 euros para sujeitos passivos de IRS ou IRC (residentes e não residentes), com contabilidade organizadas,
    Estes limites aplicam-se mesmo que o pagamento seja feito de forma faseada, já que esse tipo de pagamento pode ser considerado como indício da prática de branqueamento de capitais.

    1. Avatar de Ifm
      Ifm

      Correcto, é pena é não haver sanções para quem não aceita dinheiro vivo.
      Ex: restaurantes, etc

      Porque lá está ninguém é obrigado a ter cartão multibanco.

      Tem de aceitar e ponto, são é finos alguns e só aceitam pagamento com cartão…
      Porque é pre pagamento se fosse ao contrário era comer e beber.. não aceita?? Ok adeus e obrigado pela refeição

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Eu vejo é exatamente o inverso, muitos restaurantes logo na porta “Não temos multibanco”

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Se só poderemos pagar com cartão iam ver o PIB Português a subir em flecha, então os restantes e cafés são os reis das fugas.
          Ou então tentem contratar alguém para fazer obras ou reparações em casa e falem em factura, parecem o Diabo a fugir da cruz, o pessoal ainda pensa que não pedir facturas está a ganhar alguma coisa com isso, ou receber metade do ordenamento pela porta do cavalo.

          1. Avatar de Ifm
            Ifm

            B@rao vermelho..
            Sabes que muita gente vai a esses cafés porque são mais baratos…
            É fuga ao imposto, sim pode ser.
            Mas o cliente paga menos!!
            É o mesmo que eu também te posso vender batatas, a 1€ como a 1,25…
            Queres pagar 1,25??
            E por norma esses restaurantes e cafés que falas não vez o dono com roupas caras, carros de luxo etc …

            Onde tu devias estar preocupado era com os grandes, com os boys do governo etc… Esses sim é que causam um grande impacto nefasto a economia portuguesa.
            É naqueles “estudos”, “associação de caridade “, que são fachadas para fugas a impostos legais, etc BES, TAP, grupo Lena, etc …

          2. Avatar de Luis Henrique Silva
            Luis Henrique Silva

            Ifm
            Até podes ter certa razão, mas assim ninguém paga o que deve ao estado, se toda a gente fizesse o correto, as coisas andavam bem.
            prefiro pagar 1,25 e saber que pago imposto para alguma coisa.
            Há paises que avançaram bastante porque todo o povo contribui eles preferem assim pois no fim todos ganham

          3. Avatar de Rosa
            Rosa

            Bom dia, Lamento esta mentalidade pequenina. Fugir aos impostos não declarando. Depois é ver essas mesma pessoas a usufruir das mesmas vantagens, Saúde, educação e ajudas aos mais desaforidos e outras pagas pelos nossos impostos. Muitas vezes com bons automóveis e habitações melhores que muitos de nós, os quais por trabalhar por contra de outrem ou por consciência, não fugimos aos mesmos. Abraços.

          4. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Está a ganhar sim, 23% que paga a menos, que não é nada pouco. 23% que pagaria a mais sem ter retorno nenhum… Talvez se o Estado não fosse tão ganancioso não havia tanta evasão fiscal, digo eu…

        2. Avatar de Asae
          Asae

          Para esses que não tem multibanco, no final da refeição, pede fatura com contribuinte.

          1. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Nem precisa ser com NIF, consumidor final é o suficiente, basta que seja faturado.

        3. Avatar de Há cada gajo
          Há cada gajo

          Devias fugir desses restaurantes porque na realidade ao colocarem esse aviso é porque já tiveram MB e neste momento estão tão mal que não querem que o dinheiro vá parar ao banco…

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pode ser por não concordarem com as elevadas taxas cobradas por esse sistema.

          2. Avatar de David Guerreiro
            David Guerreiro

            Não quer dizer isso, pode ser porque não querem pagar as taxas que cobram, ou simplesmente porque é uma forma de evasão fiscal… Podem haver várias justificações.

    2. Avatar de Sergio
      Sergio

      Tentam fazer um artigo um pouco fora daquilo que é o assunto que realmente dominam e depois é claro que o mesmo aparece incompleto.
      Lembrei-me logo dessa situação que referiste.

  2. Avatar de mike
    mike

    Até pode estar na lei, mas por exemplo no TimeOut em Lisboa não aceitam pagamentos em dinheiro desde que se ouviu falar pela primeira vez em pandemia…e assim continuam!

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Fazer um post sobre a obrigatoriedade de qualquer comerciante aceitar dinheiro? Até em moedas de cêntimos são obrigados a aceitar.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Nunca tive dificuldades em pagar em dinheiro.
    Já para pagar em MB muitas x’s é um filme. Já perdei a conta às x’s que tive que ir ao MB mais próximo levantar para pagar a despesa!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Exato, há ainda muitos locais que não aceitam pagamento por cartão de débito.

  5. Avatar de José
    José

    talvez para evitar banhadas dos colaboradores se vai a conta não há maneira de meter ao bolso …quem sabe

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso também se evita com dinheiro, usa-se aquelas caixas-forte tipo Cashlogy. O empregado nem mexe no dinheiro, e também evita-se roubos.

  6. Avatar de André
    André

    Eu pago sempre em cartão. Em dinheiro já sei o que acontece. Assim fica registado! E os meus bolsos agradecem.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pode pagar em dinheiro e solicitar fatura… Fica registado na mesma.

  7. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    Corrupcao tb esta na lei?!
    alguem deveria informar os xuxalistas

  8. Avatar de Maria
    Maria

    Pode pedir fatura, com ou sem NIF, consumidor final, e assim tem a certeza que fica registado

  9. Avatar de guedes
    guedes

    Como é óbvio deveria ser permititida a recusa de dinheiro fisico mediante afixação de avisos em sitio visivel. Nem sei porque não mais incentivada dado a enorme fuga ao fisco realizada com numerário. De resto deve haver varias exepções ou nem sequer fiscalizam. Por exemplo na TAP a bordo não aceitam dinheiro vivo .

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      A recusa pela utilização de dinheiro não pode ser justificada pela evasão fiscal.

      1. Avatar de Mendes
        Mendes

        Caro, em que país é que vives. Deve ser na Disneylandia, só pode!
        Por acaso sou consultor financeiro (vai para mais de 20 anos de experiência) e quando se pretende “fugir” os pagamentos tem se ser em dinheiro! LOL. Agora, aterra a nave, convive com a realidade e observa o mundo à tua volta.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Então já que estás na área e não na Disneylandia divulga lá os teus conselhos para ‘ajudares’ o teu cliente a ter uma vida mais desafogada.

          1. Avatar de Guilherme
            Guilherme

            Não sabes??? Desculpa mas o Mendes tem toda a razão. Basta ter dois dedos de testa. É com cada um por aqui que cada vez mais tenho a certeza que os portugueses sofrem mesmo de iliteracia financeira. Estudasses!

          2. Avatar de Rodrigues
            Rodrigues

            Ele há com cada um… O Mr. Y de facto ainda acredita no Pai Natal. De chorar a rir com os comentários!

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Lá está, quem quer fugir tem de ser a dinheiro vivo, até aí tudo bem. Mas o motivo pelo qual apenas se aceita dinheiro vivo não tem de ser para fugir… São coisas bem diferentes…

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Então imagina que se perdeu o cartão MB, ou por algum motivo não o tem consigo, mas tem dinheiro físico, acaba por não conseguir comprar nada…

  10. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Não entendo. Nunca mas mesmo nunca tive qualquer problema para pagar em dinheiro. Já pagar com MB, já tive em várias ocasiões locais que não aceitavam!

  11. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Nesta sociedade de consumo é o consumidor quem tem o maior poder e tantos que o ignoram. E qual é a mentalidade do que se deixou cair no consumismo?

  12. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    E não há uma Lei que proíbe o pagamento de mais de 3.000,00€ em dinheiro?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Sim, existe uma lei que limita o valor. Mas este artigo não é sobre isso, é sobre pagamentos em geral, até de valores baixos.

    2. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      jorge santos, se eu fosse a contar as vezes em que me borrei para essa lei…
      Aliás, comprei um carro por muito mais que esse valor e foi pago com um molho de notas…

      Não aceito que corruptos e bandidos façam leis anti lavagem de dinheiro, quando são eles mesmos os piores…
      Já não se lembram do famoso apagão? Não? Ohhh, pois eu lembro.
      A minha memória não se desvanece assim tão depressa…
      Sistema informático de controlo de transacções internacionais off durante umas horas e nesse tempo foram embora centenas de milhões de euros para offshores, sem declarar.
      Como é que as pessoas que fizeram essas transacções sabiam o momento exacto em que o sistema ia ” avariar”?
      Alguém me consegue explicar uma coisa destas?
      Depois vem dizer ah e tal para combater a lavagem de dinheiro e fugas e não sei o quê há este limite para usar dinheiro…
      Só digo, Ide-vos f…

      PorcoDoPunjab, a minha garagem foi inundada e a Scarlett Johansson ainda não me apareceu lá…

  13. Avatar de VitorPT
    VitorPT

    Uma das dificuldades dos comerciantes é fazer o depósito em dinheiro nos bancos. Se em notas, as máquinas não estão preparadas para vários depósitos e facilmente ficam cheias, por outro lado estão expostas a todas as pessoas. Se feitas pelo antigo caixa, estão sujeitos a taxas por cada depósito, a moedas estão limitados a determinados valor/quantidade de moedas.

  14. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Para o pessoal que diz que tem dificuldades em pagar com dinheiro físico, se quiserem eu posso fazer o sacrifício de o aceitar, sem limites, e livro-vos de tamanhos contratempos.
    É que eu nunca tive problemas desses e pago quase sempre em dinheiro.
    Não sei em que locais é que vcs andam…

    PorcoDoPunjab, a minha garagem foi inundada e estou à espera da Scarlett Johansson