Twitter: a liberdade de expressão de Elon Musk está a bloquear jornalistas e o Mastodon

69 Comentários

A compra do Twitter foi muitas vezes argumentada com o chavão da “liberdade de expressão”. Alguns argumentos pareciam de tal forma exagerados, mas Elon Musk fazia questão de os repetir. Um dos casos foi mesmo ontem falado, o da conta que seguia o seu jato privado em direto, e que ele dizia que não iria bloquear… mas bloqueou.

Trouxe ainda para a rede uma “amnistia” às contas que tinham sido bloqueadas no passado, incluindo de Donald Trump… mas agora está a bloquear outras contas. Jornalistas que escrevem sobre Elon Musk e utilizadores que incentivam o uso do Mastodon deixaram de ser bem-vindos.

Twitter: a liberdade de expressão de Elon Musk está a bloquear jornalistas e o Mastodon


Vários jornalistas de várias publicações não conseguiram aceder às suas contas do Twitter esta noite. Segundo o jornalista sérnior da NBC News, Ben Collins, as contas foram suspensas. Estes jornalistas tinham em comum o facto de escreverem sobre o Twitter e sobre Elon Musk, que já se assumiu como “absolutista da liberdade de expressão”.

Collins listou as contas de dois jornalistas suspensos numa publicação no Twitter, incluindo Donie O’Sullivan, da CNN, cujos últimos tweets incluíram a sua entrevista a Sweeney, o estudante universitário que administrava a conta @ElonJet.

Drew Harwell, do Washington Post, perdeu a sua conta depois de ter feito um tweet sobre como o Twitter suspendeu o Mastodon, a rede social rival que tem vindo a ganhar popularidade desde que Musk entrou para a rede social, e isto depois de partilhar um link para a conta @ElonJet na rede concorrente.

Ryan Mac, do New York Times, perdeu o acesso à sua conta depois de falar sobre Sweeney e sobre as mudanças na política do Twitter após a suspensão de @ElonJet. Matt Binder, do Mashable, também foi suspenso depois de retweetar uma publicação duvidando da afirmação de Musk de que ele e o seu filho teriam seguidos por um “perseguidor maluco” e uma outra sobre como o novo chefe de confiança e segurança do Twitter convidou um grupo adjacente ao QAnon para discutir uma parceria.

A lista de jornalistas continua, com publicações de conteúdos semelhantes. Em resposta a um utilizador Musk insinuou que eles foram expulsos do site devido às novas regras de doxxing. Disse também noutro tweet que criticá-lo “o dia inteiro é totalmente bom, mas doxxing [à sua] localização em tempo real e colocá-lo em perigo e à sua família não é”.

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ivo
    Ivo

    Liberdade expressão “seletiva”.

    1. Avatar de Exageros
      Exageros

      Eu sinto que tu gostavas de ter o localização do teu carro online em tempo real.

      Depois imaginando que tu és bastante conhecido para ti seria na boa teres pessoas a seguir-te.

      Falando menos a sério, que ataque a liberdade de expressão é esta? calou alguém, meteu fita cola na boca de alguém?

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        mas esta exposto, toda a gente pode aceder… qual é o problema? tem uma pagina que partilha? uau

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        +1 a comunada esta em panico pela liberdade de expressao que Musk deu!

        Isto e so desculpas da comunada para atacar o Musk, pois os mesmos tipos que gritam liberdade de expressao agora sao os primeiro a censurar seja la quem for se nao fizer parte do pensamento colectivo comuna.

        Hilariante e ver os corruptos No EU amecar o twitter quando se deveriam era focar com o escandalo de corrupcao no coracao da Europa. Se existisse jornalismo a serio esses corruptos eram todos exposto pois o escandalo desta cemana e so a tip do iceberg!

        1. Avatar de jack
          jack

          O que gostei bastante no seu comentário foi a cemana.

    2. Avatar de João
      João

      Como em tudo!!!
      Porque se acha que existe alguma excepção é porque vive no mundo da fantasia…

      A questão está só na “selecção”. Esta deve ser feita sempre em prol do bem de todos (e não de um indivíduo ou grupo -minoritário – em particular)

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Liberdade expressão “seletiva”, existe e muitos lutam por isso mesmo, é chamado de privacidade. Privacidade é limita bastante a Liberdade de expressão.

      1. Avatar de A pinga é boa!
        A pinga é boa!

        Então porque é o Twitter denominado de rede social, ó Toni?

        Se és dono de uma rede social há alguma porra de ética/lógica em banir alguém só porque essas pessoas têm opiniões que fazem comichão ao Musk?

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Que se saiba em sociedade todos fazem isso.
          Diariamente todos limitam a liberdade de outras pessoas somente para se sentirem mais confortáveis ou terem “privacidade”.

          1. Avatar de A pinga é boa!
            A pinga é boa!

            Por isso é que a bandeira “free speech” que o Musk gosta tanto de relevar é uma falácia.

    4. Avatar de secalharya
      secalharya

      Claro. O Ditador Musk só engana os tapadinhos.

  2. Avatar de nuno a
    nuno a

    Nao errado , ele esta a suspender temporariamente por 7 dias todas as pessoas sejam jornalistas ou não, que expõem dados pessoais de terceiros nomeadamente moradas localização em tempo real , o que é apelidado nos EUA de ‘’doxing’’

    Eu acho bem .

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      foram expostos dados pessoais? via pirataria? ou simplesmente porque foi visto publicamente, ou usou meios que, por lei, disponibiliza dados publicos? Se foram usados dados pessoais de forma individual, existem tribunais onde deve ser realizado a queixa. Mas como passou a dono, passou a ser juiz. E, na minha leitura, foi esse o objectivo da compra do twitter, poder remover quem lhe faz frente.
      Ainda bem que vão aparecendo soluções e se estas soluções ganharem força, o twitter morre e leva outras empresas atrás, infelizmente.

      1. Avatar de nuno a
        1. Avatar de Ogoid
          Ogoid

          de rir, sim 🙂 vou tentar seguir o teu conselho.

      2. Avatar de Exageros
        Exageros

        Pelo teu comentário, parece que tu gostavas de ter o localização do teu carro online em tempo real.

        Depois imaginando que tu és bastante conhecido para ti seria na boa teres pessoas a seguir-te.

        Falando menos a sério, que ataque a liberdade de expressão é esta? calou alguém, meteu fita cola na boca de alguém?

        1. Avatar de Ogoid
          Ogoid

          Existem tribunais para problemas que descreves.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Em portugal iria demorar anos até que a coisa fica-se resolvida.

  3. Avatar de Joao M
    Joao M

    Se a razão da suspensão é passar informação em tempo real de pessoas então diria que está certo.
    Uma coisa é dizer a tua opinião sobre o que for – mesmo que errada e não factual, outra coisa é passar informação pessoal que inclui a posição atual; isto não é liberdade de expressão.
    A malta que se queixa provavelmnte não se lembra até dos alertas que a PSP faz todos os anos no periodo de férias para que as pessoas não coloquem que estão fora em tempo real nas redes sociais com o risco de até terem as suas casas assaltadas. Enfim..

    O Elon musk tem muitos defeitos e problemas mas diria que neste caso o gajo tem razão -> caso a razão seja a partilha de localização de terceiros.

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      Se a informação em tempo real sobre o Elon fosse positiva, traduzisse em publicidade gratuita, as contas não eram bloqueadas. Como são contra e negativas, o Elon já considera violação de privacidade.
      O Elon passou a ser dono de uma empresa que tem tudo menos de privacidade, onde vende a informação da localização de cada utilizador. Ou será que comprou o Twitter para ganhar privacidade dele, calando os que o criticam?

    2. Avatar de Mr.Y
      Mr.Y

      Não são os jornalistas que estão a fazer doxxing

    3. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A questão é que ninguém está a partilhar a localização do Elon Musk mas do avião.
      O que torna esta situação complicada é que um avião quando viaja tem a obrigação legal de partilhar publicamente a sua localização, logo coloca-se será correto penalizar quem partilha uma informação que já é pública.

      1. Avatar de Joao M
        Joao M

        é uma questão sensivel porque aposto que muitas pessoas que até dizem “epah, a informação é publica por isso partilhar é liberdade de expressão” são as mesmas que depois queixam-se dos estados com camaras de vigilancia por todo lado em nome da “segurança”. Ninguém gosta de ser vigiado nem pelos vizinhos mas depois somos capazes de justificar partilha de informação – mesmo que publica – sobre algo relacionado com alguém.
        Por exemplo, a informação que colocamos nas redes sociais passam a fazer parte dessa rede social e ela pode fazer com essa informação o que quiser incluindo partilhar essa informação com quem andar a olhar para os feeds ou até terceiros (google, facebook, etc.. fazem isto todos os dias) – falo de informação que nós colocamos como publica, fotos, localizações, etc… Nesse caso – se discordamos do que essas empresas fazem com a nossa informação tornada “publica” quando a partilhamos e aderimos a esses produtos – porque é que agora defendemos quem partilha informação semi-privada, neste caso, do Elon Musk?

        Ou seja, o tema é complicado porque no meio disto tudo temos o direito à vida privada, temos o que partilhamos publicamente (sem querer ou não) em redes sociais e outros produtos e depois a nossa opinião sobre a pessoa. Não gostamos de ser vigiados mas aceitamos livremente se quem é vigiado é alguém que até nem gostamos 😀

      2. Avatar de nuno a
        nuno a

        os avioes particulares tem um sistema “PIA” que basicamente cria um codigo e assim a informacao do aviao dono e quem viaja nele está oculta o avião aparece no flightradar identificado apenas com o codigo, acontece que um hacker jack sweeney decifrou o codigo e passou a expor a localizacao em tempo real sem autorizaçao e os “jornalistas” partilharam essa informaçao

        https://twitter.com/Timcast/status/1603750658779357185?cxt=HHwWgoC9zcSu1cEsAAAA

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Fechei a minha conta. Simples. Não há pachorra para tanto drama.
    O twitter tornou-se uma anedota pegada, um antro de negatividade.
    O Musk, que comprou o twitter por capricho, vai acabar por vendê-lo com prejuízo.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Otimo, não é necessário Wokes.
      Caso não saibas a conta do Trump foi banida por pressão da família Obama, mas isso já é aceitável.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        ai foi? lol
        Foi o trump que to disse?

    2. Avatar de nuno a
      nuno a

      lol desde que musk comprou o twitter o numero de utilizadores activos subiu, e o valor na bolsa tambem

      1. Avatar de paocomsalada
        paocomsalada

        especulação…. aconteceu o mesmo com a Doge não foi?

      2. Avatar de Lelo
        Lelo

        Valor em bolsa ?! Quanto vale ?

        “Twitter will be delisted from the New York Stock Exchange and its shares will no longer trade on public markets as of Nov. 8. ”
        “Trading in the shares on the New York Stock Exchange has been suspended, meaning no new purchases of the stock can be made.”

    3. Avatar de Fusion
      Fusion

      Dramas é a vida de um woke, que é drama em tudo, filmes, música, causas etc ect portanto quantos menos wokes melhor

      1. Avatar de Pedro Mendes
        Pedro Mendes

        +1 lol

  5. Avatar de agamotto
    agamotto

    A localização do avião dele é do domínio público e pode ser encontrada no flightradar. Onde isto é doxxing?

    1. Avatar de Comment
      Comment

      Tu sabes qual é a definição de doxxing ?
      “Doxxing means publishing someone’s information online without their permission. Doxxing can also refer to uncovering the real person behind an anonymous username, and exposing that person’s real identity online.”

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Isso só faz sentido caso a informação seja privada, se eu visse o Elon num hotel e partilha-se a sua localização isso seria doxxing, se ele por outro lado partilha-se publicamente que está no hotel e depois eu repartilha-se então já não podes considerar doxxing.
        Pois bem um avião tem a obrigação legal de partilhar publicamente a sua localização, não há qualquer presunção de privacidade em relação à localização de uma aeronave em voo.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          “se eu visse o Elon num hotel e partilha-se a sua localização isso seria doxxing”
          Mas a morada (localização) do hotel é informação pública e disponível a qualquer um. Por isso estão a partilhar informação pública

          1. Avatar de Paulo Martins
            Paulo Martins

            És assim tão estúpido para não perceber a diferença entre partilhar a informação “O Elon está no Hotel XPTO na Rua do Toni da Adega” de “o Hotel XPTO fica na Rua do Toni da Adega”? A diferença é simples: se fores às páginas Amarelas e procurares a morada do Hotel XPTO obtens resposta porque a informação é pública e partilhada pelo próprio Hotel mas se procurares onde está o Elon já não te aparece nenhum resultado porque essa informação é privada, por isso faz a ginástica mental que quiseres mas não é a mesma coisa…

    2. Avatar de nuno a
      nuno a

      os avioes particulares tem um sistema “PIA” que basicamente cria um codigo e assim a informacao do aviao dono e quem viaja nele está oculta o avião aparece no flightradar identificado apenas com o codigo, acontece que um hacker jack sweeney decifrou o codigo e passou a expor a localizacao em tempo real sem autorizaçao e os “jornalistas” partilharam essa informaçao

      https://twitter.com/Timcast/status/1603750658779357185?cxt=HHwWgoC9zcSu1cEsAAAA

      1. Avatar de agamotto
        agamotto

        Isto é o que dá “informar-se” através das redes sociais…

        A verdadeira história:

        His Gulfstream jet, registered through an LLC he owns, could be seen having landed on Wednesday evening in Austin through an online tracker, ADS-B Exchange. On Thursday, it took off again in the afternoon local time heading northwest.

        ADS-B is accessible to anyone online. The site makes use of flight information transmitted by federal law to show thousands of commercial and private aircraft flights all over the world. While Musk has recently begun to claim such tracking poses a security risk, ADS-B addresses that stance on its website.

        “If aircraft do not want to be seen, (such as military aircraft on a mission) they can always turn their transponders ‘off,’” the site says. “The position data shown by ADSBexchange is available to anyone who can spend $50 on Amazon and put the parts together. It’s not secret. Air Traffic Control voice comms are not encrypted either, and contain similar (or more) information.” 

        https://www.businessinsider.com/elon-musk-private-jet-no-longer-appearing-on-public-tracking-2022-12

        1. Avatar de nuno a
          nuno a

          lol claro que sim, foi escrito pela verdadeira Kali Hayes não foi pelo falso Tim Pool

          1. Avatar de Paulo Martins
            Paulo Martins

            Se dúvidas da jornalista vai diretamente à fonte, em primeiro lugar o que o nuno a escreveu é falso, o Jack Sweeney não decifrou qualquer código, ele simplesmente construiu um bot que pesquisa no site ADS-B Exchange e partilha a informação, podes confirmar isso na ElonJet no Mastodon.

            Relativamente à descrição da Kali Hayes é literalmente o que está na FAQ no site da ADS-B Exchange.

          2. Avatar de agamotto
            agamotto

            Códigos. Hackers. Conspirações. Na verdade mentes fracas, ou preguiçosas, incapazes de decifrar os pormenores técnicos e objectivos. É quem acha que a verdade se resume a 280 caracteres, soundbytes. É simultaneamente ridiculo, cómico e triste.

  6. Avatar de rui
    rui

    Desde a compra o Twitter tem mais utilizadores e é muito melhor.

    1. Avatar de Ogoid
      Ogoid

      Quantos bots? 🙂
      Quantos é que efectivamente deixaram de usar mantendo as contas activas?
      O numero de maquinas que suportam o twitter aumentou com esse aumentos de contas novas?

    2. Avatar de nuno a
      nuno a

      +1 o twitter esta bem melhor, menos bots, menos spam, menos censura

      1. Avatar de Paulo Martins
        Paulo Martins

        Eu gostaria de ver algum estudo feito por terceiros que realmente comprova-se isso, ainda no início da semana o Elon Musk postou um meme a dizer que os bots no Twitter estariam mortos ou qual uma utilizadora resolveu provar o contrário, lançou apenas um Tweet com o texto: “Sugar Daddy” e imediatamente começou a receber mensagens de bots, outros utilizadores fizeram experiências idênticas com os mesmos resultados.

  7. Avatar de bin
    bin

    masto.pt e mastodon.social , Twitter já era…e quem ainda não experimentou só está a perder.

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      mastodon é um antro da esquerda e extrema esquerda cheio de wokes e mimimi’s que destilam o odio a todos os que tem opinião diferente invés de criarem azo a discurso construtivo com os diferentes pontos de vista

      1. Avatar de Álvaro Campos
        Álvaro Campos

        Podemos estar em desacordo e ser da mesmo cor ou partido, ou não?
        Arrumem lá essa história do ser de direita ou de esquerda
        Partilhem-se opiniões e ideias sem qualquer etiqueta!

        1. Avatar de agamotto
          agamotto

          Totalmente de acordo! E se quisermos entrar em “teorias da conspiração”, esta polarização serve os interesses de “alguém” e não é dos cidadãos!

        2. Avatar de jack
          jack

          Até que por fim li um comentário inteligente

  8. Avatar de Mr.Y
    Mr.Y

    @elonmusk
    «If anyone posted real-time locations & addresses of NYT reporters, FBI would be investigating, there’d be hearings on Capitol Hill & Biden would give speeches about end of democracy!«

    Depois lança estas teorias sem base nenhuma. Está bem encaminhado, está…

    1. Avatar de Exageros
      Exageros

      Não é uma teoria, é um facto.

      Ela está apenas a fazer uma comparação. Facilitar a interpretação das suas ações.

      1. Avatar de Mr.Y
        Mr.Y

        Ai é um facto? Baseado em quê? Futurologia?

  9. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    Não existe liberdade de expressão em nenhuma rede social nem nunca vai haver.

  10. Avatar de agamotto
    agamotto

    Impressionante o contorcionismo mental que os fanboys deste sujeito fazem. Já pensaram em ir ver se o circo Cardinalli está a contratar?

  11. Avatar de Pedro B.
    Pedro B.

    A censura é lixada não é? E esses estavam a cometer um crime previsto por lei!
    Sobre os #twitterfiles, nada?

    Parece um bocado o Wikileaks. Prende-se quem divulga os crimes, esquece-se quem cometeu os crimes.
    Assim parecem um bocado invertidas as prioridades, ou não?

  12. Avatar de Art
    Art

    Heheh…está-se mesmo a ver a liberdade sob o conceito de Elon Musk …desde que não me chateiem podem dizer tudo ….mas se me criticam são banidos …..Belo conceito , mas não é liberdade de escrutínio ….Não me interessa

  13. Avatar de Aiaiai
    Aiaiai

    E o pessoal bate na tecla do avião…
    Uma coisa é uma coisa. Outra coisa é outra coisa.
    O avião é uma coisa… Ele é outra.
    Do mesmo modo que saber onde anda o avião é uma coisa.. saber onde ele está é outra!
    Uma coisa é dizer que o avião está ‘em sitio tal’. Outra é dizer que ele está dentro do avião ‘em sitio tal’.
    Parecem-me coisas diferentes… Ou não?!
    ‘Toda a gente’ sabe onde muitos ‘famosos’ possuem casa… Mas dizer se eles estão lá ou não já não me parece correcto.

    1. Avatar de Mr.Y
      Mr.Y

      É lógico que isto é um aspecto sensível acerca da privacidade!
      O ponto não é esse mas sim a hipocrisia do Musk. Primeiro não havia problemas que esses dados fossem públicos mas depois quando sentiu na pele os perigos que isso traz é que abriu os olhos.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Isso dá pra extrapolar para o cerne da questão sobre a ‘censura’.
        Só quando, de facto, se toma consciência e a consequência sobre o que pode ou não pode ser dito.

        O chavão da “Liberdade de expressão” é ridículo e muito redutor. Essa liberdade não deve ser irrestrita e, por isso, deve haver moderação e regras que se devem cumprir. É lógico que isto tem os seus perigos, por exemplo, sobre quem decide o que deve ou não deve ser filtrado.

        Daí que numa rede social haverá sempre moderação e escrutínio sobre o que é lá colocado.

  14. Avatar de Quim
    Quim

    Este gajo é uma aberração e vai ter um mau fim.

  15. Avatar de secalharya
    secalharya

    Elon Musk, o charlatão ditador!

    E ainda há quem acredite no homenzinho! LOL

  16. Avatar de iFernando
    iFernando

    Para quem só lê comentários e não lê a noticia:
    É proibida a partilha da posição em tempo real de qualquer pessoa.
    São as regras do Twiter.