Gestão empresarial: Projecto Colibri lança a nova versão 15.0.0

27 Comentários

No próximo ano, as empresas terão de estar preparadas para as vários novidades fiscais. Entre essas novidades está a Comunicação de Séries Documentais e ATCUD. Para levar aos seus clientes todas estas novidades e implementar também outras melhorias nas ferramentas já existentes, o Projecto Colibri chega à 15.0.0.

O ano 2023 vai trazer outras exigências a todos os documentos fiscais. Saiba mais sobre esta medida fiscal e aquilo que vai mudar na sua faturação.


Comunicação Automática das Séries

A partir de 31/12/2022, todos os sujeitos passivos passam a estar obrigados a comunicar, por via eletrónica, à Autoridade Tributária (AT), a identificação das séries documentais utilizadas na emissão de faturas e demais documentos fiscalmente relevantes, antes da sua utilização, conforme previsto no Artigo 35 do Decreto-Lei 28/2019.

Com a obrigatoriedade acima indicada, esta versão do Projecto Colibri disponibiliza a todas as licenças pagas a realização deste processo de forma automática através do WebService da AT. Para as versões gratuitas, o processo é  distinto, no entanto, existe um manual disponível para ambas as versões.

Mais informação

 

O que é o ATCUD?

Conforme já se tem vindo a perceber, a AT quer melhorar a comunicação dos documentos entre as empresas e os serviços ficais. Como tal, o organismo do Estado criou um código único de documento (ATCUD). Esta nova medida fiscal implementada pela Portaria n.º 195/2020, que veio regulamentar os requisitos para a criação de Códigos QR e do ATCUD nas faturas, previstos no Decreto-Lei n.º 28/2019.

Por um lado, o Código QR, em utilização nos documentos de faturação desde o início de 2022, juntamente com o ATCUD, permitirá, a partir de 2023, a comunicação de faturas sem NIF (Número de Identificação Fiscal) de forma fácil.

O ATCUD irá, assim, identificar cada documento fiscal emitido, independentemente de quem o emitiu, qual o seu tipo ou a série utilizada. Este código único de documento (ATCUD) torna mais simples a comunicação à Autoridade Tributária (AT), via e-fatura, por parte de particulares que queiram deduzir as suas despesas em sede de IRS.

Assim, mesmo que a fatura não tenha NIF no momento da compra, ela estará identificada e poderá ser deduzida.

 

Novas funcionalidades e melhorias no Projecto Colibri versão 15.0.0

Na última versão, e acompanhando as mudanças da comunicação das séries documentais, o Projecto Colibri implementou uma nova funcionalidade para facilitar a experiência do utilizador. No início de cada ano, o cliente é guiado à criação de uma série nova, para todos os tipos de documento, para realizar o processo automaticamente.

Adicionalmente, a equipa responsável pelo software introduziu os “Logs” de utilizadores. Estes vão dar aos administradores de sistema o controlo necessário para verificar todos os movimentos e alterações realizados pelos subtilizadores da aplicação.

Para as licenças profissionais, a exportação CIUS-PT foi melhorada extensivamente no sentido fornecer ao cliente uma experiência sem obstáculos na emissão das faturas eletrónicas. Com a nova versão do software é possível adicionar todos os campos necessários de forma dinâmica, permitindo uma maior flexibilidade na exportação.

Projecto Colibri

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Raul
    Raul

    Aos anos que o uso. Impecável. Parabéns a equipa.

  2. Avatar de César Silva
    César Silva

    A versão Lite que é paga não tem webserviçe AT e tem a comunicação da serie automática ? não há aqui uma contradição ?

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      Bom dia,
      Fiz a mesma questão estou a espera de resposta por parte deles.
      Já alguem lhe respondeu a essa questão?

      cumprimentos

  3. Avatar de donkeykid
    donkeykid

    Bom dia,
    Existe versão grátis/limitada para utilizador doméstico?
    Obrigado
    Abraço.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Tens uma versão grátis, limitada a 20 mil € de faturação ano

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Limitada em termos de funções, claro.

        1. Avatar de donkeykid
          donkeykid

          thank you!

  4. Avatar de Costa
    Costa

    Há uns largos anos, quando muitas empresas ainda pensavam migrar aplicações de MS-DOS para Windows, andava eu numa empresa a produzir um ERP inteiramente em ambiente Web, de 2001 a 2007.
    Bastava um servidor Linux, local ou em cloud e um browser. Funcionava com Opera, Safari, IE, Netscape, Firefox em PDA’s com browser e algumas funcionalidades até num telemóvel Sony Erickson com WAP.

    Por essa altura começámos também a ler notícias do Colibri, afigurava-se à partida com o nosso futuro maior concorrente, por também ele funcionar em ambiente web.

    Felizmente conseguiram sempre evoluir e resistir à concorrência de outras software house que entretanto também foram criando versões web para as suas aplicações.

    Parabéns

  5. Avatar de Fo
    Fo

    Desenvolvido em Java.
    Oh não! Fujam!

    1. Avatar de jose pedro
      jose pedro

      A ignorância é tão grande.

  6. Avatar de AlexS
    AlexS

    A versão mais barata é demasiado cara comparada com a concorrência.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mem é assim maus caro!!!! Além disso é melhor, mais abrangente e, acima de tudo, o cliente está mais próximo dos programadores para obter ajustes à sua necessidade. Isto é muito valioso.

  7. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Alguem esta a conseguir adicionar uma nova serie na nova versao com o codigo das finanças? Nao me esta a deixar gravar!

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      Estou com o mesmo problema, a versão free não deixa gravar.

      1. Avatar de Filipe Silva
        Filipe Silva

        Perguntei-lhes isso por email e ja me responderam. Tens de ir a aba impressora e mudar para outra e depois voltas para a anterior e ja deixa gravar

        1. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          Dias atrás responderam me o mesmo, conseguiste fazer assim dessa forma?
          Tentei fazer assim, mas não me deixa gravar quando troco de aba.

          1. Avatar de Filipe Silva
            Filipe Silva

            Sim consegui. fiz isso em 3 tipos de documentos. 1º preenchi a serie, depois mudei de impressora e ja deu pra gravar. nao precisas de voltar a aba series

  8. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    E assim dessa forma já aceitou colocar o código das finanças na criação da série?
    Vou testar para ver.

    Obrigado

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Atualizei para a versão quinze e até já configurei a série para 2023 mas agora não me deixa emitir facturas na série de 2022 por não ter código de validação?!? O que faço então? Não tenho agora de registar a série em uso só para usar até ao final do ano, tenho?

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      Boa tarde, conseguiu configurar a série para 2023 com o campo ‘código validação’ preenchida e o programa deixou gravar ?

      Cumprimentos

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    Deixou.
    No meu caso, a impressora para emissão já estava definida para “manual”. Dizem ser esse o problema quando não dá.

    1. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      Boa tarde, realmente já consegui colocar o código de validação das finanças, mas quando inprime o talão de recibo de venda só aparece o código qr, o atcud não aparece.
      Ja conseguiu imprimir algum documento com o código?

      Bom ano

      1. Avatar de Filipe Silva
        Filipe Silva

        Boas. Estou com o mesmo problema. Já enviei email para eles mas ainda sem resposta. Na fatura recibo normal A4 aparece o codigo atcud e o qr correctamente. Estive tambem a ver os templates no editor BIRT e parece estar tudo correcto… por isso nao sei mais… temos de aguardar resposta…

        1. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          Boas, estive a ver e estava a ir buscar o template da versão 14, mudei para a pasta do 15, mas continua igual, pois é uma pena estar ainda por resolver.

          Obrigado vamos aguardar, se tiver alguma resposta agradecia que pudesse informar obrigado

        2. Avatar de Lourenço
          Lourenço

          Boas, reparei que na parte do programa ‘templates’ a parte da factura talão, estava ainda a ir buscar o template à versão 14, troquei para o caminho da pasta da versão 15. Poderia ser daí mas ainda não deu, a parte da factura recibo em A4 ao senhor já deu, trocou alguma coisa?

          1. Avatar de Filipe Silva
            Filipe Silva

            Eles ja me responderam. Tem templates novos para download no site. Instruçoes recebidas:
            Deve ir ao nosso website, na página Downloads, no fundo da página faça o download dos Templates e extraia o template 764.

            No Colibri vá a tabelas->templates, selecione o template 764 e no simbolo que diz “importar”, importe o novo template que fez download

  11. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    Pois foi o que estava a pensar, espero que seja desta.
    A si já deu para imprimir com o at cud depois dessa alteração?

    Cumprimentos