Recebeu uma multa de trânsito no e-mail? É burla…

6 Comentários

Recebeu uma multa no e-mail? No ano de 2022 foram vários os esquemas fraudulentos que circularam com o objetivo de roubar dados pessoais e dinheiro. Os esquemas são variados, estão mais evoluídos e às vezes basta uns cliques para se fazer “asneira”:

O mais recente esquema chega ao e-mail, onde é pedido para pagar uma multa. Se recebeu este e-mail, apague… é uma burla!

Recebeu uma multa de trânsito no e-mail? É burla...


Pagar a multa? Esqueça é um esquema fraudulento…

Os burlões têm vindo a melhorar os esquemas fraudulentos e isso tem levado a que muitas pessoas caiam nestas “jogadas”. O mais recente esquema chega em nome da ANSR (mas não é verdade) e indica ao utilizador que tem uma multa de trânsito (foto tirada pelo radar) para pagar.

No e-mail é referido que para o condutor evitar um processo legal, deve pagar as suas multas, sendo facultado o processo de pagamento.

Recebeu uma multa de trânsito no e-mail? É burla...

Com os símbolos da República Portuguesa, ANSR, GNR em PSP e também por aparentemente vir de uma origem fidedigna (ANSR), a probabilidade dos utilizadores caírem no esquema pode ser elevado. De referir que os piratas criaram recentemente o domínio multa-ansr-pt.fun que é muito semelhante ao original, para dar alguma credibilidade ao ataque.

Assim, se recebeu algum e-mail deste tipo, apague. Não clique em links ou envie algum dos dados solicitados.


Agradecimento ao FB pela imagem.

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tobias
    Tobias

    Apesar de o spf, dkim e dmarc poderem ate estar certos (normalmente falha o dkim e dmarc) ha que comparar o header sender (smtp mail from:) com o envelope sender
    (header To: ) que nos casos de spam e lixo em regra sao diferentes.
    No caso das varias “Multas de transito” sao sempre diferentes e tambem
    diferentes em cada mails entrado. Fica a dica para esse tipo de teste.

    1. Avatar de Tobias
      Tobias

      typo, header From: no envelope sender

  2. Avatar de z-life
    z-life

    As registadas por correio também podem ser burla?

  3. Avatar de Ziggy
    Ziggy

    15 destinatários 😀 um dos outros que pague XD

    1. Avatar de Vítor M.

      😀 foi o que eu pensei quando recebi. Ora bem, se veio para 15… isso é de um deles, não meu 😀

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    S/MIME resolvia isto. Mensagem não está assinada por uma entidade credível e certificado emitido pelo Estado Português, lixo automático. Se tiver assinada, é preciso ir investigar se houve intrusão nos sistemas deles, ou se pode ser mesmo genuíno.