Banco Central Europeu quer regular as criptomoedas urgentemente

83 Comentários

A popularidade das criptomoedas tem estado pelas ‘horas da morte’ com várias notícias quase diárias de queda na valorização que leva à perda de milhares de euros por parte dos investidores. Este é um cenário que gera incerteza e medo, sendo fundamental que se implementem diretrizes neste segmento.

Como tal, as últimas notícias mostram que o Banco Central Europeu pretende assim regular com urgência as criptomoedas, uma vez que tem sido cada vez mais constante a instabilidade neste mercado, além do colapso de algumas das mais poderosas entidades ligadas ao setor, como a bolsa FTX.

Criptomoeda

BCE quer regulamentação urgente das criptomoedas

Segundo a notícia avançada pela agência Reuters, o Banco Central Europeu (BCE) pretende uma regulamentação urgente no mercado das criptomoedas, depois de várias quedas e falências no setor. De acordo com as afirmações de Fabio Panetta, membro do conselho do BCE, nesta quarta-feira (7), os criptoativos vieram para ficar e, como tal, é necessário regular com urgência este setor com vista à proteção dos investidores e à estabilidade do panorama financeiro a nível global.

Ultimamente temos assistido a uma onda de notícias menos favoráveis para o mercado das moedas digitais, nomeadamente a queda do popular Bitcoin, da stablecoin Terra USD e a falência da FTX a qual levou a que 50 dos seus maiores credores perdessem 3,1 mil milhões de dólares.

Num discurso realizado em Londres, Panetta afirmou que “não é apenas uma bolha que está a estoirar. É como a espuma: várias bolhas estão a estoirar uma após a outra. O medo dos investidores de perder parece ter-se transformado em medo de não conseguir sair“.

Para além disso, Panetta adianta ainda que os criptoativos sem regulamentação são uma forma de jogo financeiro, sem qualquer função social ou útil a nível económico. Desta forma o objetivo com esta medida é evitar e impedir a existência de atividades criminosas, proteger os investidores e salvaguardar um sistema financeiro que cada vez mais se entrelança com as moedas digitais.

O membro do BCE também acrescenta que as stablecoins, que deveriam manter o ser valor de forma mais equilibrada, apenas são estáveis no nome.

Desta forma, espera-se que nas próximas semanas haja mais desenvolvimentos sobre este assunto, devendo então esta mesma regulamentação ser definida em breve.

Comentários

83

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Geralmente os esquemas de pirâmide proíbem-se…

    Mas como é óbvio, eu sou contra proibições de liberdades individuais das pessoas estourarem o dinheiro como preferirem. Gastar dinheiro em criptomoedas deveria ser permitido, mas incentivar a esse gasto ou fazer publicidade deveria ser proibido.

    1. Avatar de tovira
      tovira

      esquemas de pirâmide! ESTUDASTE A FUNDO O BTC SO PODE!!!

      1. Avatar de GroundZero
        GroundZero

        correcto!eu até acho que o valor do BTC devia cair para $1…e o do DOGECOIN ir para $1000!

        1. Avatar de honorato
          honorato

          quando minerei com um pc velho que tinha aqui durante 1 mes ganhei 400 dogecoin quando subiu para 0.25€ vendi ganhei 100$ ja deu para ir jantar fora. agora se o dogecoin subi se para 1000$ ja nao ia mais trabalhar

      2. Avatar de dnjn
        dnjn

        Sem querer comparar as criptomoedas com esquemas de pirâmide, sempre tive a sensação que que muita coisa não fazia sentido, nomeadamente:
        – é a tecnologia blockchain, a que suporta a criação da moeda digital, que está para ficar, com muitas aplicações tanto ao nível financeiro como noutras áreas que requerem segurança distrinuída.
        – a moeda em si não tem qualquer valor intrínseco, pelo que é movida somente pela especulação dos mercados, ainda não regulados.
        – a cotação de uma moeda, que consegue variar 15% a 20% num dia, torna impossível a sua utilização como sistema de pagamentos geral.
        – o aparecimento de centenas de criptomoedas ainda vem aumentar a especulação e sentimento de efemeridade.
        – finalmente, se as criptomoedas fossem moedas estáveis, com variações máximas de 1% a 2% diárias, então seriam iguais às outras moedas, não seriam objeto de tanta especulação e seriam negociadas tal como no forex. Um exemplo de uma moeda digital estável é a USD Coin, ligada diretamente ao dólar, logo com valor intrínseco e estável.

        Por essas razões nunca investi na bitcoin, mas também reconheço que perdi a oportunidade de ganhar dinheiro 🙂

          1. Avatar de dnjn
            dnjn

            Neste momento é mais Not Having Fun and Getting Poor 🙂

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Não há muitas criptomoedas relevantes. O que o Sr quis dizer foi “tokens” sem grande utilidade. São tudo criptoativos, mas só alguns são criptomoedas e a maioria são tokens.
          De resto, faz sentido o que diz, pese embora também o sistema financeiro atual não seja muito satisfatório. Já atingiu o seu clímax há muito e não tem por onde ir.

          1. Avatar de dnjn
            dnjn

            O sistema financeiro tem vivido há 10 anos à custa de taxas de juro baixíssimas, excesso de liquidez e dinheiro barato. Quem tem dinheiro para investir ou poupar só tem 3 opções: ou não arrisca e investe em depósitos a 0,5% ao ano, ou é obrigado a arriscar e investe em ações e outros ativos, ou investe em IMOBILIÁRIO.
            As criptomoedas estão no lado mais arriscado dos investimentos disponíveis, muito mais arriscado que as ações ou mesmo o mercado forex. Por isso não convém investir nas crypto mais de 10% do valor disponível.
            Numa altura de, finalmente, aumento das taxas de juro, é evidente que os investimentos de maior risco decrescem.

            Logo, concluo que quem investiu em imobiliários nestes últimos 10 anos, dormiu melhor e ganhou muito dinheiro.

        2. Avatar de AT
          AT

          – é a tecnologia blockchain, a que suporta a criação da moeda digital, que está para ficar, com muitas aplicações tanto ao nível financeiro como noutras áreas que requerem segurança distrinuída.

          Recordar que esta tecnologia só tem 14 anos de existência, mas ainda assim se procurares e te informares há projetos que cumprem os teu requisitos.

          – a moeda em si não tem qualquer valor intrínseco, pelo que é movida somente pela especulação dos mercados, ainda não regulados.

          Qual moeda é que estás a falar ? Cryptomoedas não é só Bitcoin.

          – a cotação de uma moeda, que consegue variar 15% a 20% num dia, torna impossível a sua utilização como sistema de pagamentos geral.

          True, mas muitas moedas não são para ser usadas com esse propósito.

          – o aparecimento de centenas de criptomoedas ainda vem aumentar a especulação e sentimento de efemeridade.

          O mesmo se passa no mercado atual

          – finalmente, se as criptomoedas fossem moedas estáveis, com variações máximas de 1% a 2% diárias, então seriam iguais às outras moedas, não seriam objeto de tanta especulação e seriam negociadas tal como no forex. Um exemplo de uma moeda digital estável é a USD Coin, ligada diretamente ao dólar, logo com valor intrínseco e estável.

          Tudo se resume à finalidade do projeto em si

          Nada contra o não investires em cryptos, mas se as razões são estas, acho que devias informar-te melhor. Acredito que consegues encontrar informação que te dará outra perspectiva.

          Em relação à oportunidade perdida, penso que estejas engando, porque como já referi, só à 14 anos é que apareceu esta tecnologia. Parece-me bastante cedo ainda, tendo em conta o que pode e deve ser melhorado.

          Sem querer falar na questão da adoção.

          Ainda assim, uma pessoa só deveria fazer investimentos em mercados ou produtos que percebe.

          1. Avatar de dnjn
            dnjn

            Obrigado por te teres interessado no meu comentário. Infelizmente a tua falta de argumentos a refutar as minhas afirmações denota falta de informação da tua parte sobre investimentos em geral, ou sobre mercados financeiros. De qualquer maneira reconheço q só o tempo dirá se tens ou tenho razão. Espero, sinceramente, ser eu a estar errado, pois não tenho investimentos em bitcoin, e não me dá prazer nenhum ver pessoas a estourar os seus investimentos.

          2. Avatar de AT
            AT

            Engraçado alguém dizer a outro que tem falta de argumentos e informação sobre investimentos no geral, quando tudo o que disse está tão longe da verdade.

            Ainda assim, obrigado pela preocupação sobre quem tem investimentos em cryptos. Porque Bitcoin não é tudo 😉

          3. Avatar de dnjn
            dnjn

            Não é engraçado. As tuas respostas denotam conhecimento em criptoativos e muito pouco conhecimento em investimentos em mercados. Se já investiste mais de 10% dos teus ativos em criptomoedas, então garanto que não és bom investidor.
            Não quer dizer que não tenhas sucesso, porque a sorte também entra nestas contas. E porque às vezes a ignorância tira-nos o medo de investir. 🙂

          4. Avatar de AT
            AT

            Eu estou achar bastante engraçado.

            Incrível como consegues perceber se alguém tem conhecimentos ou não em mercados. Isto vindo de alguém que disse que a blockchain vem para ficar mas que perdeu a oportunidade de investir.

            Isto a juntar ao fato de te contrariares tanto, é só hilariante.

            1º Lanças um número mágico (10%) que suponho que seja a percentagem que se deve investir em mercados de alto risco (corrige-me se estiver enganado), mas se estiver correto, não é por achares que é um mercado de alto risco que os outros o têm de ver da mesma maneira, diferentes pessoas = diferentes tolerâncias.

            Até porque conforme tens mais noção de onde estás a investir, o conceito de risco diminui (mais uma vez corrige-me se estiver errado).

            2º Garantir que alguém não é bom investidor porque quebra as regras que segues, é só next level.

            3º Dizes que tenho conhecimentos na matéria mas que a sorte e a ignorância entram na equação (algo de errado não está certo -posso ter percebido mal-).

            Agora fora de brincadeiras, gostava de perceber essas contas para chegares aos 10% e as tuas fontes.

          5. Avatar de dnjn
            dnjn

            Dizer que temos conhecimento numa área, não pressupõe que saibamos investir na mesma. Para isso, é preciso ter conhecimentos sobre como investir. Que obviamente, pelos teus comentários, não pareces ter.
            O fato da tecnologia blockchain ter ou vir a ter a sua utilidade em diversas áreas não significa que mereça tanta especulação. Ou seja, as pessoas investem porque, em parte, existe muita especulação e por isso a possibilidade de lucros astronómicos, mas também grandes perdas.
            E quando eu disse que perdi a oportunidade de investir, tem a ver com o fato de que,a fazê-lo, o devia ter feito só no início e agora que a bolha está a rebentar, obviamente já não vale a pena investir. A não ser … que queira investir contra o valor das criptomoedas :). Mesmo assim, nunca apostar mais de 2% em cada entrada e usar sempre stop loss, que pelos teus comentários, nunca utilizaste. Ou seja, corres o risco de ter um drawdown brutal. E agradecia que não me perguntes novamente onde vou buscar os 10% ou os 2%, etc, porque esse desconhecimento não abona a teu favor.

            Eu vou dar um exemplo que aconteceu comigo: eu comprei um produto no banco que dependia da dívida da Portugal Telecom e da Oi. Quando me vi a perder 20% vendi logo o produto. E perdi dinheiro. A Oi deixou de pagar a dívida. E quem não vendeu o produto perdeu tudo, porque não usou StopLoss. Ah, e já agora, eu estava bem informado em relação à PTelecom e à Oi. Ou seja, o fato de eu estar bem informado não impediu que fossem à falência 🙂
            Este vai ser o meu último comentário. Desejo boa sorte para os teus investimentos.

      3. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        É só olhar para o que aconteceu com a FTX e outras empresas de investimento em criptomoedas.

        Mas eu percebo, você deve ter lá dinheiro empatado e não lhe interessa perdê-lo… e isso só funciona se outras pessoas continuarem a comprar BTC, senão o valor baixa!!
        Ou seja, um esquema de pirâmide…

        1. Avatar de JSB
          JSB

          Bitcoin, esquema de pirâmide? mas qual esquema de pirâmide?
          Então por essa ordem de ideias tudo é esquema de pirâmide, menor procura dita uma redução nos preços.

          Sugiro ler mais e escrever menos…

          1. Avatar de Mapril
            Mapril

            Maior cego é o que não quer ver, realmente.

          2. Avatar de Dani Silva
            Dani Silva

            Com os bens materiais podem-se fazer coisas. Com um uma moeda digital para a qual ninguém quer pagar, só lhe ocupa espaço na memória.

          3. Avatar de AT
            AT

            Chamar cegos a quem não tem qualquer conhecimento da matéria, é obra.

        2. Avatar de Patinaroma
          Patinaroma

          Então a inflação é um esquema de pirâmide, se compras os bens e serviços o valor sobe se não compras o valor baixa.

        3. Avatar de AT
          AT

          O que acabaste de dizer é válido para tudo, porque se eu comprar uma ação de uma empresa, ela só vai subir de preço se mais pessoas comprarem.

          Nesse sentido, qual é a diferença entre o mercado de ações e as cryptos ? Também é esquema de pirâmide ?

          Educa-te! Informa-te!

          1. Avatar de Mapril
            Mapril

            Não é comparável. Não sou economista, mas não é difícil de explicar, é assim: Se você comprar por exemplo acções de uma barragem hidroeléctrica, o preço das acções pode flutuar devido ar vários factores, mas mantêm sempre um valor razoável, porque têm um valor intrínseco. Já uma cripto foi criada por um indivíduo que apreguou aos quatro ventos que tinha inventado uma coisa muito valiosa. Muitos tolos acreditaram, e compraram. E como há muitos tolos neste mundo, não é que a coisa ganhou valor e vida própria por causa da alta procura? É a teoria do maior tolo, como diz o Bill Gates. Acontece que, ainda que haja muitos tolos neste mundo, o seu número é finito – a certa altura o número de novos tolos arrebanhado diminui e aí o esquema colapsa. Porque é baseado em nada – olha, é como o esquema da Dª Branca, a chamada banqueira do povo, que ganhou milhares de contos sem precisar de investir um chavo. E todos sabemos como acabou, não é?

            PS: A Dª Branca foi presa, mas ela estava rodeada por uns mânfios que eram quem mexia os cordelinhos, e esses sim abarganharam dinheiro, mas não foram presos

          2. Avatar de Dani Silva
            Dani Silva

            A sério que você está a comparar acções de empresas (que têm activos como imobiliário, investimentos, propriedade intelectual, maquinaria, etc.) com uma criptomoeda que não tem qualquer valor intrínseco a não ser ela mesma??

            Esta nunca tinha lido…

          3. Avatar de AT
            AT

            Não é comparável quando não se entende o assunto.

            Se em vez de comerem tudo o que vos dão, se fossem informar, iriam perceber que existe muito projeto que têm valor intrínseco.

      4. Avatar de Patinaroma
        Patinaroma

        pois quem não se dedica ao estudo sobre esta nova economia só diz asneira.
        Sr isto é tão mau pq regulação

    2. Avatar de AT
      AT

      “People fear what they don’t understand and hate what they can’t conquer.” by Andrew Smith

      Faz um favor a ti próprio e educa-te financeiramente e antes de fazeres juízos sobre algo que não compreendes, tenta informar-te primeiro, vai-te poupar embaraços no futuro.

      1. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        Já me eduquei, por isso mesmo é que não gasto 1 cêntimo sequer em criptomoedas nem em casinos.

        De nada.

        1. Avatar de JSB
          JSB

          cRiPt0mOeDaS são shitcoins. E essas, sim, podes considerar gamble. Porque são esquemas, burlas, fraudes.
          Mas Bitcoin está longe de ser isso.
          não confundas as andorinhas com a Primavera.
          O conselho do AT é adequado, sugeria reflexão sobre o mesmo.

          1. Avatar de Patinaroma
            Patinaroma

            No meu conhecimento n todas a alts são más, sim verdade 98% sim, mas só o btc não consegue fazer a revolução, ajuda mas não consegue sozinho.

          2. Avatar de dnjn
            dnjn

            Também diziam isso na altura do TelexFree.
            HFLM (Have Fun Loosing Money) 🙂

          3. Avatar de AT
            AT

            Também criticavam a internet, na altura, e é o que se vê hoje em dia.

        2. Avatar de AT
          AT

          Claramente educaste-te muito mal, tendo em conta todos os teus comentários.

          Acredito que consegues fazer melhor.

          1. Avatar de Dani Silva
            Dani Silva

            Tente novamente. Diga lá qual é o valor intrínseco da BTC quando ninguém quiser pagar por ela…

          2. Avatar de AT
            AT

            A tua lógica aplica-se a qualquer coisa. Não percebo o porquê de na Bitcoin ser diferente. Iluminados.

          3. Avatar de Dani Silva
            Dani Silva

            BTC e NFT estão muito bem uns para os outros.

            Era ter toda a gente a estourar o dinheiro nisso. E o que sobrar pode-se pôr no Meta…

    3. Avatar de luis sapo
      luis sapo

      mais um que nasceu probre, ignorante e escravo e assim vai viver a vida toda

      1. Avatar de Dani Silva
        Dani Silva

        Obrigado. Tenho dinheiro que chegue e não me apetece perdê-lo em moedas digitais com alta flutuação de valor de mercado.

        1. Avatar de AT
          AT

          Concordo contigo nesta, quem não tem estômago, não deveria investir.

          Agora é um disparate dizeres que perdes € por causa da alta volatibilidade do mercado. Tal acontece quando não se sabe o que se está a fazer e só se está a seguir a manada.

      2. Avatar de Bib'ó Ronaldo
        Bib’ó Ronaldo

        Então, quem desconfia das criptomoedas: “nasceu pobre, ignorante e escravo” – mas fica com o dinheiro que tinha.

        Digo eu que, quem se mete com as criptomoedas o provável é que fique sem o dinheiro que tinha. “A BTC, antes do fim de 2022, está nos 100 k!”. Quem é que não ouviu isto (e acreditou, mesmo que não chegasse aos 100 k?. Está a 16 k. Agora as perspectivas é que, em 2023, cheguei aos 5 K.

        E os ignorantes são os que desconfiam das crypto?! Tal está a moenga!,

        1. Avatar de JSB
          JSB

          imagina que não compraste a 60k porque não percebeste porque é que mais cedo ou mais tarde chega aos 100k: tens a oportunidade de fazê-lo aos 16k.
          Até parece bom demais para ser verdade, não é?
          Faz como a maioria, que comprou a 100, 1k, 5k, 10k, 15k e por ái fora: todos vieram pelos ganhos e preço e os que se informaram ficaram pela liberdade que lhes dá e pelo que conseguem fazer que não conseguiriam com fiat…

          1. Avatar de Bib'ó Ronaldo
            Bib’ó Ronaldo

            Sem dúvida. 😉
            Todos os que compraram estão a ganhar. Todos comparam entre 0,1K e 16 K 😉
            Haja um comentário que diga: “Comprei, até com dinheiro emprestado e ferrei-me”.
            Isto por cá. Basta pesquisar que casos desses são aos montes-
            “Mas o burro sou eu”.

          2. Avatar de Profeta
            Profeta

            Eu so gostava que me esclarececem uma coisa em relacao as cryptomoedas. Porque e que alguns especialistas como voces pensam que nas cryptos so se ganha e nao se perde ? O que faz a cryptomoeda tao especial para ter essa caracteristica de so ganham e nao perdem ??

          3. Avatar de AT
            AT

            Não sei onde é que viste alguém dizer que não ser perde. Em todos os investimentos tens esse risco, nas cryptos é maior, é uma realidade.

            Agora só perdes quando vendes em perda e quando investes em algo tens de ter estômago para quando não estamos num bull market.

        2. Avatar de AT
          AT

          Essa é a mentalidade de quem não se educou nem se informou.

          Quando aprenderes o conceito de investir, irás ver o porquê do teu comentário não fazer qualquer sentido.

          1. Avatar de Bib'ó Ronaldo
            Bib’ó Ronaldo

            Quando aprenderes o conceito de especular, que é o que fazes quando compras crypto, num esquema Ponzi, vais ver que fazem sentido.

          2. Avatar de AT
            AT

            Comprar nas cryptos é especulação, nos outros mercados é investir. Gostava de perceber essa linha de raciocínio.

    4. Avatar de joao
      joao

      O banco central esta com medo LOL
      “deixar este gente controlar o seu proprio dinheiro? e melhor e protege-los… Nos e que sabemos onde eles podem e nao podem gastar o dinheiro…”
      LOLOL – So se enterram mais dia apos dia…

      E boa sorte a proibir o BTC… Quem acha que isso e possivel, ainda nao estudou a parte tecnica como deve ser…

  2. Avatar de Godlike
    Godlike

    Sinceramente não sei até que ponto isto será bom tendo em conta o futuro que nos espera.
    Mas conhecendo como o mercado financeiro funciona, não me admirava que os eventos atuais tivessem sido planeados de alguma forma para servirem de pretexto para regularizar as criptomoedas.

    Já estou à 1 ano a dizer que o BTC iria cair para os 12000 (pelo menos) e não é preciso ser nenhum génio para saber que eventualmente teria que haver uma correção.

  3. Avatar de tovira
    tovira

    é necessário regular com urgência este setor com vista à proteção dos investidores ))) de certo é o que les querem! proteger o investir claro!!!

    1. Avatar de AT
      AT

      Não só a proteção, mas porque as pessoas vão ter mais confiança na tecnologia e isso vai ter um impacto enorme na adoção.

      Ainda assim, regulamentação criado por quem não entende a tecnologia ou tem outras agendas, pode ser bastante prejudicial para o setor.

  4. Avatar de JR
    JR

    Regular algo que não tem controlo é um pouco impossivel então vão é taxar ao máximo de forma a sentirem que estão a “regularizar”

  5. Avatar de Hali
    Hali

    Não percebo porque demoram tanto a regulamentar as criptomoedas.
    Devem ter algum interesse nesta especulação.

    1. Avatar de AT
      AT

      Exato, basta leres o que os bancos centrais querem fazer e qual a sua finalidade.

  6. Avatar de tovira
    tovira

    quem criticar o btc vai conhecer ele de uma forma mais cara ! os governos vao ajudar o btc a chegar a precos milionarios sem o saberem eles estao ai para fazer me/&%a!

  7. Avatar de Tiago
    Tiago

    O sistema financeiro tal como o conhecemos está esgotado ou lá perto portanto há que apontar a novos mercados com ganho na casa dos dois e três digitos para taxar a belo prazer e satisfazer muita avidez ou falta dela !

  8. Avatar de secalharya
    secalharya

    Querem é ir buscar taxas e taxinhas.

    1. Avatar de André
      André

      Já foste! LOL
      Vai trabalhar malandro!

  9. Avatar de Helena
    Helena

    Os investidores precisam urgentemente ser protegidos, mas protegidos do Banco Central.
    Só fazem porcaria, mas essa ideia de lançarem uma CBDC, vulgo euro-digital é a maior ameaça às liberdades individuais desde que se acabou com o regime de servidão.

    1. Avatar de JSB
      JSB

      nem mais! o objectivo deles é claro!

    2. Avatar de AT
      AT

      Finalmente um comentário lúcido e informado.

  10. Avatar de Grunho
    Grunho

    Não se preocupem com as criptomoedas. Vão poder sempre trocá-las por papel comercial do BES.

    1. Avatar de Mapril
      Mapril

      A melhor piada até agora

    2. Avatar de joao
      joao

      https://wtfhappenedin1971.com/

      estuda la melhor a coisa primeiro ta?

  11. Avatar de José
    José

    Aqueles que estão no topo da pirâmide (governantes e bancos centrais) estão a ver o seu poder ameaçado pelo Bitcoin. Investem grandes esforços para minar a opinião pública e de facto resulta, porque a carneirada engole tudo o que os media lhes dão e ainda têm a arrogância de saber do que estão a falar. Eduquem-se antes de falar. Bitcoin é a única alternativa de liberdade e soberania individual ao futuro totalitário que se azivinha, basta olharem para o estado da China…

    1. Avatar de AT
      AT

      Só discordo na parte do ser a única maneira.

      Qualquer tipo de investimento feito com cabeça, com € que estão dispostos a perder e com o mindset correto, consegue fazer com que nos aproximemos ou atinjamos independência financeira.

      Termo este que, infelizmente, muita gente desconhece ou sabe que existe.

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      Ui, que medo! A sério, sabe o que eu penso? que você está a tentar engajar compradores para manter o esquema em pirâmide activo. Desculpe a franqueza, foi o que veio à cabeça, só assim seu post faz sentido para mim.

    3. Avatar de AT
      AT

      Desculpa-me também mas o problema talvez seja porque não percebes Português.

      Apenas falei de investir, nem especifiquei nada.

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Há muito vigarista a aproveitar se da falta de regulamentação.

    1. Avatar de AT
      AT

      Como em qualquer lado que envolva €.

      Vigaristas e esquemas, vão sempre existir.

  13. Avatar de Marco Nunes
    Marco Nunes

    Mas o BES, BPN, BANIF, não pertenciam a uma esquema fraudulento regulado pelo BCE e Banco de Portugal. Para mim é mais um esquema para fazer o cidadão comum desistir, para que os que estão nesses bancos possam comprar mais barato e deixar a grande maioria de fora destes ativos.
    Espero que o valor do BTC caia para valores mais baixo 10K, para poder comprar mais barato.

  14. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Nunca mais acaba esta parvoíce das criptomoedas e das bitcoins.Não acabasse de uma vez por todas estes esquemas nojentos.

    1. Avatar de AT
      AT

      Exato, o atual sistema é que é bom.

      1. Avatar de Profeta
        Profeta

        Qual e o problema do actual sistema ? A bem ou a mal funciona. Em que e que esta a ser prejudicial para as pessoas e para o mundo ? So porque acreditas piamente nas cryptomoedas e na blockchain isso nao faz com que o outro sistema esteja podre. Ate pode estar de outra forma mas isso tambem acontece ou ira acontecer com as cryptomoedas, por isso nao ha nada totalmente perfeito e totalmente errado. Apenas sao as liberdades das pessoas que adoptam usar o sistema actual ou o sistema que podera surgir atraves ou baseado nas cryptomoedas mas muito sinceramente a minha opiniao pessoal e que se comecarem a enfiar o dinheiro num cartaozinho e deixar de ser fisico, isso so vai prejudicar muitos negocios e liberdades das pessoas. Ate uma pastilha elastica vai ficar registado de quem a comprou onde comprou e a que horas comprou. Nao me parece que isso seja uma coisa boa na vida das pessoas.

        1. Avatar de AT
          AT

          Qual o problema do atual sistema ?! Pensava que estava à vista de todos.

          “Em que e que esta a ser prejudicial para as pessoas e para o mundo ?”

          – Assim por alto, o fato de em 2 anos terem imprimido ~40% de todo o dinheiro que foi imprimido até aos dias de hoje e consequentemente termos a inflação que temos hoje em dia.

          – Imprimem dinheiro quando bem lhes apetece e depois vêm dizer que as cryptos não têm valor intrínseco, quando o próprio dinheiro que usam é papel.

          – Tens ideia da quantidade de intermediários numa transação ?

          – A cima de tudo, acho que uma pesquisa rápida sobre o assunto te dará mais e melhores exemplos.

          “So porque acreditas piamente nas cryptomoedas e na blockchain isso nao faz com que o outro sistema esteja podre”

          – É o que os entendidos e estudiosos dizem, não é porque acredito em seja o que for. Não devem estar todos errados.

          “Ate pode estar de outra forma mas isso tambem acontece ou ira acontecer com as cryptomoedas, por isso nao ha nada totalmente perfeito e totalmente errado.”

          – Exato, não existe sistema perfeito, porque as pessoas também não o são, acho que toda a gente tem noção disso. Mas imperfeição não quer dizer que não possa ser melhor, e a blockchain tem potencial para isso mesmo, melhorar o sistema atual.

          “opiniao pessoal e que se comecarem a enfiar o dinheiro num cartaozinho e deixar de ser fisico, isso so vai prejudicar muitos negocios e liberdades das pessoas.”

          – Independentemente do sistema, não é o que já está acontecer, o desaparecer de dinheiro físico e crescimento do dinheiro digital ?! Cada vez se uma menos o dinheiro físico, comparativamente com os modelos digitais.

          1. Avatar de joao
            joao

            https://wtfhappenedin1971.com/

            deixo so isto aqui… nao comprem bitcoin nao…

    2. Avatar de joao
      joao

      Mas ainda achas que vai acabar? Iludidos…

  15. Avatar de Hali
    Hali

    Enquanto as criptomoedas foram usadas para pedidos de resgate de pirataria Informática devido ao não se poderem rastrear nunca serão um ativo sério.

  16. Avatar de Fernando
    Fernando

    Vou já vender tudo. Para mim acabou-se. Verdade mesmo! Não vou perder o pouco que ainda me resta. Alguém tem ideia de outro esquema para ganha mais algum?

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Sim, a trabalhar ou arriscar nas apostas desportivas. Mas a trabalhar garanto-te que se ganha sempre 😀

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      Antigamente havia o banco da Dª Branca, houve que ganhasse muitos contos de reis com esse investimento. Infelizmente já não está activo.

  17. Avatar de Reis
    Reis

    A ignorância das pessoas está a fazer com que os Governos queiram meter a mão numa moeda que foi criada precisamente para não lhe meterem a mão . Quem já conhece as critpmoedas desde o seu início sabe que elas não tinham subidas brutais como as que aconteceram mais recentemente , mas o princípio sempre foi o poder gerar moeda com mineração (oferta de processamento e eletricidade em troca de moeda virtual ) – na verdade , era assim nos primórdios e claro que ninguém iria querer gastar dinheiro para ter algo que não valesse nada . Hoje em dia toda a gente se quis meter nisto tipo galinha dos ovos de ouro mas as coisas não funcionam assim : se eu invisto 1000€, há quem invista 1.000.000€ , há quem invista 10 milhões … e quando os big shots vendem levamos todos porrada . Alguém falava em pirâmide : que burrice completa !!! Isto funciona como um mercado de ações , compreender o conceito por trás disto é tão simples como compreender o preço de uma obra de arte : um bocado de pedra esculpida vale quanto ? 10€ para mim, mas vários milhões para outro… Ninguém pode querer regular as criptomoedas sob pena de as mesmas deixaram de ter significado , tornando-se em mais um alvo de taxas, taxinhas, impostos , etc… Mas infelizmente vai acontecer . E eu sou Europeu, a favor da UE mas tal como no caso de obrigarem a Apple a aderir ao USB-C, impedindo a marca de usar o seu cabo proprietário, penso que estão a ir longe de mais ao querer regular tudo e meter-se em todo o lado.